Já algum tempo que precisava de colocar um par de pneus novos, visto que os que lá estavam à muito que tinham entregue a alma ao criador.
Após uma análise cuidada, e tendo em conta o tipo de utilização e relação preço/qualidade, cada vez mais importante nos dias de hoje, optei pelos MITAS E-07 :-)
Anteriormente, já tinha tido uma experiência muito positiva com um destes MITAS, mas apenas o pneu traseiro (tinha na dianteira um Heidenau), o qual se tinha revelado uma excelente opção em termos de preço/qualidade. Em suma, um pneu que desde logo me transmitiu muita confiança, quer no asfalto ou fora de estrada.
No asfalto, sempre senti a minha KTM segura, “agarrada” ao asfalto, com grande capacidade de curvar e maneável. No fora de estrada, grande surpresa, confiança, aderência e boa capacidade de tracção. Neste cenário, fiz passeios com grandes abusos do acelerador, e a mota manteve sempre a sua compostura e sempre sem sustos.
Aquilo que sempre me pareceu, é que o composto destes pneus é mais a puxar para o macio, o que justifica o bom desempenho em ambos os cenários. Mas atenção, os abusos no acelerador aliados a esta característca deixam marcas nos pneus, não há milagres, especialmente quando se abusa do LC8.
Em suma, no asfalto e fora de estrada não podia exigir mais de pneus “dual purpose” :-)
Desta vez, coloquei um par, e havia muita curiosidade em verificar como funcionavam em conjunto. Para tal, nada como um pequeno passeio, em jeito de rodagem, de forma a perceber o “feeling”.
Dado que estava um excelente dia de Primavera, lá parti para um passeio em fim de tarde, subindo a Lagoa do Fogo pela Ribeira Grande.
Um excelente palco, dada a sinuosidade do traçado, que certamente iam tirar dúvidas quanto à capacidade de curvar e aderência.
Não podia ter escolhido melhor dia para este teste, visto que as condições meteorológicas estavam praticamente no seu melhor, permitindo uma condução despreocupada e com vistas fantásticas.
Pequena paragem para apreciar uma das maravilhas de Portugal - Lagoa do Fogo:
Até este ponto, estava agradavelmente surpreso, visto que estes E-07 em conjunto funcionam muito bem, ou seja, leitura do piso e aderência muito boa, permitindo ângulos de inclinação consideráveis, como se de um pneu 100% estradista se tratasse. E como está na moda dizer, gosto disto!
Continuando a subida de montanha, pequena paragem na zona da Barrosa, com uma vista fabulosa sob a ilha:
Voltando à Lagoa do Fogo, pequena subida fora de estrada, sem problemas e com os MITAS a transmitirem total confiança.
Visto que anteriormente não tinha tido um E-07 dianteiro, este revelou ser um pneu dentro do mesmo padrão do traseiro, ou seja, total confiança e polivalência.
Seguiu-se a descida da Lagoa do Fogo, sentido Lagoa, onde a sua inclinação iria permitir avaliar a capacidade do pneu dianteiro suportar um maior apoio/carga nas travagens.
Com o passar dos kms, ficou claro que, neste situação, nada a apontar. Estabilidade, sem oscilações ou sensações estranhas. Uma vez mais, total confiança.
Cow meats man:
Um cenário típico da ilha, mudanças de pastagens:
E passados quase 55 kms, estava terminado este pequeno passeio e teste:
Em jeito de conclusão, este teste revelou aquilo que já estava à espera, ou seja, os MITAS E-07 são uma excelente opção em termos de pneus mistos.
O seu comportamento transmite total confiança e segurança, acima daquilo que é expectável para pneus deste tipo. Quer seja asfalto ou fora de estrada, são um valor seguro e a garantia de um bom “feeling”. Melhor qu tudo, estão a um preço muito acessível. :-)
Por fim, um agradecimento à MotorXpro e ao Paulo Lança pelo excelente serviço que proporcionam, ou seja, rápido e muito atencioso.
Se estiverem interessados nestes pneus, não hesitem
Boas Curvas!