Data/Hora: 30 abr 2024 22:03




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 166 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Marrocos Solo Ride 2012 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Parabéns usando um termo que ouvi e li em algum lado, uma viage a home :D
Excelente o detalhe do teu report com preços de alojamento valor em gasolina e detalhes da organização da viagem.
As fotos são muito boas, as paisagens( embora não seja novidade para mim é sempre bom recordar) brutais, aquele sentimento que falas que também já senti; o de nos sentirmos pequeninos insignificantes perante essas paisagens.
O teres feito a viagem a solo ainda para mais com GS carregada a fazer pista é mesmo de AVENTUREIRO, enfim obrigado pela partilha e pelo trabalho que dá para preparar uma crónica destas, que me faz repensar a organização da minha garagem.
Obrigado

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


30 mar 2012 22:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Dia 8 Merzouga – Agoudal +- 370kms

O dia voltou a amanhecer com chuva. Pensei durante a noite anterior que rota seguir. Se apontaria ao atlas ou se começava a subir rumo a Portugal, afinal a chuva tinha-me estragado os planos e a moral estava um pouco em baixo. Tomo o pequeno almoço, de novo em quantidade abundante para uma so pessoa e opto por me dirigir ao Atlas. Tiro umas fotos e dou uma volta até aos arredores de Merzouga pelas pistas. Este bocadinho de fora de estrada tras de volta a motivação e a vontade de rolar. Com sorte abranda um pouco a chuva e até Boulmane Dades não apanho pingos. Saco umas fotos que no dia anterior não tinha tirado e começo a subir as gargantas do dades. A estrada até Msemrir é agradavel à vista, passo por locais turisticos e saco umas fotos turisticas. Já chego a este ponto perto das 16h. O tempo está instavel e algo frio. Começo a subida para Agoudal em pista. O piso é algo mole, alguma zonas são mais dificeis de transpor devido ao cansaço e às condições meteorologicas. A paisagem essa é brutal. Volta a imensidão da Natureza a dizer o quanto somos pequeninos. Quanto mais subo mais desce a temperatura, mas dificil se torna a pista, mais a confiança diminui. Mas lá sigo caminho rumo aos 2900m do passo de Tizi-n-Ouano. Tenho neve à minha volta e a temperatura é de 5ªC. São 17h. Antes de descer faço uma pausa para tentar ganhar energia para os kms que me faltam. Preocupa-me o avançar das horas e o troço que ainda me falta fazer até Agoudal. Avisto no horizonte dois pontinhos a mexerem-se, parecem-me ciclistas. Tento ligar a GS e ela resmunga possivelmente devido à altitude. À 2ª lá pega e começo a descida, nesta zona há muitas partes com lama devido à neve a derreter. Lá me encontro com os pontinhos do Horizonte que afinal são dois ciclistas da Polonia. Trocamos info do que está para a frente de cada um de nós. Sou avisado que a pista que sigo está bloqueada por um bloco de neve um pouco mais abaixo do local onde me encontro e sugerem-me uma alternativa versão single track. Despeço-me com simpatia e agradeço as dicas. Vou rolando devagar até encontrar o dito bloqueio da pista. Faço inversão e apanho o single track de alternativa, mas poucos metros depois lá se vai o single track e passo a navegar à vista, no meio de pedras, vegetação e zonas de lama/agua. Os receios de ficar atascado tomam conta dos meus pensamentos, mas lá me safo e volto ao track original um pouco mais abaixo. Avisto um pastor com animais, e mais abaixo outro rebanho. Passo por uns ciclistas franceses já instalados num acampamento improvisado, faço sinal se está tudo bem, dizem-me que sim e continuo a descida. Passo por uma aldeia abandonada e volto a cruzar-me com outro pastor. Paro. Começa a pedir-me coisas e mais coisas, desde cigarros a qualquer coisa, digo-lhe que não tenho nada para lhe dar e faço-me ao caminho. Já perto de Agoudal cruzo-me de novo com ciclistas, desta vez Belgas. Trocamos de novo experiências , dou-lhes a dica do track bloqueado pela neve e de que há aldeia abandonada onde podem acampar debaixo de um tecto. Agradecem, e cada um segue o seu caminho. Nos ultimos kms o piso torna-se mais seco e disfruto um pouco do prazer de condução. Confesso que me sinto aliviado por chegar a Agoudal. De Msemrir até Agoudal passei por locais de beleza incrivel, apesar de estar bloqueado pela falta de confiança e das condiçoes climatericas guardo essas paisagens na minha memoria (e alguma tambem em fotos e videos). Em Agoudal vou directo ao Albergue Ibrahim. Falo com o dono e acordamos 170Dh em meia pensão, escolho tagine de cabrito para jantar. Bebo um chá, uns bolinhos e uns amendoins. Está um frio de rachar. O Quarto é frio. Tomo um duche quente que me sabe magnificamente e vou para a casa principal me aquecer. Está a dar o jogo do Barcelona e há alguns locais a ver o jogo. Deixo-me estar junto do aquecedor e vão chegando pessoas, que se sentam igualmente junto do aquecedor. Convidam-me para um cha e aceito. Trocamos informações e fazem-se perguntas tipicas, de onde vens, pra onde vais. Etc. Há um tipo mais velho que me acha piada e começamos a olhar pro mapa e a contar-lhe a viagem (isto num frances mta vez de improviso, tanto da minha parte como da dele) . Chega uma grande omelete berbebre e sou convidado a comer com os marroquinos. Acaba o jogo do Barça e começa o do Real Madrid. A omelete ta bastante boa, conversa-se sobre futebol. Este grupo acaba a refeição e vai para junto da tv ver o jogo. Chegam outros dois marroquinos e a conversa volta ao inicio, sendo que sou de novo convidado a comer bolo e chá com estes novos amigos. Penso cá pra mim, daqui a pouco não há apetite para o jantar. Aquecem-se e vão se embora. Mais uma vez não tenho rede de telemovel e uso o spot para mandar mensagem para Portugal em como tudo está bem. Finalmente aparece o jantar. Harira e tagine de cabrito com vegetais. Tudo bastante bom. No meio do jantar aparecem 2 espanhois e metem-se à conversa comigo. O tal marroquino mais velho volta com um mapa e uma revista e volta a querer falar comigo sobre pistas e coisas a ver na região. Diz-me que é de Khenifra e que devo visitar a zona a sul de Azrou, na qual, diz ele, há a ultima floresta antiga de Marrocos, com arvores de mais de 4m de diametro. Simpatico o senhor. E a noite continua sendo que pouco tempo depois arrumo a loja, o Real já ta a dar ai uns 4 de avanço, a malta continua na conversa e eu vou-me deitar. Ta um frio do caraças e durmo vestido de polar e calças ganga. Antes de adormecer olho para o mapa e penso o que fazer no dia a seguir. Sigo o conselho do sr e aponto para Azrou ou aponto para norte e para casa? Quando acordar logo decido. Neste dia gastei 242Dh em gasolina.


Imagem
à saida do Auberge du sud

Imagem

Imagem

Imagem
Nos arredores de Merzouga

Imagem
Rissani

Imagem
Estrada Erfoud - Tinejad

Imagem
Estrada para Msemrir

Imagem
Gorges du Dades

Imagem

Imagem
Inicio Pista Msemrir até Agoudal

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Tizi n Ouano

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
perto de Agoudal

Imagem
Albergue Ibrahim

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


31 mar 2012 00:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Dia 9 Agoudal – Tarifa +- 656 kms + ferry

Acordei com as galinhas (o quarto não tinha cortina na janela) e despachei-me rapidamente. Era 8h30 e já estava a rolar. Decidi que neste dia iria dormir a Tarifa. O tempo estava razoavel. Algum vento. Faço a estrada em direcção a Imilchill e dai até El Ksiba. É cedo, apanho as aldeias a acordar. Tiro umas fotos no caminho mas não perco muito tempo. Conheço a estrada da viagem de 2009 e vou recordando alguns episodios. À saida de El Ksiba paro para abastecer e definir rota. Opto por fazer uma nacional desde Kasba Tadla até Rabat e daí até Tanger por AE. O dia é feito a galgar kms. Rolo em continuo e sem paragens, apenas para abastecer, tenho como objectivo apanhar o ferry das 18h. Neste dia gasto 400Dh em gasolina e 72Dh em portagens marroquinas. Ao me aproximar de Tanger o vento tem rajadas fortissimas. Começo a pensar que não vai ser possivel fazer a travessia devido ao mau tempo e não me engano. Ao chegar ao porto sou mandado parar pela policia e avisado que não ha barco da FRS de Tanger para Tarifa, e que a unica alternativa para fazer a travessia é o porto de Tanger MED e os barcos grandes para Algeciras. Pergunto pelas previsões para os proximos dias e dizem-me que vai continuar o mau tempo. Tou cansado e mesmo com vontade de ir dormir a Espanha hoje. Rumo a Tanger MED por estrada junto à costa. Chego ao porto e dizem-me que não é possivel trocar de bilhete, pelo que tenho de comprar um bilhete novo, noutra companhia. Sou informado igualmente que o bilhete da FRS tem a duraçao de 1 ano e como tal arranjei mais um motivo para voltar. O novo bilhete para o ferry da Acciona fica-me por 614Dh. Para mim era a primeira vez que fazia a travessia neste porto e comparando com o de Tanger Cidade, deixa-o a um canto. Aqui tudo é moderno, não ha marroquinos a chatear para ajudar na papelada, tudo é tratado rapidamente em guichet especificos para o efeito. Será sempre assim? Dizem-me que há um ferry as 19h30, mas ao chegar à zona de embarque percebo que não é bem assim. Encontro-me com 2 bikers ingleses e meto-me à conversa com eles. Estão ali desde as 14h e supostamente deveriam ter tido barco as 15h. Vai ser uma noite longa. Olho para o bilhete e as horas do embarque marca 22h. Vai demorar a sair dali. Ao menos tenho companhia. Acabamos por so sair dali as 0h00 e chego a Algeciras já noite dentro, as 2h30 da manha. Há um hotel mesmo em frente ao porto. 25€ o quarto. Tenho de deixar a mota na rua a dois quarteiroes de distancia, mas já tou ko, quero é descansar. Amanha Portugal ai vou eu.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


31 mar 2012 00:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Dia 10 Algeciras – Torres Vedras +-700kms

Volto a acordar cedo. De novo às 8h30 a rolar. Objectivo ir almoçar com o Lança. Entro em Portugal por volta das 11h30. Combino com o Lança em mertola e acabamos a almoçar em Moreanes. Almocei provavelmente a maior costoleta de novilho em toda a minha vida. Belo reencontro com a gastronomia Portuguesa. Rumo a Beja e daqui até casa. Acabo o ultimo dia a gastar 51.08€ em gasolina e 19,60€ em portagens.

Foram aprox. 4200kms numa viagem que dificilmente esquecerei, a diversos niveis.

Como me disseram os meus amigos viajantes a solo, vais provar uma coisa que vais gostar e depois não vais querer outra coisa. Adoro Marrocos, voltarei em breve.

Uma viagem nestes moldes tem coisas muito boas e algumas coisas limitativas, tais como o risco em fazer pistas e a vontande de partilhar com alguem conhecido as aventuras do dia. Contudo, sozinho acabo por interagir mais com os locais e com quem encontro pelo caminho, sendo que sou eu que decido o que fazer e quando fazer.

À minha companheira de viagem, obrigado por me trazeres de volta inteiro.
Obg pelos 65000kms que já levamos em conjunto.
Imagem

Obrigado a todos pelas palavras de incentivo, antes, durante e depois da viagem.

Fiquem bem e boas aventuras!

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


31 mar 2012 00:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
:ave: :ave:

Grande relato e com umas pics [hum] [hum] [hum] [hum] [hum]


31 mar 2012 07:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Excelente [clap]

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


31 mar 2012 08:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 13:31
Mensagens: 282
Localização: São Domingos Rana
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
mt bom. :ave: :ave: :ave: [clap] [clap] [clap]


31 mar 2012 11:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 out 2011 22:10
Mensagens: 687
Localização: Almada
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Parabéns Ricardo!! :ave: :ave: :ave:

_________________
BWM R 1150 GS '99
"Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
Sei que não vou por aí."
Cântico negro - José Régio


31 mar 2012 14:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 09 abr 2011 13:24
Mensagens: 45
Localização: LX
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Boa! Ao ler deixa saudades de algumas passagens...
ab

_________________
_________________
Tá àndar de Mota!!!


31 mar 2012 18:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 14 mai 2011 22:39
Mensagens: 361
Localização: espanha pais Vasco
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
brigado pela partilha exelente reportagem :thumbsup:


31 mar 2012 20:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Excelente

:thumbsup:

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


31 mar 2012 20:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Muito bom!!! :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


31 mar 2012 20:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2011 22:18
Mensagens: 211
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
:ave:

por curiosidade, como se chama o restaurante da bela costeleta? :)


31 mar 2012 22:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Excelente Ricardo! :okkk:
Foste sozinho mas agora levaste lá o pessoal todo.... [hum] [hum]

Grande Espírito!


31 mar 2012 22:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2012 00:03
Mensagens: 464
Localização: Sintra
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Grande espirito!!
É preciso tomates para te meteres em certos sitios com a carga que levavas.

Muito obrigado pela excelente report desta tua magnifica viagem acompanhado de imagens brutais!! :clapp: :clapp:

A passagem para Algeciras fica por 614dh... 55€? Quanto é para Tarifa?
Pelos vistos continua o levante... esta semana o tempo no canal esteve desgraçado por causa do levante, estive em Tarifa e o mar estava completamente revirado pelo vendaval fortissimo.

Qual é a tua maquina fotografica? É uma compacta? Tem uma grande angular porreira.


31 mar 2012 23:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
FernandoF Escreveu:
A passagem para Algeciras fica por 614dh... 55€? Quanto é para Tarifa?

Por tarifa ficou-me a 58,5€. nos 614Dh já estavam 20Dh de comissao que os marroquinos nas casitas à estrada do porto me cobraram.
Gostei bastante da passagem por algeciras, é mto menos confusão e "pessoas dispostas a ajudar".

FernandoF Escreveu:
Qual é a tua maquina fotografica? É uma compacta?

Canon G7

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


01 abr 2012 10:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Obrigado pela partilha Ricardo!
Excelente!

Grande abraço!

_________________
Two Big for me...


01 abr 2012 11:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Ai que saudades .... um dia destes é outro Ricardo e noutra bela GS ....

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


01 abr 2012 17:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2010 19:08
Mensagens: 638
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Muito bom Ricardo, parabéns pela coragem e pelos apontamentos dos pormenores da viagem. :thumbsup:

Realizas-te uma viagem que tenciono fazer a solo... mas com o teu testemunho ganhei mais coragem. :)

Obrigado pela partilha.

_________________
Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


02 abr 2012 11:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Belo relato Ricardo.

Parece ter sido uma experiência impar!

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


02 abr 2012 19:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Muito bom mesmo! :okkk:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


03 abr 2012 08:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
MacGyver
Avatar do Utilizador

Registado: 01 out 2010 07:48
Mensagens: 1018
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
só posso dizer uma coisa CÁ GANDA MALUCO heheheh gostei á brava do report admiro a tua coragem eu ando 1 dia de moto e já fico farto :D

_________________
KTMzinha
biciclete a pedais
UMM ALTER ado

TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...


03 abr 2012 09:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 16:27
Mensagens: 746
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Muio fixe, grande abraço Ricardo

_________________
690 sorrisos


03 abr 2012 11:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Ricardo Andrés Escreveu:

Imagem
GS no estacionamento do Auberge du Sud


Também estivemos lá. Estacionamos as motos dentro do túnel que se vê à esquerda :)


09 abr 2012 12:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos Solo Ride 2012
Gostaste Paulo?

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


09 abr 2012 13:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 166 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.