Data/Hora: 25 abr 2024 15:53




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
 Já parece Inverno… 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Já parece Inverno…
Após uma pequena pausa de um mês e qualquer coisa nos passeios fora de estrada, voltei no passado Domingo aos mesmos.
Naturalmente que a vontade era muita, porque assim que estas coisas se tornam uma rotina, a dependência torna-se ainda maior.
Juntei-me ao Ricardo e partimos da pista de MX com objectivo de irmos para os lados das Sete Cidades e através de trilhos bem conhecidos da malta do TT/Enduro em geral, como o Cascalheiro, Couves, entre outros.
Infelizmente, o dia nãoo amanheceu com condições meteorológicas favoráveis, ou seja, chuva e nevoeiro em pleno mês de Agosto.
Mau dia para regresso, mas antes lama do que pó, garantidamente.
Contudo, tinha-me esquecido de um pormenor importante, a máquina fotográfica…, bem, o telemóvel ia desenrascar desta vez.
Subindo o Cascalheiro pelo lado da Covoada, primeira aventura do dia, dei um pequeno tombo, sem consequências, fruto de usar o travão dianteiro em demasia.
Coisas de quem já andava muito tempo parado.

Imagem

Aqui não é preciso muito acelerador, só um ligeiro toque:

Imagem

E que dizer desta viatura abandonada e queimada numa pastagem muito perto de uma zona protegida?

Imagem

Pois é, depois dizem que as motas andam a poluir e destruir os trilhos, mas parece-me que maus da fita há em todo o lado, em 2 e 4 rodas, ou mesmo sem rodas. Vai lá se saber…, enfim, um cenário nada condizente com o ambiente onde se encontra.
Descemos até ao Cascalheiro do lado das Feteiras, pela mata, que constitui sempre um bom cenário/trilho para a prática do Enduro.

Imagem

Imagem

De salientar que fomos até ao Cascalheiro do lado das Feteiras apenas pelo prazer de voltar a subir o mesmo, dado que constitui sempre um desafio, além de ser dos poquíssimos cenários que nos lembram as subidas de dunas do deserto.
Por falar em subida, lá subimos o Cascalheiro e lá nos divertimos um pouco.

Imagem

Seguiu-se nova entrada na mata, para subida da mesma. Fazer esta mata a subir é bem mais interessante do que descer a mesma.
O Ricardo ainda tentou descobrir um caminho alternativo para entrar na mesma, já que os acessos habituais estão em péssimo estado.

Imagem

Eu optei pelo acesso habitual, mas estava tão enlameado e com regos tão fundos, que esperei que pelo Ricardo, porque de certeza que ia precisar de ajuda.

Imagem

O Ricardo acabou por voltar para trás, porque não descobriu acesso melhor.

Imagem

E siga pelo acesso habitual, que não é nada fácil, especialmente em dia de chuva, com a lama a ser o nosso pior inimigo, isto é, é um tal escorregar.

Imagem

Imagem

Nem sempre foi possível ir em cima da mota, o que levou a um maior cansaço…

Imagem

Imagem

Com algum empenho e ajuda, lá coloquei a DR onde queria, mas bolas, o piso está mesmo mau.

Imagem

A subida da mata não colocou qualquer problema, como inicialmente pensamos, bem pelo contrário, foi muito divertido e a nossa progressão foi relativamente rápida. Gostei bastante!
E já que estávamos na zona, demos um saltinho às Couves.
Já não íamos a este trilho à algum tempo, pelo que as dúvidas eram algumas em relação ao estado desta trialeira.
Ainda por cima, a chuva tinha aumentado de intensidade, o que não era nada agradável. Mas pronto, não praticamos Enduro pelas facilidades, mas sim pelas dificuldades.

Imagem

Fui o 1º a “atacar” o trilho, com a minha progressão a correr em bom ritmo e com a DR a portar-se muito bem. Confesso que nunca tinha registado uma progressão tão rápida neste trilho.
Claro que a progessão neste trilho é sempre cheia de abanões e perdas de alguma tracção ou mesmo direcção ideal, porque existe muita pedra solta, mas mesmo assim, a minha 1ª metade foi digna de registo.

Imagem

A 2ª metade das Couves é que está em pior estado, essencialmente por causa de uma zona que ficou com um rego muito fundo e apertado, que leva a que as motas fiquem quase presas.

Imagem

No entanto, com algum esforço e ajuda de braços, lá se conseguiu passar esta zona e chegar ao fim das Couves. Esta última parte requer mais algum empenho e experiência em zonas mais “hard”.
Seguiu-se o Ricardo, o qual também não registou dificuldades de maior na 1ª parte.

Imagem

Imagem

Imagem

Na 2ª parte, o Ricardo sentiu as mesmas dificuldades que senti, apesar da sua mota ser bem mais fácil e leve de ultrapassar aquela última parte e o seu rego fundo.

Imagem

Após terminarmos as Couves, achamos por bem dar por terminado o passeio, porque chovia imenso e o nevoeiro também já começava a ser muito.
Além disso, já estávamos completamente molhados.
Enfim, já não havia condições para continuarmos a ter alguma diversão.
E pronto, fomos para casa, mas passando por alguns trilhos mais rolantes, mas sempre acompanhados por uma humidade que não permitia o uso de óculos, e uma chuvinha que batia certinho nos olhos e limitava a nossa visibilidade.
Assim que cheguei a casa, deparei-me com algo que me aborreceu um pouco, telemóvel avariado.
Esqueci-me que tinha o telemóvel no bolso do blusão, o qual não é impermeável, e o mesmo apanhou com muita água, entregando a alma ao criador.
O resultado está à vista, compra forçada de novo telemóvel…
Apesar deste meu azar com o telemóvel e de toda a chuva, o passeio foi excelente, com os trilhos e as suas dificuldades a serem bem do nosso agrado.
Não gosto de pó nos passeios, mas também não gosto de tanta chuva, enfim, nem sempre é possível reunir todas as condições que gostamos.

Boas Curvas! :vrumm:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


28 ago 2012 23:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Já parece Inverno…
:okkk:


29 ago 2012 09:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: Já parece Inverno…
Inveja de uma laminha.... :vrumm:

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


29 ago 2012 22:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.