Data/Hora: 28 abr 2024 09:43




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
 Um cheirinho de Enduro 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Um cheirinho de Enduro
No Domingo passado realizou-se mais um passeio aventura, o qual juntou 2 novos elementos ao grupo, nomeadamente o Rodrigo Eloi na sua KTM EXC 250 e o Ricardo na sua Husqvarna WR 300.
Contudo, entanto, este não seria apenas mais um passeio aventura, seria um passeio que poderia vir a assumir contornos mais enduristas, ou seja, estavam previstas algumas passagens por alguns percursos um pouco mais exigentes e bem ao estilo do Enduro.
Afinal de contas estamos em São Miguel, ilha riquíssima em percursos de Enduro.
Desta vez o ponto de encontro foi na pista de Motocross da ilha, onde partiram para esta aventura os já mencionados Rodrigo e Ricardo, bem como Eu e o Miranda nas DR 400 e 650, o Pedro na KTM 640 Adventure e o Filipe na Yamaha Super Teneré 750.

Imagem

O passeio desenrolou-se inicialmente em percursos muito simples e do tipo estradão, de forma a que todos fossem ganhando ritmo gradualmente.
A direcção escolhida foi a Ribeira Grande, com passagem pela zona Geotermica, em direcção ao Monte Escuro, o qual era um dos objectivos delineados para este passeio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com a chegada ao Monte Escuro surgiram algumas dúvidas quanto à viabilidade das motas maiores conseguirem ultrapassar alguns possíveis obstáculos.
Tendo em conta isso, o Pedro e o Filipe separaram-se do grupo temporariamente e seguiram um percurso diferente, voltando a encontrar-nos no final do percurso que iriamos seguir.

Imagem

Quanto a mim e ao Miranda, seguimos com o Rodrigo e Ricardo, embalados por algum entusiasmo e curiosidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Para trás ficava uma paisagem absolutamente bonita:

Imagem

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


04 nov 2010 23:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Este percurso de montanha do Monte Escuro estava a ser muito interessante, com um nível de dificuldade muito acessível, onde apenas era preciso ter atenção com algumas valas mais pronunciadas e o piso mole, feito de pedra pomes.

Imagem

Imagem

Imagem

Eis que chegamos às primeiras verdadeiras dificuldades, aliás, dificuldades não, digamos que o percurso começou a assumir características mais enduristas.
Uma excelente oportunidade para testar as capacidades da minha DR, bem como a mim mesmo.

Imagem

Imagem

O Miranda estava a ir bem com a sua DR 650, que apesar de mais pesada estava a digerir bem o terreno:

Imagem

Imagem

Ao longo deste percurso as vistas são impressionantes e de grande beleza:

Imagem

Mais um obstáculo, desta vez a exigir algum trabalho físico, ou seja, 1º colocava-se a roda dianteira em cima e depois puxava-se a braços a traseira:

Imagem

Imagem

Importante referir que, apesar das dificuldades e menor grau de experiência meu e do Miranda, o Rodrigo e o Ricardo estavam a ser impecáveis, ajudando-nos em tudo, quer com as dicas que forneciam, as quais eram sempre preciosas, quer com a sua paciêrncia e disponibilidade, pois o nosso ritmo era claramente inferior ao deles.
Em algumas zonas as suas “cabrinhas” voavam baixinho…

Imagem

Paragem para recuperar energias:

Imagem

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


04 nov 2010 23:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Sempre com boas vistas, desta vez para o ilhéu da Vila Franca do Campo:

Imagem

De regresso aos trilhos, começamos progressivamente a avançar em direcção à Vila Franca do Campo, onde em poucos minutos esperava-nos uma descida um pouco acentuada e que dependendo da escolha do caminho, poderiam haver ou não dificuldades, não é Miranda?

Imagem

Imagem

Mais uma vista fabulosa:

Imagem

Depois seguiu-se uma incursão por alguns trilhos pelo meio do mato, em que o Miranda preferiu não tomar, pois estava com receio que fossem inapropriados para a sua DR.

Imagem

Bem, estavas enganado Miranda, o percurso era acessível e apenas há a registar muita lama, muita vegetação e uma ou outra descida mais manhosa devido à lama.
Ricardo e a sua Husky 300 a 2 tempos, que mota!!!

Imagem

O Rodrigo sempre a abrir o caminho para o grupo:

Imagem

Mais lama e mais vegetação:

Imagem

Imagem

De salientar o ritmo do Rodrigo e da sua KTM 250 a 2 tempos, simplesmente muito rápidos e eficazes.
Eu bem que tentei acompanhar, mas rapidamente desisti, pois não tenho rapidez suficiente para tal…
Ainda tenho que fazer muitos kms de terra…

Imagem

Paragem para relaxar um pouco e reagrupar:

Imagem

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


04 nov 2010 23:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Seguiram-se mais alguns percursos acessíveis a todos, mas em que não me livrei de um pequeno tombo, fruto de alguma insegurança nas descidas:

Imagem

O Pedro e o Filipe estavam a ser os bravos deste passeio, pois enfrentaram por vezes trilhos mais complicados para as suas montadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Num determinado trilho deparamo-nos com uma grande árvore a barrar-nos o caminho e que nos obrigou a alguns trabalhos, nomeadamente desbastar alguns galhos e ramos da árvore, de forma a ser mínimamente ultrapassável para nós:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os próximos kms foram com a presença de alguma pedra e lama, mas ao alcance de todos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vídeo da 1ª parte do passeio:



CONTINUA...

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


04 nov 2010 23:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Cada vez continuo a achar que os Açores são num planeta diferente... Espectáculo.... :hello: :hello: :ave:

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


05 nov 2010 08:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Antes demais... as paisagens são [hum] [hum] [hum] [hum]
E os trilhos muito porreiros também :okkk:


05 nov 2010 08:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
CONTINUAÇÃO...


Apesar de toda a diversão, era chegada a hora do grupo tomar uma decisão, ou seja, na mira do Rodrigo e do Ricardo estavam alguns percursos mais duros, nomeadamente subir a Barrosa, mais concretamente o caminho das pedras da lagoa do Fogo.
Estes são percursos tipicamente enduristas e, em determinadas partes, chegam a ser um pouco mais extremos, pois circula-se em sentido ascendente e num piso recheado de pedras e valas.
Portanto, era chegado à hora do grupo separar-se pela última vez, com o Miranda, o Pedro e o Filipe a seguirem para casa e Eu, o Rodrigo e o Ricardo a optarmos por continuar pelos maus caminhos.
E assim foi, começamos com a nossa ascensão em direcção à Barrosa, onde a minha curiosidade era muita, apesar de alguns receios, pois já tinha visto fotos e vídeos do percurso e sabia que não iria ser fácil.

Imagem

Imagem

Uma pequena paragem na montanha, com uma vista magnífica, muito ajudada pelas excelentes condições climatéricas:

Imagem

O grupo que continuou, o Ricardo, Eu e o Rodrigo:

Imagem

O nosso objectivo final ainda estava distante…

Imagem

Continuando…

Imagem

E eis que chegamos às primeiras reais dificuldades deste percurso da Barrosa, ou seja, o 1º caminho de pedras:

Imagem

Imagem

Este 1º percurso ainda era um aperitivo, porque o pior ainda estava para vir.
Até aqui a coisa não estava a correr muito mal, apesar de piloto e mota estarem em constante luta com o terreno, de grande instabilidade, devido à muita pedra e irregularidades.
As suspensões estavam a ser super testadas.

Imagem

Imagem

Imagem

O melhor era não pensar na distância que faltava para terminar a subida e continuar a insistir, só que a mota perdia tantas vezes tracção e ficava tantas vezes em posições esquisitas para arrancar, que sem darmos conta estavamos a gastar o dobro da energia físicam para ultrapassar estas questões.
Foi a partir daqui que vi que a minha condição física estava muito má e a necessitar de uma intervenção, pois estava a cansar-me muito rapidamente…

Imagem

O que vale é que a boa disposição esteve sempre presente, sendo um elemento determinante a ajudar-nos a relaxar e a manter a moral em alta.

Imagem

No entanto, conseguimos ultrapassar a 1ª subida e a 2ª e última subida já se avizinhava:

Imagem

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


05 nov 2010 12:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Esta 2ª e última subida era a pior de todas, pois era ainda mais pedregosa, mais acentuada e mais irregular.
O Rodrigo foi o primeiro a iniciar a escalada, sendo notório o seu à vontade em percursos deste género, não obstante a algumas partes em que lutou mais com o terreno.
Mas no geral, foi espectacular ver este jovem a superar as dificuldades do terreno.

Imagem

Seguiu-se o Ricardo, também ele com à vontade, mas com um pneu traseiro já em fim de vida e a causar-lhe algumas dificuldades de tracção acrescidas:

Imagem

Quanto a mim, olhei para cima, enchi-me de coragem e arranquei decidido a não desistir.

Imagem

Contudo e apesar de toda a motivação que possamos sentir, as dificuldades surgiram de imediato e essencialmente sob a forma de cansaço físico, ou seja, o piso provocava tantas dificuldades de tracção e era de tal forma irregular, que eu estava constantemente a lutar com a mota, cansando-me mais do que devia.
Apesar de tudo, mérito à DR-Z 400, que estava a portar-se lindamente, com o motor a revelar-se um grande aliado através do seu excelente binário e as suspensões a digerirem bem as irregularidades.

Imagem

Mas a minha falta de técnica e de forma física aliada aos 119 kg da DR, faziam-me ficar cansado muito rapidamente, obrigando a mais paragens para descanso.
Contudo, o espírito do grupo era de entre ajuda e camaradagem e paramos as vezes que eram necessárias, pois era preferível fazer aos poucos e bem, do que rápido e acidentado.

Imagem

O Rodrigo Eloi estava a ser uma GRANDE ajuda, porque ajudou-me sempre muito com as suas indicações, com os seus empurrões e até com as suas palavras encorajadoras.
O Ricardo também não foi excepção e numa determinada altura forneceu-me uma dica que muito me ajudou a ultrapassar estas pedras.
Para trás ficavam vários metros de conquista:

Imagem

Mas olhando em frente, ainda faltavam muitos metros de tortura:

Imagem

Um percurso intimidante e que para quem o faz convém ter a mota minimamente preparada em termos, por exemplo, de protecções, como a do cárter, pois as pancadas nas pedras são uma constante.
Abençoada protecção de cárter da CRD que coloquei na DR!

Imagem

Imagem

Com persistência e ajuda lá consegui chegar ao fim do caminho das pedras da lagoa do Fogo, sentindo uma grande sensação de realização pessoal e de vitória, pois superei-me a mim mesmo e superei um percurso duro e que não é indicado para pessoal “verdinho” no Enduro.
Mas ainda faltava o Ricardo:

Imagem

O Ricardo também chegou ao fim, mas com algum cansaço extra, pois o seu pneu traseiro deu luta e tinha desperdiçado energia num percurso alternativo a este, que o obrigou a voltar para trás.

Imagem

Imagem

Imagem

Chegar ao cimo desta montanha e olhar para a Lagoa do Fogo é a melhor recompensa que se pode ter:

Imagem

Restava-nos descansar, pois bem merciamos, e conversar sobre esta grande aventura:

Imagem

Vídeo da 2ª parte do passeio:



E assim terminou este grande passeio de todo terreno!
Foi um passeio que, apesar das dificuldades e do carácter mais endurista, foi magnífico, pois o Rodrigo e o Ricardo levaram-nos para vários trilhos muito interessantes e muito bonitos, com uma grande variedade de terreno e paisagens fantásticas a acompanhar.
É certo que nem todos puderam fazer o percurso na totalidade, mas tenho a certeza que adoraram e que contribuiu para o seu conhecimento geral.
Foi muito bom desbravar novos caminhos com estes senhores do Enduro e foi bom superar as dificuldades que foram surgindo, especialmente porque a DR mostrou serviço e revelou estar à altura dos desafios.
O nosso muito obrigado ao Rodrigo e ao Ricardo pela companhia, disponibilidade e ajuda, e esperamos fazer mais alguns passeios na sua companhia.

Boas Curvas!

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


05 nov 2010 12:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 24 out 2010 16:33
Mensagens: 25
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Dá para alugar motos de enduro nos Açores??????????


Que paisagens!!!!!!!!!


06 nov 2010 20:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Um cheirinho de Enduro
Amigosmetralha Escreveu:
Dá para alugar motos de enduro nos Açores??????????


Que paisagens!!!!!!!!!

Transalp's também servem... :D desculpem o off topic mas não resisiti...

Bruno, ainda bem que compraste outra mota, agora vais a outros lugares tanto ou mais espectaculares ainda....Mais um GRANDE Passeio.... :okkk: :okkk:


06 nov 2010 21:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.