Data/Hora: 28 mar 2024 12:26




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 Reconhecimentos WTC - Waypoint Trail Challenge Açores 2012 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Reconhecimentos WTC - Waypoint Trail Challenge Açores 2012
É já na próxima semana, de 18 a 23 de Setembro, que um grupo de cerca de 20 Motociclistas se desloca à ilha de São Miguel, para participarem no Waypoint Trail Challenge Açores (WTC).
Esta é uma prova de orientação e navegação, com componente aventura, e realizada pela Espaço Sonoros, e que, uma vez mais, escolheu a ilha de São Miguel para uma destas provas.
Um privilégio que se repete pela 2ª vez, já que em 2010 realizou-se a 1ª edição, que muito sucesso e feedback positivo originou.
Tendo em conta isto, o organizador, Filipe Elias, solicitou a colaboração de alguns Motociclistas locais, como Eu e o Nicolau Wallenstein, para algumas tarefas inerentes a este tipo de evento.
No meu caso, coube-me a tarefa de reconhecimento de alguns pontos/locais por onde os participantes poderão passar.
Os reconhecimentos são sempre importantes, porque nem sempre os pontos/locais idealizados para a prova estão acessíveis ou em condições.
Para esta tarefa, pedi ao Miranda para me acompanhar e ajudar-me, porque 2 cabeças pensam melhor que uma.
Com os dados em mapa e o GPS para nos guiar até aos pontos, partimos Domingo de manhã para a nossa missão.
O dia não se apresentava nas melhores condições e, assim que chegamos às Feteiras, a chuva surgiu e não nos largou durante muito tempo. Ainda bem que estávamos devidamente equipados
Pequena paragem nas Feteiras:

Imagem

Foi uma pena estar um dia chuvoso e algum nevoeiro, porque os pontos a verificar eram interessantes…

Imagem

Nos Mosteiros parecia que a chuva estava a abrandar.

Imagem

Também andamos pelas Sete Cidades, com muitas passagens por percursos fora de estrada. Aliás, fizemos mais fora de estrada do que o esperado, o que foi bom, porque tornou o nosso trabalho mais divertido e deu para matar saudades de um TT com a ADV.

Imagem

Também andei a testar as capacidades aquáticas da minha mota:

Imagem

Contudo, assim que coloquei a mota na água, o piso arenoso estava tão mole, que vi a coisa feia. Mas bastou um pouco mais de empenho no acelerador, e a ADV safou-se sem dificuldades de maior.

Imagem

Imagem

Bora lá “cavar” daqui para fora:

Imagem

Cumeeiras, com a sua sempe vista espectacular.

Imagem

Entre as Sete Cidades e Covoada:

Imagem

A manhã foi essencialmente ocupada neste lado da ilha, e, diag-se de passagem, pensamos que esta seria uma tarefa mais rápida. Mas não, no mapa os pontos parecem próximos, mas na prática estavam, muitas vezes, bem afastados uns dos outros.
Reservamos a tarde para o lado opoeto da ilha, ou seja, Nordeste e arredores.
Uma zona grande e que nos exigiu um ritmo despachado, de forma a conseguirmos completar esta zona.
A construção das scut, assim como algumas novas rotundas, levou frequentemente a alguns erros de navegação, visto que as indicações do GPS eram contraditórias em relação às novas construções. Mas após analisarmos melhor a área onde o GPS nos dava indicações contraditórias, lá encontramos o caminho certo. Conclusão, o mapa do GPS ainda não está actualizado com as novas scut.
Achadinha:

Imagem

Imagem

Novamente, o fora de estrada fez parte dos reconhecimentos desta zona, com os Graminhais e Tronqueira a serem os cenários principais, com os seus muitos estradões a permitirem um ritmo animado e divertido, a par de uma excelente paisagem e envolvência.
Graminhais:

Imagem

A Tronqueira é, talvez, a minha zona fora de estrada favorita desta parte da ilha. Além da sua beleza natural e vista magnífica, permite momentos de condução muito bons.
Contudo, ao entrarmos na Tronqueira sentido Nordeste - Povoação, deparamo-nos com um sinal de proibição, o que não é normal nesta zona.
Ignoramos e seguimos em frente e, até chegarmos ao miradouro da Tronqueira, nada que justificasse o dito sinal.

Imagem

Imagem

Uma zona que transmite uma sensação de vastidão, mesmo sabendo que estamos numa ilha.

Imagem

Imagem

Apesar do sinal de proibição, seguimos do miradouro em frente, continuando a não surgir nada que justificasse o sinal. Deparamo-nos com uma zona que tinha sido alvo de abate de árvores, revelando uma paisagem espectacular:

Imagem

Mas não tardou muito até encontrarmos a razão pela qual colocaram o sinal de proibição, ou seja, sensívelmente a meio, deparamo-nos com uma grande derrocada:

Imagem

E não era uma simples derrocada, era daquelas com troncos de árvores, pedra e muita terra do tipo pedra pomes:

Imagem

Imagem

Na foto abaixo é possível ver a diferença de altura do trilho, a parte onde se encontra o Miranda é a da derrocada:

Imagem

Estava impossível de passar, não só pelos troncos de árvore e diferença de altura, mas principalmente por causa da terra da derrocada, que estava muito mole, ou seja, o simples andar em cima da mesma levava a que as nossas pernas ficassem enterradas até quase ao joelho:

Imagem

Estava visto que tínhamos que voltar para trás e que os participantes do WTC não vão conseguir fazer a Tronqueira na sua totalidade. Conclusão, para se chegar ao miradouro da Tronqueira, só mesmo pelo lado do Nordeste, pelo lado da Povoação é impossível.
Apesar de já ser fim de tarde, ainda tivemos tempo de dar um salto ao topo do Pico Bartolomeu, onse fomos bafejados pela sorte e conseguimos apanhar a vista praticamente sem nevoeiro:

Imagem

Mas as nuvens já estavam a querer invadir a paisagem:

Imagem

E com este último spot, demos por terminado o dia, pois já estávamos cansados e já caminhava para noite.
Resumindo, foi um dia bem passado, não só pelas zonas onde passamos, mas também por estarmos a fazer aquilo que mais gostamos, ou seja, andar de mota.
Foram quase 365 kms realizados num só dia…, é obra, tendo em conta que estamos numa ilha.

Imagem

Uma vez mais, foi um privilégio poder ajudar a organização do WTC, não só por ser um evento relacionado com o Motociclismo, mas também pela simpatia e disponibilidade da organização.
Outro factor importante, é o facto de ser mais um evento que contribui para a divulgação dos Açores. Um pormenor cada vez mais importante no desenvolvimento das nossas ilhas.
E, claro, o meu obrigado ao Miranda por me ajudar nesta tarefa.
Pronto, agora resta esperar pela chegada dos nossos amigos Motociclistas Continentais e, se possível, acompanhar-lhes ao longo deste evento.

Boas Curvas! :vrumm:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


12 set 2012 22:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 ago 2010 11:47
Mensagens: 57
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Reconhecimentos WTC - Waypoint Trail Challenge Açores 2012
Viva Bruno,
onde consigo obter mais pormenores sobre o evento?

Também gostaria de "acompanhar" visto que participar julgo que implicaria tirar férias...

Abraço
LPC


13 set 2012 14:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Reconhecimentos WTC - Waypoint Trail Challenge Açores 2012
As histórias do Luis Deus de uma destas edições são de m*#$ar a rir! Muito bom! :D :okkk:
Parabéns e boa sorte para o evento.


13 set 2012 14:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Reconhecimentos WTC - Waypoint Trail Challenge Açores 2012
lpc007 Escreveu:
Viva Bruno,
onde consigo obter mais pormenores sobre o evento?

Também gostaria de "acompanhar" visto que participar julgo que implicaria tirar férias...

Abraço
LPC


Olá, que eu saiba, este evento nos Açores não tem nada publicado em nenhuma página oficial.
Mas, posso ir colocando aqui este tipo de informação.
Para já, não sei horários ou dias destinados à prova, porque vão estar aí durante uma semana e vão reservar 2 dias para prova e os outros para passeio.
O que te posso dizer para já é que, como se trata de um evento com navegação por carta, não existe percurso certo por onde todos passam, ou seja, cada um é livre de escolher os pontos a "visitar" e o percurso para lá chegar.
Depois coloco informação.

NunoBarbosa Escreveu:
As histórias do Luis Deus de uma destas edições são de m*#$ar a rir! Muito bom! :D :okkk:
Parabéns e boa sorte para o evento.


O Luís Deus, Romero e outros, foram malta do melhor :clapp:
Animaram muito a caravana :lol:
Tenho pena de não virem desta vez.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


13 set 2012 14:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.