Data/Hora: 01 mai 2024 15:37




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 Motos com ABS 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 10 jul 2010 07:54
Mensagens: 54
Mensagem Motos com ABS
Boas,

venho repescar este assunto do ABS :unibrow: .
Já percebi que é um sistema que divide opiniões, quer seja em forums mais dedicados às trails, mas também nos adeptos das motos mais estradistas.
Tenho alguma experiência de outros veículos de 4 rodas, com e sem ABS, conduções em estrada e fora dela. A discussão em regra centra-se muito em aspectos relacionados com as vantagens/desvantagens na travagem, no alongamento/encurtamento/eficiência na distância de travagem , comparação com veículos de 4 rodas. Vejo poucas referências aos aspectos especificos decorrentes dos veículos de duas rodas. Efectivamente a força que mantém um motociclo na vertical, como sabem é o efeito giroscópico, sendo que numa travagem de emergência sem ABS as probabilidades de se bloquear rodas é elevada, perdendo-se a força que mais contribui para manter a moto equilibrada. Ora o ABS, ao elimiar este aspecto, parece-me ter vantagens particulares no que respeita aos veículos de 2 rodas.
Deste ponto de vista, numa moto com utilização significativa em estrada parece-me ser um aspecto a considerar como uma grande vantagem.

Concordam? Discordam ? :zum:


01 out 2010 15:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Motos com ABS
Acho que já foi dito em vários tópicos que ABS desligavel é o ideal, Em estrada ON fora de estrada OFF.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


01 out 2010 16:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Motos com ABS
No futuro virão com piloto automatico, todas cheias de sensores por todo o lado para acelerar, travar, curvar e até para estacionar e irão trazer uma cama por cima para o, nessa altura será passageiro, dormir um bocado a saida do emprego para estar mais descansado para enfrentar a noite, ah, as de dois lugares será com um beliche, cama de casal não pode ser porque iria desequilibrar o veiculo. :kiss:

Pois meus amigos, eu gosto muito de ser eu a comandar a máquina. Não sou de maneira nenhuma contra as tecnologias e acho que são importantissimas para quando não se tem pratica de andar de moto. :matrix:

Já agora gostaria de ver um teste de travagem de um piloto com experiencia, com e sem abs de afinação normal. Não tenho duvidas, sem o abs controlamos a travagem a nossa maneira e chegamos ao ponto maximo que é a roda a rodar lentamente, sim porque se a roda para a moto nunca mais para.

Estou a falar em estrada, porque em terra nem dá para discutir.

Aproveito para perguntar: As moto GP tem ABS? Penso que está tudo dito. :rlx:

_________________
FFracing


01 out 2010 18:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 abr 2009 22:47
Mensagens: 264
Localização: Barcelos
Mensagem Re: Motos com ABS
Boas :okkk:

Eu nem dado quero o ABS para mim motas e sem :D

_________________
"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"


01 out 2010 18:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.