Data/Hora: 18 abr 2024 17:18




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
 Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :) 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 13 jan 2012 17:14
Mensagens: 51
Localização: Viana do Castelo
Mensagem Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
Bons dias a todos,

Já lá vai um tempinho desde que alguém apresenta uma viagem a Marrocos pelo que aproveito para por algumas questões à comunidade e mais tarde ir colocando atualizações daquela que espero venha a ser a minha primeira (e não última) viagenzinha de mota. :)

Para já posso adiantar que estou a pensar ir a Marrocos no final de Abril, início de Maio, numa viagem que durará à volta de 12/14 dias sendo que na volta ainda paramos um ou dois dias na Herdade do MotoExplorers em Alcácer do Sal, sítio que recomendo vivamente a toda a gente.

Já temos um grupo definido com 6/7 motas e 1/2 jipes pelo que acredito que nesse campo já esteja tudo preparado. Quantos aos hotéis também já temos as coisas orientadas.

O que eu gostava de saber a vossa opinião refere-se ao transporte inicial até Tarifa. Eu estava a pensar ir de carro com duas motas no reboque até tarifa e depois deixava a carrinha e o atrelado algures em Tarifa e já atravessava o ferry de mota. Alguém me sabe dizer se existe algum sítio no qual não haja qualquer problema em deixar a carrinha e o atrelado durante uma semana e meia?

Gostaria ainda de ouvir alguns dos vossos conselhos relativamente a este tipo de viagens no que diz respeito a equipamentos que devemos levar, ferramentas a incluir, etc... e, se possível, alguns conselhos a nível de organização de roupa, líquidos, etc... a transportar na mota. A viagem está planeada para ser maioritariamente por estradas "alcatroadas", mas é natural que depois lá optemos por andar mais por "pistas" de areia mas sem grandes abusos, tudo numa onda relax. As motas que irão serão na sua maioria BMWs GSs.

Fico a aguardar o vosso feedback e desde já obrigado :)

Abraço e votos de bons passeios,
Gonçalo Rendeiro

_________________
KTM 640 Adventure 2007 - What else? :)
Ex-KTM EXC 400 2001


24 jan 2012 17:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 13 jan 2012 17:14
Mensagens: 51
Localização: Viana do Castelo
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
Ora aí está o plano (até à data) da viagem:

29 de Abril - Sevilha/Tarifa/Tanger/Chefchaouen
293 km com 205 km de auto-estradas

30 de Abril - Chefchaouen/Volubilis(ruinas romanas)/Fez
216 km

1 de Maio - Fez/Zouala (perto de Er Rachidia)
345 Km

2 de Maio - Zouala/Merzouga (Erg Chebbi) (noite no deserto em bivuac)
131 Km

3 de Maio - Merzouga/Ouarzazate
363 km com 348 km

4 de Maio - Ouarzazate

5 de Maio - Ouarzazate/Ait Benhaddou/Telouet/Marrakech
29 km + 93 km + 133 km

6 de Maio - Marrakech

7 de Maio - Marrakech/Essaouira/El Jadida (Mazagão)
178 km + 256 km

8 de Maio - El Jadida/Larache
355 km

9 de Maio - Larache/Tanger/Tarifa Sevilha / Alter do Chão (Herdade do Monte Redondo)
649 km com 486 km de auto-estradas

Todas as sugestões de ajustes ao percurso serão bem vindas mas tenham em conta que para a maior parte das pessoas é a primeira viagem deste tipo, e que para alguns será uma das primeiras experiências em areia/terra, apesar de todos terem um ótimo espírito e estarem cheios de vontade de ir para lá.

Conforme já referi em cima, minha ideia seria ir de carro até Tarifa com a mota no atrelado para poupar as motas a kms de autoestradas desnecessários e o cansaço acumulado.

_________________
KTM 640 Adventure 2007 - What else? :)
Ex-KTM EXC 400 2001


24 jan 2012 17:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
Dá uma vista de olhos aqui : viewtopic.php?f=111&t=14799

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 jan 2012 18:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
gnrendeiro Escreveu:

Já temos um grupo definido com 6/7 motas e 1/2 jipes pelo que acredito que nesse campo já esteja tudo preparado. Quantos aos hotéis também já temos as coisas orientadas.

Gostaria ainda de ouvir alguns dos vossos conselhos relativamente a este tipo de viagens no que diz respeito a equipamentos que devemos levar, ferramentas a incluir, etc... e, se possível, alguns conselhos a nível de organização de roupa, líquidos, etc...
Gonçalo Rendeiro



Como vão 1 a 2 jipes usem e abusem das bagageiras, levem uma geleira das que se liga à tomada e encham de jolas, vão saber a oiro quando chegarem ao sul de Marrocos.

Enfiem todas as ferramentas, compressores eléctricos e câmaras de ar no jipe, evitem ao máximo andar com peso.

Se não tiverem grandes problemas orçamentais, levem um bom equipamento, que o casaco tenha protecções, seja muito confortável, seja MESMO impermeável e que seja fresco no deserto e simultaneamente quente para as temperaturas baixas.

Eu já rapei um frio do caneco e depois sofri com calor, um bom equipamento pode por isso fazer toda a diferença entre ir a gozar e ir a sofrer.

Se vão andar fora de estrada comprem umas botas, não é necessário que sejam de MX, mas que tenham o mínimo de protecção, uma calhausada numa canela ou num pé é o suficiente para Vos estragar a viagem.

gnrendeiro Escreveu:

O que eu gostava de saber a vossa opinião refere-se ao transporte inicial até Tarifa. Eu estava a pensar ir de carro com duas motas no reboque até tarifa e depois deixava a carrinha e o atrelado algures em Tarifa e já atravessava o ferry de mota. Alguém me sabe dizer se existe algum sítio no qual não haja qualquer problema em deixar a carrinha e o atrelado durante uma semana e meia?
Gonçalo Rendeiro


Mesmo antes de chegar a tarifa tens um hotel com parque de estacionamento atrás, é uma hipótese, eu já deixei também no parque de estacionamento que fica à frente da policia de Tarifa, não tive qualquer problema.

Citar:
mas é natural que depois lá optemos por andar mais por "pistas" de areia mas sem grandes abusos, tudo numa onda relax. As motas que irão serão na sua maioria BMWs GSs.


Evitem, vão se espetar, optem pelas pistas rolantes e deixem a areia para Portugal, onde se podem espetar à vontade que não vai dali mal ao mundo.

Mas segundo entendi são amigos da malta da motorXplorer, falem também com eles, são uns velhos batidos que conhecem Marrocos como a palma das mãos e podem dar preciosos concelhos.

_________________
;-)


24 jan 2012 18:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 13 jan 2012 17:14
Mensagens: 51
Localização: Viana do Castelo
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
Temos falado muitas vezes com o Luís Lourenço do MotoXplorers e ele tem-nos ajudado na organização da coisa. Os malhos em areia não me assustam muito, eu já caí muito em terra e areia com a cabra e foi preciso ir para o alcatrão para me magoar a sério numa estupidez, por isso alcatrão é algo que tento evitar.

_________________
KTM 640 Adventure 2007 - What else? :)
Ex-KTM EXC 400 2001


24 jan 2012 18:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
gnrendeiro Escreveu:
Temos falado muitas vezes com o Luís Lourenço


Não podes estar melhor encaminhado :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 jan 2012 18:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 13 jan 2012 17:14
Mensagens: 51
Localização: Viana do Castelo
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
Pedro BC Escreveu:
gnrendeiro Escreveu:

Citar:
mas é natural que depois lá optemos por andar mais por "pistas" de areia mas sem grandes abusos, tudo numa onda relax. As motas que irão serão na sua maioria BMWs GSs.


Evitem, vão se espetar, optem pelas pistas rolantes e deixem a areia para Portugal, onde se podem espetar à vontade que não vai dali mal ao mundo.


Eu quando falo em pistas de terra/areia são aquelas estradas de terra pisada e é para ir tranquilo até porque grande parte das motas irão com duas pessoas. Quando falas em evitar é por ser mais complicada a condução para quem não tenha experiência e possam haver quedas ou por serem estradas que têm muito movimento e que por isso se tornam perigosas para quem esteja menos "treinado"? É que dá-me ideia que em estradas destas uma queda sozinho não será nada problemático, pelo menos para mim que estou com ideias de levar todas as proteções e mais algumas :p. (capacete, neck brace, colete com cotoveleiras, caneleiras e botas de cross.

_________________
KTM 640 Adventure 2007 - What else? :)
Ex-KTM EXC 400 2001


24 jan 2012 18:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 13 jan 2012 17:14
Mensagens: 51
Localização: Viana do Castelo
Mensagem Re: Viagem a Marrocos 2012 - Procuram-se conselhos :)
Lança Escreveu:
gnrendeiro Escreveu:
Temos falado muitas vezes com o Luís Lourenço


Não podes estar melhor encaminhado :okkk:



Pois, eu sei. Eu já estive com ele no VaP (Volta a Portugal by Nomads) e já tinha estado antes. Ele é impecável e tem muitas rotas para GPS já pré-feitas para quem quiser passeios em PT e na Europa/Marrocos, principalmente. Para quem queira fazer algo mais "Hardcore", aconselho vivamente a verem o percurso do VaP.

Link para a etapa do ano passado:
http://www.nomadstrail.net/site/index.p ... pic=7340.0
Link para a etapa deste ano:
http://www.nomadstrail.net/site/index.p ... pic=8147.0

Aconselho todos a darem uma olhadela ao link do ano passado e a verem as fotos. Foi aqui no Minho e vale a pena. :)

_________________
KTM 640 Adventure 2007 - What else? :)
Ex-KTM EXC 400 2001


24 jan 2012 18:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.