Data/Hora: 29 mar 2024 04:46




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
 Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Alguns dias atrás, fui contactado através do fórum Adventure Rider por um Motociclista americano, que me informou que estaria de passagem pela ilha por um dia, e que pretendia dar uma voltinha no sentido de conhecer alguns dos locais que já tinha visto em fotografias minhas no Adventure Rider.
Claro que também expressou a sua vontade de conhecer e realizar esta volta na companhia de “Adventure Riders” locais, cenário que de imediato nos interessou e que confirmamos.
Afinal de contas, nada como fazer mais amizades na comunidade Motociclista
Ora bem, após várias trocas de mensagens, eis que chega ao dia de conhecer este americano, de nome Cordell (Cordless no Adventure Rider), junto da ANC Moto Rent, onde iria alugar uma Transalp para esta volta.
Logo pela manhã lá estávamos à sua espera, com o grupo de boas vindas constituído por mim, Miranda, Francisco e Dinis:

Imagem

Com as apresentações feitas, constatamos de imediato que o Cordell era um tipo descontraído, simpático e muito acessível, o que facilitou a comunicação e interacção do grupo. E, para não variar, um grande apreciador das GS, e com umas quandas “ventoínhas” na sua garagem, a par de algumas outras japonesas.
Já tínhamos um itinerário mais ou menos definido, pelo que ao Cordell apenas cabia seguir-nos e aproveitar toda a beleza da ilha para relaxar e deslumbrar-se.
Claro que o itinerário idealizado contemplava a passagem por alguns dos pontos mais conhecidos e turísticos da ilha, mas o mesmo estava dependente do ritmo de passeio e do tempo perdido nas paragens. Enfim, íamos tentar fazer o melhor possível por este companheiro das 2 rodas, que apenas iria estar na ilha este dia, já que o destino final era a ilha Terceira, para ministrar uma formação ao exército americano lá situado.
Neste sentido, partimos em direcção às Sete Cidades, sentido Ponta Delgada - Covoada, de forma a mostrar alguns miradouros pelo caminho, como o da Lagoa das Empadas e Canário.
Contudo, estes mesmos miradouros estavam fechados, sabe-se lá porquê…

Imagem

Mas sem stress, porque ainda tínhamos à nossa disposição o miradouro da Vista do Rei, com a sua vista majestosa:

Imagem

Apesar de ainda termos percorrido poucos kms, o Cordell já estava completamente deslumbrado com toda a beleza natural e já pedia mais.
Ainda realizamos uma volta pelas Cumeeiras, seguido de uma passagem pelo centro das Sete Cidades, para que pudesse ver de perto as Lagoas e toda a envolvência da mesma.
A título de curiosidade, o Cordell intrerssa-se um pouco por Vulcanologia, logo, estava no sítio certo.

Imagem

Seguiu-se incursão até ao lado norte da ilha, através de Santo António, Capelas, São Vicente,…, até chegarmos à Ribeira Grande, onde o objectivo era mostrar a Lagoa do Fogo, considerada uma das maravilhas de Portugal.
Pelo caminho, um episódio típico de encontrar na ilha, um animal à solta na estrada, com o seu proprietário a tentar colocar-lhe novamente dentro da sua propriedade.
Com a minha ajuda, lá se conseguiu conduzir o animal até ao seu devido lugar.

Imagem

Pequena paragem na subida à Lagoa do Fogo, onde a vista sob a costa norte é muito interessante:

Imagem

E a paragem no principal miradouro da Lagoa do Fogo, com o Cordell a adorar aquilo que lhe estávamos a oferecer aos seus olhos:

Imagem

Depois descemos a Lagoa do Fogo pelo lado sul, de forma a apanharmos a estrada regional até às Furnas, oferecendo assim a oportunidade ao Cordell de conhecer um pouco da costa sul, com passagem por algumas praias e localidades muito conhecidas, como a vista par ao ilhéu da Vila Franca do Campos.
Por esta altura, o Cordell já nos tinha colocado à vontade quanto ao ritmo de passeio, ou seja, para impormos o ritmo que achássemos ideal para realizar esta volta.
Claro que aproveitamos para aumentarmos um pouco o ritmo em algumas zonas mais rápidas, de forma a recuperarmos tempo perdido.
Com este aumento de ritmo, percebemos que o Cordell acompanhava sem problemas, apesar das limitações da Transalp face às KTM. No fundo, dava para perceber que tinha muita experiência e muitos kms acumulados. Tínhamos homem à altura!
Chegados às Furnas, a visita obrigatória às Caldeiras:

Imagem

As Caldeiras das Furnas também deslumbraram o Cordell e lembraram-lhe um pouco o “Yellowstone Park”, com as suas fumarolas e água a ferver.
Para sua sorte, teve a oportunidade de assistir à retirada do cozido das Furnas dos buracos situados na zona das Caldeiras:

Imagem

Bem, estava visto qual seria o nosso almoço
Neste sentido, almoçamos nas Furnas um belo cozido, que muito foi apreciado pelo Cordell.
Com este belo repasto terminado, continuamos o passeio, com passagem pela Povoação, onde explicamos ao Cordell que tinha sido neste local que o povoamento da ilha tinha começado.
A dada altura o Cordell pediu-nos um cheirinho de fora de estrada, tendo a nossa resposta sido positiva.
Entramos numa das Lombas da Povoação, para apanharmos um bonito percurso fora de estrada que lá temos.
Pelo caminho, tivemos a sorte de apanhar este belíssimo arco-íris:

Imagem

Imagem

Alguma água para refrescar os ânimos:

Imagem

Imagem

Imagem

E um pouco de diversão com este belo estradão, onde pudemos dar um pouco de liberdade ao acelerador.

Imagem

Imagem

Que belo cenário!

Imagem

Imagem

Também aproveitamos para da um saltinho à Tronqueira, onde aconteceu o insólito do passeio, ou seja, a dada altura a minha mota começou a falhar, tipo “engasgando-se”, até que parou.
Pior que tudo, reparei que não havia qualquer sinal de bateria…, comecei a suar um pouco.
No entanto, havia algo que não batia certo, porque não tinha tido qualquer sinal de falha de bateria e a mesma era recente.
Para dissipar dúvidas, optei por verificar primeiramente a bateria:

Imagem

Assim que abri o compartimento da bateria, as minhas suspeitas confirmaram-se, um dos cabos da bateria estava completamente desligado:

Imagem

Voltei a colocar o cabo, rodei a chave e já tinha novamente bateria.
Yeah!!!

Imagem

Provavelmente o cabo estava mal apertado e a vibração fez o resto.
Com o problema resolvido, era tempo de seguir em frente, com o Cordell a trocar de mota temporariamente com o Miranda, de forma a experimentar pela 1ª vez uma KTM 950 ADV:

Imagem

A nossa deslocação na Tronqueira foi muito divertida, ou não fosse este um excelente percurso para se retirar uma boa dose de diversão e adrenalina com estas motas “grandes”.

Imagem

Imagem

Paragem no miradouro da Tronqueira:

Imagem

Nesta paragem as impressões do Cordell em relação à KTM eram, naturalmente, muito positivas. Ficou muito mpressionado com as suspensões, maneabilidade e motor. No fundo, o seu excelente comportamento no fora de estrada.
Bem, não ficamos surpreendidos, porque esta é a reacção que estamos habituados a ver em quem experimenta pela 1ª vez uma KTM 950 ADV.
Neste miradouro, o encanto era mais que natural e esperado, com o Cordell a referir que eramos uns sortudos a viver neste paraíso.

Imagem

Já que estávamos na zona e visto que as condições meteorológicas estavam a favor, subimos atá ao Pico Bartolomeu.
Realmente, o Cordell era um homem sortudo, porque para uma 1ª vez na ilha, não apanhou nevoeiro nos pontos que lhe estávamos a mostrar, mesmo no topo do Pico Bartolomeu.
A vista estava mesmo arrebatadora e, uma vez mais, deixou o Cordell muito bem impressionado:

Imagem

Imagem

Vista fantástica!!!

Imagem

Depois de tamanha beleza, ia ser difícil igualar em final de tarde, mas íamos tentar.
Voltamos à Tronqueira e posteriormente descemos até ao centro de Nordeste, para uma breve passagem pelo Concelho mais florido da ilha.

Imagem

No entanto, o nosso amigo Cordell voltou a pedir-nos mais um pouco de aventura e fora de estrada e, tendo em conta a proximidade a que estávamos dos Graminhais, apontamos nessa direcção e aos espaços mais amplos que lá temos à nossa disposição.
Tivemos mais alguns bons momentos de off-road e sempre com o Cordell a msotrar-se mais que à altura dos desafios.

Imagem

Imagem

Deparamo-nos com zonas cobertas por extensos tapetes de cascalho, que pareciam compactos, mas que depois se revelavam moles e um pouco traiçoeiros. Mas nada que a malta não superasse.
Nos Graminhais ainda oferecemos mais uma vista ao nosso amigo, a qual apontava para bem próximo do Nordeste.
Uma vez mais, uma vista limpa se sem qualquer nevoeiro, que sortudos que somos.

Imagem

Imagem

Para mais tarde recordar:

Imagem

Ainda nos Graminhais, o sol começou a dar sinais que estava na sua hora de “dormir”, vislumbrando-se no horizonte alguns raios mais alaranjados.
Lembrei-me de imediato de rumarmos até ao miradouro so Salto do Cavalo, que ficava a poucos kms de distância, para, com alguma sorte, apanharmos um belo por do sol sob o Vale das Furnas.

Imagem

Imagem

O por do sol conferia uma beleza especial nesta parte final dos Graminhais.

Imagem

Imagem

Imagem

Apenas a descida fina à saída dos Graminhais é que não estava nas melhores condições, mas nada de transcendente.

Imagem

Imagem

Chegando ao Salto do Cavalo, cheios de pressa para não perder o por do sol:

Imagem

Imagem

E valeu bem a pena acelerar mais um pouco, porque não perdemos este fabuloso por do sol, com vista para o Vale das Furnas:

Imagem

Momentos como estes são uma autêntica dádiva dos deuses:

Imagem

Ninguém ficou indiferente a este momento.

Imagem

Nada como um horizonte laranja:

Imagem

Cordell bem podia considerar-se um homem de sorte, um dia sem chuva, sem nevoeiro e com paisagens magníficas. Não admira que no fim dizia que esta passagem pela ilha tinha sido inesquecível.

Imagem

Bem, o passeio estava praticamente terminado, porque a luz do dia era quase inexistente, não sendo possível mostrar muito mais, para pena nossa.
Mas ainda assim, tivemos tempo de dar um saltinho até à fábrica de chá da Gorreana, onde o Cordell teve a oportunidade de provar um belíssimo chá, como só a Gorreana sabe fazer.
Escusado será dizer que aprovou.

Imagem

Restou rumarmos até Ponta Delgada e despedirmo-nos do Cordell.

Este foi o nosso trajecto pela ilha:

Imagem

Em jeito de conclusão, foi um prazer conhecer este “Adventure Rider” da terra do “uncle Sam“, bem como partilhar cerca de 300 kms deste pequeno paraíso chamado São Miguel.
Foi muito bom constatar que o Cordell adorou o passeio, adorou aquilo que viu, cheirou e provou, assim como gostou da nossa companhia e das horas que passamos com ele.
Se mais tempo tívessemos, mais faríamos, garantidamente.
Tal como o Cordell referiu, esperamos que mais oportunidades surjam para o mostrar mais da nossa ilha, assim como, quem sabe, um dia nos encontremos na sua terra, no Colorado, para umas voltinhas no deserto.
Até um dia destes Cordell!

Boas Curvas! :vrumm:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


06 nov 2012 23:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Voltinha fantástica, parabéns!! :vrumm:

Relato e fotos 5*, bem como a recepção à portuguesa.
Obrigado pela partilha! :okkk:

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


06 nov 2012 23:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 jan 2011 16:19
Mensagens: 167
Localização: Algés
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Excelente espirito! É sempre bom para quem visita fazer um tour guiado por um local, e a vossa volta foi espectacular! É natural que tenha adorado.

PS: fiz esses caminhos fora-de-estrada à volta da Povoação numa moto4 e são realmente fabulosos!!

Obrigado pela partilha! :okkk:

_________________
HUSABERG FE 390
BMW R1200 GS Adv


06 nov 2012 23:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Muito bom :nod:


07 nov 2012 08:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 mai 2010 19:24
Mensagens: 756
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
[hum] [hum] [hum] [hum]

Vou ter que inventar uns dias pra ir aí e pode ser o mesmo prato Bruno, fico sempre maravilhado com essas vistas e trilhos

cumps

_________________
KTM 690 Enduro
BRP Africana - Honda XR650R  :)
Honda Transalp 600 aka Cabra Velha
com biela e cambota nas couves


07 nov 2012 11:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 mar 2012 02:02
Mensagens: 350
Localização: Cidade das Tripas
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
:ave: me too [hum] (x2)

_________________
Pois, é isso.
Mas no fundo no fundo... quero é andar de mota.

Alcatrão = Ligação


07 nov 2012 12:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Excelentes guias, num excelente local, com fantásticas fotos!
Muito bom! :okkk:


07 nov 2012 14:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 18:14
Mensagens: 226
Localização: Porto
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Cada vez gosto mais doa Açores! Qualquer dia ainda aí vou parar...
Grande passeio, parabéns!

_________________
DR-Z 400RR
بيدرو ماركيز


07 nov 2012 16:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
TOP ! tratamento VIP . O gajo vai-se mudar para os Açores de certeza :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


07 nov 2012 17:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Cordell... Walker?? :D

Isso é que foi um serviço de luxo! [hum]

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


07 nov 2012 23:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Varanda Escreveu:
Cordell... Walker??


Pensei a mesma coisa :D

Fez-se o melhor possível para agradar este visitante.
Faria o mesmo por qualquer um de vós :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


08 nov 2012 16:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Volta pela ilha com o Cordell do Adventure Rider
Resposta do Cordell no Adventure Rider no tópico relativo a este passeio:

http://advrider.com/forums/showthread.p ... st19995100

Bruno, thanks for posting all the great photos and the narration. I confess I wasn't quite sure where I was on the island at all times. The map helped.

The volcanic lakes were stunning. The furnas cooking in the ground was great. The blood pudding was a treat from my childhood.

This was one of the best days of riding I've ever spent. I gave up on an Iron Butt ride in New Mexico to join the crew on Sao Miguel for this ride. In 307 kilometers we probably turned more corners than any Iron Butt I have ever seen.

I will remember last Saturday's ride for a long time to come. I cannot thank my new friends enough for hosting me on this ride.

The ride was great but not for everyone. Here are some reasons NOT to ride with Bruno, Paul, Miranda, Francisco and crew (I hope I got the names correct).

You prefer to:

-- ride the speed limit
-- never spin your rear wheel
-- eat fish rather than blood sausage
-- stay on the divided motorway
-- ride level ground
-- see only what the ordinary tourists see
-- never annoy the villager with your moto noise
-- ride for no more than 90 minutes per day
-- drink only Lipton Tea
-- avoid the smell of natural hot springs sulphur
-- ride with boring people
-- ride with people who know how to loosen a KTM battery protector bolt
-- ride with people you would not like to consider friends
-- keep your clothes clean.


This ride was a triumph of ADVrider. Without this site I would not have gotten in touch with Bruno and Crew.

Oh, and I got to ride a Transalp all day long. That's a rare bike in the US


Penso que ficou satisfeito :nod:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


09 nov 2012 10:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.