Data/Hora: 01 mai 2024 21:36




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 O regresso após a lesão 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem O regresso após a lesão
Desde que me lesionei na Baja TT ACSport a 15 de Janeiro, passei por um período obrigatório de recuperação, que me obrigou a fazer uma pausa nas motas, quer nos passeios on-road, quer nos passeios off-road.
Bem, 4 costelas partidas e uma fractura na mão direita não era propriamente lesões de não se levar a sério. Portanto, uma boa recuperação impunha-se, porque a vontade de regressar e continuar era grande.
Passado tanto tempo, já tinha iniciado os passeios de estrada e o uso diário da mota como meio de transporte, que tem corrido muito bem, sem qualquer problema da parte das zonas “remendadas”.
Mas faltava o grande teste, ou seja, como reagiria no fora de estrada, com buracos, vibrações, impactos, etc?
Só testando…
E foi isso que fiz no feriado de sexta-feira santa, isto é, juntei-me ao Ricardo e realizamos um passeio essencialmente pela costa norte da ilha, com objectivos muito claros, ritmo moderado, sem pressas, parar quando apetecer, aumentar ou diminuir as dificuldades conforme o desenrolar do passeio, etc.
No fundo, um passeio conforme o corpo reagisse e conforme a nossa vontade
Começamos por trilhos rolantes na zona do Monte Escuro:

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas zonas com troncos caídos e sinais de pequenas derrocadas, o normal na ilha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No início do passeio estava ligeiramente nervoso, o normal quando se deixa de andar durante algum tempo e se perde alguma confiança, mas com o passar dos kms, a confiança voltando aos poucos.

Imagem

Imagem

Apesar da confiança ter aumentando gradualmente, houve uma situação ou outra que me deixaram hesitante, mas nada que não superasse.
Alternativa aos portões fechados a cadeado:

Imagem

Vistas magníficas da zona do Monte Escuro sob a costa norte:

Imagem

Imagem

Em direcção à Lagoa de São Brás…

Imagem

A zona do Monte Escuro é deveras espectacular, especialmente pela combinação de zonas de montanha abertas, com zonas fortemente arborizadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A próxima zona a visitar era o Pico da Vela, zona que desconhecia, mas que segundo o Ricardo, valia a pena visitar, mesmo que o caminho para lá chegar fosse, literalmente, caminho de cabras:

Imagem

Bem, cabras não faltaram, assim como um piso húmido e muito escorregadio, que nos obrigava a dosear a embraiagem com algum cuidado.
Neste tipo de piso não evitei uma pequena queda, quase em “slow motion”, mas sem qualquer consequência.

Imagem

Contudo, para se chegar ao Pico da Vela foi preciso inventar caminho pela montanha acima:

Imagem

Imagem

O Ricardo foi à frente para verificar se era possível, senão, tínhamos que ir pelo trilho que “todos” utilizam.

Imagem

Enquanto não tinha luz verde para subir, deliciava-me com as vistas desta zona:

Imagem

Imagem

Com o Ricardo no topo, tava visto que a subida de montanha era possível, portanto, bora lá:

Imagem

A subida até foi mais acessível do que aquilo que estava à espera, mas o piso não era o melhor, porque tinha lama, musgo e era escorregadio. Uma vez mais, suavidade/jeitinho com a embraiagem e só um cheirinho de acelrador, que era o suficiente para se progredir nas calmas no terreno.

Imagem

Imagem

Bastava um pouco de acelerador e embraiagem a mais para a roda traseira patinar mais do que o desejado…

Imagem

Imagem

Mas assim que atingi o topo e já no Pico da Vela, percebi o que o Ricardo queria dizer quando referia que valia a pena, ou seja, mais umas vistas magníficas, com cenário de montanha e com a Lagoa do Fogo a assumir praticamente todo o protagonismo.

Imagem

Imagem

Simplesmente encantador:

Imagem

Obrigado Ricardo, fiquei a conhecer mais um cantinho da nossa bela ilha!

Imagem

Imagem

Imagem

De regresso ao caminho das cabras:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora era tempo de experimentar um pouco da costa sul, mais concretamente para os lados de Vila Franca do Campo:

Imagem

Na costa sul, os habituais encontros com os Lavradores, que se queixam do pessoal que usa os trilhos e deixa os portões das propriedades abertos (entre outras coisas…)
A falta de civismo de alguns praticantes do Enduro/TT ainda é uma realidade, infelizmente.
O Ricardo e o seu novo amigo:

Imagem

Próximo trilho já é um velho conhecido, cuja lama é o seu cartão de visita:

Imagem

Imagem

Imagem

Não sei porquê, mas prefiro as 4 tempos nos pisos enlameados.

Imagem

Imagem

Imagem

Já perto do final da manhã, eis que o Ricardo tem uma ideia luminosa, sugerindo que subíssemos as pedras da Barrosa.
A minha primeira reacção evasiva, porque como tinha estado algum tempo parado, não me sentia com “pedalada” para uma trialeira mais a sério. Mas depois pensei, e porque não?
Se até ao momento a parte física, incluindo as partes recém recuperadas, estavam a responder bem e sem qualquer sinal de problemas, as pedras da Barrosa seriam mais um bom teste
O único senão era que já não estávamos propriamente “frescos” para uma zona mais “hard enduro”.
Mas lá fomos!
A 1ª parte da Barrosa é sempre mais simples, um aquecimento pró que está para vir.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se o passeio fosse sempre rolante e fácil não tinha piada...

Imagem

A 2ª parte é sempre a mais trabalhosa, onde é quase obrigatório escolher a trajectória certa. Aqui, ajuda ter um bom pneu em termos de tracção, além de um motor com um bom binário em baixa e média rotação.

Imagem

Imagem

O Ricardo a procurar alternativas, mas sem sucesso:

Imagem

Imagem

Já falta pouco!!!

Imagem

Por precaução paramos um pouco, porque o Ricardo aqueceu demais a sua “moto-serra”. Mas também não vou negar que não estava cansado e que esta paragem até fou bem vinda.

Imagem

Imagem

Continuando, já com a meta à vista:

Imagem

Imagem

Apesar da idade de concepção, a DR nunca se nega aos desafios e, em trialeiras como esta, o seu binário em baixa e média são sempre grandes aliados. Claro que a relação 14X49 ajuda muito e o motor quase nem se ouve.

Imagem

Para mim já estava!

Imagem

Lá vinha o Ricardo “Graham Jarvis” Silva:

Imagem

Optou por outra via em relação à minha, mas mais trabalhosa:

Imagem

Imagem

E fim das pedras da Barrosa, com a vista sob ambos os lados da ilha e a vista sob a Lagoa do Fogo a serem o grande troféu:

Imagem

Imagem

Ao longe o Ilhéu da Vila Franca do Campo:

Imagem

E pronto, o passeio estava basicamente terminado, e, para relaxar um pouco, descemos a fantástica estrada de montanha da Lagoa do Fogo, com as motas desligadas e apreciando a beleza da vista oferecida.

Imagem

Por hoje já chegava!
Foi um excelente passeio, principalmente porque concluí que já me encontro totalmente recuperado das minhas lesões. Não senti qualquer limitação, dor, impressão ou qualquer coisa parecida, costelas e mão estiveram sempre como nada tivesse acontecido.
Estou super satisfeito e já anseio pelos próximos passeios.
Por outro lado, o passeio foi excelente por o termos feito de forma descontraída e sem pressas, e por termos atravessado trilhos com vistas maravilhosas, como o do Pico da Vela, além de uma ou outra zona mais trabalhosa, que é sempre bem vinda nos passeios deste carácter.
Venham mais destes Ricardo! [clap]

Boas Curvas! :vrumm:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


07 abr 2012 15:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: O regresso após a lesão
Durinho!! Mto bom!! Abraço!

Ao ver os teus relatos, um após o outro, cada vez fico com mais vontade de um dia ir explorar esses caminhos.... [hum] [hum] [hum]

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


07 abr 2012 16:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mar 2010 20:08
Mensagens: 111
Localização: Lisboa
Mensagem Re: O regresso após a lesão
Que belas paisagens!

_________________
BMW R1200GS 09 (ex- Honda Transalp 700 08, Honda Lead 100 07)


07 abr 2012 18:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2012 00:03
Mensagens: 464
Localização: Sintra
Mensagem Re: O regresso após a lesão
Magnifico!! :ave: :ave:
Bela reportagem de crescer agua na boca. Essa subida dos calhaus upa upa...
Essa ilha é um espetaculo.
Já fiz por aí umas voltas mas foi a pé e a correr.
A ultima vez fiquei em Agua de Alto e fiz um caminho até à Lagoa do Fogo muito bom, mais ao menos a meio da subida vai-se por um trilho muito enlameado ao lado de uma levada e tinha lá marcas de pneu de mota. Conheçes? Vale bem a pena.


07 abr 2012 20:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 04 jul 2011 10:51
Mensagens: 364
Localização: Amadora/Pico-Açores
Mensagem Re: O regresso após a lesão
Mais uma vez, muito bom! :okkk:


07 abr 2012 21:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 ago 2010 11:47
Mensagens: 57
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: O regresso após a lesão
Viva Bruno,
Faço alguns desses trilhos de bicicleta! Por esse motivo sei a dificuldade dos mesmos e como tal dou-te os parabéns. Espectacular!

Grandes relatos sempre com fotos deliciosas a acompanhar. Tens aí material para "vender" o moto turismo/enduro na Ilha!

Abraço e bons rides
Luis P Cabral


08 abr 2012 10:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: O regresso após a lesão
FernandoF Escreveu:
A ultima vez fiquei em Agua de Alto e fiz um caminho até à Lagoa do Fogo muito bom, mais ao menos a meio da subida vai-se por um trilho muito enlameado ao lado de uma levada e tinha lá marcas de pneu de mota. Conheçes? Vale bem a pena.


Estou a ver qual é o trilho e já o fiz, vale mesmo a pena :thumbsup:

lpc007 Escreveu:
Viva Bruno,Faço alguns desses trilhos de bicicleta! Por esse motivo sei a dificuldade dos mesmos e como tal dou-te os parabéns. Espectacular!


De facto, alguns são um pouco trabalhosos, mas no fim dá uma grande satisfação ter conseguido atravessar estes trilhos :clapp:

lpc007 Escreveu:
Tens aí material para "vender" o moto turismo/enduro na Ilha!


Espero que leve alguns amigos aqui do fórum a visitar a ilha :D :nod: [wink]

Obrigado pelos vossos comentários! :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


08 abr 2012 15:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: O regresso após a lesão
Regresso em grande Bruno!

Adoro essas paisagens. Tens aí caminhos poderosos! Essa última subida das "barrosas" deve ser gira :))))

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


08 abr 2012 20:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: O regresso após a lesão
[hum] [hum] [hum] [hum]


09 abr 2012 07:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.