Data/Hora: 28 mar 2024 13:56




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 
 Enduro na neve 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jan 2011 18:21
Mensagens: 27
Localização: Algarve
Mensagem Enduro na neve
Boas a todos

Como os amigos do TT fazem parte deste forum, decidi escrever um thread sobre a minha recente experiência de enduro na neve como se pratica na Finlândia no inverno, que é pratica bastante única. Vou falar da pratica do inverno, pois no verão é a mesma pratica que nos conhecemos. E já agora peço desculpe pelos meus erros de português...

Vim a conhecer o presidente dum clube de enduristas no este da Finlândia. Como andar no inverno faz parte normal da pratica lá, os sócios (e filhos deles de poucos anos com motas minúsculas) estão bastante habituados a andar na neve. Muitos deles participam em varias corridas no ano, bem no inverno como no verão.

Imagem5 anos primeiros passos

Pelo passeio que fizemos emprestaram me uma Beta 450. Perguntou me o presidente do clube se já tinha andado na neve - neste tipo de neve, 60cm de profundidade, nunca, disse eu, mas deve ser parecido a condução na areia? Não não, disse, é bem diferente, e foi.

Os finlandeses sabiam bem que, alem de eu já ter alguma experiência na condução TT, ia ficar atras de toda gente, incluído um miúdo de 12 anos numa crf150! Não tinha a mínima ideia do que estava a espera. Levou me bastante voltas para me habituar a condução. Andar na neve tão profunda não tem nada a ver com qualquer outro tipo de condução que conheço porque a utilização das pernas e pés é extremamente importante!

Basicamente, nas curvas, o peso do nosso corpo, e as vezes um pouco da mota, fica suportado pelas pernas, direita nas curvas direitas e vice versa. Nas rectas, em geral, usam as duas pernas - escorregando ao lado da mota. Na neve anda se principalmente sentado com os pés por fora. Não sei se bem consigo explicar, mas podemos dizer que os pés servem de esquis. Por isso, no inverno, usam se botas especais com solas completamente lisas. Escorregam muito que é preciso na condução, mas fora da mota, é realmente difícil ficar de pé! Melhor não perder o controlo da mota numa subida...

Imagembotas


O pior, sem duvida, foi o frio intenso, -20C neste dia. Sobretudo ao inicio, não se pode ficar a conversar muito tempo antes de rolar como fazemos aqui! (ainda bem que os finlandeses não são muito faladores).

As carrinhas da malta ficam sempre a trabalhar para que pudermos mudar de roupa, ou fazer pausas, num cantinho um pouco mais quente... Mesmo assim, basta abrir a porta e rápido entra o frio. É preciso ter coragem e alguma dedicação para andar no TT nos invernos finlandeses.

São os dedos das mãos e pés que gelam primeiros. Quase todos andam com luvas em neoprene, tipo luvas de mergulhadores. Não têm nenhuma protecção contra os choques nem o frio! Mas é um mal necessário, porque quando caímos na neve, luvas normais apanham humidade, gelam à sério e já não vamos em lado nenhum... Os em neoprene apanham humidade na mesma, estão muito frio ao inicio, mas pouco a pouco guardam o calor do nosso corpo. Parece inacreditável mas funciona. Dentro dos 20 motards do clube um só anda com punhos aquecidos!

Ao inicio tinha dedos literalmente congelados, mal consegui empurrar as manetes, mas, depois de 20 minutes as mãos aqueceram. No meio do inverno finlandês, torna se um desporto realmente “extreme” pelo frio! O mais “louco” deles tinha andado sozinho na semana passada com -28C!! E aparentemente consegui divertir se alem de queimar as suas bochechas! -10 é óptimo, -15 ainda se aguenta, -20 deve ser o limite, -28 é mesmo preciso ser apaixonado pelo desporto...ou um pouco louco!

Em princípio, as motas são iguais, de 4 e 2 tempos. Como é obvio levam bastante tempo para aquecer... Não põem protecções para tapar os radiadores (como nas carrinhas) mas algumas têm um isolamento especial a volta do carburador, sobretudo dos 2T. E, claro, os pneus tem “studs”, 380 atras e 325 a frente se bem me lembro, 240 euros para os dois. As suspensões estão no setting mais soft.

Imagempneus

Imagemproteçcão_carb


Disseram que este tipo de pratica na neve existe principalmente na Finlândia. Os suecos também aderem mas não é nada tão popular. Corridas começaram na Finlândia nos anos 50s e 60s. Naquela altura andavam com pneus de verão e literalmente pequenos esquis para baixo das botas.

Os finlandeses andam principalmente nas pistas. Não há passeios ‘livres’ como aqui. As pistas de inverno que vi foram por volta de 5 km, e as de verão são maiores. De qualquer maneira, passeios como fazemos aqui não são permitidos ou mesmo possíveis. É sempre preciso uma autorização especial do dono da terra para atravessar qualquer terra, e os tracks são largos do tipo WRC. Quando eles vem andar em Portugal, mal acreditam a sorte que temos...

Basta dizer que andar na neve é uma condução bastante intensa por si própria. Depois de 40 minutes, tive que parar, estava mesmo sem fôlego e suava bastante – nada de frio apesar dos 20 graus negativos! (Também não só assim muito em forma.) Foi um dia lindo em excelente companhia, paisagens espectaculares, diverti me a grande.

Imagem50 anos primeiros passos

Imagemfoto1

Imagemfoto2

Imagemfoto3


Foi assim sem o publico...


_________________
BMW F800GS
KTM 525EXC


Editado pela última vez por serge em 05 fev 2013 11:28, num total de 1 vez.



05 fev 2013 11:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 jul 2009 14:55
Mensagens: 573
Localização: Sines
Mensagem Re: Enduro na neve
Estou abismado.

Obrigado pela partilha

Abraços


05 fev 2013 14:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Enduro na neve
Muito bom Serge :ave:

Gostava de experimentar um dia . Isto e andar num lago gelado :nod:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


05 fev 2013 19:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2011 22:18
Mensagens: 211
Mensagem Re: Enduro na neve
no video até parece coisa fácil ...mas sem duvida que é preciso um kit de unhas :ave:


06 fev 2013 22:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 mai 2011 11:28
Mensagens: 54
Localização: Olhão
Mensagem Re: Enduro na neve
Mesmo bom para aquecer nesse inverno Filandês. A ver se regressas ao Algarve porque parece estar a nevar na serra do Caldeirão :vrumm:


28 fev 2013 11:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 mar 2011 09:16
Mensagens: 599
Localização: Azeitão
Mensagem Re: Enduro na neve
Olá Serge

Ao ler o teu topico lembrei-me do meu tempo na polónia e as voltas que davamos de mota no inverno nas mesmas condições que tu.
Ao inicio é muito complicada a adaptação mas depois ganhamos-lhe o gosto.

No inverno com o branco as paisagens realmente têm outra beleza.

Que saudades.
Obrigado pela partilha

_________________
1999 - KTM LC4 Adv R

Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!


28 fev 2013 11:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Enduro na neve
Obrigado pela partilha. Bem giro, de facto!

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


28 fev 2013 16:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 15 mar 2012 20:10
Mensagens: 25
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Enduro na neve
Por mim acho que se vai tempo demais com os pés no chão.
Fazem o que podem com o clima que têm e, sempre dá para andar nelas...


28 fev 2013 20:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jan 2011 18:21
Mensagens: 27
Localização: Algarve
Mensagem Re: Enduro na neve
Lança Escreveu:
Gostava de experimentar um dia . Isto e andar num lago gelado :nod:

No caso precisares ajuda com isso não hesites me perguntar que se calhar posso ajudar..

PSSDias Escreveu:
A ver se regressas ao Algarve porque parece estar a nevar na serra do Caldeirão :vrumm:

Neve na serra do Caldeirão, já! Trago solas especias para ti tambem e vamos esquiar (tu primeiro na subidas :) )

mendti Escreveu:
Ao ler o teu topico lembrei-me do meu tempo na polónia e as voltas que davamos de mota no inverno nas mesmas condições que tu. Ao inicio é muito complicada a adaptação mas depois ganhamos-lhe o gosto.

É interesante ouvir que na Polónia tambem praticam. Acredito que enfrentam lá invernos rigorosos... As paisagens têm outra beleza sem dúvida. Isso dito, pelo menos no início foi tão diferente a condução que mal consegui ver as paisagens, só o rego em frente de mim.



Enquanto isso encontrei fotos interesantes numa revista Finlandesa. Parece que há mais maneiras de andar na neve, com motas antigas, amigos atrelados com esquis, e sempre os pés no chão... Dizem na revista que a primeira corrida deste tipo aconteceu em 1931. Foi nos anos 50s que houve mais corridas. Depois desapareceu nos anos 60s que foi uma pena porque nessa altura apareceram pneus com cravos/pregos e melhores esquis. Esperamos que vai de novo a se tornar popular.

Imagem

Imagem

_________________
BMW F800GS
KTM 525EXC


04 mar 2013 12:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2006 12:06
Mensagens: 45
Localização: Granada-Espanha
Mensagem Re: Enduro na neve
Ca em Granada tambem brincamos na neve, quando ha...


_________________
http://www.foropatrol.com
http://www.gstrail.es
http://www.panoramio.com/user/31233


05 mar 2013 11:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jan 2011 18:21
Mensagens: 27
Localização: Algarve
Mensagem Re: Enduro na neve
Parece giro tambem, e não é tão longe...

_________________
BMW F800GS
KTM 525EXC


08 mar 2013 12:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.