Data/Hora: 01 mai 2024 12:15




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 Lá fui eu até Nordeste 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Lá fui eu até Nordeste
No seguimento dos passeios que tenho realizado durante estas mini-férias, ontem fiz-me à estrada com o objectivo de visitar o bonito Concelho de Nordeste.
Contudo, também tinha outros objectivos para este passeio, isto é, pretendia visitar alguns locais e assinalá-los no GPS (waypoint), de forma a completar ainda mais as informações que já possuo da ilha.
Claro que o factor diversão está sempre implícito neste tipo de passeio, ou não estivesse eu com ideias de dar um saltinho a um ou outro percurso off-road em Nordeste :nod:
Com estes objectivos em mente, fiz-me à estrada, onde as estradas do lado norte da ilha foram as escolhidas, devido ao seu óiptimo tapete de asfalto, aliado a muitas zonas arborizadas, que tornam o passeio mais fresco e agradável.
Pelo caminho, as paisagens começaram a surgir, apesar das condições climatéricas uma vez mais não estarem a colaborar com as minhas férias :rolleyes:

Imagem

Actualmente, é preciso ter atenção ao circularmos nas estradas deste lado da ilha, dado que verifiquei a existência de circulação de muitos camiões, provenientes da construcção de novas estradas. O asfalto também apresenta-se um pouco sujo em algumas zonas, fruto da circulação destes camiões.
Na zona da Gorreana, fiz uma visita à lagoa de São Brás, onde é notório o nevoeiro que se encontrava nesta zona de montanha.

Imagem

Imagem

Que pena o dia estar tão nebuloso, porque num dia de sol esta lagoa é bem mais bonita…

Imagem

Mas nem tudo é negativo no nevoeiro, o mesmo acaba por conferir algum mistério às paisagens [wink]

Imagem

Já que estava na Gorreana, decidi ir tomar um chá à fábrica da Gorreana :unibrow:

Imagem

A fábrica de chá da Gorreana é uma paragem obrigatória, onde é possível tomar um chá verde, preto, entre outros, totalmente grátis e na companhia de máquinas e artefactos de outros tempos.
Nesta fábrica respira-se história!

Imagem

Imagem

Haviam vários turistas Franceses a provar o chá e pareciam satisfeito com o sabor.

Imagem

No exterior da fábrica, os bonitos campos de cultivo de chá:

Imagem

Imagem

Após este belo chá, estava na hora de fazer mais alguns quilómetros.
Até entrar no Concelho de Nordeste, praticamente não fiz mais paragens pelo caminho e limitei-me a divertir-me um pouco com as estradas sinuosas que nos guiam até Nordeste, onde a diversão foi uma constante, mesmo tendo um par de pneus cardados. Estes Metzeler são um espectáculo!
Já dentro do Concelho de Nordeste, paragem no Parque Natural Ribeira dos Caldeirões, de forma a recuperar algum fôlego perdido ao longo do caminho :D

Imagem

Um Parque que merece a nossa visita!

Imagem

Neste meu passeio, descobri um miradouro em Nordeste que não conhecia. Trata-se do miradouro Vigia das Baleias:

Imagem

Um miradouro situado numa zona muito agradável e cujas vistas são verdadeiramente relaxantes e convidativas.

Imagem

Aliás, este miradouro é uma excelente opção para se passar um dia muito agradável na companhia de família ou amigos, dado que possui zonas para churrascos, algumas diversões para crianças, WC e as já referidas vistas.

Imagem

E baleias???

Imagem

Eu bem que olhei, mas a única coisa que avistei foram vacas e paisagens :D

Imagem

Neste miradouro existe um monumento erguido a Nossa Senhora. Um sinal da importância que a relegião sempre teve para o povo Açoriano.

Imagem

Imagem

De regresso à estrada, fiz mais alguns quilómetros até ao centro de Nordeste, já a pensar no meu almoço.
Mas antes, mais uma paragem junto do parque de campismo de Nordeste.

Imagem

Um parque situado numa zona muito calma, onde os únicos ruídos serão, provavelmente, dos pássaros e da água da ribeira que passa ao lado.
Ok, neste dia há que acrescentar o ruído da minha mota :ups:

Imagem

Depois desta pequena paragem, entrada no centro de Nordeste e paragem para almoço.

Imagem

Como de costume, o centro de Nordeste estava super calmo e tranquilo, ideal para quem procura afastar-se da confusão que normalmente os grandes centros urbanos transmitem.
Depois do almoço, não há nada melhor do que subir até à Tronqueira para ajudar a digestão :cool:

Imagem

A minha subida à Tronqueira tinha como objectivo marcar alguns pontos no GPS, nomeadamente o Pico do Bartolomeu, Reserva Florestal, entres outros, já para não falar da diversão que ia ter nesta incursão fora de estrada.
O piso apresentava-se húmido, um pouco escorregadio e, em algumas partes, haviam vários tapetes de cascalho, tornando o piso mole, mas ao mesmo tempo interessante :nod:

Imagem

Assim que iniciei a minha subida até ao Pico do Bartolomeu, fui assaltado por um forte nevoeiro, o qual não me permitiu ver qualquer coisa do cimo desta montanha.
Que pena…

Imagem

Fiz uma pequena visita à Reserva Florestal de Nordeste, onde se encontravam vários Escuteiros a realizar as suas actividades.

Imagem

Esta Reserva Florestal situa-se numa zona muito agradável, onde ficamos rodeados por árvores.

Imagem

Imagem

A Tronqueira também é a casa de um pássaro que se encontra em vias de extinção, nomeadamente o Príolo.
Contudo, as entidades competentes têm vários projectos em andamento para evitar a extinção desta espécie e, segundo aquilo que se diz por aí, estão a ter sucesso.

Imagem

Na Tronqueira, passei por bons momentos de off-road e foi mais uma oportunidade de melhorar um pouco mais a minha condução no TT, mesmo com os Karoo T em fim de vida útil.

Imagem

Esta é uma zona que impressiona pela sua paisagem verdejante e grande densidade de árvores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se não estou em erro, a Tronqueira são 8 kms, sempre em terra com a sua característica cor vermelha.

Imagem

No entanto, fiz um pequeno desvio e tomei um trilho que me leva até À Povoação. Digamos que foi uma forma de prolongar ainda mais esta incursão no fora de estrada :unibrow:

Imagem

Na descida, as montanhas ficavam cada vez mais para trás.

Imagem

Imagem

Adoro passagens em zonas como esta [clap]

Imagem

Uma pequena paragem para arrefecer os ânimos [bigsmile]

Imagem

Imagem

Não houve paragem na Povoação, bem como no centro das Furnas, apenas na zona da lagoa das Furnas.

Imagem

Junto à lagoa:

Imagem

Deste lado da lagoa, existe um trilho pedestre que nos leva até à zona das caldeiras. Um trilho muito agradável e onde é possível relaxar um pouco e estar mais perto da natureza.

Imagem

Imagem

A partir daqui, o passeio começou a assumir contornos de regresso a casa.
Mas havia mais uma ou outra paragem pelo caminho a efectuar, como no Castelo Branco, zona que possui uma vista magnífica sob as Furnas e Vila Franca do Campo.
Como podem ver, não vi nada devido ao nevoeiro…

Imagem

Alguns quilómetros mais à frente, já se via qualquer coisa:

Imagem

Vila Franca do Campo também não foi contemplada como paragem e segui sempre em frente.
Tomei outro percurso fora de estrada na freguesia de Água d’Alto, o qual era constituído por estradões muito acessíveis e onde me foi possível rodar o punho à vontade.
No fim e antes de tomar os últimos percursos de regresso a casa, uma última foto paisagística:

Imagem

E a paragem para recuperar energias antes de me “atirar” a mais alguns percursos off-road:

Imagem

Os últimos quilómetros foram feitos em percursos TT, mas já em ritmo moderado, dado que já começava a sentir o peso dos quilómetros feitos ao longo do dia.
Contudo, apareceu um ou outro percurso com algumas situações manhosas que me obrigaram a um último esforço.
Com calma lá passei sem problemas de maior.

Imagem

E assim terminou mais um passeio de férias!
Foi um passeio muito agradável e cujos objectivos que tinha traçado para o mesmo foram cumpridos, sempre com muito divertimento á mistura, quer pelas estradas sinuosas, quer pelos percursos fora de estrada que rodei.
Como sempre, a Tronqueira foi o ponto alto deste passeio!

Alguns dados do passeio:
Tempo Deslocação: 04:35
Parado: 02:44
Deslocação Média: 42.6 Km/h
Média Geral: 26.7 Km/h
Velocidade Máxima: 131 Km/h
Ascenção Total: 4592 m
Elevação Máxima: 875 m
Odómetro: 195.72 Km

Mapa com o percurso:

Imagem

Boas Curvas! :yesss:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


31 jul 2009 15:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Essa Ilha é um TESOURO ! Não há palavras !
Obrigado por partilhares connosco [wink]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


31 jul 2009 16:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Paulo Lança Escreveu:
Essa Ilha é um TESOURO ! Não há palavras !


É sim Senhor :nod:
E ainda não mostrei tudo... :unibrow:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


31 jul 2009 18:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 set 2010 20:02
Mensagens: 128
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Nordeste e Tronqueira entre outros sao lindos :)

_________________
João Reis


03 out 2010 23:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 mar 2010 01:12
Mensagens: 374
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Que espectáculo de paisagens!! Tenho mesmo que ir aí fazer umas férias! Parabéns pelo report, está excelente.

_________________
Nuno Ferreira
BMW GS 1200 triple black 2011
Vespa 150 Sprint 1969
Honda CN 250 1996


04 out 2010 10:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
por favor continua a brindar-nos com este tipo de fotos/paisagens/passeios!

é fabuloso... não me canso de ver as fotos [hum]

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


04 out 2010 10:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Ó Bruno, sabes quem devia pagar os estragos da tua Ktm, sabes?
O Turismo dos Açores, como recompensa pelo excelente serviço que prestas :okkk:

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


04 out 2010 16:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Varanda Escreveu:
Ó Bruno, sabes quem devia pagar os estragos da tua Ktm, sabes?
O Turismo dos Açores, como recompensa pelo excelente serviço que prestas :okkk:


:leiam: [clap]


04 out 2010 20:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Lá fui eu até Nordeste
Varanda Escreveu:
Ó Bruno, sabes quem devia pagar os estragos da tua Ktm, sabes?
O Turismo dos Açores, como recompensa pelo excelente serviço que prestas :okkk:


Boa ideia :nod: :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


07 out 2010 14:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.