Trail Aventura
https://trailaventura.pt/

Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !
https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=110&t=15730
Página 1 de 1

Autor:  Lança [ 22 set 2010 15:44 ]
Assunto da Mensagem:  Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm

Autor:  RuiSpratley [ 22 set 2010 15:57 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Por acaso como ontem recebi a mota nova e fui ler ao manual se tinha alguma indicação de como fazer a rodagem e para minha surpresa nada. Normalmente nos 1os 1000km até à 1ª revisão o que faço é não esticar muito a mota. Como nesta não tenho conta rotações guio-me pela velocidade. Também tento alternar para evitar ir a uma velocidade constante.

Autor:  Rui Morgado [ 22 set 2010 16:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Paulo Lança Escreveu:
http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm



bastante curioso... :confused:

Autor:  Pedro Cabral [ 22 set 2010 16:11 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

ja conhecia ha muito... e muito controverso e largamente refutado :sabe:

Autor:  Careca [ 22 set 2010 16:20 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Pedro Cabral Escreveu:
ja conhecia ha muito... e muito controverso e largamente refutado :sabe:



Estive a ler o que o gajo diz... até tem a sua razao, tem lá bons argumentos.
Po exemplo...

Citar:
Nowadays, the piston ring seal is really what the break in process is all about. Contrary to popular belief, piston rings don't seal the combustion pressure by spring tension. Ring tension is necessary only to "scrape" the oil to prevent it from entering the combustion chamber.

If you think about it, the ring exerts maybe 5-10 lbs of spring tension against the cylinder wall ...
How can such a small amount of spring tension seal against thousands of
PSI (Pounds Per Square Inch) of combustion pressure ??
Of course it can't.

Autor:  Pedro Cabral [ 22 set 2010 17:06 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

eu sei tudo o que ele la diz faz muito sentido para um leigo como eu que percebe pouquissimo de motores, mas ja nos tempos na Busa quando pela primeira vez ouvi essa teoria alguem de mecanica argumentou contra... nao me perguntem exactamente o que foi estamos a falar a 7 anos :rolleyes:

por mim vou continuar a fazer o que diz nos manuais para nao perder a garantia - quanto mais nao seja porque as motas hoje em dia ligam-se ao computador e eles veem la tudo (velocidade maxima que atingimos, rotacoes maximas, regimes etc) :sabe:

Autor:  Florival Faria [ 22 set 2010 19:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Meus amigos, eu sei que vão dizer mais uma vez que sou maluco, mas deixem-se de teorias. A rodagem quanto a mim é uma utilização normal, simpesmente não convem puxar muito as primeiras mudanças nem andar muito tempo a fundo, nada mais e partindo do principio que é uma moto nova que não se conhece não se vai acelerar logo em bruto e isso é suficiente como rodagem.

Estão a ver nas corridas? Pois, no supercross por exemplo, os americanos chegam aos pavilhões e tem as motinhas novas em caixa, isto quando vem correr a Europa, só trazem suspensões, amortecedor e guiador, montam e a fundo dentro das pistas, é a rodagem :clapp: :clapp:

Antigamente é que os motores vinham muito justos e com um pouco mais de aquecimento agarravam, os oleos tambem não tinham a qualidade de agora, hoje em dia os motores já vem com as folgas necessarias.

Autor:  Lança [ 22 set 2010 19:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Nem mais :okkk:

Autor:  Careca [ 22 set 2010 19:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Florival Faria Escreveu:
Estão a ver nas corridas? Pois, no supercross por exemplo, os americanos chegam aos pavilhões e tem as motinhas novas em caixa, isto quando vem correr a Europa, só trazem suspensões, amortecedor e guiador, montam e a fundo dentro das pistas, é a rodagem :clapp: :clapp:




Aplica-se o mesmo nos carros de competiçao, há um membro do forum que pode falar... certo, zé?

Autor:  Pedro Cabral [ 22 set 2010 20:04 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Florival, certamente tens toda a razao no que dizes, sabes mais de mecanica aqui que todos nós, mas desde que ligaram a minha GSA a uma maquina e me mostraram graficos da minha utilização, rotação, etc passei a ter um bocadinho mais de cuidado com motas em garantia :D

Autor:  Florival Faria [ 22 set 2010 20:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Cabral, tens toda a razão, eu so digo o que a minha experiencia me ensinou, não estou de maneira alguma a dizer para fazerem isso, cada um faz o que acha melhor, de qq das formas tambem digo que fazer a rodagem como eles mandam nao faz mal nenhum, o motor pode é ficar mais atrofiado mas como as motas ja tem velocidade a mais e potencia de sobra não tem importancia. :okkk: :okkk:

Autor:  Pedro Cabral [ 22 set 2010 20:30 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

percebido 100% :okkk:

Autor:  Paulo Li [ 22 set 2010 21:21 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Eu faço meio meio, nos primeiros 250 kms vou andando e depois vou puxando gradualmente até rpm indicados no manual, dos 250kms / 500kms já vou puxando um pouco acima dos rpm indicados e nos 500kms / 750kms 3/4 das rpm e já considero feito :okkk:

O importante é não abrir bruscamente o acelerador, mas sim suavemente mesmo que passe dos rpm indicados no manual

Autor:  Paulo Machado [ 23 set 2010 07:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Rodagem num motor novo ? Como ? ....... The Hard Way !

Normalmente é não passar de um determinado número de rotações ou velocidade máxima... Na 800GS não convinha passar dos 100km/h, na KS a rotação máxima de rodagem dava para cerca de 180km/h.... Varia de mota para mota...

Página 1 de 1 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/