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Ensino/Escola Condução
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Autor:  ggx2 [ 13 ago 2010 11:21 ]
Assunto da Mensagem:  Ensino/Escola Condução

Boas,

alguma sugestão de escola na zona de Lisboa/Sintra em que se aprenda alguma coisa com valor acrescentado (e não apenas as manobras para se passar no exame de condução :eek: )?

Autor:  Fortuna [ 13 ago 2010 13:19 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Em tantos relatos que ouço de escolas diferentes, de pessoal amigo que tirou a carta BEM depois de mim a resposta é só uma:

Não. :pum:

Era minha opinião e é até que me provem o contrario, que as nossas escolas no que diz respeito ao ensino de condução de motas é :puke:

Eles querem é que ponhas os pés no chão num stop e que faças os piscas e não ponhas a 2a (ou quase). E depois há outras atrocidades mas o pior é o facto de darem as aulas num tom de perigoso como que a querer meter medo. Um nojo só.

Autor:  JaimeX [ 13 ago 2010 13:42 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

O meu instructor disse-me " Eu só vos ensino a passar no exame, aprender é depois lá fora com a vossa mota..."

e tinha muita razão......ao fim de um mês aprendi logo que não se trava a fundo nas bermas quando estas são de terra...... :sabe:

há instructores que mandam travar com o travão de trás :stupid:

Autor:  Miguel [ 13 ago 2010 14:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

JaimeX Escreveu:
há instructores que mandam travar com o travão de trás :stupid:


A mim disseram-me o mesmo :stupid:

Autor:  Lança [ 13 ago 2010 14:48 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

O importante é facturar . Passar o exame e venham mais . Infelizmente é essa a função da "escola" .

A minha filha tirou uma licença especial com 14 anos , já faz um ano e qualquer coisa que anda por aí de acelera .

Essa licença é promovida pela Prevenção Rodoviária Portuguesa , e tem este nome pomposo ( Licença Especial 50cc – Formação de Candidatos a Condutores de Ciclomotores ) .

Formação de candidatos , porque sim ! Porque os putos que por lá aparecem são mesmo só candidatos até ao último dia . Não é de maneira nenhuma , uma certeza conseguir-se esta licença .
Até porque alguns nem passaram do primeiro dia .

Tudo é analisado ao pormenor , as notas tem que ser muito boas e ter uma média qualquer que não me lembro do valor , passam por um psicólogo para serem avaliados numa série de pormenores , etc , etc .

A rapariga teve que estudar a sério , e nas aulas práticas , que assisti a umas e tive oportunidade de trocar umas impressões com o instrutor , só vos digo que 50% dos que lá estavam foram para casa sem licença logo no primeiro dia em que montaram o cú na mota , outros nem chegaram a ver as motas .

Porquê ? Alguns deles pela atitude à campeão , do estilo eu domino e sei tudo , outros porque o instrutor viu que não estavam minimamente preparados para assumir essa responsabilidade ( outras pelo sentido de responsabilidade do próprio instrutor : Palavras dele " nunca a minha consciência iria ficar tranquila , se desse a licença a uma criança , que eu à partida tivesse dúvidas quanto à sua segurança na estrada " )

Foram 2 semanas intensivas , de teórica e práctica bastante exigentes .

Fiquei deveras bem impressionado com o sistema que eles tem montado , de ensino . Esta sim pode-se chamar uma escola de condução para motas .

Autor:  Lança [ 13 ago 2010 14:50 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Já agora se quiserem dar uma vista de olhos :

http://www.prp.pt/formacao/lic_esp_50cc/os_cursos.asp

Autor:  Lança [ 13 ago 2010 14:56 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

ggx2 Escreveu:
Boas,

alguma sugestão de escola na zona de Lisboa/Sintra em que se aprenda alguma coisa com valor acrescentado (e não apenas as manobras para se passar no exame de condução :eek: )?



Isto pode-te interessar :

CACM – Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos


A posição de condução
A travagem
Comportamento Dinâmico
Trajectórias
Tipos de condução
Estilos de condução
Condução em situações específicas
Condução com passageiro
Condução em piso molhado
Situações de emergência
Tarefa da condução


http://www.prp.pt/formacao/aperf_cond_m ... ograma.asp

Autor:  Florival Faria [ 13 ago 2010 18:13 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Miguel Escreveu:
JaimeX Escreveu:
há instructores que mandam travar com o travão de trás :stupid:


A mim disseram-me o mesmo :stupid:


Eh pa, entao metem aquilo na moto para quê? Vejam la bem que estão a fazer confusao :confused: O que voces querem dizer é que é preciso saber travar, mas isso nao é so atras é a frente tambem e nao é so travar é acelerar tambem, ja tenho visto muitas quedas por nao saberem acelerar.

Nao estou a defender os instructores, sei muito bem que grande parte deles nem sabem andar de moto, alias muio poucos de nos sabemos, estou sim a defender a tecnica de conduçao :shi:

Autor:  Fortuna [ 14 ago 2010 00:19 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Também apanhei uma besta dessas que diz que na mota é para travar com o de trás. Gostava de os ver a fazer isso...

A 1a - e até agora única - vez que troquei pastilhas atrás foi na minha 1a R6 com 72mil kms. A S10, por causa do ABS, vai dar-me uma despesa adicional :grrr: :crybaby:

Mas o Faria tem razão. É preciso aprender a travar. Eu acrescento que conhecer-mos a mota e ganharmos confiança é igualmente importante. É como perder o medo a curvar mas na travagem. Só custa o 1o susto :fiu:

Obviamente que o travão traseiro é preciso; em curva, à chuva, para ajudar no equilibrio, para ajudar a segurar a traseira ao chão numa travagem mais forte... Tudo técnicas que se aprendem em foruns, em sustos valentes, num curso ou até mesmo num trackday. Ou se tivermos sorte, com um padrinho que não bate lá muito bem e nos ensina da pior maneira possivel após dizer "tenta acompanhar-me" :fiu: (ok, houve um ligeiro briefing mas na prática a teoria é outra :sabe: )

Uma coisa é certa, se ficar sem travão atrás eu sei que chego ao destino. Sem o travão da frente, chamo o reboque.

Em off-road, passo a palavra a quem sabe.

Para finalizar lanço uma petição para que as pastilhas de trás passem a chamar-se Duracel. Não deve andar longe disso se as usarmos apenas quando é preciso.

Autor:  Florival Faria [ 14 ago 2010 18:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Oh Fortuna, o rapaz só quer saber uma escola de conduçao. Mas ja agora vou arranjar aqui uma picazinha que o forum esta muito parado, eheheh!... :lol:

Eh pa, entao tu quando o piso esta seco nao usas o travao de tras porque? se mesmo tu dizes que ajuda a segurar a moto ao chao. Dizes que travas em curva, so se fazes curvas a super motard com as R, para ajudar ao equilibrio nao estou a ver como, isto em alcatrao claro, tambem nao percebo porque a chuva faz mais falta que em seco. :confused: :confused:

gg, nao faças caso desta malta, pega na motita da umas voltinhas em terra para apanhares o tacto de travoes, acelerador e ganhar equilibrio, mas convem fazeres isto sem pendura e bem equipado :okkk: :okkk:

A escola de conduçao é so para de darem a carta.

Autor:  JaimeX [ 14 ago 2010 19:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

eu também usava o travão de trás até ao dia que tive a primeira moto desportiva, ceto dia, ainda com poucos km's feitos nela, numa travagem mais animada, usei os dois travões como era normal, a traseira começou a sacudir de tal maneira, que desde esse dia o travão traseiro passou a lá estar apenas para usar em dias de chuva, ajuda a manter a moto mais certa, em piso seco e condução mais animada é só o da frente e caixa,

Já na WR o de trás é bastante usado,

Autor:  Lança [ 14 ago 2010 20:54 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Eu travo mas não sei bem com o quê nem como , mas que travo , travo :D

Autor:  Florival Faria [ 14 ago 2010 20:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

JaimeX Escreveu:
eu também usava o travão de trás até ao dia que tive a primeira moto desportiva, ceto dia, ainda com poucos km's feitos nela, numa travagem mais animada, usei os dois travões como era normal, a traseira começou a sacudir de tal maneira, que desde esse dia o travão traseiro passou a lá estar apenas para usar em dias de chuva, ajuda a manter a moto mais certa, em piso seco e condução mais animada é só o da frente e caixa,

Já na WR o de trás é bastante usado,


Oh Jaime, achas que o mal foi da moto?
Foste tu que nao soubeste dosear o travao, para alem de o amortecedor nao estar bem e possivelmente tambem o pneu. Agora pensa um bucadinho, se ela te fez isso com o asfalto seco, como seria se estivesse molhado?... Pois é....

Autor:  Paulo Li [ 14 ago 2010 21:56 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Florival Faria Escreveu:
JaimeX Escreveu:
eu também usava o travão de trás até ao dia que tive a primeira moto desportiva, ceto dia, ainda com poucos km's feitos nela, numa travagem mais animada, usei os dois travões como era normal, a traseira começou a sacudir de tal maneira, que desde esse dia o travão traseiro passou a lá estar apenas para usar em dias de chuva, ajuda a manter a moto mais certa, em piso seco e condução mais animada é só o da frente e caixa,

Já na WR o de trás é bastante usado,


Oh Jaime, achas que o mal foi da moto?
Foste tu que nao soubeste dosear o travao, para alem de o amortecedor nao estar bem e possivelmente tambem o pneu. Agora pensa um bucadinho, se ela te fez isso com o asfalto seco, como seria se estivesse molhado?... Pois é....



Bom só para fazer mais um bocadinho de confusão

Há certos pisos à seco que são piores que certo pisos molhados :D

isto do travar há mto que se diga.... e que varia de mota para mota

Autor:  Fortuna [ 15 ago 2010 02:19 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Florival Faria Escreveu:

Eh pa, entao tu quando o piso esta seco nao usas o travao de tras porque? se mesmo tu dizes que ajuda a segurar a moto ao chao.

Porque quase sempre o da frente é mais que suficiente... e as pastilhas são caras:P Mas sim a maneira mais eficiente de travar é sempre com os dois travões.
Citar:
Dizes que travas em curva

Quando se entra depressa de mais numa curva, usa-se o de trás o suficiente para desacelerar sem ser bruscamente e manter a trajectória. É quase tão mau "tirar gás" no punho à bruto como usar o da travão da frente a meio duma curva. Mas também dá para usar o da frente em curva (ver resposta seguinte).

Citar:
, so se fazes curvas a super motard com as R,

"trail braking"

Citar:
para ajudar ao equilibrio nao estou a ver como, isto em alcatrao claro,

Experimenta fazer inversão de marcha ou um 8 com o da frente. Repete com o travão traseiro. O travão de trás mais forte "pressiona" a mota para baixo e ajuda no equilibrio. Ou a passar pelo meio dos carros em filas de transito...

Citar:
tambem nao percebo porque a chuva faz mais falta que em seco. :confused: :confused:

Precisamente porque ajuda na desaceleração progressiva e equilibrada. Ao usar o travão traseiro mantendo uma desaceleração doseada o suficiente, evitamos solavancos maiores quando a frente bloqueia. O resto "tentar" é fazer o que o ABS agora faz por nós e rezar para não apanhar óleo. Claro que isto é muito bonito mas na pratica a teoria é outra se não houver calma para evitar azares maiores.

Citar:
A escola de conduçao é so para de darem a carta.

+1
Nada como conhecer a mota e as reacções dela a fazer kms.

E perdoem-me os testamentos e o desvio do tópico. :shi: E mais não digo

Autor:  Fortuna [ 15 ago 2010 02:20 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Paulo Li Escreveu:
isto do travar há mto que se diga.... e que varia de mota para mota


Que era o que eu devia ter dito logo de inicio :stupid:

Autor:  Paulo Li [ 15 ago 2010 13:20 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Até uma simples manete pode fazer diferença na travagem e posso continuar por aí fora como por ex:
- bomba de travão normal e radial
- líquido de travão dot 4, 5 e etc...
- tubos de borracha, malha de aço ou em carbono / kevlar
- composto das pastilhas
- êmbolo dos travões existe duplo, simples, como na sua montagem normal ou radial e a concepção em 2 partes ou em monobloco
-disco de travão diametro, perfurado, wave e rasurados
-pedal do travão traseiro comprido,curto, direito ou curvado e o tamanho onde se carrega no pedal

outros factores como:
-tipo de pneu, pressão e rasto
-diametro da jante
-posição da pessoa em cima da mota
-travar com a caixa normal ou com a embraiagem deslizante

e blá blá blá :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz:

Autor:  Florival Faria [ 15 ago 2010 18:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Olá Li!... Tudo isso é importante sim senhor, mas há algo que se sobrepoe a tudo isso, é o piloto que deve ter a sensiblidade suficiente para lidar com o material que leva.

Nao vou dizer mais nada ao Fortuna se nao ele quando me apanhar manda-me para dentro de algum barranco, eheheh... mas, travar dentro da curva, se for a passear tudo bem, nao travar o travao de tras eu até posso andar sem de tras nem da frente.

Desculpa Fortuna mas eu pensava que estavas a falar de conduçao desportiva. :okkk: :okkk:

Autor:  Fortuna [ 15 ago 2010 21:04 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Florival Faria Escreveu:
Nao vou dizer mais nada ao Fortuna se nao ele quando me apanhar manda-me para dentro de algum barranco, eheheh... :


Já descobri para que servem os 260kg da SupaTen :clik: :yupi: :shi:

Autor:  Paulo Li [ 15 ago 2010 22:43 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Florival Faria Escreveu:
Olá Li!... Tudo isso é importante sim senhor, mas há algo que se sobrepoe a tudo isso, é o piloto que deve ter a sensiblidade suficiente para lidar com o material que leva.

Nao vou dizer mais nada ao Fortuna se nao ele quando me apanhar manda-me para dentro de algum barranco, eheheh... mas, travar dentro da curva, se for a passear tudo bem, nao travar o travao de tras eu até posso andar sem de tras nem da frente.

Desculpa Fortuna mas eu pensava que estavas a falar de conduçao desportiva. :okkk: :okkk:

Boas
eheheh é verdade sim Sr. o piloto tem que se adaptar à própria mota e as condições climatéricas e o próprio piso

Agora só não entendi muito bem quando o Jaimex disse que travou com o de trás e levou uma grande sacudidela de tal maneira que, passou só a usar a mesma nos dias de chuva :confused:

Autor:  Nelson Ângelo [ 16 ago 2010 02:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

provavelmente ela (a mota) fez um slide e rabiou debaixo dele...
por isso, ele farto dela a rabiar lá lhe deu um apertão com as pernas e ela sosegou (a mota)... O homem farto de tanto rabiamento.. passou a usar o dito (o travão) só quando chove... :fiu:


epah... eu cá n sei bem como, mas tanto na Transalp como na Triumph uso os dois travões... quase sempre, é claro que há aquele stop e uma ou outra situação...

mas no geral em na condução do dia a dia, em viagem uso os dois na sua dose certa suponho...

não costumo pensar muito nisso, quando é pra travar a coisa sai automática

Autor:  ggx2 [ 16 ago 2010 11:49 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Boas,

logo vi que era uma msg para dar confusão :dance: .

Como vou tirar a carta e como não tenho grande experiência, gostava de juntar o util ao agradável e rentabilizar os €$$$ investidos .

Bom, espero ter alguma sorte, como tive quando tirei a carta de carro. O instrutor que me clahou na rifa gostava de colocar algumas dificuldades acrescidas :okkk: .
Obrigado pelas dicas.

Autor:  Fortuna [ 16 ago 2010 22:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Vai e faz o exame depressa que o pessoal aqui parece gostar de desencaminhar "verdinhos" para as verdascas. :rlx:

Autor:  Careca [ 16 ago 2010 23:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Fortuna Escreveu:
Vai e faz o exame depressa que o pessoal aqui parece gostar de desencaminhar "verdinhos" para as verdascas. :rlx:



eheheh, aqui é só estradões... :friends:

Autor:  Miguel [ 17 ago 2010 07:51 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Ensino/Escola Condução

Careca Escreveu:
Fortuna Escreveu:
Vai e faz o exame depressa que o pessoal aqui parece gostar de desencaminhar "verdinhos" para as verdascas. :rlx:



eheheh, aqui é só estradões... :friends:


Só mesmo :zum:

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