Data/Hora: 28 mar 2024 19:28




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 Dakar Desert Challenge 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 04 mar 2014 11:13
Mensagens: 14
Mensagem Dakar Desert Challenge
Boas,

Alguem daqui ja participou neste evento? Opinioes e comentarios? Gostava de participar este ano mas tambem gostava de ouvir vozes mais experientes quanto ao assunto (satisfaçao, grau de exigencia, custos medios para alem da inscriçao, etc...).

Abraço

_________________
__________________________________________________
ex- BMW R 1150 R 2001
BMW R 1200 GSA 2011
AT 750 RD04 1992


12 mai 2014 08:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Dakar Desert Challenge
Boas, fiz parte da comitiva nesta última edição!

http://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=79&t=20422

Quando tiveres algum tempo, pois é bastante extenso, aconselho-te a leres o meu report da aventura: muito texto, fotos e vídeos, acho que vai ajudar a ficar com água na boca =)

http://www.emazimute.com/#!report-14/c1hlg

Entretanto deixo-te aqui um feedback que deixei noutro fórum com a opinião geral:

"Do meu ponto de vista, como ainda não tinha passado "para o lado de lá" e visitado Marrocos e afins, pareceu-me ser uma boa escolha aproveitar esta viagem organizada para isso, conseguindo assim ter uma primeira análise das coisas lá por baixo com a ajuda de quem já tem a experiência nisso. Além disso, sem dúvida que para ir tão longe não o faria de outra forma. Se fosse só em Marrocos, não digo sozinho mas sim, aventurava-me com um par de amigos. Tudo é bastante simples em Marrocos, é um país bastante extenso e não tens grandes problemas com o teu dia-a-dia, até passar o Atlas tudo te parece ainda um pouco familiar e de fácil acesso.

Digo é que até tão longe não o faria de outra forma, por uma simples razão: a "facilidade" que tens tanto nas fronteiras, como no dia-a-dia com a polícia. Durante os 21 dias de viagem, incluindo dois no regresso onde fiz 800 + 1000 kms sempre sozinho, não tive um único problema com nada nem ninguém. Mas notei que isso só se deveu ao facto da organização ter feito um excelente trabalho de casa prévio, fazendo com que tudo ficasse mais simples. Isto porque de 50 em 50 kms, 200 em 200, 500 em 500 dependendo dos sítios, tens "operações stop"/paragens aduaneiras feitas pela polícia para verificação de documentos. E tanto em Marrocos, como na Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau, todas as autoridadesem todo o lado sabiam quem nós eramos, e que faziamos parte de um suposto "rally" como eles chamavam, apenas apontavam o número da moto, davamos 2 dedos de conversa e seguíamos viagem.

Ou seja, fiquei com a impressão de que se seguisse sozinho, ou com mais dois amigos, cada paragem ia-se tranformar em 10 minutos perdidos, onde ia ter que estar sempre a explicar o que estava lá a fazer, porque, desde quando até quando, de onde e para onde... etc.

Outra questão muito importante: andar assim com uma comitiva de 70 veículos, com os quais lá nos íamos cruzando aqui e ali durante as etapas, tem o lado negativo de teres que fazer muitos kms diários para os acompanhar e chegar ao final do dia onde é suposto chegares (a verdadeira dificuldade da viagem, dado o número de kms diários), contudo também tem o lado positivo de poderes fazer 6.000 kms bastante leve, apenas com a meia dúzia de ferramentas e afins que precisas caso tenhas algum problema/furo. E isso ajuda bastante a que diariamente o gozo de condução fosse 10 vezes maior do que se andasse carregado... sendo uma viagem tão longa, a carrinha da organização levava-me a tenda, saco cama, colchão, jerrycan de 20 litros de gasolina para os dias de 500 e 600 kms sem abastecimento, jerrycan de 20 litros de agua, 2 pneus, um saco de 50 litros, e uma caixa de 65 litros com comida que levei e peças extra e afins...uma grande ajuda.

Apesar disso, concordo contigo que acaba por tirar um nadinha do factor aventura, contudo eu fui com o objectivo de me divertir que nem um maluco a fazer pistas sem fim, com uma moto pouco carregada, a caminho de Dakar, sonho antigo. Agora sim, mais para a frente, assimilo esse factor aventura de não ter as coisas organizadas por outros, mas só em Marrocos hehe...

..ainda assim, o meu factor aventura residia no facto de ter experimentado no ano passado uma prova de navegação por road book, e me ter claramente apercebido que é o que mais quero fazer em cima da moto, e mesmo apesar desta viagem não ter um roadbook como o que eu esperava, para mim foi delicioso seguir o track dado pela organização, coisa que ainda nao tinha feito.

De resto, problemas não tive absolutamente nenhum, contudo acho mesmo que as coisas estavam facilitadas por tudo que já expliquei. Outra coisa que achei fundamental, e fez com que aguentasse a pancada diária e o acumular de kms, assim como as tiradas de 1000 kms do regresso, foi ter feito muito ginásio nos 8 meses que antecederam a viagem. A meu ver, é fulcral o corpo estar preparado, porque era nos dias que estava mais cansado que as cagadas começavam a acontecer..."


CUSTOS

"A coisa foi tão intensa que acabei por não manter um registo da gasolina, mas creio que andou à volta dos 800 euros ida e volta, mais coisa menos coisa.

A inscrição anda à volta de 500 euros com direito a algumas noites de hotel, e a assistencia mecanica e médica assim como os tracks e afins.

Portanto sobra um investimento de mais cerca de 200 euros para 10 noites de estadia em hoteis, cerca de 225 euros em "formalidades aduaneiras" (a.k.a. subornos nas fronteiras lol...) e as comidas... sendo que levei mta daqui para almoçar sempre enlatados e jantar por vezes comida feita por mim por vezes jantares como deve ser por lá.

A juntar também um seguro pessoal obrigatório, que por parte da organização andava à volta de 60 euros julgo eu. Paguei um pouco mais porque decidi tratar eu pessoalmente dessa questão.

No meu caso também tive mais um gasto de cerca de 200 euros para que a organização me transportasse diariamente na carrinha de apoio o meu material: uma caixa de 65 litros com peças e comidas e afins, assim como tenda, saco-cama, 2 pneus e jerrycan de 20L de água e outro de gasolina.

Depois tens sempre os gastos que não estás a contar, portagens aqui e acolá e afins.

Acho que não me estou a esquecer de nada... a preparação prévia da moto é com cada um, graças aos apoios que tive acabei por me esticar bastante lol mas que resultou numa viagem sem um único problema para uma senhora com 18 anos de idade e 100 mil kms feitos lá por baixo =)

Fazendo as contas, para uma viagem inesquecível de 21 dias, 11 mil kms, 7 países, e muitas pistas fabulosas é um valor bastante em conta! No meu caso andou à volta de 2000 euros, tirando a preparação da moto..."

_________________
www.emAzimute.com


03 jul 2014 10:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 23 jan 2014 13:15
Mensagens: 55
Localização: Leça da Palmeira
Mensagem Re: Dakar Desert Challenge
Nunca fiz nada do genero mas desde que comprei a 990 adventure sonho com uma experiencia destas.
Vou pensar sériamente no assunto.
Se pensares em ir acho que alinho também.
Antonio Leão
Leça da Palmeira


03 jul 2014 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Dakar Desert Challenge
Aconselho vivamente :yupi:


_________________
www.emAzimute.com


04 jul 2014 09:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.