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Crazy Tours -Marruecos
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Autor:  Pedro BC [ 18 abr 2011 11:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Paulo Machado Escreveu:
Grande "galo":


No final creio que não foi galo, mas sim lição.

Ir para Marrocos de moto, são mais de 1.000 até chagar às pistas, estamos longe para xuxu, as motos devem estar imaculadas e preferencialmente que sejam motos recentes, porque os problemas não são os motores, a LC8 tem motor para outros tantos quilómetros sem stresses, mas os colaterais, as bombas e bombinhas, borrachas e borrachinhas, parafusos e porcas, cenas velhas e moídos, como as esterias dos pedais, as merdas todas que não sabemos ou não nos lembramos, mas que a idade e quilometragem não perdoa, é que de facto ao fim de 300 km de calhau há peças, porcas e parafusos que podem começar a ceder, e no cu do mundo é chato, não se pode apontar o dedo ao concessionário ou à moto, mas a alguma insensatez de levar uma moto já batida para tão longínquas paragens.

Para a próxima já sei, vou de motinha nova ou muito recente.

De resto a moto nem aquecia e o motor, um relógio Suíço.

Autor:  fpereira [ 18 abr 2011 11:06 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Que temperaturas apanharam?
Que zonas aconselham a não fazer?

Autor:  Lança [ 18 abr 2011 11:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Pedro BC Escreveu:
Para a próxima já sei, vou de motinha nova ou muito recente.




Concordo em parte com a linha de pensamento .

No entanto , o ano passado , umas quantas motas novas e recentes , deram o peido final nessa pista .

Autor:  Lança [ 18 abr 2011 11:28 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

ps : arranja esses pontos que falas , e vais ficando com a mota fiável e confiança para qualquer aventura .

Autor:  Diogo Lima [ 18 abr 2011 11:35 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

concordo com o Paulo. o conhecer da nossa mota é essencial. outra solução é ir de escalheiro que com umas peças a mais ou a menos chega sempre a todo o lado :unibrow:

Autor:  Pedro BC [ 18 abr 2011 12:00 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Lança Escreveu:
Pedro BC Escreveu:
Para a próxima já sei, vou de motinha nova ou muito recente.




Concordo em parte com a linha de pensamento .

No entanto , o ano passado , umas quantas motas novas e recentes , deram o peido final nessa pista .


A moto não deu o peido nessa pista, aliás tirando um pequeno trombone a arrancar até se fez bem e a moto nem aqueceu, cá para mim o problema foi o acumular de quilómetros com aquilo tudo a chocalhar, porque na areia a moto não sofreu (só eu, que andar com o bisonte de malas carregadas é obra).

Mas olha a moto veio a andar, sem stress, e chegou a casa, sem embriagam, mas chegou, depois enfie mais um dedal de óleo no copo, sangrei a bomba e ontem lá mamou ela com mais uns quilómetros.

Honestamente acho que a moto de motor está efectivamente 5 estrelas, de suspensões, idem, para passeios dentro de casa ou viagem tranquilas por essa Europa, não tenho qualquer receio, mas o peso da idade e quilómetros em cima do pelo, numa viagem onde o material vai chocalhar como um tambor de uma máquina de lavar, já não arrisco, o material tem que estar em perfeito estado, não basta estar bom.

Autor:  Lança [ 18 abr 2011 13:38 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Que chato pá .

Isto tudo para dizeres que queres uma mota nova [:p]

Autor:  JaimeX [ 18 abr 2011 14:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Lança Escreveu:
Que chato pá .

Isto tudo para dizeres que queres uma mota nova [:p]


As desculpas que se arranjam :D

Autor:  PauloBig [ 18 abr 2011 14:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Pedro BC Escreveu:
Lança Escreveu:
Pedro BC Escreveu:
Para a próxima já sei, vou de motinha nova ou muito recente.




Concordo em parte com a linha de pensamento .

No entanto , o ano passado , umas quantas motas novas e recentes , deram o peido final nessa pista .


A moto não deu o peido nessa pista, aliás tirando um pequeno trombone a arrancar até se fez bem e a moto nem aqueceu, cá para mim o problema foi o acumular de quilómetros com aquilo tudo a chocalhar, porque na areia a moto não sofreu (só eu, que andar com o bisonte de malas carregadas é obra).

Mas olha a moto veio a andar, sem stress, e chegou a casa, sem embriagam, mas chegou, depois enfie mais um dedal de óleo no copo, sangrei a bomba e ontem lá mamou ela com mais uns quilómetros.

Honestamente acho que a moto de motor está efectivamente 5 estrelas, de suspensões, idem, para passeios dentro de casa ou viagem tranquilas por essa Europa, não tenho qualquer receio, mas o peso da idade e quilómetros em cima do pelo, numa viagem onde o material vai chocalhar como um tambor de uma máquina de lavar, já não arrisco, o material tem que estar em perfeito estado, não basta estar bom.



ÈPA VENDE---------------------------------------------------------------------me ISSO :lol:

Autor:  nuno_cesar [ 18 abr 2011 14:08 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Lança Escreveu:
Que chato pá .

Isto tudo para dizeres que queres uma mota nova [:p]


:lotlol:

O Lança é que te topou logo :lol:

Autor:  cfs [ 18 abr 2011 14:21 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Rui_Buda Escreveu:
é verdade sim...cortiça na embraiagem...uma bela mer** de truque...por pouco nao chegava a casa...o que me safou foi o paulo...lol

é verdade nuno...grande aventura...lol

ja dá saudades ver o pessoal a partir e outros a planear as viagens para la [hum]


Rui e Nuno, já agora não querem partilhar mais informação sobre essa problema da embraiagem, da resolução temporária do problema com cortiça e depois de mais algum arranjo pelo caminho que tiveram que fazer?

É que eu também tenho um F800GS e ando a pensar levá-la a passear brevemente a Marrocos, pelo que essa informação pode vir a ser útil.

Obrigado.

Autor:  Luís Caetano [ 18 abr 2011 22:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

De facto a moto avariar é uma bela chatice e corta muito o ritmo.
De qualquer forma, com ou sem avarias, de Marrocos traz-se sempre recordações de aventuras, a repetir ou não, já é outra questão! :D

Pedro BC Escreveu:
Para a próxima já sei, vou de motinha nova ou muito recente.



Pedro, não concordo minimamente!

Embora a minha experiência de viagens seja relativa, partilho aqui.


No ano passado fomos várias LC8's.
Acho que a minha foi a única que não avariou ou esteve em vias de. A minha era de 2003 e as outras de 2006 e 2010.
No grupo seguinte, o Paulo twinjet, também com moto de 2010, teve problemas.


Em 2008 fiz uma viagem de moto de 11.000km, eu na minha GSA1150 de 2002 e 2 colegas com GS1200 de 2006.
Preparação:
GSA - como tinha apenas 85.000km, lá levou uma revisão normal e um pneu atrás.
As 1200 - revisão exaustiva, não sei quantas peças suplentes mais umas camisas para os cilindros em caso de queda para não ficar a babar, etc...

Problemas - A GSA fundiu uma lâmpada de presença atrás e uma 1200 partiu mala e suportes.


Conclusão - Além da óbvia sorte, devemos levar uma moto em que confiamos. Qualquer uma é falível, mas levar uma moto nova é um tiro no escuro!

Hoje tenho a GSA com 102.000km e a LC8 com 25.000km e se partisse hoje para uma volta ao mundo ou qualquer outro destino, continuo a confiar muito mais na GSA do que na LC8 ou em qualquer moto saída do stand.

Agora, comprar uma moto nova para fazer uma viagem?
Nunca...

Autor:  Nuno_Dias [ 18 abr 2011 22:39 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Concordo com o Caetano!
Eu fiz 8000 kms em doze dias com uma mota de 1993 e zero problemas!
Ok era uma PAN...mas nao deixa de ser muitoooo antiga.
Levou uma revisão valente também e foi sempre a andar.

Autor:  Paulo Li [ 19 abr 2011 00:58 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

BC um retentor ir à vida não têm haver com a fiabilidade da mota, são coisas que têm que ser substituídas regularmente o que muitos não fazem..... pois quem daqui troca os tubos de travão de 4 em 4 anos...?? acho que quase ninguém.... ou até mesmo o óleo de travão de 2 em 2 anos!?

Uma mota deve de ser minuciosamente revista, principalmente antes de uma viagem deste calibre :thumbsup:

Autor:  Lança [ 19 abr 2011 10:38 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Luís Caetano Escreveu:
No ano passado fomos várias LC8's.
Acho que a minha foi a única que não avariou


A minha não avariou , a do Cabral não avariou , a do Nuno Ribeiro não avariou , a do Barroso não avariou .

Autor:  Luís Caetano [ 19 abr 2011 11:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Lança Escreveu:
Luís Caetano Escreveu:
No ano passado fomos várias LC8's.
Acho que a minha foi a única que não avariou ou e vias de


A minha não avariou , a do Cabral não avariou , a do Nuno Ribeiro não avariou , a do Barroso não avariou .


A tua e a do Cabral não fizeram o trajecto todo, o Nuno queixava-se de problemas de embraiagem e o Barroso de a moto aquecer e perder líquido de refrigeração.

De qualquer forma, tiveste sorte, e ainda bem, de a bomba de gasolina ter avariado na semana anterior... :thumbsup:

Autor:  Luís Caetano [ 19 abr 2011 11:26 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Paulo Li Escreveu:
BC um retentor ir à vida não têm haver com a fiabilidade da mota, são coisas que têm que ser substituídas regularmente o que muitos não fazem..... pois quem daqui troca os tubos de travão de 4 em 4 anos...?? acho que quase ninguém.... ou até mesmo o óleo de travão de 2 em 2 anos!?

Uma mota deve de ser minuciosamente revista, principalmente antes de uma viagem deste calibre :thumbsup:


Uma revisão na BMW inclui uma data de check-up's, o óleo de travões é mudado nos prazos indicados.

A troca dos tubos de travão é que eu não conhecia, não é um preciosismo?!?

Autor:  Pedro BC [ 19 abr 2011 11:58 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

As pequenas avarias que tive são de simples reparação e no meu ponto de vista resultam de serem de alguma forma peças de desgaste. Nem moto nem concessionário têm qualquer culpa no cartório, até é possível que numa próxima ida a Marrocos ou qualquer destino longínquo a moto vá e venha sem qualquer aborrecimento, porque repito, a moto de motor está 5 estrelas, as válvulas ao fim de 7.000 ainda não tinham qualquer folga.

Mas o que eu digo é creio que de mero bom senso, a moto tem 70.000 km, não tem os 30.000 da moto do Caetano, do Barroso, do Nuno, ou do Lança, tem mais do dobro da quilometragem feita, mas como referi não é o motor que me preocupa, são todas as outras merdelices, que goste-se ou não, se vão desgastando com a quilometragem e eu não sou nem tenciono ser mecânico e tenho muito pouco jeito para a bricolage, portanto pessoas como eu, que gostam pouco de aventuras no meio do nada, devem, no mínimo tentar minimizar os possíveis problemas que uma moto com 70 k km pode ter.

È possível que a moto nunca mais dê nenhum problema, que uma vez reparada a bomba e limpo ou substituído o motor de arranque, ela faça mais 70.000 sem qualquer intervenção que não as previstas, mas eu com o meu feitio de dondoca não me apetece arriscar.

E até é possível que compre outra 950, mas menos rodada.

Autor:  Lança [ 19 abr 2011 12:42 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Até podes fazer uma viagem de 10 mil kms e avariar a 100 mt de casa , seja qual for a mota .
O importante é a devida atenção e manutenção , assim como rodar com ela amiúde para que os problemas se revelem e se possam tratar .

Autor:  Diogo Lima [ 19 abr 2011 13:10 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

resumindo a ktm é de pouca confiança...

Autor:  Pedro BC [ 19 abr 2011 13:51 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Lança Escreveu:
assim como rodar com ela amiúde para que os problemas se revelem e se possam tratar .


Este é um facto indesmentivel e que descorei.

Diogo Lima Escreveu:
resumindo a ktm é de pouca confiança...


Nada disso, pelo contrário, poucas motos com 70.000 km me dão tantas garantias, desde que devidamente revistas as LC8 são do melhor que há, o problema são como referi, peças de desgaste (que todas as motos têm) e como bem referido pelo PL andando amiúde são detectáveis.

Autor:  PauloBig [ 19 abr 2011 13:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Diogo Lima Escreveu:
resumindo a ktm é de pouca confiança...


[}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Autor:  hnascimento [ 19 abr 2011 14:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

PauloBig Escreveu:
Diogo Lima Escreveu:
resumindo a ktm é de pouca confiança...


[}:)] [}:)] [}:)] [}:)]


Está a ver Paulo... não troques a AT !!! :D :D :D

Abc's

Autor:  Diogo Lima [ 19 abr 2011 14:59 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Agora a sério... começo a ter algumas desconfianças com a elevada necessidade de manutenção da marca, o tipo de utilização que lhes damos não nos permite descuidar, é como os barcos a nossa saude ou mesmo vida pode estar em risco ao andarmos com um veiculo com problemas, mas dentro deste meu recente contacto com o tt fico com a sensação que a ktm tem motas fantasticas, mas que precisam de muitos cuidados, talvez mais do que algumas marcas, especialmente as japonesas (pena haver alguma falta de opções)... Acho que no momento de uma possivel compra e para quem tiver que andar atento aos tostões, que esta situação merece reflexão.
Em relação a dotes mecanicos, até podemos não os ter, mas claramente está nas nossas mãos alertar os mecanicos para algumas situações e para o historico, afinal por muito bons que sejam, neste pais ninguem tem o historico de uma moto especifica na cabeça e muito menos em sistema informatico.

Autor:  pbar [ 19 abr 2011 15:58 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Crazy Tours -Marruecos

Vçs pensam muito nessas coisas e depois elas acontecem.
A minha foi a perder água para marrocos e voltou na mesma. Fui atestando e ela foi e veio. Cá levou um jogo de juntas da bomba de água e nunca mais parou.

Já troquei rolamentos, bomba gasolina, kit bomba água e pouco mais.

E leva um tratamento como poucas. Se eu andasse com ele como a mallta das GS anda, durava uma vida.

Peguem na mota que têm e façam-se à estrada.

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