Data/Hora: 04 mai 2024 03:26




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
 MotoTurismo em Nordeste - Açores 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem MotoTurismo em Nordeste - Açores
Domingo passado, acordei bem cedinho, equipei-me a rigor, coloquei o saco magnético no depósito de gasolina da mota e arranquei para mais um passeio de carácter mototurístico.
O objectivo para este passeio já estava mais que definido, ou seja, Nordeste, o Concelho mais florido de São Miguel.
Parti com este objectivo em mente e tomei as estradas do norte da ilha, atravessando a cidade da Ribeira Grande e freguesias seguintes, sempre sem parar, dado que o que o meu objectivo centrava-se em Nordeste.
Após alguns quilómetros e umas quantas curvas, as quais me proporcionaram um grande prazer de condução, Nordeste já se avizinhava no meu horizonte :dance: :

Imagem

Após entrarmos nesta parte da ilha, não faltam vários pontos de interesse turístico e que tornam os passeios de mota nesta zona um mero exercício de prazer e descontracção.
Alguns dos pontos turísticos são os indispensáveis miradouros, os quais nos oferecem vistas magníficas, quer sob zonas verdejantes e de montanha, quer sob a costa da ilha :unibrow: .
Um dos miradouros que parei para visitar, foi o miradouro Salto da Farinha:

Imagem

Um miradouro que nos leva bem perto do mar:

Imagem

Este miradouro possui uma zona com um pequeno trilho pedestre, que nos leva até uma nascente de água.

Imagem

Reparei que a nascente estava algo fraca. Não sei se será por causas naturais ou se será da altura do ano. Já vi esta nascente com uma corrente de água bem mais forte.

Imagem

Hehehehe…, há sempre tempo para algumas fotos interessantes :lol:

Imagem

Contudo, este passeio ainda ia no ínicio e fiz-me novamente à estrada, onde fui fazendo umas filmagens com “on board camera”, para o vídeo que se encontra mais abaixo.
Algumas curvas mais à frente, chego ao Parque Natural Ribeira dos Caldeirões:

Imagem

Um Parque de grande beleza natural, onde a natureza nos presenteia com uma bonita cascata e uma zona verdejante e bem florida.

Imagem

É importante referir o empenho e dedicação dos habitantes de Nordeste no que toca aos seus miradouros e zonas de interesse turístico, dado que os mesmos enconram-se sempre, ou quase sempre, num estado impecável, onde os seus jardins devidamente tratados, são dos aspectos que saltam mais à vista.

Imagem

Imagem

Vista de mais perto, a cascata é sempre interessante de fotografar e a frescura que ela emana, bem como o som da água a cair, transmite-nos uma grande sensação de tranquilidade:

Imagem

Imagem

Um Parque que merece a nossa visita!

Imagem

Imagem

Neste Parque existem zonas propícias para piqueniques e churrascos, bem como zonas de lazer para crianças. Aqui passa-se um dia que nos ajuda a relaxar e a esquecer o stress do dia-a-dia.

Imagem

Imagem

De regresso ao asfalto, continuei a divertir-me com as óptimas estradas de montanha que Nordeste tem, onde é fácil ganhar algum entusiasmo e circular a ritmos/velocidades por vezes proibitivas. Mas atenção, convém ter cuidado, porque apesar das curvas desta zona serem geralmente largas e fáceis de negociar, por vezes surgem algumas curvas bem mais fechadas que o habitual, daquelas que começam em “redondo” mas subitamente terminam.
Pelo caminho, fói-me possível assitir a algumas manifestações religiosas populares, que por esta altura do ano proliferam um pouco por toda a ilha, são as Festas do Divino Espírito Santo:

Imagem

Outra vista sob a costa Nordestina:

Imagem

Já perto das 12:00, já me encontrava praticamente no centro de Nordeste, onde descobri um pequeno trilho que me levou junto de um curso de água, mesmo ao lado do parque de campismo de Nordeste. O parque de campismo estava do lado contrário.

Imagem

Este curso de água possui uma baixa profundidade, não oferecendo qualquer perigo para travessias pedestres
Hehehe…, o Homem das crónicas a querer algum protagonismo :unibrow:

Imagem

Este curso de água era, em tempos, aproveitado pela população local para fazer os seus moínhos rodarem e moerem o milho para o pão. Actualmente, não passam de uma recordação dos nossos avós:

Imagem

Depois desta última paragem, foi tempo de reabastecer as energias e almocei num sanck-bar local.
Parei apenas o tempo necessário, porque havia mais locais a visitar e tinha planeado uma travessia da Tronqueira, com passagem pelo Pico Bartolomeu. Digamos que após o almoço ia haver algum TT. Fixe!!! :nod:
Mas antes do fora de estrada, visitei mais 2 lugares.

Imagem

Dei uma vista de olhos no parque de campismo de Nordeste, o qual situa-se numa zona muito sossegada e fresca. Qualquer dia coloco a tenda na mota e venho passar um fim-de-semana para este parque [clap]

Imagem

Mesmo junto ao parque de campismo, encontram-se as piscinas naturais de Nordeste:

Imagem

O tempo ainda está fresco, mas havia uma pessoa a tomar banho:

Imagem

A grande vantagem destas piscinas é o facto de aproveitarem a água do mar, o qual está mesmo ao lado de um dos limites da piscina. Em dias de mau tempo, o mar invade as piscinas e deixamos de as ver. A força da natureza é qualquer coisa de fantástico! :nod:

Imagem

No entanto, já estava na hora de me dirigir para a Tronqueira, de modo a divertir-me um pouco nos percursos fora de estrada desta zona e deliciar-me com mais algumas paisagens de cortar a respiração.

Imagem

Quando lá cheguei, havia algum entusiasmo e excitação e, algumas partes do caminho, eram feitas ao “ataque”. Mas tive que abrandar um pouco, pois estava sózinho e numa zona com pouca afluência de pessoas. Mas com pneus cardados e com a V-Strom cheia de binário devido ao pinhão de ataque de 14 dentes, era díficil circular calmo :yesss:

Imagem

Estava a divertir-me á grande e a V-Strom atravessava-se umas quantas vezes à saída de curva. Um espectáculo!!!
Contudo, aproveitei o dia solarengo que fazia e subi até ao Pico Bartolomeu, pois a vista lá de cima é magnífica.

Imagem

Durante a subida até a este Pico, é preciso ter cuidado, porque a partir de uma certa zona, já começamos a vislumbrar paisagens de grande beleza e que nos levam facilmente a grandes distracções. A estrada não é muito larga, por isso convém parar e observar e não observar em andamento.

Imagem

Uma maravilha para os nossos olhos!

Imagem

Imagem

Daqui de cima, tudo parece maior e o verde ganha outro tom, diria mais intenso e embriagante:

Imagem

Imagem

São locais como este que me fazem sentir feliz e orgulhoso por fazer parte dos mesmos. Para mim é díficil imaginar-me viver sem os mesmos.

Imagem

São Miguel é um pequeno paraíso:

Imagem

No céu, observei alguns Milhafres, os quais estavam à caça:

Imagem

Grande companheira de aventura :clapp:

Imagem

Voltei a descer o Pico Bartolomeu e regressei à minha verdasca, passando por um parque natural existente na Tronqueira, onde é possível passar um dia muito agradável.

Imagem

Trilhos de grande espectacularidade, especialmente porque parte deles está coberto pela vegetação:

Imagem

Continuei a fazer o gosto à verdasca e sem que me apercebesse, já me encontrava no miradouro da Tronqueira:

Imagem

As vistas de grande beleza são sempre inevitáveis nesta zona. São cenários de montanha, mas muito bonitos e que nos fazem sentir pequenos.

Imagem

Uma aspecto interessante que verifiquei neste dia, foi o facto de não ter encontado um único turista nesta zona. Disfrutei da Tronqueira sózinho e pude enrolar o acelerador à vontade, explorando em pleno os ganhos de binário da alteração do pinhão de ataque, que, diag-se de passagem, são muito notórios e eficazes no TT, fazendo a V-Strom “trepar” que nem uma louca. Adorei!!!
Já pertinho do final deste trilho, tomei outro pequeno trilho, que me levaria até à Povoação.

Imagem

Neste trilho tive que ter cuidados acrescidos, dado que o piso estava muito solto. Como podem ver na foto acima, havia um manto de pedras que me obrigava a circular muito devagar e sempre a travar com o travão traseiro, porque se ganhasse velocidade, teria que travar mais a fundo, fazendo a traseira a atravessar-se em demasia.
Mesmo devagar, quando travava com um pouco mais de força, a traseira atravessava-se em demasia. Portanto, este trilho não estava propício para brincadeiras :grrr: .

Imagem

Já pertinho da Povoação, apanhei um estradão muito interessante e que me permitiu rolar um pouco mais relaxado, porque o trilho anterior tinha sido algo exigente do ponto de vista dos cuidados a ter.

Imagem

Mesmo no fim, paragem junto a uma zona de passagem de água vinda da montanha:

Imagem

Imagem

E uma imagme típica da ilha, as vacas. Ok, estas são vaquinhas [bigsmile]

Imagem

Quando cheguei ao final deste trilho, já me encontrava na Povoação e era tempo para uma pausa.

Imagem

Repousei um pouco enquanto esperava pelo Filipe, o qual se juntou a mim a meio da tarde, para me acompanhar no restante passeio.
Alguns minuto mais tarde, o Filipe chegou com a sua V-Strom 1000 e com o seu bonito troar vindo dos Akrapovic:

Imagem

Apesar de ter vindo de Nordeste, decidimos voltar novamente lá, mas pelo asfalto. Pode parecer estranho regressar ao local de onde tinha vindo, mas as estradas até são de tal forma interessantes e ideais para uma condução divertida, que não me importei de regressar.
O resto do passeio passou novamente por Nordeste, com uma pequena paragem no centro para colocar a conversa em dia, seguindo-se do regresso a Ponta Delgada pelo norte da ilha, com o ritmo a abrandar gradualmente.
E assim terminou mais um magnífico passeio!
Foi um passeio muito bom e em que uma vez mais as paisagens roubaram todo o protagonismo possível, situação mais que justa, dada a beleza das mesmas.
Um dia bem passado e que se revelou uma verdadeira cura para o stress e cansaço do dia-a-dia.
Quanto a vídeos, aqui fica um vídeo turístico de algumas paisagens que fizeram parte deste passeio:

http://www.youtube.com/watch?v=vV9TrmPMi7s

E o vídeo da verdasca, com passagem na Tronqueira e Pico Bartolomeu:

http://www.youtube.com/watch?v=P7J578vF4NY

Boas curvas! :yesss:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


29 abr 2009 21:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: MotoTurismo em Nordeste - Açores
Grande reportagem , o que uma pequena voltinha nos consegue fazer sentir .
Essa "pequena" Ilha é enorme em beleza !

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


30 abr 2009 07:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: MotoTurismo em Nordeste - Açores
Paulo Lança Escreveu:
Grande reportagem , o que uma pequena voltinha nos consegue fazer sentir .
Essa "pequena" Ilha é enorme em beleza !


Em termos de beleza natural, é um espectáculo! :nod:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


30 abr 2009 09:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: MotoTurismo em Nordeste - Açores
estas paisagens parecem tratadas com photoshop!!!

sois uns sortudos, andar de moto com essas vistas, não é para todos!!!

excelente! :okkk:

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


03 mai 2009 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 abr 2009 22:47
Mensagens: 264
Localização: Barcelos
Mensagem Re: MotoTurismo em Nordeste - Açores
Boas :okkk:
Excelente crónica adorei as fotos. :yesss:

_________________
"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"


04 mai 2009 13:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.