Data/Hora: 27 abr 2024 13:34




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
 Cruiser despista-se 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Cruiser despista-se
No regresso a casa após a verdasca de Sabádo 10 de Outubro tive um acidente ou melhor um despiste, sem consequências fisícas e quase sem danos para a DR, deixo aqui o relato para me ajudar a reflectir sobre a mer** que fiz.
No fim da verdasca paramos para nos despedir-mos num cafezito dos arredores de S. Romão do Coronado, após um belo convívio; mas eu estava cheio de pressa já passava das 19H30 e eu tinha que ir para Gaia para deixar em casa a DR, tomar banho preparar-me para um jantar as 21H00 no Porto.
O Miguel Pedro pergunta, sabes o caminho e eu o pá sabe o GPS, o Ricardo diz-me vou contigo até ao Porto, e eu armado em campeão ok mas tou cheio de pressa é para ir a dar calor, ok diz ele vamos lá.
Não sabia o caminho seguia as indicações do visor do Gps com a cartografia já um pouco desactualizada que me fez enganar uma vez, mas não a crise em estradas secundárias de noite sempre a dar gaz a olhar para estrada guiado pela fraca luz da DR e a olhar para o gps que para o proteger no off-road tem, o suporte o mais recolhido e torcido possivel para o interior da moto para o proteger em quedas, mas que obriga a uma certa ginástica para ver o visor.
E lá ia eu de gas a olhar para gps a olhar para estrada alcatroada estreita de curvas reviradas sem marcações de faixa nem de berma numa completa escuridãO mal cortada pelo farol da Dr, sempre em grande estilo a balançar o corpo numa hiper confiança, eu era o maior: quando de repente ia a 100/110 dou comigo a ir direito a um enorme silvado, sabem como é a sensação parece que o mundo para: travões a fundo corpo todo crispado no esforço de actuar os abrandadores(travões da DR), reduzo drasticamente a velocidade mas entro violentamente no silvado a cerca de 30 Kms hora, caio agarrado a moto violentamente para o lado direito embato com o ombro e o capacete do lado direito com força no chão, e aí fico a sentir uma dor na orelha direita e no ombro e zona de costelas desse lado.
Desligo a mota no corte corrente vejo o vidro da MRA por cima do plate number number partido, e ao pensamento veio-me fonix não parti nada.
Estou assim a pensar e daqui a nada esta o Ricardo ao meu lado, sossego-o digo-lhe que esta tudo bem, levanta-se a moto ponho motor a trabalhar e arranco para casa.
Tive uma enorme sorte por ir bem protegido, e com o sítio onde me despistei, resultado doi-me um pouco as costelas e o ombro direito, mas coisa pouca, a DR tem o ecrãn da MRA partido, um pequenissima mossa no depósito do lado direito, e o guiador para endireitar.
E eu uma grande lição para aprender, e só me vem a ideia a condução super cuidadosa que vi o Morais fazer quando iamos para a verdasca em Terras de Bouro, tenho que ter juízo pois para a próxima posso não ter a sorte que tive sabádo, e eu já tenho alguns Kms de moto e numa me tinha acontecido nada parecido.
Um abraço do Cruiser

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


11 out 2009 19:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Cruiser despista-se
:eek:

Bem rapaz, ainda bem que tudo correu pelo melhor e que tas inteiro, mas concerteza todo dorido. Que estejas a 100% o mais depressa possivel, assim como com a tua menina.
Infelizmente, a mh lambeu alcatrao no passado fds, ao espetar-me numa rotunda aqui perto de casa (aiii os travoes da DR), tb sem grandes chatices pra menina nem pra mim.

Habituado 'a GS, tenho de me habituar melhor 'a DR, e sim ja senti que nao posso abusar, por isso o teu "aviso" alerta-me ainda mais.

Um grande Abraço.

R.

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


11 out 2009 20:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Bolas Mário, que tremenda chatisse! :(


Antes de mais folgo saber que tás fixe...
São coisas que só não acontecem a quem não anda, mas que sejam todas assim - sem consequências! :rolleyes:

Da tua descrição vejo vários factores que podem ter em conjunto contribuido para o despiste:
- travões ineficazes da DR
- luz fraca da DR
- má posição do GPS
- pressa

Quanto aos travões, nada a fazer, são os que a mota tem e é uma mota levezinha também não dá para melhorar muito.

A LUZ para mim é um factor essencial! Luz nunca é demais... em todas as minhas motas excepto a RT melhorei as luzes ou acrescentei luzes auxiliares. Na GSA e LC8 as primeiras coisas que fiz foi os Xenon e fez uma diferença brutal!

A má posição do GPS origina uma distracção, por isso tanto na GSA como na LC8 tenho os GPSs montados em cima junto ao vidro, de forma que não preciso de virar a cara ou os olhos, apenas focar uma distância diferente.
Estes dois factores são fundamentais, se não conseguirmos ver a estrada ou trilho por onde vamos obviamente as probabilidades de acidente são muito maiores!

Por ultimo a pressa... aí penso que ninguém poderá dizer que não peca... quantas vezes seja por estar atrasado para estar em casa ou por vir do monte "com a pica toda" temos tendência a enrolar o punho e sentir mais alguma adrenalina...
Neste aspecto nos ultimos anos ando muito mais calminho, particularmente desde que tive a minha filhota, e não é que tenha mais juízo do que tinha - simplesmente já apanhei a minha dose de sustos e já tive a minha dose de acidentes e hoje em dia penso sempre que depois daquela curva ou por trás daquele carro pode sair uma criança... como a minha filha. :confused:

De resto és bens mais ajuizado e experiente nesta vida que eu e sabes como ninguém que o que não nos mata torna-nos mais fortes ou pelo menos mais sábios!! :sabe:

Valeu-te ires bem equipado com as protecções de off-road, etc, pensa lá agora se fosses um daqueles tipos que anda de chinelo calções e sem capacete ou luvas...
Essas e outras me fizeram comprar acessórios pouco comuns como o neck-brace ou as joelheiras tecnicas. Adiamos, adiamos, e nunca se sabe se vai correr mal AMANHÃ...
Com os malhos que dou e não são poucos, se calhar andava bem lesionado sem aquilo :eek:

Por ultimo e como estás mais sábio, em tom de brincadeira sugeria-te uma forma de resolveres os 3 primeiros problemas (travões, luz, posição do GPS) - COMPRA A LC8 !!! :matrix:
Andas a namorá-la à tanto tempo... metes as outras à venda como te disse noutro dia e já tens desculpa! HEHE
Só terás é o 4º problema agravado que o bicho "convida" a ABUSAR! :leiam:

Grande abraço, descansa e recupera para no Alentejo estares a 100% :okkk:


12 out 2009 12:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Ainda bem que este susto não teve consequências graves.
Ainda bem que estás ok :thumbsup:
Melhoras para as dores.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


12 out 2009 14:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2009 18:45
Mensagens: 262
Localização: Faro
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Não querendo ser maldoso, ou outra coisa qualquer, é por essas e por outras que deixei de ter pressa quando viajo. Se tiver que chegar atrasado chego, mas tento sempre sair mais cedo para poder chegar a horas e sem pressas. Mas ainda bem que dos males o menor e não houve conseguências graves na queda. As melhoras.


12 out 2009 17:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Bem Mário , que susto , são sempre situações bem desagradáveis .
Como o Pedro disse , juntas-te uma série de factores que ajudaram ao despiste .
Eu sinceramente , na estrada cada vez abuso menos , a consciência já vai sendo outra e a responsabilidade também .
Ninguém está livre , por mais cuidado que tenha . No entanto podemos "trabalhar" para que os riscos sejam menores .
Ainda no outro dia , passou-me um Golf por um semáforo vermelho a voar ..... até me arrepiei , e pensei cá para mim .... porra , um gajo não está seguro nem jogando pela defensiva ....... foi uma questão de 1 ou 2 segundos para não me desfazer em bocados ....... encostei a mota e fiquei ali um bocado a pensar sem pensar sequer .... meio atónito .
Recupera bem , encontramo-nos no Alentejo :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


12 out 2009 18:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Cruiser despista-se
As mulheres, as mulheres ... são a nossa desgraça.

Eu sei o porquê deste acidente, foi causado pela dualidade que todos temos entre em estar com amigos a beber uma cerveja ou irmos jantar com a namorada, queremos estar nos dois lados ao mesmo tempo e quando temos que ir dum lado para o outro estamos estupidamente atrasados, e pronto dá desgraça.

Conselho: deixem as gajas esperar. :D :D :D

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


12 out 2009 18:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Realmente tinha escapado esse factor :D
Bem visto Serôdio [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


12 out 2009 18:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2009 13:03
Mensagens: 204
Localização: Porto
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Mário, folgo em saber que não te lesionaste nem a tua menina, desta vez tiveste a sorte do teu lado.
Pensa em meter uns tubos de travão em malha de aço e uma lampada mais potente, já te ajuda mais um bocado na condução.
Abraços


12 out 2009 21:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Cruiser despista-se
jhsimas Escreveu:
Pensa em meter uns tubos de travão em malha de aço e uma lampada mais potente, já te ajuda mais um bocado na condução.
Abraços


E até te indico onde os podes comprar, comprei lá para a minha!


Serôdio Escreveu:
As mulheres, as mulheres ... são a nossa desgraça.

Conselho: deixem as gajas esperar. :D :D :D


Isto dito por um casado... a tua esposa que veja isto... :nhnhn:

Mas tem razao, mario!
As mulheres nao gostam de ser bem tratadas, caso o sejam cansam-se rapidamente dum gajo! Temos que ser maus e mostrar que estamos no controlo da situacao! :okkk:
Vai por mim que sou careca! eheheh

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


12 out 2009 21:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 15:48
Mensagens: 574
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Grande Mário! BOLAS!! .......Ainda bem que estás bem!
Agora é só sacudir os picos e continuar a rolar! :okkk:
Um Abraço! Fica bem!

_________________
"Viajar é atravessar!....................."


12 out 2009 22:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Cruiser despista-se
O que o Mário não disse, foi que ficou com uns picos num sitio.... Grande Filme, se Hollywood nós visse, ficavamos contratados para duplos, ou melhor o Mário. As Gajas ficavam comigo, visto o Mário ter picos.... :lotlol: Como um amigo meu diz " vinhamos a cagar lume ", as pressas dão nisto. Mas a pericia do Mario faz a diferença, de 110 a 30 km/h num abrir e fechar olhos.

Boa, vamos treinar isto nas silvas do SEX no sabado.

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


13 out 2009 17:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 15:34
Mensagens: 1926
Localização: Vila do Conde / Valença
Mensagem Re: Cruiser despista-se
Mário, ainda bem que não houve nenhuma mazela relevante para ti nem para a moto.

Primeiro, agradece por não ires numa LC8! Pois elas andam mais que as outras, mas travam como as outras, por isso não ias a 110, mas sim a 150, então entravas pelo silvado no mínimo a 80...

Segundo, vê estas situações sempre como excelentes lições de borla!!
Não duvides, eu próprio gosto de apanhar uns sustos de vez em quando, para refrear os ânimos. Não ficam marcas físicas, nem eu nós nem nas motos, mas ficam excelentes lembranças de que podia ter corrido pior e com consequências!

Terceiro, obrigado pela partilha, pois assim pudeste passar um pouco dessa lição grátis a cada um de nós... [wink]

Quarto, mete a mota na secção de desempanagem do SEX para ela voltar a bombar! :matrix:

_________________
CumprimenTTos,

Luís Caetano


14 out 2009 15:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.