Data/Hora: 28 mar 2024 11:57




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 61 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Andar com pendura 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Andar com pendura
Paulo Lança Escreveu:
Pedro BC Escreveu:

Pendura é para alcatrão e só estradões :rlx:

:baa: :danc:

Eu já vou mostrar isto á Carla :nhnhn:


:oops: , excepção confirma a regra :D (será que com esta me safo?)

_________________
;-)


08 jul 2010 14:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Andar com pendura
Vá que eu meto uma cunha . :D
Mandei-lhe um email pra ela vir dar uma olhada a este tópico , mas duvido que se consiga explicar alguma coisa , até porque o comportamento se vai tornando instintivo ao longo dos anos .

Só sei que ela não se agarra a lado nenhum , não choca comigo , e nunca a perdi , e a condução com ela lá atrás , por vezes , é o mais agressiva que consigo tendo em conta os limites que se tem de ter , distancias de travagem aumentam , a roda da frente quer andar sempre no ar , etc .
Com facilidade me esqueço que ela vai lá atrás , e dou comigo a entrar em curvas de roda trancada e a sair delas em slide ( mais comedido do que se fosse sozinho , claro ) , pequenos saltos e algumas subidas bem acentuadas também se fazem sem grandes espinhas .
Como tudo , requer muita condução , quanto mais se anda nestas condições , mais a coisa se torna simples .
50% dos bons resultados e sintonia , é sem dúvida a experiência de uma boa pendura , que posso dizer já me safou de pelo menos uma ou duas quedas que eu tinha como garantidas . ( e uma delas foi agora nesta última viagem em Marrocos ) .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


08 jul 2010 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: Andar com pendura
Paulo Lança Escreveu:
o comportamento se vai tornando instintivo ao longo dos anos.


acho o que disseste faz todo o sentido.. com o kms.. piloto e pendura vão entrando em sintonia.. quantos mais kms, mais sintonia, até será instuitivo para ambos, certo?? quase como memória muscular(é assim que se chama?)..

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


08 jul 2010 15:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Andar com pendura
FGBranco Escreveu:
Paulo Lança Escreveu:
o comportamento se vai tornando instintivo ao longo dos anos.


acho o que disseste faz todo o sentido.. com o kms.. piloto e pendura vão entrando em sintonia.. quantos mais kms, mais sintonia, até será instuitivo para ambos, certo?? quase como memória muscular(é assim que se chama?)..



Isso , quanto mais andas , mais preparado estás para reagir aos comportamentos diferentes que a mota tem com a pendura , e faz com que possas alcançar quase os limites com toda a segurança pois estás à vontade e conheces bem o comportamento do conjunto tu+mota+pendura .
E com a práctica tudo fica mais fácil , lembram-se a primeira vez que se montaram numa mota com mudanças ? Eu lembro ........ ora agora carrego na embraiagem ........ agora com o pé pra baixo ....... acelera , e coisa e tal ......... [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


08 jul 2010 15:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: Andar com pendura
:thumbsup:

Se lembro..

[quote="]........ ora agora carrego na embraiagem ........ agora com o pé pra baixo ....... acelera , e coisa e tal ......... [bigsmile][/quote]

.....e agora nariz no chão e todo esfarrapado :lol:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


08 jul 2010 15:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AventureirA
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2010 15:24
Mensagens: 30
Mensagem Re: Andar com pendura
Pedro Cabral Escreveu:
só te posso dar testemunho dos anos que conduzi com pendura em estrada:

- pendura não se inclina para lado nenhum, mantém a inclinação da mota nas curvas ou seja mantém-se mesma posição
- pendura quando quiser espreitar ao lado do capacete que o faça pelo lado de dentro da curva
- em viagens longas as pegas são mais confortáveis, embora a alta velocidade seja mais seguro abraçar o condutor e pôr mãos no depósito
- pendura nunca pode adormecer - paragens frequentes!
- cuidado com acelerações bruscas, com a distribuição de peso atrás é muito fácil a roda da frente levantar e quando acontece em curva pode correr mal
- pendura entra para a mota com ela na vertical e só quando tu tens 2 pes no chão e 2 mãos no guiador
- pendura NUNCA entra nem sai da mota sem te pedir primeiro - NUNCA
- condução suave, uma condução desportiva para quem vai atrás pode ser um pesadelo

isto já n tem a ver com condução mas é prático:
- nas portagens pendura faz os pagamentos e tira os tickets


possas, não sabia que necessitava de um manual de instruções :pum2:
Desculpa lá cabral, mas, quando ando com o Paulo já sei através de um sinal acordado entre nós quando devo subir ou descer da mota. Nunca lhe peço para entrar ou sair, a nossa mota não tem porta :unibrow:


08 jul 2010 17:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AventureirA
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2010 15:24
Mensagens: 30
Mensagem Re: Andar com pendura
Agostinho Gomes Escreveu:
Agora a sério: o que falaram foi do comportamento em estrada, penso eu, e o comportamento em caminhos de terra? basta diminuir a velocidade?

Abraço


tás a brincar? Se a pendura, quer ir para fora de estrada, tenta andar como costumas, depois é só uma questão de adaptação. As penduras tambem gostam da maluquice.

Bjs


08 jul 2010 17:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Andar com pendura
Carla Lança Escreveu:
Pedro Cabral Escreveu:
só te posso dar testemunho dos anos que conduzi com pendura em estrada:

- pendura não se inclina para lado nenhum, mantém a inclinação da mota nas curvas ou seja mantém-se mesma posição
- pendura quando quiser espreitar ao lado do capacete que o faça pelo lado de dentro da curva
- em viagens longas as pegas são mais confortáveis, embora a alta velocidade seja mais seguro abraçar o condutor e pôr mãos no depósito
- pendura nunca pode adormecer - paragens frequentes!
- cuidado com acelerações bruscas, com a distribuição de peso atrás é muito fácil a roda da frente levantar e quando acontece em curva pode correr mal
- pendura entra para a mota com ela na vertical e só quando tu tens 2 pes no chão e 2 mãos no guiador
- pendura NUNCA entra nem sai da mota sem te pedir primeiro - NUNCA
- condução suave, uma condução desportiva para quem vai atrás pode ser um pesadelo

isto já n tem a ver com condução mas é prático:
- nas portagens pendura faz os pagamentos e tira os tickets


possas, não sabia que necessitava de um manual de instruções :pum2:
Desculpa lá cabral, mas, quando ando com o Paulo já sei através de um sinal acordado entre nós quando devo subir ou descer da mota. Nunca lhe peço para entrar ou sair, a nossa mota não tem porta :unibrow:



Eu gosto mesmo é da parte - nas portagens pendura faz os pagamentos.

A minha mulher tem que ler isto, porque aqui no burgo a coisa não está a funcionar lá muito bem.

_________________
;-)


08 jul 2010 17:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AventureirA
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2010 15:24
Mensagens: 30
Mensagem Re: Andar com pendura
Citar:

:D

Olha no monte sabes que te digo, compra uns pinceis umas tintas e uma tela para ela se entreter em casa a pintar, caso contrário no primeiro areal, no primeiro corta fogo com uns degrausitos, vais mesmo fazer derrapançoslideetomboslibecambalhotaárectaguardaslide.

Pendura é para alcatrão e só estradões :rlx:


=:)


08 jul 2010 17:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Taddy Barrosiak
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:47
Mensagens: 2138
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Andar com pendura
Eu penso que era útil, tu mesmo fazeres umas viagens á pendura em TT, para depois saberes interagir melhor com a tua mulher.

Pede ao Luis Caetano, que é aí da zona, para te deixar andar á pendura com ele na 950S em TT.

Depois dessa experiência, ficas claramente com uma melhor perspectiva sobre a matéria!!
:shi:


08 jul 2010 17:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Andar com pendura
Metam-se com elas e depois fujam!

Com a experiência/Kms tudo se vai acamando. :D
Um dos problemas que tenho é que a minha pendura, não sabe andar de bicicleta (riam-se e depois um dias destes fogem como alguém que diz que as penduras são para alcatrão :D ), pelo torna as coisas mais difíceis em termos de circular em duas rodas. Ou seja, não há noção de equilíbrio/inclinação nas curvas (espero que percebam não sei dizer doutra forma), nem das distancias das travagens, nem do comportamento da mota ao arrancar, nem tem experiências em antecipar-se as situações que ocorrem durante viagem.
Pelo que se torna pouco dificil a guerra, mas vamos vençe-la.

Na penultima voltinha a coisa ja correu (como é que heide dizer) menos mal.
É claro que já tínhamos falado sobre o assunto.
Na ultima ja foi razoável, pelo que deu para uma vingançazinha: arranque travagem mais bruscas que o normal.
he pá, levei tanta murro nas costas que nem vos conto! (só me lembrei do Lança, com aquela cena na viagem a Marrocos). E depois para convecer a subir outra vez para mota??!! só me safei porque tava longe de casa e não tinha outro transporte. Ao fim de algum tempo la seguimos viagem. Depois portei-me sempre bem.
Passados uns dias, já nos rimos da cena. :lol:

Abraço e obrigado pela info.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


08 jul 2010 17:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Andar com pendura
pbar Escreveu:
Pede ao Luis Caetano, que é aí da zona, para te deixar andar á pendura com ele na 950S em TT.

Depois dessa experiência, ficas claramente com uma melhor perspectiva sobre a matéria!!
:shi:



eheheh, o que eu me ri com isto so de o imaginar agarrado ao caetano no meio do monte... acho que nunca mais andava de mota á pendura! eheheh

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


08 jul 2010 17:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Andar com pendura
Carla Lança Escreveu:
As penduras tambem gostam da maluquice.

Bjs


Ola Carla, numa das viagem que fiz com ela (Braga a casa dela), ainda não tínhamos saído de casa, ela já me tava a perguntar se era para ir por terra (não sei o porquê da pergunta, na altura até estranhei).
Ao chegar a casa dela, ha caminho de terra (com alguma dificuldade) que lá vai dar a casa.
Acabamos por nos meter nesse caminho, mas ela ia sempre cheiinha de medo.
situação que compreendo, pois quem tinha medo de andar de mota e passada uma semana de andar pela 1ª vez já vai para terra.
A parte difícil, ela foi a pé, a restante foi comigo. lá seguimos com muita precaução até casa dela.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


08 jul 2010 17:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 abr 2009 22:47
Mensagens: 264
Localização: Barcelos
Mensagem Re: Andar com pendura
Boas :cool:

Nesse aspecto tenho sorte pois a minha pendura se andar em estrada adormece diz logo se não há um caminho pela serra com paisagens relaxe e ar puro :yesss:

Vou ver se tiro um tempinho para meter aqui algumas das minhas escapadinhas com a minha pendura tipo esta

http://www.forumtransalp.com/cronicas-f8/escapadinha-pelas-pontes-do-rio-neiva-t548.htm?highlight=escapadinha

_________________
"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"


08 jul 2010 20:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Andar com pendura
Carla Lança Escreveu:
Desculpa lá cabral, mas, quando ando com o Paulo já sei através de um sinal acordado entre nós quando devo subir ou descer da mota. Nunca lhe peço para entrar ou sair, a nossa mota não tem porta :unibrow:


avisar, sinal, seja o que for, já perdi a conta aos tombos que vi à minha frente por as penduras sairem sem o condutor saber.
Se fazes um "sinal" és uma pendura muito bem treinadinha! :D :D :shi:


08 jul 2010 21:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Andar com pendura
Só falta mesmo a parte de começar a pagar as portagens [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


08 jul 2010 21:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Andar com pendura
Carla Lança Escreveu:
a nossa mota não tem porta :unibrow:


Ele é volantes , ele é portas ........ [}:)]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


08 jul 2010 21:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: Andar com pendura
Agostinho Gomes Escreveu:
Um dos problemas que tenho é que a minha pendura, não sabe andar de bicicleta (riam-se e depois um dias destes fogem como alguém que diz que as penduras são para alcatrão :D ), pelo torna as coisas mais difíceis em termos de circular em duas rodas. Ou seja, não há noção de equilíbrio/inclinação nas curvas (espero que percebam não sei dizer doutra forma), nem das distancias das travagens, nem do comportamento da mota ao arrancar, nem tem experiências em antecipar-se as situações que ocorrem durante viagem.


Agostinho, na minha opinião o não saber andar de bicicleta não é a questão :D A minha pendura habitual também não sabe andar de bicicleta e olha que é 5* como pendura. Já chegamos a fazer 9300km em 15 dias de férias e é sempre fantástico. Penso que é uma aprendizagem conjunta; vão-se estabelecendo códigos e ajustando actos que melhoram muito não só a condução mas também o conforto de quem vai a trás. Mas elas vão-se apercebendo disso (e nós também), não é preciso fazer um relatório de deveres antes de elas subirem para a moto.

Creio que o mais importante é nós transmitir-lhes confiança com a nossa condução e isso não é sinónimo de andar devagar ou fazer só alcatrão. Muito raramente sinto algum incómodo ou transtorno por a levar como pendura; e também muito raramente me proíbo de andar mais de pressa um bocadinho ou fazer um offroadzinho.

"Elas" ganhando o gosto depois ainda são piores do que nós :nod:


08 jul 2010 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Andar com pendura
Pois é pessoal, isto esta engraçado e tenho que dizer alguma coisa porque a minha pendura andou muito comigo a pendura ate 1974 altura em que ficou gravida do Ruben e a partir dai nunca mais ate ha cerca de duas semanas quando a convidei para darmos uma voltinha pelo mato na xr 650 onde inprivisei uns pousa pes para desenrrascar. A grande maioria de voces nao me conhece, mas as minhas voltas nao sao propriamente em estradao, enfim, apesar dos seus 63 aninhos e de nunca ter andado no mato e ainda nao andar ha 36 anos nunca me deu toques nas costas, la por vezes so sentia ela chegar-se para a frente depois de ficar pendurada no guarda lamas, mas tudo bem. Agora todos os dias me chateia a cabeça que quer mais "moto". Vou ter de comprar outra moto para andar com ela. :grrr: :grrr:

_________________
FFracing


08 jul 2010 21:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 mai 2009 20:41
Mensagens: 327
Localização: Oliveira São Mateus
Mensagem Re: Andar com pendura
Boas,

A questão de pendura é complicado mas quando comprei a KTM para mim até foi facil porque a mota anterior era muito dificil para alguem andar atrás e quase sempre que saia-mos para dar uma volta havia "zanga" ela dizia que eu a queria atirar ao chão nas rotundas etc, neste aspecto a KTM é optima segundo ela diz, e o melhor é mesmo com a TOP-Case é muito menos cansativo para ti (condutor) e tb para o pendura.

Cumprimentos,
Mário Augusto


08 jul 2010 21:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Andar com pendura
Paulo Lança Escreveu:

Ele é volantes , ele é portas ........ [}:)]



Teoricamente nao esta la muito bem ensinada, mas na pratica acho que sim :okkk: :okkk:

_________________
FFracing


08 jul 2010 21:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Andar com pendura
Eh pa, tenho de fazer uma rectificaçao, ela chamou-me a atençao e diz que nunca me bateu nas costas porque nao podia largar as maos se nao saltava logo da moto. :pum2: :pum2:

_________________
FFracing


08 jul 2010 22:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 15:34
Mensagens: 1926
Localização: Vila do Conde / Valença
Mensagem Re: Andar com pendura
Careca Escreveu:
pbar Escreveu:
Pede ao Luis Caetano, que é aí da zona, para te deixar andar á pendura com ele na 950S em TT.

Depois dessa experiência, ficas claramente com uma melhor perspectiva sobre a matéria!!
:shi:



eheheh, o que eu me ri com isto so de o imaginar agarrado ao caetano no meio do monte... acho que nunca mais andava de mota á pendura! eheheh



O Cabral já levou a injecção comigo! =:)

O gajo tava pesado, por isso a minha GS lá ia a raspar as malas nas curvas de asfalto... :unibrow:

_________________
CumprimenTTos,

Luís Caetano


08 jul 2010 22:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Andar com pendura
Luís Caetano Escreveu:

O Cabral já levou a injecção comigo! =:)

O gajo tava pesado, por isso a minha GS lá ia a raspar as malas nas curvas de asfalto... :unibrow:



eheheh, imagino a cara dele.... bem, eu falo falo mas tambem nao ando com qualquer um sendo eu o pendura! Já dizia o meu avô... quem tem cú tem medo! eheheh

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


08 jul 2010 22:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 15:34
Mensagens: 1926
Localização: Vila do Conde / Valença
Mensagem Re: Andar com pendura
Eu também não ando com ninguém... :flush:

Em Marrocos quase decidimos que eu levaria o Barroso à pendura uns 20km por pista arenosa, mas depois arranjou-se outra solução e ele safou-se! =:) =:) =:)

_________________
CumprimenTTos,

Luís Caetano


08 jul 2010 22:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 61 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.