Marrocos Ready To Travel Test
Com o aproximar da viagem para Marrocos, ultimam-se os preparativos, resolvem-se preoblemas de última hora e realizam-se alguns pequenos testes.
Um dos testes realizado recentemente, foi um teste à capacidade de carga das nossas motas, ou seja, se conseguimos transportar tudo o que achamos indispensável, assim como se comportam as máquinas e condutores com este superior peso e volume.
Claro que se impunha um passeio com alguma quilometragem decente e com alguma variedade de piso, embora não seja possível replicar determinadas condições e pisos que só vamos encontrar em Marrocos.
De qualquer forma, era um teste importante e onde foi pena o grupo todo não poder estar presente :-(
Partimos de Ponta Delgada sentido Nordeste, mas sempre pela via rápida. Pode parecer estranho, mas este teste era necessário, de forma a percebermos o comportamento das máquinas num ambiente mais “livre”, em que circula-se a um ritmo mais elevado e maioritariamente em overdrive, onde se apanham ventos laterais, ultrapassagens, etc.
Bem, as LC8 portaram-se maravilhosamente, sem sensações estranhas ou dificuldades. Apesar de não serem uma referência em protecção ao vento, conferem confiança mais que suficiente para rolar confortável qb.
Chegada a Nordeste, onde os sorrisos rasgados denunciam a vontade de já estar por terras africanas.
Dá um gozo ver as nossas menias todas equipadas para viagem:
Seguiu-se uma tirada de Nordeste à Povoação, onde a sinuosidade do percurso iria por à prova a nossa capacidade de lidar com o peso e volume extra nas curvas.
Uma vez mais, nada a apontar, sente-se o volume e peso como é normal, mas não chega a interferir negativamente com toda a dinâmica da deslocação. Em poucos kms habituamo-nos e até é engraçado descrever curvas de uma forma mais agressiva.
Num par de vezes vi através do espelho o Miranda com a mala lateral bem pertinho do asfalto, ou seja, em inclinações mais acentuadas.
Na Povoação, esquecemos o asfalto por alguns kms, e optamos por um percurso fora de estrada. Aqui era importante verificar até que ponta a trepidação poderia afectar todo o conjunto, assim como todas as exigências de uma condução neste cenário.
Apesar de termos optado por um ritmo moderado, o feedback foi positivo. Sentimos que carrgados desta forma convém optar por uma condução cautelosa, de forma a evitar possíveis desgastes devido ao peso extra, e, claro, zelar pela nossa segurança.
Todavia, ficou bem patente que, mesmo carregadas, as LC8 têm um desempenho notável no fora de estrada. De facto, a ciclística destas motas marcam a diferença e fazem maravilhas.
Miranda a treinar para a fotografia:
Muita vegetação:
E bonitas paisagens para tornar este teste ainda mais prazeroso:
Esta zona da Povoação é fabulosa, isto é, parece que transporta-nos para outra dimensão e faz-nos esquecer por momentos que estamos no nosso “quintal”.
A legenda para esta foto seria: Adventure Begins In Any Road:
A caminho do Erg Povoação:
Mais uma bonita paragem e com os níveis de satisfação bem elevados com o desempenho das motas.
In Orange We Trust!
Última paragem nas Furnas e pose para a foto:
E após esta última paragem, estava terminado este Marrocos Ready To Travel Test.
Em suma, um teste que correu muito bem para motas e condutores e onde algumas dúvidas foram dissipadas. Claro que este teste não pretendia replicar condições que vamos encontrar em Marrocos, porque isso seria utópico, mas serviu para verificar vários aspectos importantes, como capacidade de carga, volume e peso, que influenciam muito a condução.
Motas e motociclistas estão Ready To Travel!
Boas Curvas!