Data/Hora: 29 mar 2024 11:15




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
 Fomos dar uma voltinha... 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Fomos dar uma voltinha...
Alguns dias atrás, o pessoal do Azores Trail TT reuniu-se novamente para mais um magnífico passeio pelos trilhos maravilhosos de São Miguel.
Mas desta vez, este passeio tinha uma novidade em absoluto, ou seja, era a estreia de um novo companheiro e mota no grupo. Este novo companheiro é o Francisco Marques e a sua novíssima Yamaha Tenere 660, ainda (acho eu) em plena rodagem, mas já equipada com um par de pneus cardados.
O ponto de reuinião do grupo foi o do costume, com o grupo a apresentar-se a horas e ansioso por mais uma aventura por maus caminhos:

Imagem

O dia não se apresentava nas melhores condições, dado que a chuva fez a sua aparição, caindo com alguma insistência, mas nada que demovesse a sede de TT do grupo. Aliás, para nós a chuva só iria tornar as coisas melhores e mais interessantes, dado que não haveria pó e haveria alguma lama. Espectáculo!!! :unibrow:
E lá partimos nós, Eu na V-Strom 650 Adventure, Miranda na KTM 950 Adventure, Gregório na Honda Dominator 650, Hugo na Yamaha DT 50 e Francisco na Yamaha Tenere 660. Um grupo bem composto e animado.
Para aquecer um pouco os músculos, tomamos alguns trilhos situados na Lagoa, os quais já são um velho conhecido nosso e ideais para abrir a pestana ao pessoal. Assim que entramos nestes trilhos, o Francisco desatou a rodar o punho direito como se o amanhã não existisse e passou por mim que nem um louco, onde apenas presenciei um rabejar frenético da traseira da Tenere, para nunca mais o ver. O Miranda perante esta situação, decidiu fazer o "canhão" KTM disparar, e nunca mais o vi também. Digamos que o pessoal estava entusiasmado, talvez um pouco demais...
No final deste trilho havia muita excitação no ar e eu decidi acalmar o pessoal, pois o passeio ainda ia no ínicio.
saltamos de imediato para a entrada de outro trilho, o qual era desconhecido, mas que tem servido de palco a algumas provas de TT regionais. Estavamos muito curiosos em explorá-lo.

Imagem

Enquanto o grupo conversva um pouco, decidi fazer um reconhecimento pedestre ao ínicio deste trilho e, pareceu-me muito intertessante, não obstante a algumas irregularidades que podiam causar algumas dificuldades, como alguns regos/valas com alguma profundidade e muita pedra solta.

Imagem

Mas assim que cheguei o sinal não poderia ser mais positivo, bora pessoal!!! :clapp:

Imagem

Íniciamos a nossa subida, com algumas cautelas, onde o Francisco uma vez mais enfrentava os trilhos com algum entusiasmo, o qual se revestia numa condução exuberante e sempre ao ataque. O Francisco estava nos seus dias e a Tenere mostrava-se à altura dos desafios. Estava a começar a ficar impressionado com esta pequena Trail... :nod:

Imagem

Ultrapassamos esta parte do trilho mais acidentada sem dificuldades de maior, apesar de eu ter parado em 2 zonas, apenas por mera precaução e, também, para poupar as suspensões da V-Strom. Em qualquer uma das vezes que parei, arranquei sem problemas de maior. Aliás, no arranque destas duas paragens já se notava alguma calma e serenidade na minha condução, onde consegui arrancar sem colocar a roda traseira a derrapar ou com velocidade excessiva. Acho que já começo a ganhar alguma maturidade nestas andanças.

Imagem

Este trilho delineava-se no interior de uma mata, tornando a condução num mero exercício de prazer, pois o piso não estava muito degradado e conduzir no meio de árvores dá sempre uma sensação extra de desconhecido e de aventura, já para não falar do cheiro a vegetação, que é sempre agardável.

Imagem

Uma zona muito apetecível para o TT:

Imagem

O Hugo foi durante muitos quilómetros o meu fiél companheiro, pois perante alguma situação mais complicada certificava-se que o meu "mamute" passaria sem problemas. Até desaviou troncos de árvores. Grande Hugo, Obrigada!!!

Imagem

Após este trilho, continuamos a explorar mais alguns trilhos junto à zona industrial da Marques, onde o piso alternou muitas vezes entre terra, alguma brita e cascalho, tornando o piso por vezes mais mole.

Imagem

O grupo estava a circular sem problemas, mas a um ritmo mais de acordo com as pretensões mototurísticas, apesar de o Francisco andar quase sempre de punho enrolado, não dando qualquer hipótese à objectiva da minha máquina fotográfica. Acho que depois desta crónica ele vai queixar-se pelo facto de aparecer em poucas fotos, mas...
Pelo caminho, as paisagens já começavam a fazer a sua aparição, através de cenários de montanha:

Imagem

Mas o passeio estava longe de terminar e, quando demos por nós, já estavamos a entrar em alguns trilhos situados numa zona muito perto da Lagoa do Fogo, os quais eram, também, uma novidade para nós. Estes novos trilhos estavam a ser dados a conhecer pelo Francisco, o qual já foi em tempos um praticante assíduo de Enduro.
Estes trilhos ficavam situados numa zona de pastagens, onde o verde é a cor predominante:

Imagem

Houve quem se aventurasse com a mota numa destas pastagens, neste caso o Francisco e a sua Tenere. A "burra" queria pastar :cool:

Imagem

Imagem

O autor desta crónica em plena verdasca:

Imagem

Alguns metros mais à frente mais uma magnífica paisagem:

Imagem

Entra trilho, sai trilho e já estavamos a explorar mais alguns percursos novos na zona de Água d'Alto, os quais eram acessíveis e interessantes, apesar de algumas partes parecerem não ter saída, obrigando-nos a voltar para trás.
Francisco "too fast too furious" :yesss:

Imagem

Gregório e a sua fiél Dominator:

Imagem

O Hugo em acção:

Imagem

Miranda e o "canhão":

Imagem

Alguns metros mais à frente, aconteceu o inesperado, ou seja, o Francisco foi ao tapete com a sua Tenere, devido a um rego mais "manhoso", que fez a roda dianteira lhe pregar uma partida.
Felizmente foi uma queda sem consequências graves para o Francisco, o qual apenas se queixava de algumas dores musculares e manifestava alguma preocupação com a sua nova mota, a qual apenas possuia alguns riscos, um pisca partido e o pedal de travão torto.
Não te preocupes Francisco, tudo se arranja e já tá na hora de colocares algumas protecções nessa Tenere. Alguém falou em Touratech??? :rolleyes:
A partir deste ponto interrompemos o passeio e fizemos escolta ao Francisco até a casa, porque convinha ele colocar algum gelo nas zonas mais afectadas pela queda, como medida de precuação.
No entanto, eu e o Miranda decidimos continuar o passeio e dirigimo-nos para a zona do Pinhal da Paz, para explorar-mos mais alguns trilhos novos, situados junto ao parque natural do Pinhal da Paz e campo de golfe da Batalha.

Imagem

Inicialmente, pensamos que os trilhos desta zona iriam ser complicados, mas afinal revelaram-se fáceis, pois havia sinais no terreno que os mesmos tinham sido alvo de alguma atenção, estando o piso muito aplanado :ups:

Imagem

Contudo, havia lagumas zonas com um piso mais mole, tornando as coisas mais interessantes.
Nesta zona estavamos a passar junto ao campo de golfe da Batalha, o qual se situa no meio das montanhas:

Imagem

Percorremos vários percursos situados nesta área, os quais nos levaram até ao Pico da Pedra e Rabo de Peixe. O ritmo foi sempre calmo, oferecendo-nos oportunidade de contemplar as várias vistas que nos apareciam:

Imagem

Apesar da tarde estar a terminar, eu e o Miranda ainda estavamos cheios de vontade de fazer mais alguns quilómetros.

Imagem

Decidimos regressar ao ínicio destes trilhos e fazer praticamente mesmo caminho de regresso, só para voltarmos a atravessar uma zona cujo piso se encontrava um pouco mole, oferecendo-nos a oportunidade de treinar para um futuro passeio em pisos com areia, como Marrocos, por exemplo

Imagem

Maravilha!!!

Imagem

A subida correu super bem e até ficamos agardavelmente surpresos com o nosso desempenho e com a performance das "meninas". Só temos pena de não haver mais trilhos com este tipo de piso, senão...
Daqui para a frente, já não hava muito mais para fazer, porque o dia já estava a terminar e o sol já começava a preparar-se para ir embora. Perante esta situação, decidi que era a altura ideal para fazer umas fotografias do por do sol.
Assim sendo, rumamos para o miradouro da Rocha da Relva:

Imagem

Para chegarmos a este Miradouro fizemos mais alguns trilhos, juntando o útil ao agradável, ou seja, verdasca e um por do sol fantástico:

Imagem

Seja qual for a foto que optemos fazer, fica sempre bem com um por do sol como este:

Imagem

Imagem

De um lado o sol a esconder-se, do outro ainda alguma claridade:

Imagem

Nem o avião da SATA me escapou:

Imagem

E os resistentes que terminaram o passeio, Eu:

Imagem

E o Miranda:

Imagem

Foi um passeio excelente e que serviu para iniciar o Francisco nas andanças deste grupo, bem como conhecer novos trilhos e ver o que a Tenere valia no terreno. Da minha parte, nota positiva para esta Trail, pois mostrou estar à altura das exigências deste passeio e parecia muito fácil e intuitiva. Quanto ao Franciaco, apesar do tombo, espero que ele volte, pois a sua boa disposição torna estes convívios ainda mais divertidos.
E, como já vem sendo hábito, o vídeo do passeio:



Resta esperar pela próxima verdasca neste pequeno paraíso chamado São Miguel :clapp:

Boas curvas! :dance:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


24 abr 2009 01:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Fomos dar uma voltinha...
ESPECTACULAR !!!!!!!!
Imagem

Grande tecto !

Muito nível neste ride report .

Quer dizer que a nova Té , aprova ?
Eu estive sentado numa e achei-a muito "maneirinha" mesmo , levezinha e deve ser bem económica !

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 abr 2009 09:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Fomos dar uma voltinha...
No minuto 4:00 do video , parece que estão na Amazónia , se os gajos dos cavalos viessem nus e com umas lanças na mão ......... :D

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 abr 2009 09:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Fomos dar uma voltinha...
Sem Rumo Escreveu:
No minuto 4:00 do video , parece que estão na Amazónia , se os gajos dos cavalos viessem nus e com umas lanças na mão .........


[bigsmile] :lotlol: [bigsmile]

Sem Rumo Escreveu:
Muito nível neste ride report .


Obrigada! :okkk:

Sem Rumo Escreveu:
Quer dizer que a nova Té , aprova ?
Eu estive sentado numa e achei-a muito "maneirinha" mesmo , levezinha e deve ser bem económica !


A nova Té aprova, caso o seu proprietário não aspire a prestações motorizes exuberantes :rolleyes: , porque se for alguém que goste de um motor com uma resposta mais "agressiva"...
Contudo, o motor dela tem a vantagem de não ser brusco e potente em demasia, sendo fácil de explorar. Digamos que não causa sustos :D
A ciclística é porreirinha, porque é super maneável e leve. Apenas acho que a suspensão dianteira é mole demais no seu "setting" de série.
Em termos gerais, safa-se :D , mas podia ter mais motor :leiam:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


25 abr 2009 02:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 abr 2009 22:47
Mensagens: 264
Localização: Barcelos
Mensagem Re: Fomos dar uma voltinha...
:confused:
Por ai não falta belos trilhos gostei da fotos :yesss:

_________________
"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"


26 abr 2009 20:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Fomos dar uma voltinha...
cou Escreveu:
Por ai não falta belos trilhos gostei da fotos


Disso podes ter a certeza :unibrow: :nod:
Haja vontade, gasolina e pneus e trilhos não faltarão :clapp: .

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


26 abr 2009 22:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.