Data/Hora: 28 mar 2024 23:55




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 
 Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Da Concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Quase todos os anos vou a concentração de Sanxenxo, porque gosto do ambiente e é relativamente perto do Porto (cerca 200Kms) e por belas estradas quase sempre na orla marítima e aproveito para fazer uns dias de praia que muito aprecio, mas como estava de férias decidi aproveitar para ir conhecer os Picos da Europa e bem como a cidade de Ponferrada.
Assim decidi arrancar sábado 8 de Setembro a meio da manhã para tirar as teias de aranha a minha moto de estrada que está quase sempre parada pois para poupar uns euros em gasolina no dia a dia da cidade ando de scooter, e como ia trabalhar dia 17 fixei a volta para cerca duma semana.
Olha para o mapa volta a olhar torna a olhar: e pronto decidi ir directo a sanxenxo e ficar lá até segunda para numa segunda fase rumar aos picos com passagem em Oviedo, cidade que também queria conhecer, tentando a sossegar a namorada dizendo-lhe vamos fazer poucos kms por dia e sempre devagar e por estradas secundárias.
Na concentração:
Imagem
Imagem
Um belo exemplar muito bem conservado:
Imagem
Uma máquina já habitual nesta concentração com uma panela muito especial para fazer barulho mas o motor não ajuda muito:
Imagem
A praia do centro de sanxenxo com a bela estatua de silgar que dá nome a praia:
Imagem
A praia de Montalvo, as praias são muito limpas e a água é mais quentinha do que na zona norte de Portugal e são frequentadas por muitos portugueses.
Imagem
No domingo perto da hora de almoço dei com estes belos bichanos muito sossegados junto duma esplanada a espera do dono:
Imagem
Segunda de manhã fazer malas e rumar para conhecer Oviedo, rolando por estradas secundárias com a preciosa ajuda do Gps que me levou por vezes por autênticas quelhas com uma pequena paragem para visitar a capela numa terra com um nome romana sui generis: Iria Flavia que fica no caminho de Santiago:
Imagem
A continuar...

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


19 set 2012 21:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Muito bom o que se avizinha Mário!

Siga! :pop) :pop)


19 set 2012 21:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
A caminho de Oviedo passado por paisagens muito belas e por interior de muitas aldeias e vilas algumas de nome muito engraçado:
Imagem
Imagem
Imagem
Rumo a Oviedo passando pela costa (Sebastopol se a memória não me falha).
Imagem
Muitos troços em obras para completar a autopista em direcção a Oviedo com obras em grandes viaductos, de referir que não se paga as autopistas que são estilo das nossas Scout`s mas sem portagens :
Imagem
Imagem
Chegado a Oviedo a meio da tarde após um belo repasto de polvo e vitela, escolhi o hotel low cost Etap que é integrado no edifício do Ibis dado serem da mesma empresa:
Imagem
O resto da tarde de segunda e a manhã de terça foram para explorar um pouco a cidade e confirmar que é uma cidade muito limpa e que tal é um grande motivo de orgulho dos seus habitantes, além de que em toda a minha viagem verifiquei que os preços em geral eram mais baixos em Oviedo:
Imagem
Imagem
Imagem
A catedral de Oviedo que me desiludiu um pouco estava a espera de mais monumentalidade estilo a de Sevilha:
Imagem

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


19 set 2012 23:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Não sabia dessa concentração.
Para próximo ano aproveito também a belas praias da zona.

Continuação de bom relato.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


20 set 2012 09:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 mar 2012 02:02
Mensagens: 350
Localização: Cidade das Tripas
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Agostinho Gomes Escreveu:
Não sabia dessa concentração.
Para próximo ano aproveito também a belas praias da zona.

Continuação de bom relato.


X2 =:) :vrumm:

_________________
Pois, é isso.
Mas no fundo no fundo... quero é andar de mota.

Alcatrão = Ligação


20 set 2012 13:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Perto do meio dia arranquei em direção a Cangas de Onis e nos arredores encontrei este parque de merendas e toca de almoçar o farnel que levava:
Imagem
E na rua principal fui logo alojar-me neste hotel simpático e a bom preço que vim a comprovar ter um excelente pequeno almoço e que era um dos que tinha melhores preços conforme uma pesquisa prévia na net:
Imagem
Tira malas e em manga curta toca de sair quase de seguida para ir a Covadonga e de seguida para os Lagos, e eis a Catedral só que o tempo ameaçava já com umas nuvens cinzentas:
Imagem
Vista a catedral toca de mais outro ponto obrigatório nos Piscos: a capelinha da Santa da Cueva que achei muito mais bonita do que as fotos que já havia visto na net, e que proporciona um ambiente muito agradável.
Imagem
A seguir tive de bater retirada para Cangas de Onis pois a subir para os lagos começa aos poucos mas rapidamente apanho um nevoeiro serrado que não se via mais do que uns palmos a frente do nariz, pelo que volto para trás sendo brindado por uma chuva miudinha e chata, assim fico no Centro de Cangas a explorar a terra.
Dia seguinte Quarta levanto-me para ir aos Lagos mas olhando para o alto vejo nuvens ameaçadoras e decido em sentido contrário pelo desfiladeiro de Beyos até Riano e dar a volta aos Picos para ver se de tarde o tempo estava mais solheiro para finalmente ir aos Lagos.
A ponte Romana de Cangas de Onis:
Começo a rolar na Estrada para Riano através do desfiladeiro de Beyos com umas nuvens e umas pinguitas de chuva mas o tempo não estava mau de todo, bela paisagem que em algumas zonas incute uma sensação de respeito pela grandeza da natureza:
Imagem
Imagem
A rocha dos Picos segundo li dissolve-se com a água criando efeitos lindíssimos e ve-se várias zonas que parecem pistas de pó de pedra e pedras pequenas que são resultantes de desmoronamentos:
Imagem
Paisagens lindas com uma estrada muito recortada e estreita em que circulei a baixa velocidade com muitas paragens tentando captar a beleza da região, até que a estrada melhora e já estou a poucos Kms de Riano e começo a ver um leito largo e seco dum rio que começa a alargar e a ter cada vez mais água e deparo-me com os melhores cenários da minha viagem que parecem irreais e que as fotos não lhe fazem a verdadeira justiça, adorei Riano uma vila belíssima pela paisagem e belas casas:
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Encontrei em Riano um grande grupo de motards ingleses e alemães quase todos aparentando ter cinquenta e muitos anos com todo o tipo de máquinas desde GSA´S , Moto Guzzi, a XX e outras desportivas japonesas, parte deles passaram por mim mais a frente pois eram uns autênticos papa-curvas:
Imagem
Imagem
Entretanto a altitude volta a subir e chego a mais outro clássico dos Picos que eu já tinha me imaginado lá ao ver as fotos de crónicas doutros camaradas, miradouro del Corzo (Puerto de San Glório)
Imagem
vai daí, apesar da visibilidade reduzida, a foto da praxe:
Imagem
Segui para Pannes, uma bela onde almocei muito bem e segui em direcção a Potes, um pouco desapontado com o tempo que além do nevoeiro nas partes mais altas prometia chuva e eu a ver que tinha demorado muito tempo e que ia falhar novamente os Lagos…
Passagem pelo desfiladeiro da Hermida:
Imagem
Imagem
A chuva a engrossar cada vez mais e verifico que falhei o caminho para Fuente Dé e seu teleférico, ok penso vou espreitar o Funicular de Bulnes, assim fiz apesar do mau tempo aprecei uma bela estrada com uma pequena central elétrica de límpidas águas, na certeza que não iria dar para ir aos Lagos devido ao mau tempo.
Imagem
Imagem
Imagem
Regresso a Cangas de Onis com uma nova passagem na Catedral e na capela da Cueva para comprar os recuerdos e volta a base com mais chuva depois de ter feito cerca de 147 Kms a volta dos picos voltando ao ponto de partida, largar a moto no hotel e toca a ir jantar e aproveitar para beber a cidra que é tão publicitada na zona:
Imagem
Volta para o hotel que a chuva não largava e toca a dormir para quinta rumar a novas paragens

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


21 set 2012 16:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Quinta de manhã o tempo estava um pouco cinzento em Cangas de Onís e decidi que não valia tentar ir aos Lagos pela terceira vez e então siga para uma das praias dos arredores cerca de vinte e poucos Kms de Cangas, e que valeu a pena conhecer pois achei ser muito bonita; Ribadesella:
Imagem
Imagem
Em Ribadesella vi esta Scooter rara em Portugal que é uma cópia do estilo chopper e inclusive tem o nome Shadow:
Imagem
Fim da manhã comprei umas coisitas para o almoço/piquenique e toca de arrancar em direcção a Ponferrada, eis o local do pequenine algures uns kms ao lado de Oviedo:
Imagem
Para ir para Ponferrada meti por estradas municipais e passei o Parque Natural de Somiedo muito semelhante aos Picos mas mais florestado, curvas e curvinhas e mais curvinhas um constante de subidas e descidas e autênticos ganchos:
Imagem
Imagem
Imagem
O Parque natural de Somiedo também tem pequenas barragens para a produção de electricidade:
Imagem
Tem um planalto ( El Puerto de Somiedo) de tamanho considerável com altura media de 1700 e poucos metros com estrada mais aberta e curvas rápidas numa paisagem muito linda:
Imagem
Imagem
Terminado o planalto a estrada começa a descer até entroncar numa principal já perto da localidade de Villablino:
Imagem
A partir dos arredores de Villablino a paisagem muda passando a dominar os montes em lousa preta e já só falta cerca de 40 a 50 Kms para Ponferrada e a paisagem continua com os montes de Lousa e sinais de minas de extração de minério, pois vim a verificar que no início do século XX Ponferrada foi um importante centro de atividade mineira, mas eis que chego a Ponferrada que está integrada no Caminho Francês de Santiago e que o grande pólo de atracção turística é o Castelo fundado pelos Templários, que já só consegui visitar o seu interior na sexta de manhã:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O castelo sofreu um grande restauro e tem patente uma bela exposição de trajes da Idade Média, bem como de livros medivais bastante extensa e completa:
Imagem
Imagem
Imagem
Sexta feira almoço no Centro Comercial El Rosal ( que parece pertencer a Sonae Sierra) e arranca para Portugal com passagem na Corunha.
Imagem
Cheguei a casa ao fim da tarde de sexta consolado de ter feito cerca de 1800 Kms que me deram grande prazer e claro uma enorme vontade de voltar a Estrada,
Fica aqui um modesto relato de locais já bem conhecidos de muitos viajantes a quem aproveito por agradecer a partilha que fazem das suas viagens que me servem de alento e de incentivo.
Um abraço e boas viagens…

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


21 set 2012 18:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 abr 2012 18:43
Mensagens: 66
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Excelente crónica. Parabéns e obrigado pela partilha.

_________________
http://com4riding.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/emergenciamotociclista?ref=hl


21 set 2012 20:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 jan 2012 11:14
Mensagens: 82
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Olá

Muito obrigado pela crónica. Picos da Europa é mesmo um dos meus destinos na lista de "obrigatório ver".

Cumprimentos

_________________
Nuno
Ex-motard, agora com um Pajero de 1993 :-)
Anteriormente:
BMW R 1200 GS / VSTROM 650 / Piaggio MP3 250 / Piaggio X8 125


22 set 2012 23:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2012 18:35
Mensagens: 46
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Muito bom.

Os Picos da Europa é um dos sítios que quero visitar.

Obrigado pela partilha.

Um abraço.

_________________
asminhasviagensdemota.wordpress.com
ricardovieirafotos.wordpress.com


23 set 2012 02:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 14 mai 2011 22:39
Mensagens: 361
Localização: espanha pais Vasco
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
brigado pela partilha :thumbsup:


23 set 2012 18:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2012 05:14
Mensagens: 21
Localização: Azeitão
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Gostei, Parabens.

_________________
É PERANTE O OBSTÁCULO QUE O HOMEM SE DESCOBRE


24 set 2012 09:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Muito bom Mário . Obrigado pela partilha :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


25 set 2012 08:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Foi pena não poder ter ido contigo, pode ser que para o ano lá se arranje maneira de ir. Levo a minha maria e vamos em modo "casal", senão não se calam :D

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


27 set 2012 12:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Espetáculo.
Gostei.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


27 set 2012 14:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 11 jun 2013 23:43
Mensagens: 4
Mensagem Re: Da concentração de Sanxenxo aos Picos da Europa
Obrigado pela partilha.
Faço questão de lá ir.

_________________
Vespa50
Yamaha XT350
Yamaha XT600
Africa Twin RD07


16 jun 2013 18:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.