Data/Hora: 25 abr 2024 09:49




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo
 Marrocos 2014 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Marrocos 2014
Amigos, finalmente chegou a altura de a DR ir a Marrocos ... desta vez comigo :)

Consegui as devidas autorizações familiares para a expedição "Marrocos 2014". Para rentabilizar mais o tempo estava a pensar ir entre 17 de Abril (5a feira santa) e 27 de Abril aproveitando ainda o feriado de 25 de Abril (considerando que não acabam com mais feriados). Dependendo do tempo que seja necessário consigo ainda encaixar mais 1 ou 2 antes ou depois mas para já queria começar com estes dias.

Não tenho nada definido em termos de percurso mas gostava de fazer algo semelhante aos passeios que o Cruiser fez nos últimos anos, ir andando, apanhar umas pistas engraçadas, alternar entre acampamentos e "hoteis/albergues/o que seja".

Para já estou eu e o PedroFM, como nunca lá fomos gostava de ir com alguém já mais experimentado nestas andanças para escolher as pistas, saber onde se deve ir e onde não se deve ir, etc.

Links para os passeios que refiro ("Vagabundear em Marrocos"):

http://www.trailaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=80&t=14569

http://www.trailaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=19948

Informação provisória (vou actualizando):

Inscritos (Actualizado em 2013-12-23):

Confirmados (por ordem de inscrição, sendo que dos pendentes o Pedro Félix fica +/- nivelado com o David :mutley: ):

Rui Spratley
Pedro FM
Cruiser
David (Animal)
Saul Matos
Luis Amorim

Pendentes de confirmação:
Merêncio (se arranjar mota :vrumm: ), Pedro Félix.

Data:
Entre 17 de Abril (5a feira santa) e 27 de Abril aproveitando ainda o feriado de 25 de Abril - Dependendo de quem for pode haver alguns que queiram esticar um pouco mais. Deve ser sempre guardada uma reserva de pelo menos 2 dias para um imprevisto que surja para não haver problemas no trabalho.

Orçamento:
Contar com cerca de 750€ mais algum de reserva para imprevistos

Percurso:
Tangier Med, Morocco
Meknes, Morocco
Azrou, Morocco (passar pela Cèdre Gouraud)
Midelt, Morocco
Beni Mellal, Morocco
Demnate, Morocco
(Marrakesh a decidir na altura pelo tempo disponível)
Skoura, Morocco
(Aqui pelo meio passar pelo Gorges du Dadés)
Tinghir, Morocco
Merzouga, Morocco
Erg Chebbi
(decidir a subida)

Data/Local de partida:
Porto dia 17 de Abril

Checklist do Cabral (obrigado Parra que não encontrava):
http://www.trailaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=111&t=14793&p=221716#p221716

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


Editado pela última vez por RuiSpratley em 23 dez 2013 11:12, num total de 11 vezes.



28 jul 2013 19:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: Marrocos 2014
Há por aí muito boa gente cheia de comichão para voltar, eu incluído.

Só lá fui uma vez e não tenho experiência, excepto na negociação dos hotéis.

Essa data calha no meu aniversário e no calendário de muitos e bons passeios. Ainda é cedo para definir o que quer que seja, mas conheço uns quantos que se juntavam á festa se fosse bem combinado.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


29 jul 2013 09:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Marrocos 2014
Ora aqui está uma coisa que eu ainda tenho que fazer... Mas esta austeridade não me permite gastar 1000€ numa passeata de moto :crybaby:

_________________
XR 650 R


29 jul 2013 09:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
Villas Escreveu:
Há por aí muito boa gente cheia de comichão para voltar, eu incluído.

Só lá fui uma vez e não tenho experiência, excepto na negociação dos hotéis.

Essa data calha no meu aniversário e no calendário de muitos e bons passeios. Ainda é cedo para definir o que quer que seja, mas conheço uns quantos que se juntavam á festa se fosse bem combinado.


Em termos de datas para mim teria de ser mesmo nesta altura para não queimar muitos dias de férias. Já estou a preparar com muita antecedência para ver se dá para ir juntando uma comitiva boa e para dar para quem precisar ir preparando o terreno em casa :mutley:

Vamos andando e vamos vendo :thumbsup:

Diogo Soares Escreveu:
Ora aqui está uma coisa que eu ainda tenho que fazer... Mas esta austeridade não me permite gastar 1000€ numa passeata de moto :crybaby:


Não faço ideia de valores mas tenho ideia de que bem gerido (e pelo que me lembro dos relatos anteriores) sem contar com os imprevistos consegues por menos que isso.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


29 jul 2013 09:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 dez 2012 15:35
Mensagens: 437
Localização: Braga
Mensagem Re: Marrocos 2014
Estou com este tópico debaixo de olho... Quem sabe e também dou uma perninha a Marrocos!!

Se puder... ALINHO!

_________________
KTM 530 EXC - 2009
KTM 990 Adventure - Black 2006
ex Honda XR 600R 1993
ex Honda Varadero 2005


29 jul 2013 09:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Marrocos 2014
RuiSpratley Escreveu:
Diogo Soares Escreveu:
Ora aqui está uma coisa que eu ainda tenho que fazer... Mas esta austeridade não me permite gastar 1000€ numa passeata de moto :crybaby:


Não faço ideia de valores mas tenho ideia de que bem gerido (e pelo que me lembro dos relatos anteriores) sem contar com os imprevistos consegues por menos que isso.


Diogo, pela minha parca experiência tens os custos dos quais não podes fugir depois tens a variável das refeições e dormidas.

A exemplo (se a memória não me atraiçoa):
1 - Ferry: 120 € (ida e volta)
2 - Gasolina: 1€ / litro (é ligeiramente mais barato), conta com 3.000 km ou seja a gastar 6 necessitas 180 litros = 180 €
Até Tanger organiza-te com mais 2 tipos e leva a moto de atrelado, são 1300 km que a dividr pelos 3 deve andar com portagens a 60 €.
3 - Dormidas e comidas: Aqui a variável é grande, podes dormir de 10 a 30 € em regime de meia pensão, se fizeres a coisa pelo meio, são 20 €, uma refeição, se tiveres cuidado, pode andar pelo 5€.

Portanto de fores 10 dias tens:

Barco: 120 €
Gasolina: 180 €
Dormidas: 200 €
Almoços: 50 €
Merdas que tens que ir comprando como água, uns cafés e uma ou outra jola: 50 €
Total: 600 €

Com mais 50 € de segurança fazes a festa por 650 €, sem luxos, mas com o mínimo de conforto. No entanto sempre a ter cuidado com a despesa.

Sobre tudo isto, tens que adicionar a preparação (revisão) da moto.

_________________
;-)


29 jul 2013 11:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos 2014
Pedro BC Escreveu:

A exemplo (se a memória não me atraiçoa):
1 - Ferry: 120 € (ida e volta)
2 - Gasolina: 1€ / litro (é ligeiramente mais barato), conta com 3.000 km ou seja a gastar 6 necessitas 180 litros = 180 €
Até Tanger organiza-te com mais 2 tipos e leva a moto de atrelado, são 1300 km que a dividr pelos 3 deve andar com portagens a 60 €.
3 - Dormidas e comidas: Aqui a variável é grande, podes dormir de 10 a 30 € em regime de meia pensão, se fizeres a coisa pelo meio, são 20 €, uma refeição, se tiveres cuidado, pode andar pelo 5€.

Portanto de fores 10 dias tens:

Barco: 120 €
Gasolina: 180 €
Dormidas: 200 €
Almoços: 50 €
Merdas que tens que ir comprando como água, uns cafés e uma ou outra jola: 50 €
Total: 600 €

Com mais 50 € de segurança fazes a festa por 650 €, sem luxos, mas com o mínimo de conforto. No entanto sempre a ter cuidado com a despesa.

Sobre tudo isto, tens que adicionar a preparação (revisão) da moto.


A gasolina em marrocos está bem mais cara. 1,25€/litro (valores abril 2013)
Apontava para valor médio de estadia em Albergue/Hotel 220dh (+- 20€) com meia pensão.
Para almoço apostava levar umas latinhas de portugal, ou entao comer por lá em sitios bem escolhidos e sempre negociar o preço da comida antes de te sentares senao há surpresas.

Para 10dias apontava para orçamento geral de 800€/900€ (menos acho um risco).
Até porque ir para Marrocos com orçamento curto e baixo é uma atitude pouco sensata, na minha opinião.

Das vezes que fui nunca gastei mais de 1000€. Tudo depende dos moldes em que se pensa ir.

Cumps.

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


29 jul 2013 12:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Marrocos 2014
Noutro forum que estou inscrito andam a planear o mesmo e é pela mesma altura.

O ideal será falar com malta que já lá foi e fazer tipo um orçamento para o pessoal saber com o que contar antes de arrancar. Depois mais trocos menos trocos, há-de andar por aí.

Uma das diferenças começa nas dormidas, em que seria acampar algumas vezes para poupar uns trocos.

Eu tenho ideias de ir! :dance:


29 jul 2013 13:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Marrocos 2014
jpedromr Escreveu:
Noutro forum que estou inscrito andam a planear o mesmo e é pela mesma altura.

O ideal será falar com malta que já lá foi e fazer tipo um orçamento para o pessoal saber com o que contar antes de arrancar. Depois mais trocos menos trocos, há-de andar por aí.

Uma das diferenças começa nas dormidas, em que seria acampar algumas vezes para poupar uns trocos.

Eu tenho ideias de ir! :dance:


João, não conheço o outro fórum, mas olha que aqui há muita malta que vai a Marrocos com alguma (muita) frequência, eu nos últimos 4 anos fui, 4 vezes e duvido que saibam muito mais de alguma malta que por aqui anda e nota eu sou dos que menos vezes fui, porque tipos como o Luis Loureço são já catedráticos deste pais

Este ano fiz as contas por alto e gastei a variar os 700 €, sem concessões, mas os hotéis eram beras e a minha moto gasta de facto pouco.

Orçamentar uma ida a Marrocos é pegar numa folha de cálculo e sabendo o preço do ferry e gasolina, moldar a volta em função do orçamento, fugindo das grandes cidades (hotéis claramente mais caros) consegue-se viagens de facto económicas, eu nunca gastei 1.000 €.

Relativamente ao preço da gasolina, o Ricardo deve ter razão a minha memoria é de galinha, no entanto antes de ir consulto este site para fazer as minhas continhas.

http://www.mytravelcost.com/petrol-prices/" onclick="window.open(this.href);return false;

Segundo o site o preço médio está em Julho 1.16 €.

_________________
;-)


29 jul 2013 16:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Marrocos 2014
Epa com a do João tentas-te, mas falhaste porque eu sou José! [bigsmile]

O objectivo até pelo que tinha lido e segundo me lembro acho que era manter abaixo dos 500€! Se é possivel ou não, não faço ideia porque é uma coisa que nunca fiz, no entanto há quem diga que sim.


29 jul 2013 16:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Marrocos 2014
jpedromr Escreveu:
Epa com a do João tentas-te, mas falhaste porque eu sou José! [bigsmile]

O objectivo até pelo que tinha lido e segundo me lembro acho que era manter abaixo dos 500€! Se é possivel ou não, não faço ideia porque é uma coisa que nunca fiz, no entanto há quem diga que sim.


Eu também já disse que sim a um companheiro que foi comigo e até o convenci a vir, no final tive que lhe emprestar umas croas, porque nem muito poupadinho a coisa ficou por 500 paus. :mutley:

_________________
;-)


29 jul 2013 16:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Marrocos 2014
Pois, eu não sei se é ou não possível, até porque nunca lá fui.

À primeira vista diria que sim, que é possível. Antes de surgir a ideia de ir de mota, já tinha pensado ir fazer um Maroc Challenge com uns amigos e ia ficar em menos de 500€, mas claro, a dividir por 4. No entanto havia despesas de inscrições, passagens mais caras no ferry, etc o que encarece tudo no final.

Se for por minha conta de mota, é óbvio que poupo logo 200 ou 300 euros de uma inscrição numa treta destas!

De uma maneira ou de outra eu devo ir lá por essas alturas. Agora vou daquela que melhor der, porque sinceramente não estaria muito disposto a ultrapassar esses valores de 500, 600 euros. Tal como disse não me parece impossível de conseguir, é preciso é cortar ao máximo em coisas tipo hotéis, albergues e afins. A solução apresentada foi acampar. Claro que uma noite ou outra o ideal seria mesmo o hotel, mas isso logo se veria.

Apesar disto tudo, seria só mesmo um orçamento para a malta ter uma ideia. Já se sabe que se se estimar gastar 500, provavelmente mais 100 no minimo vão de certeza! É só para o pessoal saber com o que contar antes de se meter nelas, porque depois não há volta a dar! Também é bom para pessoal como eu que nunca lá fui e não faço ideia de valores de nada.


29 jul 2013 17:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos 2014
jpedromr Escreveu:
Pois, eu não sei se é ou não possível, até porque nunca lá fui.

À primeira vista diria que sim, que é possível. Antes de surgir a ideia de ir de mota, já tinha pensado ir fazer um Maroc Challenge com uns amigos e ia ficar em menos de 500€, mas claro, a dividir por 4. No entanto havia despesas de inscrições, passagens mais caras no ferry, etc o que encarece tudo no final.

Se for por minha conta de mota, é óbvio que poupo logo 200 ou 300 euros de uma inscrição numa treta destas!

De uma maneira ou de outra eu devo ir lá por essas alturas. Agora vou daquela que melhor der, porque sinceramente não estaria muito disposto a ultrapassar esses valores de 500, 600 euros. Tal como disse não me parece impossível de conseguir, é preciso é cortar ao máximo em coisas tipo hotéis, albergues e afins. A solução apresentada foi acampar. Claro que uma noite ou outra o ideal seria mesmo o hotel, mas isso logo se veria.

Apesar disto tudo, seria só mesmo um orçamento para a malta ter uma ideia. Já se sabe que se se estimar gastar 500, provavelmente mais 100 no minimo vão de certeza! É só para o pessoal saber com o que contar antes de se meter nelas, porque depois não há volta a dar! Também é bom para pessoal como eu que nunca lá fui e não faço ideia de valores de nada.


De onde és?

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


29 jul 2013 17:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Marrocos 2014
Grande Lisboa. Moro mesmo na capital, não é um bocadinho ao lado! :D


29 jul 2013 17:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos 2014
Contas de merceeiro:

Lisboa - Tarifa sem portagens = +- 615km x2 - Assumindo um consumo 6,0Lts aos 100km só aqui tens numeros redondos ao preço da gasolina de hoje 120€.

Em tarifa dormes por 30e ou acampas, your call, isto se fizeres o dia zero como Lisboa-Tarifa.

ferry: 1 mota + 1 pessoa ida e volta = 117€ pela FRS tarifa-tanger.
(ha outras soluçoes ligeiramente mais baratas, mas a demorar bem mais tempo)

so ate aqui já vao: 267€.
(nem falo em comidas pk imagino que um gajo a poupar traga comida de casa, mas mm assim deveria entrar como custo)

em marrocos depende muito da duração da viagem e das zonas para onde vais. para uma volta decente sou da opiniao que é de passar pra la do atlas o que vá assim pro minimo dos minimos:1500km em marrocos (ate agora a volta mais pequena que fiz foram 4000km no total).

mesmas contas de merceeiro:
gasolina, 6lt aos 100km, gasolina a 1,25€/l ..... +-115€

.... podia continuar, mas para mim só ha uma maneira do valor ser na casa dos 500€:

Imagem

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


29 jul 2013 17:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Marrocos 2014
Nem pensar, eu vou de mota! :D

Arranjo maneira de ir, temos pena. Aumento o orçamento e como vou com pendura a coisa lá divide um bocado e sempre há mais uma ajudinha.


29 jul 2013 17:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos 2014
Interessa é ir :)

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


29 jul 2013 17:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 01 jul 2011 22:46
Mensagens: 19
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Marrocos 2014
Boas
Qual o,percurso que e estão a pensar
Estou interessado em alinhar convosco.
Sou do Porto, a maioria do grupo e de onde?


29 jul 2013 18:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 nov 2010 11:29
Mensagens: 77
Mensagem Re: Marrocos 2014
josempbarbosa Escreveu:
Boas
Qual o,percurso que e estão a pensar
Estou interessado em alinhar convosco.
Sou do Porto, a maioria do grupo e de onde?


Do outro tal forum que falei acho que foi pessoal do Porto que começou com a ideia. Pelo menos até agora não vi nenhum de Lisboa a alinhar. Em todo o caso até podiam ser lá da ponta do país, que não tem dificuldade nenhuma para nos apanharmos uns aos outros. À medida que vão descendo, vai-se juntando o pessoal!


29 jul 2013 18:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Marrocos 2014
ISTO VAI DAR O ESTOURO, NEM O SEGUNDO RESGATE VAI DAR PARA SAFAR ESTA mer** !!!!!! VÃO PARA MARROCOS, MAS É VIVER .... FUJAM, NÃO ESPEREM PELO SPRATLEY E O RAIO DE ABRIL :lol:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


29 jul 2013 18:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: Marrocos 2014
ricardo.teixeira Escreveu:
ISTO VAI DAR O ESTOURO, NEM O SEGUNDO RESGATE VAI DAR PARA SAFAR ESTA mer** !!!!!! VÃO PARA MARROCOS, MAS É VIVER .... FUJAM, NÃO ESPEREM PELO SPRATLEY E O RAIO DE ABRIL :lol:


Concordo!

:flush:

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


29 jul 2013 18:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos 2014
Vou mantendo o post inicial actualizado com a informação para ser mais fácil de acompanhar.
Como é óbvio ainda estou na fase de sondagem e por isso sabendo os possíveis interessados reunimos e vemos como fazer.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


29 jul 2013 20:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 nov 2011 23:17
Mensagens: 613
Localização: Água Longa - Santo Tirso
Mensagem Re: Marrocos 2014
É uma ideia muito interessante, até porque nunca fui a Marrocos...de mota, e deve ser uma experiência única.

Até lá, muita água ainda há-de correr pelo Douro abaixo, mas é com antecedência que se preparam as coisas.

Se ainda estiver empregado nessa altura (sim, porque é como o Ricardo diz, isto vai estourar ... mais dia menos dia) e se acharem que uma Dominator com maçarico a bordo não vos irá atrasar muito, sou menino para ir também.


Cumprimenttos

_________________
Carpe Diem!
ttrilhosdoxisto


29 jul 2013 21:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 13 nov 2012 10:28
Mensagens: 50
Mensagem Re: Marrocos 2014
Malta,

Expliquem lá uma coisa, ou duas, a quem nunca fez uma viagem deste tipo mas que anda com o "bichinho"...

Que coisas é que o pessoal leva na bagagem?
Coisas entre roupa, ferramentas, spares para a mota?

O que é que realmente é necessário e acessório?

Obrigado


29 jul 2013 21:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 nov 2010 23:33
Mensagens: 1027
Localização: Beja
Mensagem Re: Marrocos 2014
dois pares de cuecas, duas camisolas e um garrafão de vinho, o resto arranja-se lá

_________________
ktm 450 exc
KTM 950 Adventure


29 jul 2013 21:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 204 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.