Data/Hora: 25 abr 2024 17:08




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ] 
 Jurassic motorcycle trip... 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Jurassic motorcycle trip...
Caríssimos,
Como aqui encontrei crónicas de viagens on-road achei que podia partilhar convosco esta crónica:

Férias em Forvel 125 1983

Na segunda quinzena de Agosto de 1983 eu e o meu amigo João decidimos fazer umas férias de moto até um destino que preenchia o nosso imaginário, São Pedro de Moel. Como ele tinha uma “pequena” Casal de 2v decidimos ir ambos na minha “enorme” Forvel 125 com motor Hodaka a 2 tempos. Eu na altura ainda fumava e deu-me para comprar este charuto. A moto tinha custado 80 contos nova (400 euros para os mais novos) e era feia q.b. Eu tirei-lhe logo uns autocolantes que trazia e, quando juntei mais algum dinheiro, pintei os guarda-lamas à cor e lá ficou mais apresentávelzita. Tinha vontade própria e sabia que eu não morria de amores por ela e que só a comprara porque a guita não dava para mais. Então, ressentida, pregava-me umas partidas. Ora aproveitando aselhice ou distracção minha, ora por ter pneus de “plástico”, ou por lhe ter posto um descanso lateral soldado ao quadro e que engatava nas guias, a descer passeios, ou por ter problemas de embraiagem, enfim…volta e meia, mandava-me ao soalho. Eu comparava-a a um cavalo manhoso, chateava-se e aqui vai. O problema com a embraiagem era este: Ao fazer ponto de embraiagem ela patinava e agarrava logo de seguida, como quem faz kits, mas só e quando lhe dava na veneta. Acho que lhe dava um certo gozo pôr-me a apanhar bonés: patinava, esperava que o motor subisse de regime e agarrava, voltava a patinar e voltava a agarrar. Estão a ver a cena, a roda da frente com vontade própria, aos saltos. Isto acontecia em qualquer altura mas mais quando o motor estava bem quente. Uma vez, a sair do Liceu de Gaia onde estudava à noite, quis armar aos cucos com um arranque à Fangio, ela fez a “habilidadezinha” dela. Grande cavalada sem eu contar, desviou-se da trajectória e só parei nas grades do liceu para gáudio de todos (e todas) os que assistiam…

Bem… no dia combinado lá fui ter a casa do João para amarrarmos as trouxas e partir para férias. Quando a moto estava já prontinha começou a chover para benzer a viagem, pelo que decidimos arrancar apenas quando parasse. Primeiro porque não tínhamos morto ninguém, segundo porque não tínhamos ninguém à espera, terceiro porque simplesmente não tínhamos fatos de chuva. Além disso fato de chuva era coisa de velhote ou de cócó, que eu me recusava a usar. Choveu toda a manhã e toda a santa manhã esperámos. Lá arrancámos após o almoço. Fomos pela estrada nacional 1, não para fugir às portagens mas, porque aquilo que veio a ser conhecida por A1 começava no Porto acabava nos Carvalhos de onde nós saímos. O resto estava ainda em construção.
À saída da Branca, apanhámos um susto tremendo. De repente ouve-se aquilo que parecia um estouro porque o silenciador do escape tinha saído disparado. Era um escape horrível, cromado, a fazer lembrar os antigos “rabo de peixe” mas a alargar para a extremidade e bojudo. Sem a panela silenciadora transformava-se num megafone. A moto ao ralenti parecia uma metralhadora pesada a disparar. Parámos. A panela jazia uns 30 metros antes e foi fácil de localizar mas a “porca da fêmea” que ao soltar-se, dera o sinal de partida ao silenciador, deu-nos uma tanga... Quando eu já estava a começar a flipar lá apareceu.

Imagem


(Reparem na qualidade do top case e do saco depósito feitos à medida para este modelo).


No devido lugar, continuamos até Leiria onde parámos para um cigarro e retomámos o resto da viagem


Imagem

(reparem nos veículos que me rodeavam ainda muito actuais na altura)

pela Marinha Grande até São Pedro de Moel. Instalámo-nos no parque de campismo.

Imagem

Como tínhamos sido escuteiros, tínhamos aprendido, à custa de alguns petiscos intragáveis e muita ráfia a confeccionar as nossas próprias refeições.

Imagem

Para nossa admiração, S. Pedro de Moel, à noite, era uma pasmaceira e por isso a meio do dia seguinte decidimos ir para a Nazaré e ficar no Orbitur. Chegámos do meio para o fim da tarde. Fizemos o check in e lá fomos devagarinho na moto à procura de uma zona que tivesse miúdasdebaixo do olhar atento de alguns estrangeiros. Tudo malta nova. Fui lá abaixo dar a volta e toca a fazer ponto de embraiagem para subir. A moto lá devia estar cansada ou o que foi e brindou toda a plateia com uns pinotes da roda a frente. Boa disposição geral e bom tema de conversa porque ninguém estava a perceber porque raio estava eu a fazer aquelas piruetas. Deixei a moto lá quietinha, tirámos a bagagem, montámos a tenda e fui buscá-la mais tarde quando estava mais “calma”.

Imagem

O parque tinha pouca gente e na zona onde decidimos ficar estavam quatro francesas e um motard belga que era barman e viajava pela Europa numa Honda CB 400 dourada. Uma das francesas era muito espaçosa, outra estava a ser o alvo das atenções do belga e as outras duas eram muito amigas, demasiado amigas, mas eram todos impecáveis.

Imagem

Imagem

(A aprender a comer tremoços...)

Imagem

Passámos uma semana muito divertida. No regresso, perto de Pombal, fomos alcançados pelo belga que seguia também em direcção ao Norte. Parámos para tomar um café e como ele não tinha destino obrigatório ficou decidido que então ficaria em minha casa dois dias antes de seguir para a Bélgica.
A sua moto tinha a grade traseira partida, e um aloquete em U inutilizado por ter perdido a chave. Levei-o a um mecânico amigo que lhe soldou a grade por tuta-e-meia e fui com ele à rua dos Caldeireiros, ao Porto, para que, com uma chave mestra, lhe fosse feita uma nova chave para o cadeado. Achou tudo baratíssimo.
Como era barman, demos-lhe a provar bagaço de vinho verde caseiro. As aguardentes do centro da Europa embora tenham um cheiro intenso têm um paladar suave enquanto que o bagaço, especialmente o de vinho verde, dissimula, por detrás daquele cheirinho adocicado, toda a pólvora que contém. Le Belge, como lhe chamávamos pois nunca soubemos o seu nome, meteu o seu nariz de expert no balão e acenou com a cabeça num misto de surpresa e aprovação. Então, sorveu um gole demasiado grande e pensávamos que morria. Quando os vapores do bagaço lhe chegaram à goela desatou a tossir, ficou transfigurado, os olhos raiados de sangue e banhados em lágrimas, sem conseguir falar e quando o conseguiu fazer disse: “Ça c’est fort, ahn?” com voz de falsete. Baptizou a bebida com o nome de Hot Stuff e como fazia questão de comprar algum, e daquele não havia à venda, uma amiga minha ofereceu-lhe uma garrafa para levar para a Bélgica. Estava morto por praxar os amigos. No dia seguinte Le Belge, depois de quase de 2 horas para conseguir pôr a moto a trabalhar lá partiu com o seu Hot Stuff. Passados 10 dias acabaram-se as minhas férias e entrei para o serviço militar. Devo ter ganho gosto pelas férias em moto e no ano seguinte fiz uma viagem a Andorra que vos posso contar, se tiverem pachorra...

Um abraço

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


05 mai 2012 08:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 jun 2010 00:45
Mensagens: 1597
Localização: Braga
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Muito bom... :clapp:
É destes relatos e destas aventuras que este povo gosta.
Venham mais :rlx:

_________________
doidospornatureza.blogspot.pt/
Yamaha Virago 525 (Bober) ex
Yamaha XT 600 E ex
Honda AT RD04 ex
Honda XR 650 R


05 mai 2012 08:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Excelente! Mais! :pop)

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


05 mai 2012 09:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mad Dog
Avatar do Utilizador

Registado: 19 nov 2009 14:32
Mensagens: 1560
Localização: penafiel
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
brutal :ave: :ave: :ave: :ave: :ave: :ave: :ave:


05 mai 2012 10:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 15:48
Mensagens: 574
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
:ave: .... a minha pachorra para para estas histórias é infinita.
Força Rui, volta à carga com as tuas histórias....

_________________
"Viajar é atravessar!....................."


05 mai 2012 10:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 set 2009 06:57
Mensagens: 64
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Rui, como sabes não me canso de ler!! Fabuloso!!

_________________
Um Abraço

से मनुवेल पेरेइरा

José Manuel PereiraImagem


05 mai 2012 13:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Muito bom !


05 mai 2012 14:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Muito bom relato de uma "Graannde" viagem. Conheci bem o modelo dessa tua moto e lembro bem esse tempo, na volta dos anos 80.

Estou a ver que temos algumas coisas em comum, começando pelo nome. :okkk:

_________________
FFracing


05 mai 2012 17:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Fico contente por terem apreciado. Peço desculpa aos que já conhecem pela repetição. Na altura aquilo era um motão...lol

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


05 mai 2012 18:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
José M. Pereira Escreveu:
Rui, como sabes não me canso de ler!! Fabuloso!!


Sei Zé, tens uma paciência de santo...lol

Abraço amigo

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


05 mai 2012 18:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Florival Faria Escreveu:
Muito bom relato de uma "Graannde" viagem. Conheci bem o modelo dessa tua moto e lembro bem esse tempo, na volta dos anos 80.

Estou a ver que temos algumas coisas em comum, começando pelo nome. :okkk:


Em comum temos o nome e o DNA*... :lol:

*Data de Nascimento Antiga :rlx:

Abraço

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


05 mai 2012 18:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Excelente. Venham mais :thumbsup:


05 mai 2012 21:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2011 22:18
Mensagens: 211
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
:ave: :ave: :ave:


06 mai 2012 11:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Epá mais uma vez obrigado! Até chorei a rir (desculpa) por causa da embraiagem do motão! Muito bom!
:ave: :ave: :ave: :ave:

_________________
Two Big for me...


06 mai 2012 20:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Nuno_Dias Escreveu:
Epá mais uma vez obrigado! Até chorei a rir (desculpa) por causa da embraiagem do motão! Muito bom!
:ave: :ave: :ave: :ave:


Estás desculpado. A ideia era mesmo essa... :okkk:

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


06 mai 2012 21:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 dez 2011 13:34
Mensagens: 426
Localização: Coimbra
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Impecável!!
Venham mais destas!

_________________
ex AT RD07 "a mai linda de todas!!"
ex Honda Varadero "O peso pesado"
ex Yamaha xt 660z ténere "A cabrita disfarçada"
ex Bmw r 1200GS "O boxer"


08 mai 2012 20:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mar 2010 20:08
Mensagens: 111
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Jurassic motorcycle trip...
Venha a próxima!
Em 1980, com 10 anos, morava em Vilar Formoso e via passar alguns estrangeiros de mota. É bom ler uns relatos dessa época!

_________________
BMW R1200GS 09 (ex- Honda Transalp 700 08, Honda Lead 100 07)


08 mai 2012 21:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.