Data/Hora: 28 mar 2024 08:19




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 
 Fortalecimento Muscular Vs Prevenção 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 30 set 2011 21:56
Mensagens: 19
Mensagem Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Olá a todos,

Tenho visto aqui que muita gente se lesiona nas saidas fora de estrada.
Como a minha formação base desde à 18 anos a esta parte é actividade física e já fiz varias recuperações de lesões com trabalho/reforço muscular a todo o tipo de populações, desde populações especiais até atletas de alta competição, gostaria de deixar aqui o meu contributo que vale o que vale.

Muita gente que anda de mota fora de estrada não tem qualquer tipo de condição física e esta é uma actividade muito exigente para o corpo (tendões, ligamentos, musculos, etc..). Se não houver qulquer tipo de trabalho físico para preparar a musculatura de suporte para a actividade em questão, é muito natural que as lesões apareçam, seja por queda ou por falta de resistência ou reforço muscular.

Sei que para muitos é chato ir para um ginásio e fazer musculação, mas se repararem as lesões são, grande parte delas, recuperadas dessa forma. Pode até não ser num ginásio, mas na fisioterapia faz-se recuperação com treino funcional (com o peso do corpo), que não passa de musculação.

Ou seja, se tivermos uma base muscular forte, mais bem preparado fica o corpo para as resistências externas. Andar de mota fora de estrada oferece uma enorme resistência e o corpo tem que conseguir aguentar, pois caso contrario, dá-se uma lesão e por vezes retira-nos o que mais gostamos de fazer... andar de mota.

Não sei se já se tinha falado nisto aqui, mas fica a chamada de atenção ;)

Caso precisem de ajuda apitem... antes de chegarem ao fisioterapeuta ;)

Um abraço a todos e boas voltas.

_________________
BMW R1200 GSA


Editado pela última vez por Tomás em 18 fev 2012 10:43, num total de 3 vezes.



17 fev 2012 11:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Pervensão
Concordo contigo :nod:


17 fev 2012 11:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Pervensão
É por isso que eu vou ao Ginásio! :D

_________________
Two Big for me...


17 fev 2012 11:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Concordo.....
é como a malta não fazer um aquecimento antes de ir andar pelo monte.

mas continuo a achar que ir ao ginásio é uma seca :mutley:

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


17 fev 2012 12:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Pervensão
Eh pá, corrige lá o título. "Prevenção", faz favor.
Não levem a mal...

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


17 fev 2012 12:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 set 2011 21:56
Mensagens: 19
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevensão
É o que dá escrever rápido em teclas pequenas (iphon) :))

_________________
BMW R1200 GSA


17 fev 2012 12:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 14 mai 2011 22:39
Mensagens: 361
Localização: espanha pais Vasco
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevensão
e eu que ando mal dos tendoes do braço direito que me vejo nas aranhas para conduzir a moto


17 fev 2012 19:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevensão
Ora aqui está um tema que já em tempos pensei abordar e que depois acabou cair em esquecimento.

É precisamente o ponto fraco da malta, (não o meu [bigsmile] ) claro o pessoal gosta é de andar de moto não é dar ao cabedal e estragar aquelas proteinas tão saborosas :friends:

Tambem não é preciso ir ao ginásio, há tantas coisas melhores que o ginásio que quanto a mim só terá interesse para alguns (poucos).

_________________
FFracing


17 fev 2012 19:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs PREVENÇÃO
Varanda Escreveu:
Eh pá, corrige lá o título. "Prevenção", faz favor.
Não levem a mal...



Ainda continua errado :D

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


17 fev 2012 22:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevensão
Bom tópico... Em tempos abri um semelhante noutro fórum.

Faz toda a diferença, especialmente para passeios mais longos, ter uma boa condição fisica...

E até os obstáculos se passam com mais facilidade... Quando o cansaço se começam a acumular, perde-se o discernimento e as quedas começam a tornar-se repetitivas e cada vez mais perigosas.

Eu não sou exemplo para ninguém, pois exagero no exercicio fisico...mas acho que uma bicicletazita ou umas corridas só fazem é bem e ajudam a andar de mota. :D

_________________
XT600E Azulinha


18 fev 2012 00:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Jarod Escreveu:
Eu não sou exemplo para ninguém, pois exagero no exercicio fisico... :D


Será que exageras Jarod? Olha que é preciso muito, mas muito mesmo para isso.

Conta lá á gente o que fazes para ver se a malta começa a ganhar incentivo e se o tópico começa a ganhar vida.

_________________
FFracing


22 fev 2012 22:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Tenho aqui um video mesmo bom para este tópico, mas é do Cyril Despres e com o que falaram do rapaz não o vou postar aqui nem no FB.

_________________
FFracing


22 fev 2012 22:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Florival Faria Escreveu:
Jarod Escreveu:
Eu não sou exemplo para ninguém, pois exagero no exercicio fisico... :D


Será que exageras Jarod? Olha que é preciso muito, mas muito mesmo para isso.

Conta lá á gente o que fazes para ver se a malta começa a ganhar incentivo e se o tópico começa a ganhar vida.


Exagero dependendo do termo de comparação claro... :D

Ora vamos lá a fazer a agenda:

2a feira:
Musculação seguido de treino de Krav Maga

3a feira:
Descanso

4a feira:

Musculação seguida de natação (minimo 1km, hoje foram 1250m)

5a feira:

Krav Maga

6a feira:

Musculação seguida de natação

Sábado:
Descanso

Domingo:
Andar de mota toda a manhã. :D

E corro 3 a 4 vezes por semana, pelo menos 5 kilometros. Os dias são os que consigo, pois faço-o na hora do almoço e nunca calha a dias certos...

Como já reparou, chego a fazer treinos tri-diários... Quando isso acontece, poupo-me na corrida, nunca passo dos 5kms...

E ai pelos Algarves? O que se faz? Treina sozinho ou com o Ruben?

_________________
XT600E Azulinha


22 fev 2012 22:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Jarod,

Acredita que não exageras :nod:

Se não houver nada que a impedir uma semana normal de treino, aqui vai o esquema:

2ª feira: musculação (treino de perna) e para aquecer são 30 minutos.
3ª feira: musculação (no verão vou correr até à praia)
4ª feira: musculação e 1 aula RPM
5ª feira: 15 minutos de remo, 30 minutos de corrida e para finalizar, 15 minutos de bicicleta (no verão vou correr até à praia)
6ª feira: musculação e 1 aula de RPM

Sabado ou domingo: 1 dia descanso e no outro ou corro ou ando de mota

Quando tiver o joelho bom, volto a praticar kickboxe :D


23 fev 2012 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
MacGyver
Avatar do Utilizador

Registado: 01 out 2010 07:48
Mensagens: 1018
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Miguel Escreveu:
Jarod,

Acredita que não exageras :nod:

Se não houver nada que a impedir uma semana normal de treino, aqui vai o esquema:

2ª feira: musculação (treino de perna) e para aquecer são 30 minutos.
3ª feira: musculação (no verão vou correr até à praia)
4ª feira: musculação e 1 aula RPM
5ª feira: 15 minutos de remo, 30 minutos de corrida e para finalizar, 15 minutos de bicicleta (no verão vou correr até à praia)
6ª feira: musculação e 1 aula de RPM

Sabado ou domingo: 1 dia descanso e no outro ou corro ou ando de mota

Quando tiver o joelho bom, volto a praticar kickboxe :D


ate fiquei cansado só de ler este topico [bigsmile] ginasio e mais ginasio e depois não conseguem com as motos há aqui uns que ate choram e dizem "eu não aguento mais" [bigsmile]

_________________
KTMzinha
biciclete a pedais
UMM ALTER ado

TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...


23 fev 2012 12:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Miguel Escreveu:
Jarod,

Acredita que não exageras :nod:

Se não houver nada que a impedir uma semana normal de treino, aqui vai o esquema:

2ª feira: musculação (treino de perna) e para aquecer são 30 minutos.
3ª feira: musculação (no verão vou correr até à praia)
4ª feira: musculação e 1 aula RPM
5ª feira: 15 minutos de remo, 30 minutos de corrida e para finalizar, 15 minutos de bicicleta (no verão vou correr até à praia)
6ª feira: musculação e 1 aula de RPM

Sabado ou domingo: 1 dia descanso e no outro ou corro ou ando de mota

Quando tiver o joelho bom, volto a praticar kickboxe :D


Eu já tive um esquema semelhante... Mas depois a malta que treinava comigo deixou de poder e eu perdi um bocado o ritmo e tive que me meter em actividades que pago para me ver forçado a ir...
Agora em Janeiro consegui voltar à musculação mas ainda bastante a meio gás.
Assim como a corrida, mas isso tem a ver com a lesão que tive em Dezembro... Agora estou também a regressar aos poucos.


@ PauloBig: Essa carapuça era para servir a alguém, será que se vão acusar?! hehehe :unibrow: :D

_________________
XT600E Azulinha


23 fev 2012 13:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
PauloBig Escreveu:
ate fiquei cansado só de ler este topico [bigsmile] ginasio e mais ginasio e depois não conseguem com as motos há aqui uns que ate choram e dizem "eu não aguento mais" [bigsmile]


Mauzinho :zum:


23 fev 2012 13:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Miguel Escreveu:
PauloBig Escreveu:
ate fiquei cansado só de ler este topico [bigsmile] ginasio e mais ginasio e depois não conseguem com as motos há aqui uns que ate choram e dizem "eu não aguento mais" [bigsmile]


Mauzinho :zum:


:mutley: :mutley:

haverá melhor treino que ter de meter uma moto de kick a trabalhar e ter de puxar por ela...... :music:

pessoalmente não encontro motivação para ginásios e afins....nem para pegar na bicicleta que até tem pneus novos :D

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


23 fev 2012 14:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Jarod Escreveu:


E ai pelos Algarves? O que se faz? Treina sozinho ou com o Ruben?


Eh pá!... Aqui pelos Algarves há um grande probema... Pelo Inverno faz um frio do caraças e no Verão está um calor que não se aguenta [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] Para mim não claro, sou tão pequenino e magrinho que passo pelo meio tanto do frio e da chuva como do calor.

Agora como estou a correr atletismo só faço corrida, cerca de 50km por semana, com treinos entre os 5 e 20km, conforme a prova seguinte. Nos dias de descanso faço bicicleta.

Já o Ruben, como é muito mais alto do que eu tem o tal problema. Não quer treinar comigo, diz que me pode dar um "trong mong" e depois ia sentir se culpado. Mas isso é desculpa ele tem é medo que eu me meta a andar mais do que ele [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

O treino só será em exagero se não se der tempo a recuperar do treino anterior, mas claro sempre dependendo das disciplinas e da fase de treino. Costumam dizer que o descanso é tão importante como o treino, eu digo mais, o descanso é mais importante que o treino porque se não treinares basta treinar bem para te meteres em forma e se não descansares vem o sobreteinamento e aí terás de parar longo tempo para recuperar um esgotamento físico e por conseguine psicológico. Na alta competição já há medicina para evitar isso, é considerado doping, mas isso é outro nível.

_________________
FFracing


23 fev 2012 19:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Florival Faria Escreveu:
Eh pá!... Aqui pelos Algarves há um grande probema... Pelo Inverno faz um frio do caraças e no Verão está um calor que não se aguenta [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] Para mim não claro, sou tão pequenino e magrinho que passo pelo meio tanto do frio e da chuva como do calor.

Agora como estou a correr atletismo só faço corrida, cerca de 50km por semana, com treinos entre os 5 e 20km, conforme a prova seguinte. Nos dias de descanso faço bicicleta.


O treino só será em exagero se não se der tempo a recuperar do treino anterior, mas claro sempre dependendo das disciplinas e da fase de treino. Costumam dizer que o descanso é tão importante como o treino, eu digo mais, o descanso é mais importante que o treino porque se não treinares basta treinar bem para te meteres em forma e se não descansares vem o sobreteinamento e aí terás de parar longo tempo para recuperar um esgotamento físico e por conseguine psicológico. Na alta competição já há medicina para evitar isso, é considerado doping, mas isso é outro nível.


Quem me dera ter esse "problema" que vocês têm com o clima ai no Algarve. heheh não me chateava nada! :D

Que borracha calça para aguentar tanta corrida?
Eu usava uns Asics Nimbus, mas agora comprei uns Nike FlyWire para experimentar... Vamos lá a ver se não me arrependo. Sempre fui Asics e sempre me dei bem a nivel de articulações.

O Ruben tem o Red Bull, não é possivel fazer exercicio contra ele. hehe :unibrow:

O ano passado quase estive em overtraining, abusava imenso e andava com a pancada de perder peso...havia dias que ficava para lá de morto e sem vontadinha para fazer nada.

Os musculos recuperam, regeneram, "crescem" é durante o sono, onde é segredada maiores quantidades da hormona de crescimento, por isso concordo plenamente quando diz que o descanso é mais importante que o treino. [wink]

_________________
XT600E Azulinha


23 fev 2012 19:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Jarod Escreveu:
Que borracha calça para aguentar tanta corrida?
Eu usava uns Asics Nimbus, mas agora comprei uns Nike FlyWire para experimentar... Vamos lá a ver se não me arrependo. Sempre fui Asics e sempre me dei bem a nivel de articulações.


Para correr tenho as Nimbus 13, para treinar tenho as Pulse 3 e Supernova Caushion. Gosto muito das Pulse, mas como ainda são novas não sei a fiabilidade.

Tive um problema com a Nike há uns 35 anos, na primeira semana abriram um buraco no sítio do dedo grande, fui reclamar e disseram me que eu tinha calçado sem meia e por isso não tinha direito a nada, coisa que não tinha acontecido, a partir daí nunca mais quiz Nike, nem conheço os modelos.

Quanto a mim a Nimbus é o melhor sapato tanto para correr provas longas como para treinar, Estão é muito caras 175€.

_________________
FFracing


23 fev 2012 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Florival Faria Escreveu:

Para correr tenho as Nimbus 13, para treinar tenho as Pulse 3 e Supernova Caushion. Gosto muito das Pulse, mas como ainda são novas não sei a fiabilidade.

Tive um problema com a Nike há uns 35 anos, na primeira semana abriram um buraco no sítio do dedo grande, fui reclamar e disseram me que eu tinha calçado sem meia e por isso não tinha direito a nada, coisa que não tinha acontecido, a partir daí nunca mais quiz Nike, nem conheço os modelos.

Quanto a mim a Nimbus é o melhor sapato tanto para correr provas longas como para treinar, Estão é muito caras 175€.


A mim sempre me disseram mal da Nike, mas desta vez achei os Nimbus feios para o preço que custavam...

Optei pelos Nike, mas como disse, sem confiança nenhuma...

Só vou exigir deles que me levem até ao fim da Meia Maratona de Setembro, se conseguirem já valeu... Mas sei que vou voltar aos Nimbus, foram o calçado mais caro que comprei na vida, mas também foram os melhores e mais eficazes. E o Florival pelos vistos concorda comigo... Afinal não percebe só de motas como muitos podem pensar! :unibrow: :D :unibrow:

Já ouviu falar do Vibram Five fingers?
http://www.youtube.com/watch?v=eM3L02zR84M

Será modernice? Ou faz mesmo sentido?
Aqui fica mais um video...
http://www.youtube.com/watch?v=7jrnj-7YKZE

Peço desculpa a alguns se isto for entendido como off-topic... eu acho um tópico interessante. Exercicio não é só para ser feito, é para ser bem feito... E o calçado dos pés é tão importante com os pneus da mota. :D

_________________
XT600E Azulinha


23 fev 2012 23:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Jarod Escreveu:

Já ouviu falar do Vibram Five fingers?

Peço desculpa a alguns se isto for entendido como off-topic... eu acho um tópico interessante. Exercicio não é só para ser feito, é para ser bem feito... E o calçado dos pés é tão importante com os pneus da mota. :D


Penso que isto não será considerado off tópico porque a corrida é a base da resistencia física e deveria ser a base de todo o desporto de competição e emquadra se perfeitamente no fortalecimento muscular, por conseguinte na prevenção de lesões.

Quanto ao chamado calçado minimalista, sinceramente não acredito. Os nossos antepassados nasceram para andar e correr descalços, mas nós já não, os nossos pés nunca foram habituados a isso. Há alguma gente a falar muito nisso e estudos realizados, as quanto a mim não passam de teorias. :stupid:

_________________
FFracing


24 fev 2012 21:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Pois, eu cá também estou bastante céptico... Especialmente por eu ser muito sensivel da planta do pé. E aquilo parece que qualquer pedrinha se sente, não me parece que seja para mim. :rolleyes:

E o custo é outro factor... Fazem um calçado super simples e básico, gastam pouquissimo material e cobram cerca de 120€€???? Estão a cobrar-se do quê? De terem descoberto que correr descalço é bom? Isso já eles fazem todos os dias na Etiopia e afins e não precisam do Vibram...

Enfim, vamos a ver como decorrem os estudos e acima de tudo se aparecem algum maluco nos Jogos Olimpicos com umas coisas daquelas calçadas... :unibrow:

_________________
XT600E Azulinha


25 fev 2012 09:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Fortalecimento Muscular Vs Prevenção
Jarod Escreveu:

Enfim, vamos a ver como decorrem os estudos e acima de tudo se aparecem algum maluco nos Jogos Olimpicos com umas coisas daquelas calçadas... :unibrow:


Aparecer até pode aparecer, eles correm descalços muito melhor correm com aquilo. Nascem e começam a correr descalços, tudo quanto é deslocações fazem nas a correr assim, é natural para eles.

A nossa cultura é precisamente ao contrário, se alguem de muito novo começar a habituar se é possível, mas atletas já habituados a correr com bons sapatos, não acredito, até porque aquilo segundo me parece exige uma passada diferente, atacar o chão com a ponta do pé, se bem que mesmo com sapatos normais já haja quem treine e corra assim.

De qq das formas ainda sou muito maçarico no atletismo para dar uma ideia certa, isto é apenas o que penso.

_________________
FFracing


25 fev 2012 19:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.