Data/Hora: 30 abr 2024 18:36




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 Marrocos 2014 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Marrocos 2014
RuiSpratley Escreveu:
Agostinho Gomes Escreveu:
RuiSpratley Escreveu:
...
Quanto ao percurso que o cfs falou deve ser algo deste género:
http://goo.gl/Aa6O5Y
...

Rui, acrescenta ao percurso "Aït Benhaddou"


Adicionado, obrigado.
http://goo.gl/u3Mi2z

Se tiverem percursos de anos anteriores e sugestões mandem-me pf por mail rspratley arroba gmail ponto com para eu ir compilando.

Rui, tens aqui os tracks que fizemos na nossa viagem a Marrocos
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?n ... &id=165886
Depois de Ouarzazate, eu e Rui Marques regressamos nas calmas, ainda fizemos algumas pistas (ex: Quarzazate->Ait-Ben-Adu) e passamos nas Cascatas de Ouzoud (https://www.google.pt/search?source=ig& ... ud&spell=1) - gostei de passar por aqui.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


05 nov 2013 13:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Marrocos 2014
Agostinho Gomes Escreveu:
Eu estou com Varanda, relativamente à tenda.
A nossa experiência mostrou-nos que fica mais caro, acampar num parque de campismo, ir jantar a um restaurante e ir comer pequeno almoço a café, do que arranjar um Albergue que tenha tudo incluído.

Sim tb já ouvi disso!.. Até me disseram que é possível regatear o preço com jantar dormida e peq almoço!..
Acampar...em observação! :study:

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


05 nov 2013 14:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 18:14
Mensagens: 226
Localização: Porto
Mensagem Re: Marrocos 2014
Gosto muito de acampar, mas se puder dormir num albergue com "tudo inlcuído" e as motos estacionadas e seguras prefiro :rlx:

_________________
DR-Z 400RR
بيدرو ماركيز


05 nov 2013 18:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Marrocos 2014
Se servir para alguma coisa, ai vai uns bitaites da minha parca experiência:

Auberges, aqueles sítios baris, que se negoceiam por 10 € noite com direito a jantar e ainda têm uma piscina porreirinha existem sobretudo no sul, entre Merzuga e Tata onde o turismo aventura de facto existe, a norte, a costa e as grandes cidades é mais o perfil do hotel, muito mais caro e até sem a mesma graça.

O planalto de rekkan ou zonas como o Sahara Ocidental são zonas totalmente desprovidas de condições para a prática do turismo, mesmo o mais rudimentar, não pensem que isso é bom, porque não é, restaurantes os que há são uma total lástima (eu o ano passado apanhei um que o gajo sentado ao meu lado vomitava) e os hotéis (é um luxo chamar aquilo de hotel) muitos nem abertos estão porque simplesmente não recebem visitantes, aconteceu-me isso em Missour, queria um poiso para descansar e foi um sarilho para me abrirem o pretenso hotel. Pessoalmente não me apanham mais em zonas que não ofereçam o mínimo de condições de conforto.

Portanto o rekkan é para ser atravessado sem parar e o Sahara é para evitar :mutley:

No que toca a andar em areia de moto grande, vulgo uma bicilindrica de 200 kg, deixem-me que Vos diga, ou têm experiência, ou não se metam nisso, e se julgam que a areia de Marrocos é mais compacta, se em algumas zonas é verdade, há outras que já não é assim e é um bruxedo do caneco manter aquilo com o guiador direito.

As dunas que é o fetiche para muita gente, dou-Vos um concelho, se forem de mastodonte, tentem sempre ir quando houver sombras, facilita sobre maneira a leitura do terreno, eu apanhei uns cagaços quando o terreno me fugia debaixo da moto, porque quando isso acontecia, normalmente a roda que toca primeiro no chão é a da frente, o que pode dar cagada.

As zonas do Atlas, de Zagora, de Midelt e muitas outras têm pistas fabulosas, que permitem percorrer quilómetros e quilómetros sempre dentro de um perímetro de Marrocos onde o razoável conforto existe, seja pelo local da pernoita, seja pelo local da onde se pode picar uma bucha ou beber uma cola geladinha, e há muita coisa para ver, provavelmente o melhor que Marrocos oferece.

_________________
;-)


05 nov 2013 18:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 out 2012 16:46
Mensagens: 192
Localização: Sintra
Mensagem Re: Marrocos 2014
Pedro BC Escreveu:
Se servir para alguma coisa, ai vai uns bitaites da minha parca experiência:

Auberges, aqueles sítios baris, que se negoceiam por 10 € noite com direito a jantar e ainda têm uma piscina porreirinha existem sobretudo no sul, entre Merzuga e Tata onde o turismo aventura de facto existe, a norte, a costa e as grandes cidades é mais o perfil do hotel, muito mais caro e até sem a mesma graça.

O planalto de rekkan ou zonas como o Sahara Ocidental são zonas totalmente desprovidas de condições para a prática do turismo, mesmo o mais rudimentar, não pensem que isso é bom, porque não é, restaurantes os que há são uma total lástima (eu o ano passado apanhei um que o gajo sentado ao meu lado vomitava) e os hotéis (é um luxo chamar aquilo de hotel) muitos nem abertos estão porque simplesmente não recebem visitantes, aconteceu-me isso em Missour, queria um poiso para descansar e foi um sarilho para me abrirem o pretenso hotel. Pessoalmente não me apanham mais em zonas que não ofereçam o mínimo de condições de conforto.

Portanto o rekkan é para ser atravessado sem parar e o Sahara é para evitar :mutley:

No que toca a andar em areia de moto grande, vulgo uma bicilindrica de 200 kg, deixem-me que Vos diga, ou têm experiência, ou não se metam nisso, e se julgam que a areia de Marrocos é mais compacta, se em algumas zonas é verdade, há outras que já não é assim e é um bruxedo do caneco manter aquilo com o guiador direito.

As dunas que é o fetiche para muita gente, dou-Vos um concelho, se forem de mastodonte, tentem sempre ir quando houver sombras, facilita sobre maneira a leitura do terreno, eu apanhei uns cagaços quando o terreno me fugia debaixo da moto, porque quando isso acontecia, normalmente a roda que toca primeiro no chão é a da frente, o que pode dar cagada.

As zonas do Atlas, de Zagora, de Midelt e muitas outras têm pistas fabulosas, que permitem percorrer quilómetros e quilómetros sempre dentro de um perímetro de Marrocos onde o razoável conforto existe, seja pelo local da pernoita, seja pelo local da onde se pode picar uma bucha ou beber uma cola geladinha, e há muita coisa para ver, provavelmente o melhor que Marrocos oferece.




Bom esclarecimento...

_________________
...the in between is mine...


05 nov 2013 20:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
Obrigado a todos pelos informações.

Agostinho, vou estudar o vosso percurso.

BC dos 4 que para já estamos apontados apenas o Cruiser domina a areia, penso que os restantes na melhor das hipóteses poderiamos dizer que nos safamos mas acho que nem isso por isso teremos de treinar.

Eu gostava de ao mesmo tempo ter alguma aventura (pistas e areia) mas sem exageros pois a viagem é grande e tem de ser tudo doseado.

Quanto ao campismo apenas tenho uma panca de acampar uma noite no deserto (que na altura pode desaparecer) e estar preparado para alguma eventualidade que nos obrigue a ficar longe da civilização, mas eu gosto de dormir minimamente confortável e por isso dou-me bem com os albergues.

Continuem a dar as opiniões que eu (e os restantes) continuaremos a processá-las.

Quero ir já amanhã :vrumm: ... ainda falta tanto para abril :waiting:

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


05 nov 2013 21:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
eheheh, esta ansiedade antes da aventura é impagável! :D
Na minha experiência pessoal, e só posso falar disso, a pista que fizemos (Merzouga-Zagora) fez-se com motas grandes (1LC8, 1GS800, 2AT e 1TA), sendo que a Transalp do Hernâni ia com pneu de estrada! Foi uma verdadeira aventura, durou 2 dias, com furos, baterias descarregadas, gajos a desesperar e a dizer que iam embora e que chamavam o helicóptero... Enfim... Tudo normal :vrumm: Não sei se estão a pensar fazê-la, mas é muito fixe.
A pista em questão tem muita areia, alguma é compacta, mas também muito fesh-fesh e zonas em que um gajo pensa mesmo 2 ou 3 vezes se não se terá aventurado demais em fazer aquilo. Depende muito mais das pessoas que vão e do companheirismo do que das motas. A nós correu bem, mas já correu mal a muito boa gente. Em relação a isso, não podiam ter melhor companheiro do que o Cruiser, que é um homem com experiência nessa pista. Uns treininhos na areia por cá e fazem aquilo na boa. :thumbsup:
As pistas do Atlas que nós fizemos são espectaculares, com baixo grau de dificuldade, muito rolantes e com paisagens deslumbrantes.
Quanto ao campismo, o Agostinho disse tudo. Fica mais caro e mais desconfortável. Acampar no deserto, só por necessidade. Aquilo tem cada bicharoco de noite... :eek:
Não há nada mais reconfortante do que chegar a uma localidade de noite, depois de umas largas centenas de Kms, e negociar um "pacote turístico" de jantar, estadia e pequeno-almoço. Fica barato e um gajo não tem que se preocupar com mais nada, é um descanso. :rlx: É preciso é marralhar sempre, em tudo, seja para o que for!
Ah, e se gostarem de vinho, levem umas garrafas. Foi uma falha nossa que pagámos caro.

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


05 nov 2013 23:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Marrocos 2014
A ideia da tenda é para uma emergência, para dormir no meio do nada, claro que entre um camping oficial é melhor um albergue em comparação em termos de condições e preço.
O saco cama é necessário pois por vezes em certos sitios a higiene deixa um pouco a desejar e é melhor dormir em cima da cama dentro do nosso saco cama.
O progresso de Marrocos é evidente e algumas pistas estão aos poucos a desaparecer e a dar lugar a estradas a Pista Merzouga Zagora ainda tem partes um pouco complicadas tudo dependendo da moto e do jeito para a areia do condutor, e claro depende da rota escollhida, mas em especial junto do albergue Marabout está muito diferente em relação a 1ª vez que lá passei.
Acima de tudo é preciso calma e espirito de entre-ajuda, para se em certas situações algiém se descontrolar um pouco recuperar a calma rapidamente.
Mas atenção a volta a Marrocos não tem nada de trancendente, apenas ter em certas zonas mais isoladas e deserticas um pouco de respeito pela natureza e bom senso para evitar ficar sem água, sem gasolina, não se perder, e não querer andar acima das suas capacidades para tentar evitar acidentes.
Na última viagem que fiz o Twinjet no telemóvel Android levava as imagens de satélite das zonas mais isoladas e susceptiveis de nos perdemos e isso deu-nos uma grande margm de segurança.
Agora com mais ou menos off-road Marrocos é um país que acho sempre interessante de visitar e com um nível de vida abaixo do nosso ´permite que se faça a festa relativamente barata.

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


06 nov 2013 10:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Marrocos 2014
Rui,
se queres dormir no deserto, tenta arranjar lá uma tenda BerBer para dormir!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


08 nov 2013 19:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 18:14
Mensagens: 226
Localização: Porto
Mensagem Re: Marrocos 2014
Que bela ideia :thumbsup:

_________________
DR-Z 400RR
بيدرو ماركيز


08 nov 2013 20:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
Quanto à sugestão de dormida por mim parece-me bem desde que a companhia não seja nenhum camelo :mutley:

Estive a simular o percurso que o agostinho mandou e dá 10d mas parece-me ser +/- dentro do que estava a planear em termos de locais de passagem.

Teremos agora de entre os interessados começar no corte e costura para afinar o percurso.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


09 nov 2013 16:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 abr 2012 14:31
Mensagens: 178
Mensagem Re: Marrocos 2014
Em abril pode-se dormir no meio do deserto basta um saco cama.
O minimo que se poderá encontrar pela manhã aos pés do saco cama é uma vibora cornuda ou um escorpião, eles procuram o calor do corpo , mas desde que se sai com jeito tudo bem.............
EHEHEHEHEHEH :vrumm: :sabe:


09 nov 2013 17:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Marrocos 2014
Atenção que Aït Benhaddou já tem muito asfalto...


09 nov 2013 20:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Marrocos 2014
Só fui lá uma vez e foi no mês passado, o Bruno Botelho está a ter a trabalheira de fazer o relato num tópico por cá.

Há um trajecto que recomendo vivamente, começa nas gargantas de Todra, sobe até a Agoudal (aldeia localizada a uma altura de quase 2.800 metros, a mais alta de Marrocos), seguir para Msmerir (pista muito louca que dura uns 30-40 km, com altas paisagens) e descer até as Gargantas de Dades. :thumbsup:


09 nov 2013 20:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 abr 2012 14:31
Mensagens: 178
Mensagem Re: Marrocos 2014
Cuidado que essa pista passa uma boa parte pelo rio e é propicia a enxurradas, e quando ela vem leva tudo pela frente.


10 nov 2013 09:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 08 jul 2013 23:06
Mensagens: 1
Mensagem Re: Marrocos 2014
Isto é percurso para uma BMW F650 GS de 2001?


10 nov 2013 14:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 abr 2012 14:31
Mensagens: 178
Mensagem Re: Marrocos 2014
Até com isto ........... :vrumm:


10 nov 2013 16:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Marrocos 2014
josematos Escreveu:
Em abril pode-se dormir no meio do deserto basta um saco cama.
O minimo que se poderá encontrar pela manhã aos pés do saco cama é uma vibora cornuda ou um escorpião, eles procuram o calor do corpo , mas desde que se sai com jeito tudo bem.............
EHEHEHEHEHEH :vrumm: :sabe:

Bichos rastejantes não! :pum: :matrix: :pum: :matrix:

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


11 nov 2013 11:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 abr 2012 14:31
Mensagens: 178
Mensagem Re: Marrocos 2014
Só se forem de quatro patas.............EHEHEH


15 nov 2013 16:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 18:14
Mensagens: 226
Localização: Porto
Mensagem Re: Marrocos 2014
Caríssimos para a ida a Marrocos a minha Tê vai precisar de um par de sapatos novos, o que recomendam?

_________________
DR-Z 400RR
بيدرو ماركيز


18 nov 2013 16:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 jan 2011 13:38
Mensagens: 1130
Localização: Oeiras, Queijas / Tomar, Serra
Mensagem Re: Marrocos 2014
PedroFM Escreveu:
Caríssimos para a ida a Marrocos a minha Tê vai precisar de um par de sapatos novos, o que recomendam?

Em principio vou com os E-07, mas tudo vai depende do que iremos fazer...mas estou apontar os E-07; ir de tacos e não usufruir deles é :stupid: !

_________________
Yamaha XT660X 2007 32.000Km
Yamaha Fz6 S2 2008 32.000Km
TA=Trail Adventure TransAlp XL700 ABS
"Viajar de carro aprecia-se a paisagem, de mota...faz-se parte dela!"


18 nov 2013 16:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
Animal Escreveu:
PedroFM Escreveu:
Caríssimos para a ida a Marrocos a minha Tê vai precisar de um par de sapatos novos, o que recomendam?

Em principio vou com os E-07, mas tudo vai depende do que iremos fazer...mas estou apontar os E-07; ir de tacos e não usufruir deles é :stupid: !


Eu ou troco para MT21 ou E07 ou mantenho o E09 atrás e compro um para a frente (pelos vistos tenho a condução muito agressiva :mutley: e dou cabo dos pneus da frente)-

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


18 nov 2013 16:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Marrocos 2014
VitorF Escreveu:
Atenção que Aït Benhaddou já tem muito asfalto...

Em relação a evitar o alcatrão:
Tal como o Paulo Monteiro referiu no topico do relato do Bruno Botelho, pode-se seguir em off-road a partir dos estúdios de cinema até Aït-Ben-haddou.
Uma parte desse track já o fiz e está disponivel no wikiloc, a outra parte é desenhar no GoogleEarth ou pedir ao Paulo o track. Esta zona é muito fixe para se brincar e tirar umas fotos!
A partir de Aït-Ben-haddou para norte, é sempre alcatrão!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


18 nov 2013 18:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
As coisas começam-se a compor :mutley:

Os participantes para já são:
Eu - DR650
Pedro FM - Tenere 660
Mário (Cruiser) - DRZ 400
David (Animal) - TA 700
Saul Matos - ADV 950 (acho eu)

Existe mais uma pessoa que mais para o final do ano dará o ok/não ok e penso que a lista fechará pois 6 pessoas parece-me um numero correcto, nem grande nem pequeno.

O percurso em principio será (estes são os pontos por onde devemos passar, os percursos entre cada um têm de ser estudados):

Imagem

Tenho que ver se não falhei nenhuma das sugestões e rever com todos os participantes mas até agora parece do agrado da maioria.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


Editado pela última vez por RuiSpratley em 29 nov 2013 15:26, num total de 1 vez.



28 nov 2013 22:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 nov 2013 13:27
Mensagens: 19
Localização: Estoril
Mensagem Re: Marrocos 2014
Viva, pessoal,

Eu gostava de ir, aliás é um dos projectos que pretendo realizar, voltar a Marrocos de mota.
Sem querer destabilizar os vossos planos, tinha ideia de levar a mota dentro de uma Transporter que tenho para estas coisas, para evitar queimar os TKC80, além disso a minha mota é uma mono, é grande, mas é só um...


Em primeiro lugar, gostaria que contassem com a minha pré- inscrição, porque gostei de tudo o que li.

Conto ir ao passeio do dia 14, vamos falando.

Abraços,
Luis Amorim

_________________
Sempre a pensar na próxima....


29 nov 2013 11:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.