Data/Hora: 28 mar 2024 08:08




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Mensagens: 12
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Boa noite malta!

Como já disse na minha apresentação, eu tenho o objectivo de comprar uma KTM Adventure 990. Pela a análise que tenho feito ao mercado português já consegui concluir que é quase impossível encontrar um bom negócio... Se aparecer algum, o anúncio quase que desaparece no mesmo dia por serem tantos à procura do mesmo :D

Encontrei uns bons negócios no ebay.co.uk mas não me agrada muito a ideia de comprar uma moto sem a ver (suponho eu que haja malta a fazer isso, não sei!). Entretanto reparei que aqui ao lado em espanha parece existir um mercado enorme desse modelo.

E é agora que eu preciso dos vossos conselhos..

  • Vale a pena comprar em Espanha?
  • Aconselham a procurar em algum sítio específico?
  • Particular / Stand?
  • Quem comprou em Espanha, vocês foram ver a moto e vieram nela ou mandaram-na vir?
  • Existe algum site semelhante ao que encontramos no UK que nos permita ver se a moto tem algum empréstimo, acidente, etc.?
  • Em média quanto tempo demoram a legalizar uma moto? Eu sou de Coimbra mas pelo que entendi teria de tratar de muita papelada em Lisboa (ou onde haja uma estância aduaneira).

:help:

Desde já um grande obrigado pela paciência e peço desculpa por este testamento mas o bichinho já está implantado e não sai a bem :)


01 out 2013 23:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Eu também vou mandar vir uma em principio da França até porque tenho lá família e põe-me cá a mota sem grandes chatices e despesas. Já andei a ver como era para legalizar e já entrei em contacto com algumas agências.

Dou o exemplo de uma delas em que a legalização no total ficava em 550-600€ no máximo, mas só os honorários deles eram 350€! Já falei aí com algumas pessoas incluindo um membro do fórum que importou motas e ficou de me dizer o procedimento. Pelo que me foi dito não é nada do outro mundo e não se justifica deitar 350€ assim à rua.

Já ando a ver algumas, mas claro é sempre um bocado limitado ver só na França. Mesmo assim encontra-se facilmente preços 1500-2000€ abaixo do que cá naquilo que ando a ver.


02 out 2013 19:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Mensagens: 12
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Essa agência que mencionaste trata-te de tudo ou apenas da papelada?

Se te tratarem apenas da papelada tens uma alternativa muito mais económica.
arqui Escreveu:
Se não quiserem andar a preencher papéis e deslocações à alfandega e IMTT, por 150 euros, tratam de tudo, sem recurso a deslocações ou apresentação/teste. Tratei na Autodoc.

Eu liguei para a Autodoc à procura de informações e os honorários mantêm-se, cobram 150 euros e tratam-te da papelada toda. Testes sonoros, inspecções, etc, isso já terás de ser tu a tratar.


02 out 2013 20:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
pussas Escreveu:
Essa agência que mencionaste trata-te de tudo ou apenas da papelada?

Se te tratarem apenas da papelada tens uma alternativa muito mais económica.
arqui Escreveu:
Se não quiserem andar a preencher papéis e deslocações à alfandega e IMTT, por 150 euros, tratam de tudo, sem recurso a deslocações ou apresentação/teste. Tratei na Autodoc.

Eu liguei para a Autodoc à procura de informações e os honorários mantêm-se, cobram 150 euros e tratam-te da papelada toda. Testes sonoros, inspecções, etc, isso já terás de ser tu a tratar.


Esses da autodoc foram os que não me atenderam! Não te esqueças que a esses 150€ acrescenta-se o valor de todas as despesas. As agências que liguei tratavam de tudo, eu só precisava de chegar lá com os documentos da mota e a papelada necessária à sua legalização que eles davam o resto das voltas. Bem, mesmo assim de 150€ para 350€ a diferença ainda é grande.

O problema é que tal como disse o homem com quem falei eles muitas vezes levam esses preços mas depois por exemplo uma transferência de propriedade custa 50 e eles levam 60. Levam barato os honorários, mas cobram taxas por cada uma das outras coisas que fazem. O melhor é pedir-lhes uma espécie de orçamento do total da brincadeira para ter uma ideia e foi o que fiz. 550-600 no máximo dos máximos e ambas as agências para onde liguei disseram o mesmo e falaram nestes valores. Uma era ligeiramente abaixo, ia aos 525 mais coisa menos coisa.


02 out 2013 20:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Mensagens: 12
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Sim, esqueci-me de referir que os 150 euros pagam apenas os serviços deles, a isso acresce o custo da papelada toda. Mas isso das taxas é uma dica muito boa, não tinha noção!

Encontrei este site com alguma informação sobres os custos que poderás vir a ter na legalização. Não sei se ia precisar de pagar todos os valores que lá se encontram discriminados ou se existem outros que não estão lá indicados. Pelo que já entendi o COC é uma despesa que se pode evitar, as restantes não sei.

Depois hás-de-me dizer o nome dessas agências. Eu não sabia que forneciam esse tipo de serviço. Já vi que houve malta que em 2/3 dias já tinha a nova matrícula outros dizem que demoraram umas semanas, como não tenho grande disponibilidade para ficar em Lisboa à espera que o processo avance, recorrer a essas agências parece-me ser uma boa alternativa.


02 out 2013 21:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
pussas Escreveu:
Sim, esqueci-me de referir que os 150 euros pagam apenas os serviços deles, a isso acresce o custo da papelada toda. Mas isso das taxas é uma dica muito boa, não tinha noção!

Encontrei este site com alguma informação sobres os custos que poderás vir a ter na legalização. Não sei se ia precisar de pagar todos os valores que lá se encontram discriminados ou se existem outros que não estão lá indicados. Pelo que já entendi o COC é uma despesa que se pode evitar, as restantes não sei.

Depois hás-de-me dizer o nome dessas agências. Eu não sabia que forneciam esse tipo de serviço. Já vi que houve malta que em 2/3 dias já tinha a nova matrícula outros dizem que demoraram umas semanas, como não tenho grande disponibilidade para ficar em Lisboa à espera que o processo avance, recorrer a essas agências parece-me ser uma boa alternativa.


Amanha já procuro os nomes e escrevo aqui. O COC é obrigatório agora das duas uma ou a mota vem com ele, isto é, pedes antes de concretizar a compra, ou tens mesmo que o pagar. A treta do CO2 nunca tinha ouvido falar. Acho que estão a fazer confusão com o teste de emissão de ruído que era feito no Lab. Nacional de Engenharia Civil (Av. de Brasil em Lisboa), mas deixou de ser feito lá. Agora pelo que me disseram caso tenha que ser feito esse teste o mais perto de Lisboa que há é em Santarém. Também pelo que me disseram só é feito em motas mais antigas, raramente o pedem em motas recentes.

2/3 dias duvido muito que consigam ter a matricula, porque há um destes passos que demora 4 a 5 dias uteis a ser tratado pelo imtt. Não sei em qual das etapas é, mas foi o que o homem da agência me disse. Ele falou-me em cerca de 2 semanas para conseguir a legalização, caso corra tudo nos conformes. Claro que neste tempo não andas com a mota.

Mais coisas importantes! Caso compres no stand tem que vir com factura. Só não precisa de factura se for comprada a um particular. Em relação ao transporte caso seja feito por uma empresa precisas da factura do transporte e da CRM (penso que seja isso) que segundo o homem é a guia de transporte. Isto serve para justificares à alfandega como é que a mota chegou cá. Só não precisas da factura se tiveres uma carrinha ou carro com reboque ou algo do género e escreves uma declaração como transportaste a mota no veiculo tal e anexas a fotocópia dos documentos e da carta verde.

Pergunta lá o custo total da brincadeira nesses tais que levam 150€, porque esse preço não é nada! Se não levarem mais taxas nem nada do género que se lixem os 150€, porque poupam-me muita volta e muito tempo perdido. 350€ como me pediram a mim é que já é um caso mais complicado!


02 out 2013 22:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Mensagens: 12
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
jpedromr Escreveu:
A treta do CO2 nunca tinha ouvido falar. Acho que estão a fazer confusão com o teste de emissão de ruído que era feito no Lab. Nacional de Engenharia Civil (Av. de Brasil em Lisboa)

Pois, também não entendi o que querem dizer com isso, assumi que fosse algum teste que fizessem juntamente com o teste do ruído. Quando liguei para a Autodoc, a funcionária que me atendeu disse que a moto não precisava de fazer o teste do ruído por ser um modelo recente (2007/2008). Só tinha era de ter o certificado de conformidade (COC).

Agora pelo que já foi dito neste tópico, ainda não consegui perceber se realmente precisas ou não de fazê-lo.
JaimeX Escreveu:
não percebo nada disto, mas sei de 3 situações todas com BM's que mesmo com o COC tiveram de fazer teste do ruido.

uma veio de espanha e trouxe o COC, a outra do UK e também trouxe, uma outra também veio do UK, mas pagou o COC cá em portugal.


Esta semana vou tentar ligar novamente à Autodoc e aviso assim que tiver novidades.


02 out 2013 23:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Em principio não é mesmo preciso fazer isso. Pelo que percebi só é preciso se eles se lembrarem. Olha,acabei de procurar motas na espanha e ainda são mais baratas do que na França! Espetáculo!!! :mutley:


03 out 2013 06:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Mensagens: 12
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Opá esquece os telefonemas para a Autodoc, qualquer questão que tenhas envia um email. São muito eficazes! Esperei apenas uns minutos até obter uma resposta.

Citar:
os custos são os seguintes:

ISV 96
Serviço 150
Taxas IMTT 45
Registo 85

Documentos necessários:
- livretes da mota
- certificado de conformidade
- documento de prova de compra da mota (factura ou declaração de venda, se particular)
- prova da chegada da mota a Portugal (seguro, se veio a circular ou documento de transporte e respectiva fatura se veio de camião)

NOTA MUITO IMPORTANTE: verifique se essa mota tem certificado de conformidade no país onde comprar a mota, porque existem muitas que não têm porque são motas para moto-cross e essas têm custos mais elevados (inclusive teste de ruído) e têm de ser montados diverso equipamento para que fique dentro da legislação para poder circular em estrada.

O IVA só terá de ser pago se tiver menos de 6000 km.

jpedromr Escreveu:
Olha,acabei de procurar motas na espanha e ainda são mais baratas do que na França! Espetáculo!!!

Ainda voltamos os 2 montados nelas! :vrumm:


03 out 2013 10:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
pussas Escreveu:
Opá esquece os telefonemas para a Autodoc, qualquer questão que tenhas envia um email. São muito eficazes! Esperei apenas uns minutos até obter uma resposta.

Citar:
os custos são os seguintes:

ISV 96
Serviço 150
Taxas IMTT 45
Registo 85

Documentos necessários:
- livretes da mota
- certificado de conformidade
- documento de prova de compra da mota (factura ou declaração de venda, se particular)
- prova da chegada da mota a Portugal (seguro, se veio a circular ou documento de transporte e respectiva fatura se veio de camião)

NOTA MUITO IMPORTANTE: verifique se essa mota tem certificado de conformidade no país onde comprar a mota, porque existem muitas que não têm porque são motas para moto-cross e essas têm custos mais elevados (inclusive teste de ruído) e têm de ser montados diverso equipamento para que fique dentro da legislação para poder circular em estrada.

O IVA só terá de ser pago se tiver menos de 6000 km.

jpedromr Escreveu:
Olha,acabei de procurar motas na espanha e ainda são mais baratas do que na França! Espetáculo!!!

Ainda voltamos os 2 montados nelas! :vrumm:


Montado nao digo, mas na "minha" carrinha cabem 2 dentro e mais 3 no reboque. Ainda se dividia despesas de transporte e tudo. Logo vou ver melhor o que ha la a ver se me interessa alguma coisa. Na frança ja tenho uma escolhida, agora e comparar a ver o que compensa mais!


03 out 2013 11:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 19 set 2013 22:58
Mensagens: 12
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
jpedromr Escreveu:
Montado nao digo, mas na "minha" carrinha cabem 2 dentro e mais 3 no reboque. Ainda se dividia despesas de transporte e tudo. Logo vou ver melhor o que ha la a ver se me interessa alguma coisa. Na frança ja tenho uma escolhida, agora e comparar a ver o que compensa mais!

Sem problema nenhum e com todo o gosto mas, tem de haver sempre um MAS, infelizmente tu já estás muito mais adiantado do que eu!
Eu ainda estou no início de tudo!! E o mais ridículo é que nunca experimentei nenhuma! :shi:

Sim um bocado exagerado da minha parte começar tão cedo e ainda por cima começar pela parte final mas preciso de saber que a importação é uma hipótese. Senão tenho de tirar esta ideia da cabeça porque cá dificilmente encontro esse modelo a preços tão bons...


03 out 2013 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 14 jan 2011 22:39
Mensagens: 113
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Já fui buscar 2!

:vrumm: :vrumm:

Vou de avião e venho a rolar. A desculpa perfeita para poder andar de mota.

:friends:


24 fev 2014 16:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 03 fev 2014 11:22
Mensagens: 81
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Alguém que o tenha feito recentemente disponível para dar umas dicas?

Os testes de ruído são ou não necessários?! Tendo o COC, irá evitar isto?

Ando com ideias de ir buscar uma moto para enduro e fora de portugal os preços são mais convidativos..


25 nov 2014 14:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 08 abr 2015 14:17
Mensagens: 1
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Estou prestes a ir a Espanha buscar uma nova montada... nova? Semi-usada, vá!
Alguém com experiências recentes que possa partilhar informações para descansar as minhas preocupações que tudo ainda se mantem como descrito aqui no forum?


21 abr 2015 08:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 24 jun 2014 19:18
Mensagens: 11
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Um desemterro deste topico :P

Alguem conheçe ou utilizou o serviço destes amigos?

importmycar.com

Qual o feedback?


30 jul 2016 18:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
Ando a apontar para importar uma, lá para dezembro/janeiro :)

tenho de ver ainda qual, ando já a ver alguns modelos bem engraçados.


14 ago 2016 13:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: IMPORTAR MOTA DA UE - ACTUALIZADO 07/03/2013
já alguém importou este ano? como existiram alterações no final de 2015.

em principio vai ser uma Vstrom 1000, vamos lá ver :)


20 set 2016 14:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.