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Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)
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Autor:  Dr.Livingstone [ 09 nov 2012 12:47 ]
Assunto da Mensagem:  Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Boas,

Aqui tecla o Nuno, outra vez -

Alguns membros aqui do forum já nos conhecem pessoalmente, seja por conhecimento prévio fora "das internets", ou porque nos cruzámos numa ou outra iniciativa (Workshop de Socorrismo para motociclistas, ex.) - ver aqui:

http://www.trailaventura.com/forum/viewtopic.php?f=111&t=18728

Outros não nos conhecem pessoalmente, mas até repararam nas motos a circular na rua e fizeram um post a perguntar do que se tratava (aqui):

http://www.trailaventura.com/forum/viewtopic.php?f=102&t=19254

Resolvemos então fazer um thread a explicar mais ou menos como estão a correr as coisas com o nosso projecto, a situação recente do acidente da Andaluzia, etc.

Basicamente o conceito daquilo que pretendemos fazer (RTW Project)consiste numa plataforma de video online que irá exibir episodios em tempo real de uma expedição de volta ao mundo - é complicado estar a explicar tudo de enfiada, nem é esse o objectivo do thread - mas imaginem um "Long Way Round" em tempo real, online, e interactivo - onde a comunidade de espectadores pode activamente influenciar o percurso e actividades desenvolvidas durante a viagem.

Claro que não se pode abrir as portas de um cinema sem lá ter filme nenhum em cartaz, ou um canal de televisão sem programas para apresentar...

Por isso estamos na fase de produção e edição de episódios-piloto, que vão constituir o conteudo inicial da plataforma.

Nesse sentido - fizemos uma pequena viagem por Espanha e França, onde aconteceu toda a espécie de imbróglios e peripécias, que se não tivessem ficado registadas em video, eu próprio teria dificuldade em acreditar.

Bom, do inicio, então -

A nossa ideia era partir de Portugal para Lyon, onde iriamos fazer um treino e filmagens com o Mestre Yoda das duas rodas - Jean Pierre Goy (duplo das cenas de moto dos filmes James Bond, Batman, Bourne Identity e tantos outros), por via de Andaluzia (para fazer uma perninha no deserto de Tabernas, zona de Guadix, etc.) e Barcelona, onde já tinhamos algumas coisas agendadas, com regresso pelo País Basco.

Coisa simples, um passeio pelo quintal, por assim dizer.

Lá atacamos nós os trilhos andaluzes, as ramblas, as zonas de deserto onde foram filmados os clássicos de Sérgio Leone, Indiana Jones e outros.

Ás vezes com grande estilo, superlativa habilidade, e indiscutivel elegância ....

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Outras vezes, nem por isso....


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Mas sempre a aprender ou recordar valiosas lições pelo caminho - tais como: em percursos fora de estrada, guardar a água em jerrycans resistentes e não em garrafas de plástico dentro das malas.

Porque vão rebentar - e passamos então a ter dois aquários pendurados nas motos. Mas mais vale aprender a lição aqui do que no meio do Sahara, ao menos isso.


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Contámos com a ajuda local de um companheiro do forum Trail Aventura ( Obrigado, Pera !!!) , que nos mostrou alguns dos recantos locais -

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Desde uma mina de ferro abandonada que se transformou num lago artificial, a um castelo particular só acessivel por trilhos fora de estrada, com uma vista espectacular sobre toda a provincia -

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A alguns trilhos de vegetação mais densa onde o nosso "carro de apoio" - conduzido pelo Martins, não conseguia entrar.

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O nosso muito obrigado ao Pera, que andou a fazer tiradas de 80 e tal kms para a frente e para trás - só para nos mostrar aquela zona da Andaluzia, de Tabernas a Guadix.

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Terça-feira, dia 25 de Setembro de 2012, pelas 12h30m - ao kilometro 520 da Autovia 7 sentido Murcia, numa curva para a direita a 13 kms de uma aldeia chamada Vera - o Paulo enfiou-se contra o rail de protecção esquerdo á velocidade de 120 km/h.

Eu seguia imediatamente á frente, ligeiramente mais depressa e vi tudo pelo retrovisor esquerdo.

Ele foi projectado para a frente com cambalhota completa com aterragem sobre as costas e nadegueiro, foi de rojo e a rebolar umas dezenas de metros, moto aos trambolhoes pela autoestrada, camiões a desviarem-se, enfim, o habitual.

A moto ficou assim:


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E o Paulo ficou assim, com muita sorte e queimando 3 das nove vidas que tem (juntamente com um casaco novinho em folha, que nem serve para usar como passador) :

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Apesar de tudo, as malas laterais e os crash bars absorveram o grosso do impacto, o que evitou males maiores - as lesões foram sobretudo queimaduras de arrastar pelo alcatrão andaluz -

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Neste momento estávamos numa encruzilhada - tinhamos coisas combinadas em Lyon e em Barcelona, um "piloto" lesionado a caminho do hospital, e uma moto toda partida. Claramente não iamos sair daquele local nos tempos mais próximos. Depois do rebocador levar a Teneré, havia que encontrar um sitio para ficarmos.

É precisamente quando estou a tirar a bagagem de cima da moto, em frente a uma pensão na aldeia de Vera - que se dá o encontro com um personagem a quem muito devemos e que temos muito orgulho de poder chamar de amigo depois de tudo o que passámos.

Chama-se este cavalheiro Pere Ruiz Navarro - conhecido na zona como "El Pere". E foi graças aos esforços incansáveis dele e dos seus amigos que conseguimos continuar a viagem, cumprir com os compromissos e filmar todas as peripécias pelo caminho.

Aqui está ele:

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Na noite do acidente, em frente a um jarro de sangria (ordens do médico) decidimos que vamos continuar a viagem e manter os compromissos que tinhamos marcado - a moto é impossivel de reparar no local em tempo útil, por isso vamos accionar o seguro de danos próprios, alugamos um veículo de substituição - o Paulo segue de carro e eu no "Rocinante".

No dia seguinte, toca de improvisar um assento para o pendura (o Rocinante não tem - não gosta de penduras) com uma almofada emprestada da pensão e uns metros de ParaCord e vamos de bater á porta das Rent a Car no Aeroporto de Almeria - más noticias, muito más.

Os preços que nos davam eram astronómicos - e cerca das 17 horas recebemos a confirmação da Companhia de Seguros que a nossa cobertura de danos próprios não incluia veiculo de substituição. Se quisermos alugar tudo bem, mas dali não vem um chavo.

Quando o El Pere soube dos preços que nos estavam a pedir para alugar um carro, mandou-se logo aos arames e disse que mais valia comprar um carro ali mesmo e vender para peças em Portugal, que ao menos não perdiamos o dinheiro todo.

Em 45 minutos, não só o Pere encontrou um charuto baratinho para comprarmos (um Seat Ibiza comercial amarelo, que chegámos a ir ver com ele) como já tinha resolvido a questão do seguro com o mediador com quem trabalhava, e organizado as coisas com um amigo no cartório para podermos fazer a transferencia de propriedade no dia seguinte logo de manhã e arrancar de seguida.

Esta era a estratégia com que íamos avançar, mas o volte face seguinte, dá-se quando vamos ao rebocador ver a moto (á espera de ser repatriada) e El Pere diz-nos que não há necessidade nenhuma de arranjar um carro - que com os estragos que a moto tem, ele conhece quem a consiga reparar por ali mesmo e seguir viagem.

Segundo Pere - tudo o que era necessário para continuar a viagem com aquela moto era: "Faros, embrage, e cojones" - dos Faros e da Embrage trataria ele.

Muito bem,no dia seguinte , seguimos viagem para Lorca - onde o mecânico-maravilha Pedro, da oficina HBC Touring iria atacar a Tenere logo pela manhã.

Era assim que a Teneré estava ao retirar as carenagens para ver bem os estragos:

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Claro que se fosse assim tão fácil não tinha graça.

A Yamaha telefona ao Pedro a dizer que não tem peças em stock para entregar - que demora no minimo uma semana e a unica alternativa é mandar vir uma Tenere que está num stand a 600 Kms de distancia para canibalizar peças (com transporte pago por nós, a peso de ouro, bem visto).

Pronto - não alugámos carro, não comprámos o mega-charuto , e não é possivel reparar a moto.

El Pere agarrou-se imediatamente ao telemovel e passados 15 minutos aparecia um individuo á porta do stand, com uma Super Tenere azul novinha em folha....

Ficámos a olhar para aquilo, enquanto Pere lhe explicava que estavam a tentar ajudar-nos a prosseguir a viagem, etc. Ao que o ele o interrompe e diz -

"Pere, disseste que precisavas da minha moto, ela está aqui, não preciso de saber mais nada - agora por mim podes pegar-lhe fogo se quiseres."

É verdade - este amigo do Pere, do tempo das corridas de moto, tinha uma Super Tenere novinha em folha e estava a disponibilizá-la para canibalizarmos peças para a moto do Paulo. Ficaria ele á espera das peças da Yamaha, para podermos nós prosseguir viagem.

(update: ele só recebeu a moto reparada no dia 15 de Outubro, segunda feira, quase um mês depois).

Note-se que não estamos a falar de um Richard Branson, um milionário excentrico com uma garagem cheia de motos - ele estava a ceder o veiculo que usava no dia-a-dia para as suas deslocações !!!!

Aqui está a "dadora de orgãos", que foram transplantados para a moto do Paulo, e o cirurgião que tratou de tudo, o Pedro:

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O Pedro ficou agarrado ás ferramentas até ás 21h30m, hora em que metemos a moto cá fora - já com um aspecto bastante diferente e pronta para seguir viagem:

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Até hoje nem sei bem o que dizer deste pessoal que encontrámos na Andaluzia - houve gente que já me desencravou situações complicadas em sitíos bem esquisitos. Mas ajudar activamente, de uma forma tão empenhada, sem qualquer tipo de interesse (inclusive até com prejuizo próprio); nunca tinha visto.

E foi assim que se resolveu esta parte da aventura - graças ao encontro fortuito com "EL PERE" e aos seus amigos. Para quem todos os nossos agradecimentos serão sempre poucos e apenas nos resta um dia poder retribuir de alguma forma aquilo que fizeram.

Aqui está ele mais uma vez - a mostrar o dedo que levou a dentada de um cão, unica razão que o levou a ir á vila de Vera naquele dia para ser assistido - e onde acabámos por nos encontrar todos. Como ele proprio dizia, isto era um caso de "una amistad que un perro a creado".

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Com estas brincadeira todas - entre hospitais e oficinas - estavamos 3 dias atrasados. A data combinada com Jean Pierre Goy em Lyon, estava em riscos de ser ultrapassada. Coisa que não dava jeito nenhum, pois ele ia partir para um espectáculo na Holanda no Domingo, dia 30. Tinhamos que chegar a tempo de começar o treino e filmagens na 6a feira, dia 28, ás 9 da manhã.

Nós já tinhamos combinado e descombinado coisas com ele duas ou três vezes, e esta não ia ser mais uma -

tomámos então a unica decisão lógica possivel.

Ir de uma tirada de Lorca a Montalieu-Vercieu para chegar a tempo. São 1475 Kms.

1475 Kms é coisa que se faz entre 12-14 horas de condução - nós demoramos uma eternidade e mais algumas horas, porque apanhámos a tempestade que se abateu sobre todo o Sul de Espanha naquela altura, com direito a alerta laranja, cheias e afogamentos em Málaga e tudo mais.

Durante uns 600 Kms andámos a 50-60 Km/h porque com a chuva e o nevoeiro, não se via ponta de um chavelho á frente do nariz.

Mas chegámos - depois de um dia e uma noite a conduzir, ás 6 da manhã do dia marcado para o treino.

Cá estamos nós a falar com o Batman / James Bond em pessoa:

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Ele foi de uma simpatia inexcedivel - inclusivamente acabou por adiar a viagem dele, para poder falar connosco em condições (no dia em que chegámos ele viu que não estávamos em condições de segurar uma gata pelo rabo, quanto mais seguir o programa combinado.)

Aqui estamos nós com ele - note-se o casaco do Paulo amplamente remendado com fita americana, para não deixar entrar água.

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Bom, e vamos deixar a história que já vai longa, por aqui - é preciso que sobre alguma coisa para mostrar nos videos dos primeiros episodios...

Mas nem tudo nesta viagem foram atribulaçoes, como vão poder ver mais tarde. De França a Espanha, da Catalunha ao Cantábrico, muita coisa ainda se passou e aqui vão alguns highligts:

A Catherine, dona da Fromatgeria La Seu, escocesa radicada em Barcelona, que sabe tudo o que há para saber sobre queijos e teve a amabilidade de compartilhar connosco.

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A oportunidade única (e um pouco surreal) de estar com Albert Adriá (sim, O Albert Adriá - possivelmente o melhor cozinheiro do mundo no activo) no seu restaurante Tickets Bar - mais uma pessoa que nos surpreendeu pela sua simplicidade, simpatia e forma de estar na vida, bem como a dedicação e paixão que tem pelo seu oficio.

Este foi um dos momentos altos - porque fomos apenas a segunda equipa autorizada a filmar dentro do restaurante dele. Por defeito, ele detesta cameras e equipas de filmagem que estragam o serviço e a experiencia dos clientes.

De algum modo, ele achou graça aquilo que andávamos a fazer e proporcionou-nos uma experiencia única que não estávamos nada á espera.

Experiencia essa que envolveu o "penoso esforço" de comer 18 pratos confeccionados por ele e pela sua equipa...

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Albert e o seu braço direito, Xaví - receberam-nos literalmente como se estivessemos em casa, e durante dois dias deram-nos a possibilidade de filmar sem qualquer restriçao o seu restaurante e cozinha, e todo o processo de produção desde a preparação ao fecho, num local onde uma equipa de 47 pessoas trabalha como uma escuderia de fórmula 1 para produzir algo que já não é simplesmente comida -

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Foi complicado tentar filmar alguma coisa de jeito, porque naquele ambiente, é dificil não ficar sempre com uma cara mais ou menos assim:

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Mas a descrição pormenorizada desta e outras situações, deixamos para o final cut dos episódios - onde ainda vão poder conhecer outros personagens como Chino - o melhor Blues Man de Espanha, e quiçá da Europa. Live from Harlem Jazz Club...

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Ou ainda o Rick James espanhol -


"I´m Rick Jaaames, biaaatch!!!"

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A todos os amigos que nos ajudaram em Espanha e em França, o nosso muito obrigado e até breve.

A todos os que mandaram mensagens com desejos de melhoras, a saber como estava a correr a viagem depois do acidente, etc. espero que este post monstruoso tenha sido esclarecedor quanto ao que aconteceu.

Esperemos dentro em breve poder dar boas noticias sobre o desenrolar do projecto, e mostrar-vos estas e outras aventuras, já não em "formato fotonovela", mas em video.

Abraço,

Autor:  Filipe Pinto [ 09 nov 2012 13:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Fabuloso!! :okkk:
Ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor e ainda com o ganho de amigos!!

Que tudo corra pelo melhor, dificilmente poderiam ter pensado num "treino" tão realista para o que poderão encontrar pelo caminho!!

Autor:  bmoreira [ 09 nov 2012 14:17 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

fiquei parvo com o relato, no meio do azar, encontraram uma alma que vos ajudou para continuarem a vossa viagem, inacreditavel ...

boa continuação para o projecto

Autor:  Galvão [ 09 nov 2012 15:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Bom "trailer" espero que o projeto corra pelo melhor !

Vou tentar acompanhar [wink]

Autor:  Agostinho Gomes [ 09 nov 2012 20:29 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Ainda bem que conseguiram seguir viagem e atingir os objectivos propostos!

votos que o projecto siga em frente e consigam concretizar este projecto.

Abraço

Autor:  Paulo Monteiro [ 09 nov 2012 20:37 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Fantástico :okkk:

Autor:  mariomcarvalho [ 09 nov 2012 22:48 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

wwoooowww...que aventura do catano. ainda bem que o paulo está bem de saude e cheio de força para continuar. esse amigo pere é fantástico. realmente o mundo das motos proporciona amizades fantásticas. ainda á pouco li alguns relatos acerca do uso de malas rigidas vs alforges em viagens destas. tá visto que em alcatrão valem ouro.

Autor:  Jose Rosa [ 10 nov 2012 09:40 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Impecável [hum]
Bem isto é mesmo uma aventura digna de um filme!
Boa continuação que deste lado resta esperar pela continuação do relato :okkk:

Autor:  Rui_Buda [ 10 nov 2012 10:30 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Muito bom...incrível como ainda há pessoas com coração puro e prontas a fazer tudo o que podem para ajudar.

Grande projecto... Boa sorte :thumbsup:

Autor:  Joao Girao [ 10 nov 2012 12:16 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Já me estou a babar para ver o resto!!!

Autor:  JDavid [ 10 nov 2012 20:14 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Bem... estou um bocado perdido de palavras. Mas em duas: parabéns e força :okkk:

Al compañero Pere y sus amigos digo :ave: ustedes son un ejemplo de lo mejor que las motos revelan al viajar: Seres HUMANOS :nod:

Se o RTW ou outra coisa qualquer passar pelo norte (Porto Gerês Chaves) comuniquem e... :friends:

Autor:  cfs [ 10 nov 2012 22:29 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Espectacular! Venha mais!!!

Autor:  pera [ 20 fev 2013 19:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

So agora encontrei isto!

Obrigado eu, passei um bom dia con voces!

Autor:  ttalmeida [ 17 mar 2013 22:22 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Olá Nuno,

Soube que a tua montada tem uma decoração nova...

Não queres partilhar?

Abraço,

Tiago

Autor:  Dr.Livingstone [ 20 mar 2013 15:49 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Boas, Tiago

De facto, a moto levou um "revamp" para ficar mais alinhada com a imagem do projecto.

Estou a ver se consigo umas fotos que não desmereçam o esforço que nela foi investido, mas no entretanto ainda meto aí umas imagens em jeito de aperitivo.

Autor:  Lança [ 20 mar 2013 17:23 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Aquele azul cueca , fica-lhe a matar :lol:

Autor:  Dr.Livingstone [ 20 mar 2013 18:58 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Estamos mal....

Calúnias e difamações?

Azul cueca?...

:grrr: :grrr: :grrr:

Mas será que não me fiz entender que é um tom entre o azul-cobalto e o azul-camarão-da-Nicarágua?

Que faz lembrar os olhos da Charlize Theron iluminados pelo tom âmbar de duas velas, numa noite estrelada de Verão?

Mau, mau....

Autor:  calvas [ 20 mar 2013 19:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

cruzei-me com ela no outro dia ao pe do El Corte Ingles... o RTW no lugar do simbolo da BMW nao dá para enganar...

Autor:  Lança [ 20 mar 2013 21:24 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Dr.Livingstone Escreveu:

Mas será que não me fiz entender que é um tom entre o azul-cobalto e o azul-camarão-da-Nicarágua?




Afinal é esse Azul ? É muito parecido com o outro :D

Autor:  joao vicencio [ 09 mai 2013 10:52 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Foi no fds passado que conheci esta maralha em S. domingos

Agora posso dizer que conheço os protagonistas.

E aquelas fotos da subida a marte.....onde andam......

Boa sorte com os preparativos

abraços

Autor:  Daniel Loureiro [ 09 mai 2013 22:32 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Round The World Project - Prelúdio (quase foi o final, tb..)

Há histórias fenomenais e esta é uma delas! Há pessoas únicas e vocês encontraram uma no vosso caminho!

Uma coisa vocês não têm um web site?

Abraço

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