Data/Hora: 28 mar 2024 14:20




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
 "Alongamentos" 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 15:48
Mensagens: 574
Mensagem "Alongamentos"
Como provávelmente todos sabem andar de moto é fisicamente exigente, principalmente quando fazemos uma condução activa fora de estrada. Toda a nossa musculatura é solicitada para manter o equilíbrio, quer isométricamente quer através da contracção/distensão. A Musculatura da zona abdominal, paravertebral, lombar, ombros, peitoral, pescoço, antebraços, membros inferiores (coxa e perna) está constantemente em acção e é muito normal surgirem sintomas de fadiga ainda durante o passeio, como por exemplo cãibras e por vezes até contracturas. O tradicional corpo dorido nos dias seguintes é mais do que comum na maioria de nós uma vez que levamos uma vida sedentária e a acumulação de ácido láctico no tecido muscular não perdoa!
Podemos melhorar muito a nossa postura e reduzir a fadiga e dor muscular realizando alguns exercícios de alongamentos diáriamente (não chega alongar o braço para pegar no capacete ou após a condução, fazer o levantamento activo da mini!!! [para mim é mais 33cl :friends: ]). Pelo menos antes e após as verdascas deveria ser um ritual!!!! :sabe:

Deixo algumas sugestões mais generalistas, no entanto existem outras hipóteses, algumas delas com uma aplicação mais especifica para o nosso caso (vádios sem remédio!!! :okkk: ).


BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DOS ALONGAMENTOS

- REDUZ A TENSÃO MUSCULAR - PROMOVENDO O RELAXAMENTO DO CORPO;
- EVITA LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES;
- PROMOVE MOVIMENTOS AMPLOS E SOLTOS;
- MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE;
- AUMENTA A FLEXIBILIDADE;
- AMPLIA A MOBILIDADE ARTICULAR;
- FORTALECE LIGAMENTOS E TENDÕES.

IMPORTANTE
- Os alongamentos devem ser executados dentro do limite de cada um sem sentir dor intensa;
- Relaxar e executar os alongamentos com suavidade é fundamental;
- A posição de alongamento deve ser mantida, pelo menos, 20 segundos sem balanceios;
- A respiração é fundamental!!! É uma grande aliada do trabalho de alongamento, deve ser o mais natural possível (durante a execusão devemo-nos concentrar na respiração e não na dor!!!)

-Nota: A realização de qualquer movimento que implique a flexão do tronco à frente deve ser executada sempre através da flexão da anca e não dobrando a zona lombar!!!


Imagem
Imagem


Podem visualizar os seguintes videos pois assim ficam com uma melhor ideia da execussão correcta de alguns movimentos.




_________________
"Viajar é atravessar!....................."


Editado pela última vez por Miguel Pedro em 09 jan 2010 23:19, num total de 1 vez.



09 jan 2010 23:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 23 set 2009 20:07
Mensagens: 106
Mensagem Re: "Alongamentos"
Sim senhor , afinal sempre és professor de ginástica . :D :D

_________________
KTM 990ADVENTURE 2009


09 jan 2010 23:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: "Alongamentos"
Tópico inamovivel, meus senhores! Muito bom!

No ultimo passeio acho que fiquei com uma contratura séria no ombro! Deslocado nao será porque mexo bem o braço mas se faço força com o braço no sentido do corpo tenho dores horriveis na parte de trás do ombro...

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


10 jan 2010 00:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: "Alongamentos"
Muito bom Stôr :okkk:

Sei muito bem a importância deste tema , o pior é a preguiça e o desleixo , de quem vai "andando" sem nada acontecer .
Mas quando acontecem é que são elas , começamos a olhar para este "pormenores" com mais atenção ....... no meu caso outra vez .

Porque no meu caso , dos 6 anos de idade aos 16 , pratiquei Judo de competição , cheguei a ficar em segundo lugar no campeonato nacional de Juniores . Tinha treinos 3 vezes por semana , e antes de qualquer treino , fazíamos 30 minutos de aquecimento com alongamentos e no final também .

Bom tópico , não só para recordar , mas para trazer esta realidade para o presente .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


10 jan 2010 11:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: "Alongamentos"
eu costumo fazer alongamentos!! mas só quando o musculo entra em ruptura e com os alongamentos tento voltar ao normal de maneira a chegar a casa :confused:

já estive a ver os videos. haviamos de ter o bom habito de fazer alguns exercícios destes antes de qualquer passeio, mas tinhamos de os fazer num sitio escondido senão quem vir 10 gajos equipados, de capacete e a fazer ginástica pensa que perdemos o juízo.

Muito bem Miguel Pedro! :friends:

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


10 jan 2010 22:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: "Alongamentos"
morais Escreveu:
10 gajos equipados, de capacete e a fazer ginástica



Fica a dica para fazer um video :leiam:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


11 jan 2010 09:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: "Alongamentos"
Miguel , hoje o meu fisio-terapeuta , disse-me que depois de um exercício físico , não convém fazer logo de imediato alongamentos , convém deixar o corpo arrefecer um pouco .
Porque os músculos estão sobre tensão e contraídos , o que pode originar uma lesão .
Eu sempre pensei e sempre fiz , ao contrário , ou seja , mesmo quando estou em brasa :rolleyes:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 jan 2010 21:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: "Alongamentos"
Paulo Lança Escreveu:
morais Escreveu:
10 gajos equipados, de capacete e a fazer ginástica



Fica a dica para fazer um video :leiam:


eheheh, estás a ler isto, serôdio??
Na aboboreira quero-te de camara em riste!!! :leiam:
Vai ficar para a posterioridade para nos rirmos todos quando formos velhinhos.
eheheh

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


22 jan 2010 21:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: "Alongamentos"
E o Miguel na frente do pelotão a exemplificar os exercícios :leiam:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 jan 2010 21:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: "Alongamentos"
Paulo Lança Escreveu:
E o Miguel na frente do pelotão a exemplificar os exercícios :leiam:





eheheh, fartei-me de rir ao ver isto, pah!
Imaginar tudo vestido á motoqueiro a fazer estas figurinhas... eheheh

Ou assim todos descordenados, olhem alguns até dançam, olhem o que está mesmo em frente ao ferro... :lotlol:


_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


22 jan 2010 22:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 15:48
Mensagens: 574
Mensagem Re: "Alongamentos"
Paulo Lança Escreveu:
Miguel , hoje o meu fisio-terapeuta , disse-me que depois de um exercício físico , não convém fazer logo de imediato alongamentos , convém deixar o corpo arrefecer um pouco....:


Lança, não existe consenso sobre os alongamentos na comunidade cientifica. Há varias abordagens sobre o tema, algumas opostas mas no entanto pertinentes. O teu fisio-terapeuta está a jogar pelo seguro!! "se não sabe não mexe!"
O problema das lesões está muito relacionado com a má execussão do alongamento; o pessoal vê umas imagens e começa a esticar à toa!! "TÁ MAL!!!" Pode não parecer mas implica um bom conhecimento da biomecânica da musculatura esquelética e das articulações.
Pessoalmente, faço-os ao levantar e deitar e sempre que treino (antes e depois), não leva mais de 10m uma série para os grandes grupos musculares! :nod: Normalmente os treinos são intensos "a queimar!"e no entanto não abdico da minha sessão, aliás tenho evitado algumas lesões devido ao "ritual". No inicio ainda ouvia algumas bocas de alguns "marmanjolas", mas a realidade é aqui o "velhote" da porrada que se farta =:) , (por vezes, RARAMENTE, leva) e é o mais fresco no final do treino!! para não falar que no dia seguinte acorda sem dores musculares, FRESQUINHO!!! :king: . As outras meninas andam sempre a queixarem-se disto e daquilo!!! (fraquinhos, assim tipo Careca!!)

A Ciência está no saber executar e não tanto no antes ou após! :thumbsup:

MORAIS, já deves vir de casa com eles feitos!!!! se bem que se arranjava uma coreografiazita de grupo!!! :unibrow: , não é Careca?!

_________________
"Viajar é atravessar!....................."


25 jan 2010 22:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: "Alongamentos"
Epah, na Aboboreira temos que gravar um videozito do pessoal a fazer figura de urso no pátio do Serôdio!!! :D :D :D

Todos equipados de fitinha na cabeça, alinhadinhos e à frente tu e de um lado o Careca e do outro o Nicholas como nos videos da Jane Fonda!

:dance: :clapp: :dance:

:D :D :D :D :D :D :D :D :D
:D :D :D :D :D :D :D :D :D
:D :D :D :D :D :D :D :D :D


26 jan 2010 00:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: "Alongamentos"
Eu só digo que : Ninguém anda de mota sem AQUECER PRIMEIRO ! :leiam:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


26 jan 2010 09:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 28 jun 2010 18:24
Mensagens: 1
Mensagem Re: "Alongamentos"
Deves fazer sempre alongamentos depois de um treino. mas como diz o colega sem dor mas com persistência.ter cuidado com a desidratação.
se puderes faz umas aulas de pilates ou body balance.
Juka


02 jul 2010 14:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 jul 2009 14:17
Mensagens: 514
Localização: Aroeira
Mensagem Re: "Alongamentos"
Belo tópico!!
Eu por acaso custumo fazer aquecimento antes e alongamentos depois,mas estão aqui exemplos de alguns que não conhecia, obrigado pela partilha!

_________________
Uma AT sem riscos não é uma AT!
XR600 Punkecastech
Drz400


02 jul 2010 15:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.