Trail Aventura
https://trailaventura.pt/

Último passeio Enduro Açores 2012
https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=81&t=19528
Página 1 de 1

Autor:  BRUNO BOTELHO [ 01 jan 2013 18:38 ]
Assunto da Mensagem:  Último passeio Enduro Açores 2012

No passado dia 30 de Dezembro, realizou-se aquele que seria o meu último passeio do ano 2012.
Neste caso, encerrei o ano com mais um passeio de Enduro, e com um grupo de amigos já habituais nestas andanças.
Contudo, devido às condições climatéricas adversas, nomeadamente muito nevoeiro e ameaça de chuva, faltaram alguns elementos habituais neste tipo de passeios, mas ainda assim surgiu um grupo em número interessante e com vontade de encerrar o ano da melhor forma.

Imagem

Quanto ao passeio, já estávamos a prever algumas dificuldades de visibilidade relacionadas com o nevoeiro, mas nada que nos impedisse de tentar realizar um passeio mínimamente interessante.
Partimos em direcção às Sete Cidades, tomando alguns trilhos habituais e ideais para aquecer o físico e máquinas.

Imagem

Imagem

Imagem

Assim que iniciamos a nossa subida da costa norte para as Sete Cidades, o nevoeiro intensificou-se e foi uma autêntica praga, causando muitas dificuldades de visibilidade e retirando algum do prazer da condução, porque obrigou-nos a abrandar e a arriscar menos.

Imagem

Imagem

Num dos trilhos a caminho das Sete Cidades, surgiram as primeiras dificuldades com o piso escorregadio:

Imagem

Imagem

Imagem

No entanto, as dificuldades passaram a técnicas, com a corrente da KTM do André Câmara a saltar para fora da cremalheira e a provocar uma autêntica dor de cabeça:

Imagem

Na zona do pinhão de ataque quase que deu 2 voltas…

Imagem

A malta de imediato que sacou das ferramentas que tinha para tentar resolver a questão, mas apesar de tentarmos várias soluções, como dar folga à roda traseira, tentar libertar o pinhão de ataque, puxar a corrente, exercer pressão com chaves, entre outras, o que é certo que a corrente teimava em não folgar ou sair daquele engate.

Imagem

Imagem

O nosso maior problema era a probabilidade de podermos danificar o veio do pinhão de ataque ao exercermos força para desengatar a corrente e, além disso, não nos ocorria ideias melhores ou eficazes para resolver o problema…

Imagem

Resumindo e concluindo, achou-se por bem não insistir, de forma a não estragaro material, e um dos participantes no passeio, o Nelson Pragana, foi buscar um meio transporte para transportar a mota. Enquanto isso, colocou-se a mota na estrada, restando o André esperar pela chegada do Nelson.
Apesar de termos perdido algum tempo, voltamos ao passeio, mas, para nosso surpresa, mais um azar, o Filipe Silva tinha um furo no pneu dianteiro. Mais um a ver-se forçado a abandonar o passeio.
Um passeio de final de ano a revelar-se complicado para alguns de nós…
Uma vez mais recomeçamos o passeio, subindo por um bonito trilho:

Imagem

Este trilho deu alguma luta, visto que possuía muitas valas, zonas únicas e estreitas de passagem e alguns buracos escondidos no meio da vegetação. Um trilho bem ao gosto de que gosta de algum trabalho.



Imagem

Às vezes é preciso relaxar um pouco os braços:

Imagem

Imagem

Dá-lhe!!!

Imagem

Imagem

Como é natural nestes passeios, a camaradagem está sempre presente e ninguém fica para trás ou em apuros:

Imagem

Imagem

A partir de certa altura o percurso tonou-se um pouco mais rolante, mas não queria dizer fácil, apenas a permitir mais velocidade.

Imagem

Imagem

Zonas muito interessantes e a pedir condução sem hesitações:

Imagem

Imagem

A certa altura parte do grupo estava atrasado, talvez por alguma dificuldade inesperada. Nada como um de nós voltar a trás para verificar se estava tudo ok:



Afinal estav tudo bem e lá vinham eles:



Não é preciso estar um dia de sol ou de Verão para estes passeios, mas convenhamos que com nevoeiro estes passeios muitas vezes tornam-se um autêntico castigo e exercício de concentração, especialmente para quem usa óculos como eu.

Imagem

Ainda realizamos mais alguns trilhos a caminho de Ponta Delgada, mas devido à hora e condições climatéricas, demos por terminado este passeio.
Em suma, não foi o melhor passeio de Enduro dos últimos tempos, mas também não foi o pior, foi o possível, mas que não deixou de ser agradável, muito por culpa dos excelentes grupos que se formam para estes passeios,
Se não fosse o nevoeiro, garantidamente que a história teria sido outra e que tínhamos feito mais kms.
De qualquer forma, valeu a pena.
Bom Ano a todos e em 2013 esperam-nos mais passeios, muitas histórias para contar, de preferência com muita saúde e prosperidade :hello:

Boas Curvas! :vrumm:

Autor:  Jorge Morais [ 01 jan 2013 19:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Último passeio Enduro Açores 2012

Como sempre... Fenomenal

Página 1 de 1 Os Horários são TMG
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/