Data/Hora: 28 mar 2024 08:25




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
 A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora? 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 20 nov 2014 22:38
Mensagens: 3
Mensagem A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Boas pessoal,

E o pior aconteceu...fiquei sem moto! A minha XTZ 750 Super Ténéré ardeu, esfoumou-se... o que vale é que eu fiquei inteiro para contar a história.
No passado Sábado fui ter com um amigo meu a Janeiro de Cima, uma bela aldeia de xisto perto da barragem de Santa Luzia para um passeio TT organizado pelo pessoal da terra. Saí de Seia cedinho e fui calcorreando as estradas sinuosas que atravessam a serra do Açor para chegar ao lado do lá.
O passeio foi bem giro com uma ou outra picada em xisto e grandes tiradas em estadões pelas cumeadas com uma vista brutal e também junto ao Zêzere. Tinha bucha que mais parecia um almoço e almoço que parecia um casamento! Apesar de ter levado um mamute não deixei fugir o pessoal das cabras ;) Curti bués com a suspensão da frente revista com mais amortecimento e com os TKC 80 atrás e a frente na lama pedra solta e a curvar nos estradões :D
Depois disto tudo decidi regressar a casa, apesar dos convites para ficar e ter direito a bebedeira certa :) , mas no dia seguinte era Páscoa e tal e como os dias são maiores lá me fiz à estrada. Durou pouco...10 minutos depois parei para trocar os googles por outros transparentes e decidir regressar por uma caminho alternativo com estrada mais larga para ter uma viagem calma. Era nisso que estava a pensar...1ª, 2ª, esticadas, 3ª 4ª e 5ª em modo ralenti e lá ia eu, 60km/h, curva, a pensar ..." belo passeio, agora relax até casa..." e a curva ainda não tinha terminado e a mota já estava a sair de estrada. Nem tive tempo de dizer F%&#"&$!!!, C##%"%$&!!!, só pensei vou mergulhar, ai, ai... Cabum!
Larguei guiador para passar por cima da mota enrolado, um primeiro embate com o costelado no chão e 2 a 3 cambalhotas. Levanto-me logo, penso "Bom sinal..." sinto uma dor nas costas e ouço a ST tombada a guinchar com o acelerador preso a fundo. "Corro" para cortar a ignição e mal cheguei com a mão ao botão vejo umas chamas a deflagrar e a aumentarem rapidamente... a mota caiu com o escape para baixo e porventura terá sido a gasolina dos carburadores a pingar e cair no escape muito quente por causa do bloqueio do acelerador. Fiquei sem reacção, não arrisquei levantar a mota por me doerem as costas e apenas me fui afastando enquanto a moto, o mato circundante e um pinheiro ardiam.
Chamei o 112, veio GNR, ambulância, seguiu-se imobilização e viagem até hospital da Covilhã onde o RX e TAC confirmam que não há nada de grave, ossos inteiros, saí apenas com os músculos das costas amassados.
Agora penso...que sorte tive!!!... Azar por causa da mota já que ela não sofreu danos do despiste tendo apenas tombado. Mas ontem já me pus a pensar... qual a próxima? É que sempre gostei de trails, desde miúdo quem não sonhava com os aventureiros do Dakar?!?! Demorei até comprar uma trail, deixei o sonho inicial da Africa Twin, pelo motor em V, por uma Super Ténéré da qual gostei imenso mesmo. Premiras voltas TT com o pessoal do CXTP, Mirandela Sagres, Obrigado malta!! Graças ao TravelEvent do ano passado experimentei passeio com RoadBook e adorei a sensação. (thanks Luis Lourenço, irmãos Tomás e resto da organização!) Tinha descoberto o que me dava (e dá) gozo fazer com duas rodas e a minha prespectiva da razão pela qual as motos existem ;)
Claro que a ST é um mamute e em leva-la para trialeiras era de maluco, ainda por cima sem experiência anterior em TT! Tinha dois trabalhos, o de a levar para lá e o de a tirar do chão. Comecei a aperceber-me das suas limitações nestas aventuras, afinal a ST não é para estas andanças, o peso, claro, os travões limitam-se a abrandar e a suspensão...ui ui parece um barco.
Portanto para seguir com a ilusão dos passeios TT, de um dia, longos, com RB, etc... tenho de arranjar novo cavalo de ferro. Claro que qualquer 250 ou 450 a 4T de enduro será perfeita, mas procurava algo que me permitisse também fazer uns quilómetros mais em passeio, a "ligação" até ao local dos trilhos, e não ficar dependente de levar a moto num atrelado.
Isto é querer o melhor de dois mundos e sei que isso não existe. As modalidades são cada vez mais específicas, puxa-se cada vez mais pelos limites. Mas eu quero apenas curtir!
Portanto, já que a conversa vai longa aceito sugestões tendo de confessar que estou inclinado para a marca de 3 letras...laranja... Sim acho que a 690 R enduro seria uma boa aposta. Outra seria a AJP PR7 mas ainda só é um protótipo...
Será que a queda me baralhou os neurónios ???
Mandem opiniões, bujardas, postas, o que quiserem!!!
Abraço,
Paulo Ferrão


06 abr 2015 19:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
pronto, acho que tens as ideias claras. A pr7 já é uma realidade. Considera uma lc4 e dr 650. Talvez também a TT 600 com starter. boa escolha.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


06 abr 2015 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
A questão é sempre a mesma .... não existem motas perfeias e com as quais consigas fazer tudo!

Já tive de tudo (Boss, Lc, Dominator, Xt600, Ktm 640, Bmw 650 Gs, Vespa 50 e 250, CRF 250 L e 450X, Bmw 800 Gs) e acredita a melhor é sempre a que tenho hoje na garagem ..... KTM 690 ENDURO R - 2015 !!!!!!!



Mas a melhor de todas ainda é a próxima.... :mutley:

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


07 abr 2015 13:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Gamito Escreveu:
pronto, acho que tens as ideias claras. A pr7 já é uma realidade. Considera uma lc4 e dr 650. Talvez também a TT 600 com starter. boa escolha.


Gamito, a PR7 é uma realidade ???
Conta aí o que eu não sei :pop)

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


08 abr 2015 17:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Cena chata a da ST, mas ainda bem que ficaste cá para contar a historia e fazer muitos mais km's [wink]

Motos há muitas, talvez para o uso que queres uma Dr650, TT600, 640 LC4 Adventure, 690 Enduro, Tenere 660, KLR 650, e pouco mais...

Boas compras :vrumm:

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


08 abr 2015 17:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
ca está a magana

http://www.ajpmotos.com/index.php/pt/me ... %C3%B3tipo

nao tarda vai para produção

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


08 abr 2015 19:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Grande cena! Mas o mais importante e que saíste bem.
Só não percebi como é que ela se mandou ao chão, foi uma distração na curva? Para cair, basta estar em cima delas...

Não penso que a queda te baralhasse, acho que pensas bem.
O pessoal já citou as principais e mais adequadas para o que queres, mas se estás inclinado para as 3 letras - 690R, podes melhorá-la, e bastante, para deslocações maiores, conforto, etc...


08 abr 2015 21:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 20 nov 2014 22:38
Mensagens: 3
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Obrigado Malta!
Sim foi uma grande sorte que tive.
Zé Martins:
O despiste foi mesmo uma questão de distracção. Estava a pensar com os meus botões ou a falar sozinho por um instante. E quando dei por ela já ia a sair de estada. Apercebi me de tudo, não foi daquelas cenas que assustam, tipo areia ou óleo...

E agora é esperar... Já estava lampeiro para ir ao Dakar Series agora em Maio e logo depois ao R3 em Vagos ... (não perdi o leitor de RB que estava desmontado!)
Pena a PR7 demorar até ao final do ano... Acho que ainda vou mandar um mail a AJP a perguntar...
Converter uma monocilindrica media para fazer alguma estrada e TT moderado ainda deve ser complicado e tem o seu custo
Estava mesmo virado para a 690 Enduro R mas ainda custa uma nota ainda maior!
Bom, agora é ter calma e ver se consigo cravar uma moto para voltar a andar e ver se não ganho medo ;)

E que tal o feedback da 690 Enduro R Micomarti? Que uso lhe dás? Só TT, estrada moderada ou ao quotidiano, etc... Aquilo parece ser espetacular. Então com os kits Rally da Quest (KTM BASEL http://ktmbasel.ch/ktm-basel-690-quest-the-ultimate-ultralight-travel-bike.html , caso não conheçam).
Cmpts,


10 abr 2015 12:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Paulo

Rápidamente:

Já tive inumeras motas, sempre muito novas e vendidas com pouca utilização ... não sou pró e só ando aos fins de semana e pouco .... utilização quase só em terra, mas gosto de vir embora pela estrada, quando as forças acabam!

e estão a acabar cada vez mais cedo......

A nova montada só tem 500 kms (KTM 690 ENDURO R de 2015) e por isso ainda pouco posso dizer, a não ser:

A mota é um espectaculo!!!!!!
Leve, suave e com um motor que não tem fim (em durabilidade e velocidade). As suspensões são um assombro (os caminhos que faço tinham regos e pedras e agora estão lisos!!!).

A KTM fez uns truques e o acelerador não responde logo, o que faz a mota muito suave e a vibração quase não existe ... mas quando enrolas o punho é bom que saibas que vais dar um sorriso enorme e travar quase de seguida.

Os pneus que tenho são de origem (SAAHRA 3) e ainda estou em testes, por isso ainda não fui ao chão, para ver a resistência do material.... [clap]


Defeitos:
Bocal depósito meio esquisito e vai levar sujidade pela certa.
Um ponto morto entre 5ª. e 6ª, meio chato.
Cara como o raio....

Vantagens:
Fazes estrada sem qq problema... até 120 kms/h
Fazes caminhos de terra/gravilha/areia/pedras como uma cabra .... e não estou a brincar ... fazes mesmo!
Fazes estradões que até choras....

Apenas te limitas nas trialeiras mais agrestes, mas os meus 47 anos de idade já não me deixam andar nessa vida!


Em resumo, hoje é a melhor mota do mundo .... amanhã será outra!

Ha:
A melhor mota do mundo é mesmo a Vespa

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


10 abr 2015 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Eu já não sou muito apreciador de muitos cilindros.... :)

Quanto menos, melhor ! mais fácil manutenção (mais barata também), menos partes móveis, menos potencia?!... mais leve, etc.... eu troquei a Africa Twin pela DRZ e bem.... aquilo é uma bicicleta, agora troquei pela DR650 e acho que me vou manter por aqui... são motas que servem perfeitamente para viajar, para andar no monte, para ir ao pão...

Ontem estive a ver a PR7 na FIL Expomoto... o motor já se sabe que é o da XT660, tem algumas lacunas fáceis de remediar, o aspeto é de uma rally pura, parece leve, ágil, com uns "racks" serve perfeitamente. Se é realmente uma coisa que queiras, espera para a testares !

_________________
DR650SE 01'


10 abr 2015 17:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
Galvão Escreveu:
Eu já não sou muito apreciador de muitos cilindros.... :)

Quanto menos, melhor ! mais fácil manutenção (mais barata também), menos partes móveis, menos potencia?!... mais leve, etc.... eu troquei a Africa Twin pela DRZ e bem.... aquilo é uma bicicleta, agora troquei pela DR650 e acho que me vou manter por aqui... são motas que servem perfeitamente para viajar, para andar no monte, para ir ao pão...

Ontem estive a ver a PR7 na FIL Expomoto... o motor já se sabe que é o da XT660, tem algumas lacunas fáceis de remediar, o aspeto é de uma rally pura, parece leve, ágil, com uns "racks" serve perfeitamente. Se é realmente uma coisa que queiras, espera para a testares !

Parece que afinal já é um motor husqvarna que afinal é da KTM :confused:

Bamolaver o que dá. Eu tinha algum interesse no motor minareli de 50cv, fiavel e de manutenção barata. Agora ... é deixar sair a 1ª versão e ver como se aguentam as 1as.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


11 abr 2015 13:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
pois... segundo eles, vao diminuir 10 kg e aumentar 10 cv, o que dá em números gerais, 130 kg de peso, entre 7000 a 10000€.... parece uma boa opção para o segundo semestre de 2016

_________________
DR650SE 01'


11 abr 2015 14:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 04 ago 2010 11:04
Mensagens: 163
Localização: Porto
Mensagem Re: A minha XT morreu... RIP XTZ 750...e agora?
boas paulo

tenho pena de ouvir essa historia. uma xt660z é uma boa escolha,como viste fiz o challenge com pendura e a mota fez tudo que as outras fizeram,tem conforto,anda o suficiente e é fiavel. apenas o motor é um pouco diferente da ST,mas com o tempo habituas-te


16 abr 2015 20:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.