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 Amitié 2013 
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Mensagem Amitié 2013
Já começou o Raid LÁmitié 2013!

Primeiras informações:

-Le 1er Mai-----Vérifs Techniques à Dakhla
-Le 2 Mai--------Départ de Dakhla
-Le 11 Mai-------Arrivée à Marrakech
-Le 11 Mai-------Remise des Prix
-Le 12 Mai-------Départ de l’Hôtel

Toca a aquecer os motores!

Este primeiro post passa a ter informação actualizada sobre a participação portuguesa no Raid 2013.
Actualizado a 10/04/2013

Fórmulas e preços:

As inscrições estão fechadas. No entanto, nos últimos anos tem sido possível fazer inscrições de última hora, contactem-me por mp se o pretenderem.

Participantes e Inscrições

1 - Luis Lourenço - KTM 525 RS Works
2 - Rui Sanches - KTM 500 RS Works ;D
3 – Paulo Carvalho - KTM 530 EXC
4 – José Garcia - KTM 525 EXC
5 – Alexandre Lopes - KTM 450 EXC
6 – João Lopes – KTM 525 EXC
7 – João Carvalho – Kawasaki KX 450
8 – José Narciso / João Rodrigues – Toyota Land Cruiser VX

Na Organização:

António Forte / Ricardo Cardoso - Mitsubishi Strakar



Datas e percurso:

29 Abril - Marrakech (carregamento motos)
30 Abril e 1 de Maio – Viagem para Dakhla
2 Maio – Dakhla - Dakhla
3 Maio – Dakhla - Bivouac
4 Maio – Bivouac – Layounne
5 Maio – Layounne - Layounne
6 Maio – Layounne – Tantan Plage
7 Maio – Tantan Plage - Icht
8 Maio – Icht – Gué Jeff (bivouac)
9 Maio – Gué Jeff – Zagora
10 Maio – Zagora – Ouarzazate
11 Maio – Ouarzazate - Marrakech e jantar de entrega de prémios


Documentos obrigatórios:

- Passaporte com validade mínima de 6 meses
- carta verde com assistência em viagem e extensão territorial para Marrocos
- Carta de condução
- Documento único do veículo

Equipamento obrigatório no veículo ou com o piloto

- leitor de road book
- odómetro
- autonomia de combustível para 250 km
- bússola
- mapa de Marrocos
- 3 very lights (*)
- manta de sobrevivência
- fósforos ou isqueiro
- lanterna de preferência com flash para zonas desérticas
- 5 litros de água
- GPS
- telemóvel com roaming

* Os very-lights são um item difícil de arranjar em Portugal devido à legislação apertada, tratem de os obter com tempo.

Equipamento recomendado

Na mota

- Para os furos, nada melhor que umas mousses, mas se não houver budget que chegue para tal, os furos são frequentes de forma que convém levar câmaras de ar, remendos, bomba de ar, desmontas... ou sprays e muita fé que resulte...
- Abraçadeiras de serrilha e fita americana, para prender tudo e mais alguma coisa.
- Ferramenta da mota, as peças que considerem mais passíveis de avaria, e uns parafusos mais usuais (saltam muitos! ;D)
- Barras energéticas, frutos secos ou nougats, qualquer fonte de açúcar e calorias, além da água obrigatória.
- Mesmo que esteja calor, levem um polar ou mesmo um blusão quentinho na aranha, é que é fácil ser-se apanhado pela noite e o frio é muito!
- A aranha, ou o que levarem como fixação de bagagem à mota, onde levam tudo o que se falou e mais o que vocês se lembrarem, deve ser muito bem testado antes do Raid, nada pior que termos que parar sucessivamente para desenrascarmos à pressa a bagagem que está quase a cair, ou pior, já caiu e não demos por ela... Lá por baixo, é trágico...
- Máquina fotográfica: não se esqueçam mesmo, é que há sempre uma oportunidade para tirar uma foto ou fazer um pequeno filme e se não o pudermos fazer ficamos chateados


No piloto

- Camel back, leva-se parte da água obrigatória e dá jeito para matar a sede que às vezes aperta nas etapas mais ‘quentes’
- Levem protecções efectivas, o capacete e as botas de cross são obrigatórias pelo regulamento, claro, mas o neck brace, o colete e as joelheiras é como se o fossem também.
- O capacete, recomendo um de cross com óculos, nas tempestades de areia ou mesmo só com poeirada faz muita diferença!
- Óculos escuros e uns segundos óculos de cross com viseira escura, porque o reflexo do sol na areia quase nos cega...
- Frontal (substitui a lanterna obrigatória)
- Protector solar, labial, de insectos e tampões para os ouvidos, eu não dispenso
- Alguns euros ou dirhams na carteira
- Bolsa à prova de água para documentos. Podem-se apanhar grandes molhas no Atlas e ter o passaporte dissolvido em água é mau...


No saco da roupa (que leva a organização)

Para o campismo...


- tenda e saco-cama (obrigatório para os bivouacs no deserto)
- colchão confortável (temos espaço, mas não vale levar um Molaflex...)
- uma almofada (uma fronha para encher com roupa é uma boa solução)


Roupa...

- Não vale a pena levar muita, (não há jantares de gala...) mas sabe bem chegarmos ao fim da etapa e depois do banho vestir e calçar alguma coisa quente e confortável


Farmácia

Levem algum medicamento que possam precisar e seja menos usual, Ultra-levure também pode fazer falta, agora tudo o resto (anti-inflamatórios, anti-piréticos, ligaduras, Betadin...) se quiserem levem mas os médicos andam carregados disso e oferecem amiúde até quando não precisamos...

Comida

Além de alguns alimentos energéticos que se devem levar na mochila, levem algumas conservas para os dias de bivouac desert. Também podem comprar alimentos mais frescos por lá.


Na mala das ferramentas (que leva a organização)
(dimensões: 80x45x32cm)
Escolham o que acharem que devem levar. Os profissionais do Raid trazem tudo nesta mala. Para dar alguns exemplos:

- Óleo com fartura e bacia para o mudar
- Balde e produtos para lavar o filtro de ar
- Transmissões completas (e mudam!)
- Ferramentas completíssimas, até máquinas de soldar se vêem!
- Peças, muitas peças
- Sei lá que mais...

Eu acho que não vale a pena levar muita coisa, mas ficar a meio do Raid porque não têm um rolamento que gripou, é aborrecido.


Pneus

A organização transporta por concorrente dois pneus ou rodas completas. Eu levo montados uns novos e se os derreter compro no camião de pneus que segue o Raid. Levo também uns raios sobresselentes.


Outras informações sobre o Raid

Classificações

O Raid não é uma prova cronometrada, a classificação é dada pela distância percorrida, sendo que tem melhor classificação quem efectue o número de quilómetros mais aproximado com o indicado no roadbook (na componente competitiva, isto é, excluem-se as ligações)
A Organização aceita como contadores quilométricos válidos os originais das motos, ICO, IMO ou equivalente, desde que não editável ou azerável.
É possível comunicar à organização um coeficiente de correcção, se soubermos qual o desvio do nosso odómetro. No entanto, este desvio só é conhecido com precisão depois de o compararmos com a calibração dos roadbooks fornecidos pela organização, que inclusivamente podem variar de etapa para etapa.

Existem penalizações várias:

- Pela diferença entre a distância percorrida indicada no odómetro e o total da etapa no roadbook
- Atraso no controle de partida (no briefing do dia anterior à etapa é dada uma hora de partida e define-se uma janela normalmente de 45 minutos de tolerância). Cada concorrente sai à hora que desejar dentro dessa janela.
- Falha de um controlo de passagem
- Chegada fora do tempo limite (normalmente coincidente com a hora do pôr-do-sol)
- Perda do cartão de controlo
- Em algumas etapas há um sector especial que só pode ser feito por quem chegue ao penúltimo controlo antes de uma determinada hora. Caso contrário é indicado ao concorrente um percurso alternativo, normalmente por alcatrão, até ao bivouac do dia, penalizando fortemente. Nas últimas edições estas ‘especiais’ foram decisivas para se conseguir uma boa classificação.


Navegação

A navegação é uma componente muito importante no Raid. Claro que se pode optar por seguir outros concorrentes ou fazer grupos em que só alguns navegam, mas perde-se muito do interesse ao descartar a navegação.
Para navegar em condições adequadas é preciso ter um leitor de roadbook, odómetro e GPS.
O leitor de roadbook pode ser eléctrico ou manual. O eléctrico é mais confortável, rápido e seguro, o manual é mais barato e fiável. Nas últimas edições temos tido condições especiais na aquisição dos roadbooks eléctricos da f2r, cortesia do Tomaz Pessanha.

O odómetro deve ser ajustável, isto é, quando as distâncias indicadas no roadbook e no odómetro não coincidirem temos de alterar o valor do odómetro. Só assim poderemos efectuar uma navegação eficiente. Pode-se navegar com um odómetro não ajustável azerando-o em cada parcial do roadbook, mas é uma opção pouco eficiente. Se o odómetro for calibrável não temos de o corrigir com tanta frequência.

O GPS é necessário em caso de nos ‘perdermos’ relativamente ao conteúdo do roadbook, e também para nos dar o rumo em graus. O rb por vezes indica-nos para onde seguir por um rumo em graus, normalmente quando rolamos fora de pista sem pontos de referência ou quando em situações de pistas múltiplas este dado pode ser uma ajuda à decisão.

A organização fornece um considerável número de waypoints (wp) por etapa, o que nos permite retomar o percurso correcto em caso de nos perdermos na navegação a roadbook. Os wp podem ser carregados de um pc, pelo menos para GPS Garmin. Ainda para GPS Garmin, os pontos vêm já agrupados em routes, de forma que é só activar a route da etapa e parametrizar o gps para transições offroad automáticas e assim o gps vai-nos indicando o próximo ponto automaticamente. Mas atenção que seguir os wps não é suficiente para navegar, tem mesmo de se seguir as indicações do roadbook.

O rb este ano é-nos fornecido em rolo, portanto não temos de colar folhas.

Queria deixar aqui bem claro que neste Raid a condução não pode ser exclusivamente baseada no rb, temos de navegar também à vista! Isto porque os perigos muitas vezes não constam no rb! Como exemplo, um perigo de nível 3 (o mais alto) do Dakar não constava no rb do Raid.


Briefings

No dia anterior a cada etapa é efectuado um briefing em francês. Nesse briefing são comunicadas informações importantes para a etapa seguinte, por exemplo alterações ao roadbook, aos controlos e aos horários.


Bivouacs desert

Este ano há dois bivouacs desert, entre Dakhla e Layounne (2ª etapa) e no Gué Jeff (7ª etapa). À partida para estas etapas temos de entregar no camião 4x4 um pequeno saco com comida para o jantar e pequeno-almoço e o nosso material de campismo. Não se pode levar roupas, ferramentas, etc., são muito rigorosos quando recebem o material.

Transporte de material pela organização

A organização transporta por estrada a cada concorrente em moto ou quad um saco com roupa (pode ser um saco desportivo grande), um mala para peças com dimensões 80x45x32 (ou também podem ser duas malas Touratech, p.ex.) e duas rodas completas ou pneus. Excepto nas etapas bivouac desert.


Alimentação

Os pequenos almoços e jantares são fornecidos pela Organização (excepto nas etapas bivouac-desert) e normalmente são de boa qualidade. Os almoços são por conta própria. Levem uma bucha dentro da mochila mas normalmente até há tempo para parar para comer numa vila.


Dormidas

Para quem vai na fórmula courte light (este ano todos) a dormida é em tenda própria em lugar indicado pela organização normalmente junto ao hotel ou camping onde fica instalada a caravana do Raid. Há sempre um espaço destinado para duches e casas de banho do pessoal acampado. No primeiro e último dias (Dakhla e Marraqueche) há hotel para todos.


Assistência médica e repatriamento

O Raid tem várias equipas de médicos nas pistas em 4x4 e assegura o repatriamento de acidentados graves.

Desistências (definitiva ou por etapas)

Qualquer participante pode desistir numa etapa do Raid por avaria mecânica, cansaço ou qualquer outro motivo sem ser desclassificado do Raid, fica apenas com a penalização de não ter efectuado parte da etapa. Pode também ‘passar’ uma ou mais etapas. A organização garante o transporte dos concorrentes e das motos ou quads para o início da próxima etapa que não seja bivouac-desert. No caso de desistência definitiva é garantido o transporte até Marraquexe.

Assistência mecânica, carros vassoura e transporte das motos avariadas

A organização dispõe de assistência mecânica no carro-vassoura, que tentará resolver avarias e manter os concorrentes em prova. Caso não seja possível reparar a moto ou quad, veículo e concorrente serão transportados no carro vassoura até ao fim da etapa.

Concorrentes atrasados e regras de seguimento

Em caso de avaria ou atraso, o regulamento é muito rigoroso na obrigação estrita que todos os concorrentes têm de seguir as indicações e ordens dos colaboradores do Raid. Normalmente quando um concorrente é apanhado pelo carro vassoura tem de o seguir de perto até ao fim da etapa. Se não o conseguir será ‘carregado’ no carro-vassoura. Qualquer desobediência implica a expulsão do Raid e a desobrigação da Organização de manter o vínculo que tinha com o concorrente. Esta regra pode parecer um pouco dura mas é a contrapartida de estarmos integrados numa estrutura e não irmos por nossa conta, onde as decisões são nossas.


Utilização dos very-lights

- Em caso de alguém estar perdido e precisar que seja acionada uma busca deve

1 - Ler calma e cuidadosamente as instruções do very-light
2 - Esperar pela noite
3 - Disparar um pára-quedas
4 - Esperar 30 minutos e disparar outro pára-quedas
5 - Manter num local o mais elevado possível uma luz visível nos 360º. Se for um frontal ou uma lanterna direccional deve ser rodado nos 360º frequentemente. Pode-se também fazer uma fogueira se houver condições para tal, a gasolina da mota pode ajudar, mas muita atenção às situações de stress em que por vezes se descura a segurança!
6 - Antes de começar a clarear disparar o 3º pára-quedas

Os pára-quedas podem ser substituídos por fachos de mão. Neste caso é muito importante que sejam empunhados num sítio o mais alto possível. A sua eficácia é no entanto muito mais reduzida. Ao procurarem um sítio mais alto não descurem a possibilidade de não conseguirem voltar ao ponto onde têm a mota, levem sempre o GPS! Levem pilhas para o GPS funcionar sem a alimentação da mota!

Os fachos de mão são praticamente inúteis durante o dia. Já os pára-quedas podem ser disparados de dia mas a sua eficácia muito reduzida em termos de visibilidade e localização. Só em caso de extrema urgência médica se devem utilizar.

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Editado pela última vez por paulo carvalho em 11 abr 2013 15:03, num total de 1 vez.



12 out 2012 22:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
30 horas de conduçao! :waiting:

http://www.viamichelin.pt/web/Itinerair ... eConso=5.6

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13 out 2012 11:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
e depois acaba em marrakech... teoricamente tenho que ir buscar o carro (se for o caso) a dakla?

mais 1 500 km para cada lado?

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Mensagem Re: Amitié 2013
joaodias Escreveu:
e depois acaba em marrakech... teoricamente tenho que ir buscar o carro (se for o caso) a dakla?

mais 1 500 km para cada lado?

http://www.viamichelin.pt/web/Itinerair ... eConso=5.6" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;



Pois é, se for como nos anos anteriores, a trupe portuguesa deixa as motas na partida e vai logo deixar carros e reboques ao hotel de chegada e de pois regressa de taxi partilhado. No próximo ano parece-me demasiados Quilómetros, vamos ver que valores se arranjam para enviar motas para França e regresso, assim as motas iriam com a organização e pilotos de avião.


13 out 2012 16:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Vai haver uns vôos charter de Marrakech para Dakhla para levar os participantes do Amitié.
Quanto ás motas, teremos que a enviar via França com a organização.
Só teremos que arranjar vôos de ida e volta para Marrakech!

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13 out 2012 17:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Onde andas a ler isso tudo?

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13 out 2012 19:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
No forum da AIO!
http://aio-france.forumactif.org/

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14 out 2012 19:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Ja há novidades no site!
Preços e percurso!

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23 out 2012 18:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
paulo carvalho Escreveu:
Ja há novidades no site!
Preços e percurso!

:pop) :unibrow: =:) :friends:

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Pois, é isso.
Mas no fundo no fundo... quero é andar de mota.

Alcatrão = Ligação


23 out 2012 19:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Inscrição prova: 1000 Euros
Inscrição AIO: 50 Euros
Transporte piloto e mota de Marrakech-Daklha: 350 Euros
Obrigatório uso de Spot2: 320 Euros com serviço de localização
Transporte de ida e volta Marrakech:300 Euros

Saida 28/04 Portugal, Saida 30/04 de Marrakech, Inicio Prova 02/05 Daklha, Fim prova 11/05 Marrakech, Chegada a Portugal 13/05

15 dias, 2000 Euros de inicio

Objectivamente, está resumido. Só depois de aceitar isto,é que pode pensar em avançar.

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24 out 2012 10:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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BOB o Aventureiro
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Mensagem Re: Amitié 2013
Fora o €€€€ para preparar a mula e uma revisão mais profunda :stupid:

Eu a ir, vou rever os amortecedores. Drama é o preço.

Deixa ver como é que os Cabrões do Governo e a Troika deixam o Pais.

Se for mais um pobre neste oceano, obviamente não vou poder ir :flush:


O LL é que pode começar a negociar um pacote para os Tugas em Crise com o JMS :zum:

Alguém com criatividade consegue elaborar uma solução para 1.200km de Marrakech - Daklha (700 € carailho )

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24 out 2012 16:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Este vai ser brutal, mas infelizmente mais carote...

Acho que vou adiar mais um ano... :confused:

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CumprimenTTos,

Luís Caetano


31 out 2012 11:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Luís Caetano Escreveu:
Este vai ser brutal, mas infelizmente mais carote...

Acho que vou adiar mais um ano... :confused:

:cachaço: :(


31 out 2012 11:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Luís Caetano Escreveu:
Este vai ser brutal, mas infelizmente mais carote...

Acho que vou adiar mais um ano... :confused:


Não posso estar mais de acordo, este sim deve ser uma coisa extraordinária.

Mas muito mais carote e em ano que o bom senso dita aperto financeiro.

Mas por ser tão brutal ainda não descurei totalmente a hipótese, sempre e quando haja a hipótese de enviar a moto de uma forma muitíssimo mais económica do que a que está em cima da mesa (envio via França para a AIO). Ando a estudar uma alternativa, a ver vamos.

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;-)


31 out 2012 12:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Pedro, vê se consegues desconto de frota :lol:

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Mensagem Re: Amitié 2013
A minha AT anda com vontade de participar...

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Mensagem Re: Amitié 2013
João Coimbra chamado à recepção... :D :help:


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Mensagem Re: Amitié 2013
Mais AT, não! Por favor! :crybaby:

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Mensagem Re: Amitié 2013
Sérgio Sequeira Escreveu:
A minha AT anda com vontade de participar...


E tu ? queres sofrer ? começa a treinar no duro [:p]

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06 nov 2012 13:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Essas ideias romanticas de GS's, AT's e afins, são isso mesmo, ideias romanticas. Quando sentirem o peso no lombo, dunas de areia fofa, calhauzada de meia noite, motas a desfazerem-se com a trepidação ao longo de 100, 200, 300 até 500 kms, choram.

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06 nov 2012 14:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
gustavo.ramos Escreveu:
Essas ideias romanticas de GS's, AT's e afins, são isso mesmo, ideias romanticas. Quando sentirem o peso no lombo, dunas de areia fofa, calhauzada de meia noite, motas a desfazerem-se com a trepidação ao longo de 100, 200, 300 até 500 kms, choram.


haaaa por isso é que arranjaste essa levezinha :D

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Mensagem Re: Amitié 2013
ricardo.teixeira Escreveu:
Sérgio Sequeira Escreveu:
A minha AT anda com vontade de participar...


E tu ? queres sofrer ? começa a treinar no duro [:p]


Como~estou ainda impedido de circular nela (por razões médicas), o piloto deverá ser o mesmo que fez o Portalegre.

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Mensagem Re: Amitié 2013
gustavo.ramos Escreveu:
Essas ideias romanticas de GS's, AT's e afins, são isso mesmo, ideias romanticas. Quando sentirem o peso no lombo, dunas de areia fofa, calhauzada de meia noite, motas a desfazerem-se com a trepidação ao longo de 100, 200, 300 até 500 kms, choram.


Até no caminho para o trabalho pode acontecer exactamente o mesmo... Não será por isso que vou comprar uma outra mota.

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Mensagem Re: Amitié 2013
Hugo Sousa Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Essas ideias romanticas de GS's, AT's e afins, são isso mesmo, ideias romanticas. Quando sentirem o peso no lombo, dunas de areia fofa, calhauzada de meia noite, motas a desfazerem-se com a trepidação ao longo de 100, 200, 300 até 500 kms, choram.


haaaa por isso é que arranjaste essa levezinha :D


foi coincidencia, senão a 950 ia ao round 3 de Amitie!

Sérgio Sequeira Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:


Até no caminho para o trabalho pode acontecer exactamente o mesmo... Não será por isso que vou comprar uma outra mota.


Cada um sabe de si não é?

_________________
Gustavo Ramos


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#108


06 nov 2012 16:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Amitié 2013
Sérgio Sequeira Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Essas ideias romanticas de GS's, AT's e afins, são isso mesmo, ideias romanticas. Quando sentirem o peso no lombo, dunas de areia fofa, calhauzada de meia noite, motas a desfazerem-se com a trepidação ao longo de 100, 200, 300 até 500 kms, choram.


Até no caminho para o trabalho pode acontecer exactamente o mesmo... Não será por isso que vou comprar uma outra mota.


Para o próximo Amitie parece-me estar garantida a travessia do Saara Ocidental com areia como o raio que a parta e muito calhau em todo o medio Atlas, vai ser uma festa.

Por isso parece-me que o Gustavo até está a ser generoso a afirmar que a moto sofre, porque a moto será o mal menor, é que em cima da moto está uma pessoa, que provavelmente vai sofrer muito mais que a moto e que esse sofrimento não se repara com um martelo e chave de fendas.

Eu que apesar de tudo até me safo a andar em areia, não me metia no próximo Amitie de AT nem que me pagassem.

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;-)


06 nov 2012 16:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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