A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Boas pessoal,
E o pior aconteceu...fiquei sem moto! A minha XTZ 750 Super Ténéré ardeu, esfoumou-se... o que vale é que eu fiquei inteiro para contar a história.
No passado Sábado fui ter com um amigo meu a Janeiro de Cima, uma bela aldeia de xisto perto da barragem de Santa Luzia para um passeio TT organizado pelo pessoal da terra. Saí de Seia cedinho e fui calcorreando as estradas sinuosas que atravessam a serra do Açor para chegar ao lado do lá.
O passeio foi bem giro com uma ou outra picada em xisto e grandes tiradas em estadões pelas cumeadas com uma vista brutal e também junto ao Zêzere. Tinha bucha que mais parecia um almoço e almoço que parecia um casamento! Apesar de ter levado um mamute não deixei fugir o pessoal das cabras ;) Curti bués com a suspensão da frente revista com mais amortecimento e com os TKC 80 atrás e a frente na lama pedra solta e a curvar nos estradões
Depois disto tudo decidi regressar a casa, apesar dos convites para ficar e ter direito a bebedeira certa
, mas no dia seguinte era Páscoa e tal e como os dias são maiores lá me fiz à estrada. Durou pouco...10 minutos depois parei para trocar os googles por outros transparentes e decidir regressar por uma caminho alternativo com estrada mais larga para ter uma viagem calma. Era nisso que estava a pensar...1ª, 2ª, esticadas, 3ª 4ª e 5ª em modo ralenti e lá ia eu, 60km/h, curva, a pensar ..." belo passeio, agora relax até casa..." e a curva ainda não tinha terminado e a mota já estava a sair de estrada. Nem tive tempo de dizer F%&#"&$!!!, C##%"%$&!!!, só pensei vou mergulhar, ai, ai... Cabum!
Larguei guiador para passar por cima da mota enrolado, um primeiro embate com o costelado no chão e 2 a 3 cambalhotas. Levanto-me logo, penso "Bom sinal..." sinto uma dor nas costas e ouço a ST tombada a guinchar com o acelerador preso a fundo. "Corro" para cortar a ignição e mal cheguei com a mão ao botão vejo umas chamas a deflagrar e a aumentarem rapidamente... a mota caiu com o escape para baixo e porventura terá sido a gasolina dos carburadores a pingar e cair no escape muito quente por causa do bloqueio do acelerador. Fiquei sem reacção, não arrisquei levantar a mota por me doerem as costas e apenas me fui afastando enquanto a moto, o mato circundante e um pinheiro ardiam.
Chamei o 112, veio GNR, ambulância, seguiu-se imobilização e viagem até hospital da Covilhã onde o RX e TAC confirmam que não há nada de grave, ossos inteiros, saí apenas com os músculos das costas amassados.
Agora penso...que sorte tive!!!... Azar por causa da mota já que ela não sofreu danos do despiste tendo apenas tombado. Mas ontem já me pus a pensar... qual a próxima? É que sempre gostei de trails, desde miúdo quem não sonhava com os aventureiros do Dakar?!?! Demorei até comprar uma trail, deixei o sonho inicial da Africa Twin, pelo motor em V, por uma Super Ténéré da qual gostei imenso mesmo. Premiras voltas TT com o pessoal do CXTP, Mirandela Sagres, Obrigado malta!! Graças ao TravelEvent do ano passado experimentei passeio com RoadBook e adorei a sensação. (thanks Luis Lourenço, irmãos Tomás e resto da organização!) Tinha descoberto o que me dava (e dá) gozo fazer com duas rodas e a minha prespectiva da razão pela qual as motos existem ;)
Claro que a ST é um mamute e em leva-la para trialeiras era de maluco, ainda por cima sem experiência anterior em TT! Tinha dois trabalhos, o de a levar para lá e o de a tirar do chão. Comecei a aperceber-me das suas limitações nestas aventuras, afinal a ST não é para estas andanças, o peso, claro, os travões limitam-se a abrandar e a suspensão...ui ui parece um barco.
Portanto para seguir com a ilusão dos passeios TT, de um dia, longos, com RB, etc... tenho de arranjar novo cavalo de ferro. Claro que qualquer 250 ou 450 a 4T de enduro será perfeita, mas procurava algo que me permitisse também fazer uns quilómetros mais em passeio, a "ligação" até ao local dos trilhos, e não ficar dependente de levar a moto num atrelado.
Isto é querer o melhor de dois mundos e sei que isso não existe. As modalidades são cada vez mais específicas, puxa-se cada vez mais pelos limites. Mas eu quero apenas curtir!
Portanto, já que a conversa vai longa aceito sugestões tendo de confessar que estou inclinado para a marca de 3 letras...laranja... Sim acho que a 690 R enduro seria uma boa aposta. Outra seria a AJP PR7 mas ainda só é um protótipo...
Será que a queda me baralhou os neurónios ???
Mandem opiniões, bujardas, postas, o que quiserem!!!
Abraço,
Paulo Ferrão