Data/Hora: 28 mar 2024 11:32




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
 Domingo Trialeiro 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Domingo Trialeiro
No passado Domingo realizou-se o habitual passeio TT, mas desta vez seria diferente, ou seja, aceitei o convite do amigo Rui Cabral para uma voltinha com mota de Trial.
À semelhança de alguns meses atrás, o Rui emprestou-me a sua mota suplente, a Montesa, e lá fui fazer o gosto a um passeio Trialeiro.

Imagem

Para além do Rui na Gas Gas e Eu na Montesa, também compareceram para este passeio o amigo do Rui (já não me lembro do nome, as minhas desculpas) numa Gas Gas e o João Sousa numa Montesa.
Portanto, 4 motas de Trial já forma um grupo interessante.

Imagem

Imagem

Quanto ao passeio, o mesmo foi simples, mas muito interessante sob o ponto de vista da aprendizagem, ou seja, a ideia do Rui foi irmos à procura de zonas com obstáculos naturais e “brincarmos” um pouco com os mesmos.
No fundo, as Sete Cidades foram o nosso “playground”.
Partimos da zona da Seara, começando com umas incursões por trilhos rolantes, de forma a aquecer um pouco:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os músculos ainda não estavam bem quentes e eis que surge a 1ª contrariedade, isto é, algo engatou na corrente da mota do João e fez a mesma saltar da cremalheira e ficar engatada na zona do pinhão de ataque.

Imagem

Com alguma paciência e jeito, lá se conseguiu desengatar a corrente.

Imagem

Não tardou nada até o Rui dar inicio às aulas de Trial, perto do parque de campismo, numa zona que possui um traçado tipo gincana, além de alguns obstáculos naturais.
No fundo, uma zona boa para se tentar apanhar algum jeito do Trial, como o equilibrio, controlo da embraiagem e acelerador, além do próprio posicionamento do corpo, fundamental em algumas situações.
Claro que o Rui, professor de serviço, foi o 1º a dar o exemplo:

Imagem

Imagem

Imagem

A entrada para esta descida era manhosa, até deu direito a algumas cambalhotas não fotografadas.

Imagem

Seguiram-se os pupilos, embebidos pelo espírito do “isto é canja”.
Aqui vou eu:

Imagem

Imagem

Bem, apesar de algumas falhas e camabalhotas, lá dei a volta ao traçado, mas ficou claro que era preciso mais treino.

Imagem

O amigo do Rui safava-se muito bem:

Imagem

Imagem

Com um andamento calmo, mas certinho, lá fazia esta gincana nas calmas.

Imagem

Imagem

O João também não encontrou grandes dificuldades, aliás, a sua experiência das bicicletas (Downhill) são um aliado precioso nestes passeios de Trial:

Imagem

Imagem

Após alguns minutos nesta zona, continuamos o passeio pelas Sete Cidades, desta vez com passagem pela Península, onde nos esperava mais 2 zonas com obstáculos naturais.

Imagem

Pausa para relaxar…

Imagem

E lá “brincamos” mais um pouco:

Imagem

Imagem

Alguns dos obstáculos tipo degrau, até são simples de ultrapassar, mas o facto de estarmos aos comandos de uma mota completamente diferente daquilo que estamos habituados, torna tudo mais díficil.
No entanto, após ganharmos confiança, tudo torna-se fácil com estas motas, onde a falta de experiência/técnica apenas atrapalha em algumas situações, mas nada de grave.

Imagem

Imagem

Imagem

Outra zona, com direito a reconhecimentos a pé, pois nunca se sabe:

Imagem

Bora lá trialar!

Imagem

Imagem

Imagem

O João revela algum jeito natural para o Trial, se treinar mais um pouco não o apanhamos.

Imagem

Imagem

Apesar de ser apenas a minha 2ª experiência aos comandos deste tipo de motas, estava a gostar particularmente, talvez pelo facto de me sentir mais familiarizado com a mesma. Nem estava a estranhar andar sempre de pé…

Imagem

Imagem

Para ultrapassar degraus, nada como fazer com o corpo alguma pressão ma mota para a suspensão comprimir, e na recuperação da mesma, um toque no acelerador é suficiente para as colocar a saltar.
Simples, mas não é fácil de aplicar no terreno.

Imagem

Imagem

Depois rolamos por alguns trilhos das Sete Cidades, incluindo alguns bem interessantes e com alguma pedra. Mas com estas motas, estes trilhos pedregosos tornam-se fáceis.

Imagem

Imagem

O restante passeio ainda incluiu mais alguns trilhos interessantes, e que com uma mota de Enduro normalmente são mais díficeis. Mas, uma vez mais, estas motas de Trial tornam tudo mais simples e menos penoso.
Estava a adorar este passeio.

Imagem

E pronto, com a subida da Seara pela mata, e com a vista magnífica sob a Lagoa das Sete Cidades, terminamos o passeio:

Imagem

Um passeio muito diferente dos habituais, mas que ainda assim deu para rolar um pouco pelas Sete Cidades. Sem darmos conta, fizemos um trajecto interessante:

Imagem

Este passeio foi excelente, não só pelo grupo que era 5 estrelas, mas principalmente sob o ponto de vista de aprendizagem, pois com estas motas aprende-se muito, mesmo muito.
O Trial é super completo, e nas zonas em que estivemos a “brincar”, deu para perceber que um bom equilibrio, doseamento correcto da embraiagem e acelerador e posicionamento do corpo, são essenciais para se ultrapassar obstáculos.
Por exemplo, para quem tem dificuldade em andar de pé na mota no TT/Enduro, o Trial é uma escola nesse sentido, e não é só por não possuir assento…
Na prática, o Trial é excelente para o Motociclismo em geral, seja de estrada ou fora de estrada, porque desenvolve pontos chave para a pilotagem.
Uma vez mais, adorei este passeio com mota de Trial, principalmente por me sentir mais à vontade e confiante, mas também por sentir que aprendi mais qualquer coisa.
OBRIGADO Rui!!! :clapp:

Boas Curvas! :vrumm:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


02 mai 2012 01:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Domingo Trialeiro
Bela Voltinha :thumbsup:

Motos de trial, era coisa que ainda gostava de experimentar. :thumbsup:

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


02 mai 2012 09:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mai 2009 08:45
Mensagens: 962
Localização: Green Ville
Mensagem Re: Domingo Trialeiro
O Trial, sem dúvida é uma boa escola.

Esses cenário parecem irreais [hum]

_________________
Powered by KTM


02 mai 2012 09:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: Domingo Trialeiro
As paisagens são um espanto, como é habitual nos teus reports.
Espectaculo, não te falta nada na ilha até amigos para te emprestarem uma moto trial :thumbsup: o trial é a base da técnica dos grandes praticantes das outras modalidades de off-road, e quem analisar o curriculum dos melhores pilotos de enduro extreme fica esclarecido pois praticaram trial.
Quem esteve no Extreme Lagares sabe disso ao ver a condução do Doug Lampkin.
Aproveita Bruno sempre que puderes para fazeres trial, e entre nós basta ver alguns pormenores técnicos dum elemento cá do forúm que já praticou trial, o Careca que consegue parar em pé na LC8 e manter-se em pé largos momentos sem nenhum apoio, eu estranhava alguns detalhes técnicos da sua condução que se destacava e essa base técnica vem do trial.

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


02 mai 2012 18:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Domingo Trialeiro
Muito bom a todos os níveis! :okkk:
No domingo passado tinha-me mesmo dado jeito uma mota dessas...


02 mai 2012 18:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.