Data/Hora: 18 mai 2024 02:07




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
 Nordeste no Outono 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Nordeste no Outono
Domingo passado, o grupo do costume voltou a reunir-se para mais um magnífico passeio, o qual teria como terreno priveligiado para mais um a agradável aventura, o Concelho de Nordeste.
Com a bela manhã de Outono que se fazia sentir e que já mais parecia o típico Verão de São Martinho, só tinhamos boas razões para nos fazer-mos ao terreno e passar bons momentos aos comandos das nossas “meninas”
Para este passeio, o qual estava projectado para o dia inteiro, compareceram quase todos os elementos habituais, Eu na Suzuki V-Strom 650 Adventure, o Miranda na KTM 950 Adventure, o Gregório na Honda Dominador 650, o Dinis na Suzuki DR 600 Dakar e o mais recente elemento do grupo, o Pedro na KTM 640 Adventure.

Imagem

Após um cafézinho, depósitos devidamente abastecidos, pressões dos pneus acertadas e uma breve conversa acerca do trajecto, partímos do ponto de encontro habitual, seguindo em direcção ao sul, até Vila Franca do Campo, onde nos esperava alguns percursos fora de estrada muito simples, que actualmente estão a ser convertidos em estradas.

Imagem

Estes referidos percursos foram um bom exercício de aquecimento, onde nos foi possível enrolar o punho direito com muito à vontade e confiança, pois não se encontrava no terreno qualquer tipo de actividade de construcção.

Imagem

Belos estradões, com alguma terra solta e que nos proporcionava alguma diversão, fazendo a roda traseira das motas derrapar em aceleração. Espectáculo!
Ainda na Vila Franca do Campo, começaram a surgir os trilhos mais sinuosos e com o piso a apresentar-se gradualmente mais enlameado e irregular, mas nada de especial e que já não estivessemos habituados.

Imagem

Imagem

Imagem

De salientar que o ritmo do passeio estava a ser calmo, de forma a que o grupo não se desagrupasse e de forma a que o Pedro pudesse acompanhar sempre o nosso ritmo, pois ainda está numa fase de ganhar prática e à vontade nestas andanças.

Imagem

Num dos trilhos, foi necessário atravessar uma pastagem que, supostamente, é particular. No entanto, o grupo seguiu as marcas de circulação de máquinas agrícolas existentes no piso, de forma a não danificar a restante pastagem.

Imagem

O piso seguido estava super escorregadio e algo mole, essencialmente devido aos dias húmidos que se tem abatido sobre a ilha e, as marcas deixadas no piso pelas máquinas agrícolas, ainda pioram mais a situação.

Imagem

Imagem

Contudo, tivemos que efectuar uma paragem forçada, para trabalhos de mecânica, ou seja, sem mais nem menos, a KTM do Miranda “calou-se” e estava com sérias dificuldades em voltar à vida

Imagem

Imagem

Após colocá-la numa zona do terreno estável e segura, começamos a analisar os sintomas da “laranjinha”, os quais nos levaram inicialmente a pensar que era falta de bateria. Tentamos várias vezes trazê-la à vida através de uns cabos ligados de uma bateria à outra, mas a mesma teimava em não resistir e “apagava-se”

Imagem

Mas o cenário de falta de bateria foi afastado, dado que 2 dias antes a KTM tinha recebido uma bateria nova, não havendo motivos contrários a este tipo de falhas. Acresce ainda que após uma análise mais cuidada, a KTM já transmitia sintomas de falha na alimentação, ou seja, parecia que não estava a chegar gasolina ao motor, mesmo tendo os depósitos cheios

Imagem

A situação começou a tomar contornos mais preocupantes e houve necessidade de aprofundar um pouco mais a nossa intervenção, procedendo-se à desmontagem e verificação de vários componentes.
Mas enquanto alguns queimavam fusíveis na análise do possível problema, outros relaxavam e davam apoio psicológico.

Imagem

Depois de algum tempo perdido e sem resultados à vista, o Dinis efectuou algumas chamadas para alguns entendidos na matéria, nomeadamente o Nuno César e Carlos Martins dos Nomads e os mesmos acharam que se tratava de falha da bomba de gasolina da KTM, aconselhando-nos a dar uma vista de olhos na mesma.

Imagem

Assim fizemos e até procedeu-se a algumas acções que pensavamos que resolveria o problema, mas a bomba da Mitsubishi fez birra e nunca mais trabalhou em condições
Perante tal cenário e sem possibilidade de colocar a mota em funcionamento, recebemos mais alguns conselhos do Nuno e Carlos via telefone, levando-nos a fazer uma ligação directa ao carburador (acho eu) do depósito de gasolina esquerdo, dispensando assim a bomba de gasolina.
Esta solução tinha um inconveniente, o depósito de gasolina do lado direito perdia a sua utilidade e passavamos a contar apenas com um. Mas perante o cenário, que se lixe!

Imagem

Mesmo diante dos problemas, o pessoal não perdeu o sentido de humor e espírito de entre ajuda.

Imagem

Após efectuada esta operação, a KTM voltou à vida da forma enérgica que lhe conhecemos e voltou a colocar um sorriso no rosto do Miranda, bem como do restante pessoal, porque afinal de contas, já tinha passado quase 3 horas…
Felizmente o pessoal não perdeu o ânimo e decidiu continuar o passeio, sempre com o objectivo de Nordeste em mente.
O nosso MUITO OBRIGADO ao Carlos Martins e Nuno César pelas sábias opiniões e conselhos, pois foram decisivas na resolução dos nossos problemas. Também não posso deixar de referir a disponibilidade do Gregório em por as mãos à obra e ajudar-nos de imediato perante as dificuldades. Obrigado amigo!

Imagem

Imagem

Havia apenas que ter atenção ao nível de gasolina da KTM, pois o Miranda apenas tinha um depósito à sua disposição.
Um pouco mais adiante, uma zona de lama que aparentemente parecia mais dura, mas que acabou por se revelar mais mole e até causou alguns ligeiros atascansos .

Imagem

Nada como um empurrãozinho para resolver estas questões.

Imagem

Imagem

Após uma manhã quase perdida em manutenção, havia que parar para reabastecer o organismo.

Imagem

Uma óptima oportunidade de convívio e para falar de… motas, claro!

Imagem

O cenário nesta zona era fabulosos, predominando o verde e a envolvência das montanhas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Num abrir e fechar de olhos já estavamos pertinho das Furnas, embora não estivesse nos nossos planos passar por lá.
Contornamos as Furnas através do percurso de montanha do Salto do Cavalo:

Imagem

No Salto do Cavalo, paragem no miradouro:

Imagem

E vista fantástica sob o vale das Furnas, onde nem a presença do nevoeiro ofuscou a beleza oferecida por este miradouro:

Imagem

A partir deste ponto, Nordeste já estava mais perto e o trilho dos Graminhais já espreitava, com o seu característico piso solto.

Imagem

Neste percurso “off-road” apanhamos com algum nevoeiro e vento, mas nada que chegasse a incomodar seriamente.

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar de algo solto, este piso era divertido e acessível.

Imagem

As vistas também estavam muito interessantes, com as nuvens a conferirem um toque especial a este cenário de montanha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O trilho dos Graminhais levou-nos rapidamente aos trilhos já pertencentes ao Nordeste, onde a paisagem mudou radicalmente, ou seja, saímos de uma zona aberta e sem a presença de qualquer tipo de vegetação mais densa, para passarmos para uma zona onde os trilhos são super cobertos por árvores, quase não deixando os raiso solares penetrar em algumas zonas.

Imagem

Os percursos fora de estrada do Concelho de Nordeste primam por zonas fortemente arborizadas e verdejantes e um piso que quase sempre possui alguma humidade, tornando-se escorregadio em algumas partes.

Imagem

Imagem

São percursos que possuem algumas zonas muito rápidas, com curvas largas e onde é possível tirar um bom partido do motor e pneus

Imagem

Imagem

E uma pequena paragem para recuperar fôlego e para a fotografia de grupo:

Imagem

2 belas plantas raras ;-)

Imagem

De volta à terra, esperava-nos algumas zonas com o piso mais degradado, exigindo mais alguma cautela.
De referir que alguns percursos estavam mais estragados devido à passagem dos participantes da prova de TT Regional Transverde 500, a qual realizou-se neste mesmo fim-de-semana que por lá passamos .

Imagem

Imagem

Imagem

Tivemos que ter atenção com algumas valas mais pronunciadas, as quais me causaram alguns sustos, que felizmente não me levaram ao tapete.

Imagem

Imagem

Imagem

Voltando à KTM do Miranda, a mesma estava a portar-se lindamente e nunca mais transpareceu quaisquer anomalias. A solução estava a funcionar em pleno!
Não obstante a isto, o depósito usado para alimentar o motor ficou sem gasolina e, por incrível que pareça, não tínhamos nenhum tipo de tubo para passar gasolina de um depósito para o outro.
Mas a solução foi simples, reboquei o Miranda e a sua KTM até à estação de serviço e tudo se resolveu.
Estava a ser um dia complicado para o Miranda…
O próximo percurso viria a ser a Tronqueira, o qual é sempre um dos nossos favoritos, devido ao seu agradável trajecto e rapidez que nos permite ciurcular.

Imagem

Imagem

Imagem

É impossível não se gostar de atravessar a Tronqueira, pois a intimidade que proporciona entre nós e a natureza é qualquer coisa de especial e fantástica. Dá para nos sentirmos pequenos…

Imagem

Paragem no Miradouro da Tronqueira:

Imagem

Imagem

Árvores e mais árvores…

Imagem

Imagem

Nesta paragem, aproveitamos para colocar o pedar de travão da KTM 640 Adventure mais ao gosto do Pedro.
Estas KTMs só dão trabalho…

Imagem

E de volta ao restante percurso da Tronqueira que, diag-se de passagem, estava a ser feito a um ritmo despachado e divertido. Estava a adorar atravessar a traseira à saída das curvas

Imagem

O Pedro também já começava a evidenciar um andamento mais relaxado e menos tenso aos comandos da sua LC4. Devagar se vai ao longe!

Imagem

Imagem

No fim da Tronqueira, entrada num último trilho, já em direcção à Povoação e com os raios solares a despedirem-se de nós:

Imagem

Passagem por uma zona de água, Dinis e Gregório com as suas Trails quase peças de Museu:

Imagem

No final deste trilho, demos por terminado o passeio por percursos fora de estrada, dado que já estava a ficar noite e o pessoal já estava um pouco cansado.
Decidimos rumar a casa pelo asfalto e assim terminar mais um magnífico passeio, que, apesar de ter sido um pouco atribulado e contrário aquilo que tínhamos planeado, acabou por revelar um grande espírito de camaradagem e entre ajuda entre todos os elementos do grupo, perante situações inesperadas.
Um dia bem passado e que certamente será para repetir!

Deixo abaixo algumas estatísticas do passeio:
Número de motas: 5
Quedas: 0 (que eu saiba)
Tempo Deslocação: 03:55
Parado: 06:02
Deslocação Média: 45.2 Km/h
Média Geral: 16.7 Km/h
Velocidade Máxima: 141 Km/h
Ascenção Total: 4051 m
Elevação Máxima: 946 m
Odómetro: 165.92 Km

Mapa com o trajecto do passeio (cortesia Google Earth):

Imagem

Boas Curvas!

PS: Nos dias a seguir ao passeio, foi encomendado uma bomba de gasolina da FACET, de forma a substituir a problemática bomba de gasolina Mitsubishi, que tantas dores de cabeça já deu a muitos proprietários das KTM 950 Adventure.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


12 nov 2009 01:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Nordeste no Outono
Fantabulástico Bruno , como sempre !

Quanto a essa Facet , tens aqui um bom tópico sobre o assunto :

viewtopic.php?f=83&t=13838


PS : A ilha está a ficar cada vez mais pequena , não ? :unibrow:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


12 nov 2009 09:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 mai 2009 20:41
Mensagens: 327
Localização: Oliveira São Mateus
Mensagem Re: Nordeste no Outono
Boas,


Muito bom passeio e um optimo relato, essas paisagens são magnificas e o percurso parecia acessivel (era optimo para mim).

Cumprimentos,
Mário Augusto


12 nov 2009 09:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Nordeste no Outono
Espectacular! :D ... pequeno preço a pagar por conduzir uma "Ready to Race" :matrix:


12 nov 2009 09:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Nordeste no Outono
Paulo Lança Escreveu:
PS : A ilha está a ficar cada vez mais pequena , não ?


Ainda não :D , há muitos percursos que ainda não nos aventuramos, essencialmente por falta de conhecimento acerca da possibilidade ou não dos "mamutes" conseguirem lá passar.
Temos muitos trilhos, mas muitos apenas são acessíeis às "cabras" do monte :rolleyes:
Obrigado pela indicação do tópico acerca da FACET. Tenho a certeza que será uma ajuda precisosa :nod:

Pedro Cabral Correia Escreveu:
pequeno preço a pagar por conduzir uma "Ready to Race"


:D Concordo, mas diga-se de passagem que este componente foi muito mal escolhido nas 950 Adventure :rolleyes:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


12 nov 2009 10:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Nordeste no Outono
Muito bom como sempre.

Continuem a curtir.

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


12 nov 2009 10:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Nordeste no Outono
Grandes fotos como é hábito :thumbsup:


12 nov 2009 12:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Nordeste no Outono
:okkk: Que grande modo de vida! :okkk:
Parabéns Mais uma Vez aos envolvidos! :clapp:


13 nov 2009 11:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.