Data/Hora: 29 mar 2024 07:58




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 57 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Introdução

No âmbito do projecto audiovisual RTW Project - que se propõe acompanhar uma expedição de motociclistas em tempo real – foi procurada formação na área de socorrismo, para complementar os conhecimentos dos participantes e permitir-lhes ter uma maior desenvoltura em situações de sinistralidade rodoviária, ou de viagem fora-de-estrada em locais com pouca ou nenhuma assistência.

Cedo se constatou que os modelos vigentes do curso básico de socorrismo não se revelavam adequados às necessidades específicas de motociclistas em expedição e seria necessária formação complementar, com um componente eminentemente prático, dirigido para uma utilização real no terreno.

Desta forma, foi elaborado em parceria com formadores da AMI, um workshop de socorrismo dirigido às necessidades específicas dos motociclistas, principalmente os que conduzem fora de estrada, em autonomia ou em locais de difícil acesso a assistência médica.

Estrutura do WorkShop

O WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições – consistirá em 16 horas de formação prática e teórica, dividida por dois dias (30 de Junho e 1 de Julho – sábado e domingo) – será realizado numa quinta particular na zona de Mem Martins – Sintra, com acesso a uma pista de Enduro, o que permitirá condensar a formação prática e teórica num único local e proporcionar condições para realizar exercícios com elevada aproximação a cenários reais.

Para além dos aspectos tradicionalmente focados em Cursos de Socorrismo – Exame da vítima, Suporte Básico de Vida, Choque, Hemorragia, Traumatologia, serão especialmente focados os aspectos relacionados com sinistralidade rodoviária (extracção de capacete, extracção de veículos ligeiros com recurso a chave de Rautek, rolamentos e levantamentos).

Serão ainda focadas técnicas mais afastadas do currículo normal dos cursos de socorrismo, com recurso a equipamento especifico, destinadas a um publico que pretende viajar em autonomia, em locais ermos ou onde a assistência média é pouco fiável – colocação de colares cervicais, utilização de torniquetes tácticos, abordagem ao grande trauma – hemorragias de difícil controlo, utilização de compressas modulares / hemostáticas.

Resumo

Datas – 30 de Junho e 1 de Julho

Das 10:00m até as 13h:00m – 14h:00m até as 19h:00m

Local – Quinta particular com pista de Enduro em Mem-Martins / Sintra (serão fornecidas coordenadas)

Preço – 55 Euros por pessoa.

Nota: Esta iniciativa não tem quaisquer fins lucrativos – o valor cobrado por pessoa destina-se exclusivamente ao pagamento dos honorários dos formadores e aluguer do espaço em questão.

Inscrições / Reservas

Nuno Sérgio Rente Dâmaso Gonçalves Simão

925 430 006

rtwvideo@gmail.com

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


15 jun 2012 08:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
porreiro, já ando à algum tempo para fazer um curso destes.

Tenho que me inscrever!

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


15 jun 2012 13:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 21:33
Mensagens: 203
Localização: Leiria
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Adorava ir
Mas tenho concerto dia 1!!!`Deixa-me ver se consigo organisar as coisas de maneira a ir.


15 jun 2012 19:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mai 2010 18:31
Mensagens: 55
Localização: Santa Maria de Avioso
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Excelente idéia, muitos parabéns.
É pena ser aí em baixo, viagens, estadia, etc, ainda é um esticão na carteira. Mas vamos ver se dá!
Que tal essa idéia aqui pelo norte???


15 jun 2012 23:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AventureirA
Avatar do Utilizador

Registado: 19 mar 2010 01:13
Mensagens: 54
Localização: Alcabideche/Cascais
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Haverá mais iniciativas destas?

É que as datas agora não dão, e é excelente.
obrigada

_________________
HB
----------------------
KTM950 Adventure
Susuki DRZ400e
uzuki GSX650R


17 jun 2012 01:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Por favor , coloquem as vossas questões ao Nuno :

Nuno Sérgio Rente Dâmaso Gonçalves Simão

925 430 006

rtwvideo@gmail.com

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 jun 2012 17:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 set 2011 13:57
Mensagens: 12
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Boas,

O meu nome é Nuno, e sou a pessoa a quem o Lança se refere neste post.

Como o Lança chutou a bola do workshop que vamos realizar aqui no fórum, vim cá dar uma saltada para falar sobre o assunto e possivelmente esclarecer algumas dúvidas -

Este Workshop aparece no âmbito de um projecto que estamos a desenvolver, que envolve uma expedição (apesar de ainda não ter sido divulgado publicamente em redes sociais e afins, algumas pessoas sabem do que se trata - como o Lança, Elbling, e outros membros mais activos nos fóruns).

Basicamente, é aquilo que leram no descritivo que o Lança postou - sentimos necessidade de aprofundar alguns conhecimentos de prestação de primeiros-socorros em contextos de acidente rodoviário e onde a assistência médica é duvidosa - inicialmente nem sequer pensávamos fazer um workshop aberto ao público, mas como muitas pessoas a quem descrevíamos o curso acharam a ideia interessante, e manifestaram vontade de participar - decidimos fazê-lo.

Logo abaixo desta mensagem, inseri um .jpg com o descritivo do Workshop, muito mais resumido e agradável á vista – desde já peço desculpa aos moderadores se a imagem não estiver de acordo com as regras do fórum em termos de dimensões , estejam á vontade para redimensionar / editar.

Queremos ter uma lista final de participantes o mais tardar até 2ª / 3ª feira, dia 26 – porque vai ser preciso enviar alguma documentação técnica aos participantes para estudarem antes do workshop (se quiserem, claro), enviar coordenadas, roteiro para o local e esclarecer duvidas de ultima hora – uma vez que não queremos estar a tratar destes assuntos em cima do joelho, na véspera do curso.

Assim, agradeço aos interessados que me contactem directamente para esclarecerem qualquer dúvida /fazer a inscrição – para evitar alguma confusão que possa ser gerada com a dispersão por fóruns, páginas de facebook, etc.

Cumprimentos a todos,



Imagem

_________________
Mind your thoughts, for they become words.
Mind your words, for they become actions.
Mind your actions, for they become habits.
Mind your habits, for they become character.

Mind your character,
For it becomes your Destiny.


20 jun 2012 16:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 04 jul 2011 10:51
Mensagens: 364
Localização: Amadora/Pico-Açores
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Excelente iniciativa! :okkk: Muito importante e algo que toda a gente devia, pelo menos, ter as noções básicas. A correcta assistência o mais precoce possível, pode fazer a diferença entre a vida e a morte, ou danos major em danos minor ou nenhuns.

Ainda este fim de semana fui vítima de uma queda e, a rápida intervenção dos meus companheiros provavelmente me poupou uma ida ao bloco operatório.

Gostava muito de ir mas, infelizmente, devido ao meu braço não vai dar... :(


20 jun 2012 17:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Já mandei email para me inscrever!

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


20 jun 2012 17:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mar 2010 20:08
Mensagens: 111
Localização: Lisboa
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Excelente iniciativa!
Gostava de ir mas vou estar fora. Mas parece que vai interessados para uma repetição noutra data!

_________________
BMW R1200GS 09 (ex- Honda Transalp 700 08, Honda Lead 100 07)


21 jun 2012 23:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Muito bem! Pena ser longe.
Um dia que se lembrem de apanhar uns ares saudáveis do Norte e fazer uma formação dessas têm aqui um cliente :thumbsup:

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


22 jun 2012 16:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Somos dois! Excelente iniciativa, mesmo!

Se vierem ao Norte ainda ofereço material de demonstração...algálias e sondas rectais...o Ricardo Teixeira diz que quer ser manequim :D :okkk:


22 jun 2012 16:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 ago 2009 15:21
Mensagens: 439
Localização: AVES/SANTO TIRSO
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
NunoBarbosa Escreveu:
Somos dois! Excelente iniciativa, mesmo!

Se vierem ao Norte ainda ofereço material de demonstração...algálias e sondas rectais...o Ricardo Teixeira diz que quer ser manequim :D :okkk:




:mutley: :mutley: :mutley: :mutley: :lol: :lol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol:

_________________
HUSABERG TE 250 100% Husability


22 jun 2012 16:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
JASUS! :ass:

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


22 jun 2012 17:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 set 2011 13:57
Mensagens: 12
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Boas, pessoal -

Venho aqui informar a malta do forum que começámos agora a encerrar as inscrições para o workshop de socorrismo - acabei de enviar o mail com programa mais detalhado, roteiro para chegar ao local e outros pormenores aos participantes confirmados.

Se ainda houver mais alguem interessado em inscrever-se, contacte assim que possivel via mail ou telefone - para os encaixarmos na lista e encaminhar detalhes do workshop em tempo útil.

Cumprimentos,

_________________
Mind your thoughts, for they become words.
Mind your words, for they become actions.
Mind your actions, for they become habits.
Mind your habits, for they become character.

Mind your character,
For it becomes your Destiny.


27 jun 2012 01:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
NunoBarbosa Escreveu:
Somos dois! Excelente iniciativa, mesmo!

Se vierem ao Norte ainda ofereço material de demonstração...algálias e sondas rectais...o Ricardo Teixeira diz que quer ser manequim :D :okkk:



Manequim não quer dizer boneco de prova ou de testes. Manequim é para as gajas :nhnhn:

Façam o curso ou cursos. Eu já tenho o SBV (Suporte Básico de Vida) e SAV (S. Avançado) mais o Mergulhador Socorrista :danc:

Se bem que nas nossas andanças e sem muitos materiais de socorro, mais vale ligar para o 112 e pedir ajuda urgente.

É verdade ... a malta anda muito mal equipada nas nossas aventuras. Eu levo o básico .. compressas, pensos, agulha de sutura, água oxigenada, alcool .. medicamentos ... mas na generalidade a malta leva .... NADA :stupid:


Se bem que no ano passado no Algarve, quando deixei cair a XR em cima do pé descalço, não tinha as agulhas comigo ... o Pedro e o Pais tiveram que me levar ao Hospital .. onde orgulhosamente e sem choros levei 10 pontos :D

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


27 jun 2012 13:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 abr 2011 23:20
Mensagens: 65
Localização: Maia
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Varanda Escreveu:
Muito bem! Pena ser longe.
Um dia que se lembrem de apanhar uns ares saudáveis do Norte e fazer uma formação dessas têm aqui um cliente :thumbsup:


+1

_________________
F800GS


27 jun 2012 21:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 set 2011 13:57
Mensagens: 12
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Boas,

Queria deixar aqui registado o agradecimento aos participantes, pela presença, boa disposição e empenho no workshop - que em muito contribuiu para um resultado final que penso ter sido bastante satisfatório.

André Cruz
Carlos Silva
Hugo Oliveira
Irene dal Maso
Nuno Elbling
Nuno Machado
Paolo dal Maso
Paula Pires (Paula Kota)
Paulo Figueiredo
Xavier Vasconcelos

Gostava também de agradecer á malta da MotoXplorers; deste forum e do Nomads (ao Lança, que chutou a bola sobre este assunto) - pela divulgação deste tópico.

Ao fim ao cabo, trata-se também de um gesto de confiança divulgar uma acção que nunca antes tinha sido tentada (tanto quanto sei, nunca tinha sido elaborado um workshop deste tipo) - apenas na base de que os organizadores vão fazer o melhor que podem e sabem.

Esperamos ter sido merecedores dessa confiança, e que os participantes tenham gostado - mais importante do que terem gostado, que tenham saído de lá um pouco mais bem informados e "apetrechados" em termos de conhecimentos para fazer face a alguma situação mais complicada que encontrem no terreno algum dia.

Prometemos manter-vos informados sobre o nosso projecto em curso (RTW Project) - e se houver interesse da comunidade neste tipo de iniciativas, é sempre possivel agarrar nas liçoes aprendidas com a realizaçao desta formação e fazer um Workshop 2.0

Um abraço,

Nuno

_________________
Mind your thoughts, for they become words.
Mind your words, for they become actions.
Mind your actions, for they become habits.
Mind your habits, for they become character.

Mind your character,
For it becomes your Destiny.


02 jul 2012 00:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Eu achei o curso extremamente interessante e bem estruturado, não só em termos das várias temáticas abordadas, mas também no modo como foi conseguido um bom equilíbrio entre a obtenção de conhecimentos teóricos e a prática dos mesmos, procurando desta forma garantir-se que as pessoas de facto saíssem de lá com a lição aprendida.

Da minha parte, apesar de inicialmente pensar que 2 dias inteiros seria muito tempo para dar o curso, a verdade é que no final todos nós gostaríamos de ter tido ainda mais tempo para praticar os conhecimentos obtidos. Isto porque este curso, ao contrário do normal curso de primeiros socorros vai um bocado além das manobras de suporte básico de vida (a vulgar respiração boca a boca), abordando cenários em que o INEM não está ao virar da esquina para nos apoiar e que por isso será por vezes necessário fazer alguns tratamentos que permitam tentar logo parar a situação crítica que o paciente possa ter.

Exemplos disso foram o tratamento de hemorragias, perfurações no tórax, tratamento de casos graves de alergias, situações de ossos partidos e outros.

Há que dizer que este tipo de cursos e informação obtida quanto a mim é de vital importância, pois isto é algo que poderá ser aplicado no dia-a-dia para apoiar a família, amigos e nós próprios e não só em situações da pessoa estar perdida no meio de áfrica.

Em resumo, fiz e recomendo a 100%!

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


02 jul 2012 08:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 18 mai 2010 22:44
Mensagens: 13
Localização: Lisboa
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Viva

Desde já quero agradecer a todos pelo excelente espirito de camaradagem. Os organizadores incutiram o espirito certo (pelo menos que eu gosto) ao workshop. Fui (ou fomos) muito bem recebidos. E para isso não é necessário top-models e flutes de champanhe. Logo de inicio senti-me como se estivesse em casa( e nem sequer conhecia ninguem daqui do forum). Estava ali para aprender. Aprendi e muito. Não estava á espera, de sair dali certificado (nem era esse o objectivo) , mas superou as minhas espectativas quer a nivel teórico quer a nivel prático. Conseguimos todos fazer os exercicios práticos (o que pessoalmente acho muito importante) desde vários papeis de socorristas dentro de uma equipa até à simulação de casos reais.

O empenho de todos em aprender e em aplicar correctamente os ensinamentos foi fantastico. Fiz de vitima algumas vezes e esse empenho notou-se bastante.

Não fazia a minima ideia de que utensilios havia para o socorro imediato, ou o que realmente deveria levar de viagem.

Um agradecimento especial ao formador pelo profissionalismo, paciencia e também por ter puxado por nós de forma a aprendermos mais e melhor!

Recomendo 100% e é uma pena se não se repetir... e se não conseguirem frequentar.


Cumps
Hugo Oliveira


02 jul 2012 09:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 jan 2012 11:14
Mensagens: 82
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Mais um na lista dos presentes :)

E ainda bem. Espero que o workshop se repita pois recomendo-o vivamente a quem se aventura em sítios remotos. Na prática, tal como foi dito pelo Ricardo Teixeira, um dos materiais fundamentais em socorrismo é mesmo o tlm. Mas caso não haja rede ou ajuda disponível é preciso estar preparado pois, em bom português, "as merdas acontecem".

Um obrigado especial aos formadores e ao dono da Quinta.

Para os meus colegas um obrigado pela disponibilidade. Espero que alguns percam algum peso pois isto de transportar motards politraumatizados inconscientes não é pera doce. :pum2:

Foi um fds bem passado.

_________________
Nuno
Ex-motard, agora com um Pajero de 1993 :-)
Anteriormente:
BMW R 1200 GS / VSTROM 650 / Piaggio MP3 250 / Piaggio X8 125


Editado pela última vez por mcnuno em 03 jul 2012 09:50, num total de 1 vez.



02 jul 2012 11:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 set 2011 19:43
Mensagens: 1
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Aqui vão algumas imagens do que foi feito no workshop. Mais tarde posso postar mais algumas mas, por agora aqui ficam estas para terem um ideia do que foi feito durante este fim-de-semana no Workshop SAS.

Queria agradecer a todos os participantes do workshop, pela disponibilidade dispensada e a forma descontraida como encararam os exercicios praticos.

Queria também agradecer ao Lança por ter ajudado a publicitar este evento.

Um abraço
Paulo

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


02 jul 2012 19:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mar 2010 20:08
Mensagens: 111
Localização: Lisboa
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
Dr.Livingstone Escreveu:
... e se houver interesse da comunidade neste tipo de iniciativas, é sempre possivel agarrar nas liçoes aprendidas com a realizaçao desta formação e fazer um Workshop 2.0



Faço já a pré-inscrição para o 2.0!

_________________
BMW R1200GS 09 (ex- Honda Transalp 700 08, Honda Lead 100 07)


03 jul 2012 08:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 mar 2012 02:02
Mensagens: 350
Localização: Cidade das Tripas
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
vquelhas Escreveu:
Varanda Escreveu:
Muito bem! Pena ser longe.
Um dia que se lembrem de apanhar uns ares saudáveis do Norte e fazer uma formação dessas têm aqui um cliente :thumbsup:


+1


Julgo que isto é bastante relevante. :study: Para não dizer essencial ou até mesmo obrigatório. :pum2:

Bora fazer um no norte?

_________________
Pois, é isso.
Mas no fundo no fundo... quero é andar de mota.

Alcatrão = Ligação


10 nov 2012 19:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 mar 2012 02:02
Mensagens: 350
Localização: Cidade das Tripas
Mensagem Re: WorkShop de Socorrismo para Motociclistas / Expedições
:cop: Nuno chamado à recepcioni! :study:

_________________
Pois, é isso.
Mas no fundo no fundo... quero é andar de mota.

Alcatrão = Ligação


20 mar 2013 16:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 57 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.