Data/Hora: 20 abr 2024 04:51




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
 1º Passeio com a KTM EXC 400 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem 1º Passeio com a KTM EXC 400
Alguns dias atrás realizei o 1º passeio com a minha nova mota de Enduro, a KTM EXC 400 :-)
Havia uma natural e grande curiosidade em testar a nova mota no seu verdadeiro ambiente, o fora de estrada. No entanto, uma simples passeio não seria suficiente, teria de ser algo mais orientado para o Enduro puro, de forma a conhecer uma pouco mais a máquina e verificar o real potencial da mesma.
A minha sorte é que todas as semanas a malta do Enduro realiza um passeio, e, aproveitando uma dessas oportunidades, lá fui eu de sorriso de orelha a orelha com a minha laranjinha.
No ponto de encontro surgiram 15 motas para este passeio, sinal claro que o Enduro/TT está a gozar novamente de grande popularidade na ilha:

Imagem

Este passeio seria orientado pelo Cabral, antevendo-se de imediato um passeio verdadeiramente endurista, um pouco físico e para suar bastante.
Já lá iam uns bons meses desde o meu último passeio deste tipo, pelo que havia alguma ferrugem para tirar. Além disso, o facto de ter uma mota que conhecia pouco era motivo para não estar 100% à vontade e com o ritmo desejado.
Partimos em direcção às Sete Cidades, a um ritmo acessível a todos e por trilhos já conhecidos e simples, ideias para aquecerem-
Todavia, o ritmo foi aumentando, assim como as dificuldades, mas nada de transcendente. O único problema era mesmo eu, que não estava muito à vontade com a nova mota.
Contudo, admito que a KTM transmitiu desde logo uma enorme confiança e facilidade na sua condução, com uma ciclística intuitiva, na qual as suspensões passam por tudo sem qualquer problema.
Já o motor revelou-se mais exigente que a minha anterior DR, ou seja, mais possante e com uma grande capacidade de tracção. Exige mais atenção, porque ganhamos mais velocidade, que em conjunto com a ciclística faz-nos andar bem mais rápido. Fiquei agradavelmente impressionado.
Em suma, preciso de me habituar e fazer mais umas flexões.
Chegada às Sete Cidades, à Vista do Rei:

Imagem

Aqui está ela, uma grande máquina:

Imagem

E quando pensavamos que a pausa na Vista do Rei seria um pouco maior, o Cabral em pouco tempo arrancou e lá fomos nós. O homem não pára para respirar!

Imagem

Imagem

Imagem

Pequeno engarrafamento:

Imagem

Imagem

Algumas zonas com algumas dificuldades interessantes:

Imagem

Imagem

E a dada altura deixamos de ver o caminho a seguir, a vegetação era tão intensa que tínhamos de confiar que estávamos no caminho certo:

Imagem

Imagem

A partir daqui passamos por trilhos um pouco mais técnicos, com muitos buracos, valas, depressões, lama e muita vegetação. Mas por esta altura já estava a acusar um pouco de cansaço, pelo que o meu andamento já era substancialmente mais lento.
Mas foi aqui que senti os benefícios de ter uma mota mais leve e com uma ciclística eficaz, porque tornou tudo mais fácil e o cansaço foi garantidamente menor do que se fosse de DR.
As comparações são inevitáveis…

Imagem

Imagem

Imagem

A malta a recuperar fôlego:

Imagem

Continuando…

Imagem

Mais alguns trilhos “picantes”, mas com a malta já a acusar algum cansaço.
Mas com o Cabral é assim, é mesmo para a malta ficar com a língua de fora.

Imagem

Por falar em cansaço, é nestas alturas que vale a pena parar, descansar 10 ou 15 minutos, tirar a mota do buraco, voltar a descansar e depois continuar.
A minha sorte foi que surgiu ajuda, mas confesso que a EXC é bem mais leve de tirar destas situações, quando comparada com a DR (lá estão as comparações…).

Imagem

Imagem

E após mais alguns kms, era tempo de regressar a casa, já exausto, mas muito satisfeito com a nova máquina.
O passeio foi muito bom, mesmo como gosto, mas estava um pouco em baixo e forma neste tipo de passeios.
Mas o regresso como nova mota renovou a minha motivação nestas andanças e já só penso no próximo passeio.
A KTM EXC 400 é uma mota fantástica, faz tudo bem e revelou ser aquilo que realmente procurava.
Um motor forte, uma ciclística eficiente e baixo peso foram de encontro aos meus objectivos.
Estou super satisfeito!!! :clapp: :clapp: :clapp:

Boas Curvas! :vrumm:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


17 dez 2013 01:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 16:27
Mensagens: 746
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
Fabuloso! Essa ilha deve ter com cada trilho!
Então e resumindo a 400 versus a DRZ?

_________________
690 sorrisos


17 dez 2013 17:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
Vai uma contribuição :D

Podem-se comparar, mas não estão na mesma classe.
Já tive uma irmã gémea dessa, a Husaberg 400.

Até porque a drz que tinhas é de base uma dual sport, da qual foi feita a versão E (enduro) que nos USA nem está homologada para estrada. Levou umas afinações de suspensões, uma caixa de filtro diferente, tiraram-lhe algum peso/plasticos/iluminação/manometros, etc, e acima de tudo levou um keihin de 49 com bost, o que lhe dá um disparo sem poço e os 50cv.

A drz leva quase 2l oleo e a irmã um litro. Tem aquele sistema arcaico mas funcional de fazer passar o oleo pelo quadro e ainda tem uns enormes radiadores, o que faz com que não aqueça.

A DRZ é uma boa mota de TT que se desenrrasca muito bem em enduro, sendo a sua maior qualidade a versatilidade.

A KTM 400 é uma boa mota de enduro, com ciclistica peso e suspensões a condizer.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


17 dez 2013 18:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 ago 2013 17:44
Mensagens: 144
Localização: Lisboa
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
Qualquer coisa de brutal, parecia que estavas na Jamaica entre as plantações de maconha lol :rlx: :rlx:

_________________
Honda Africa Twin 1997
Suzuki RMX 250 2T 1997
KTM SXF 450 2009
Suzuki RMZ 250 2011
KTM 950 Adventure S
Suzuki RM 250 2T 2007
KTM 450 EXC 2008


Tatuei o número 2 nas costas para saberes o lugar que ocupas.....


17 dez 2013 19:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
Belo passeio Bruno, grandes tracks! :ave:

Essa 400 é mesmo um mimo! :okkk:


17 dez 2013 23:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
Diogo Lima Escreveu:
Então e resumindo a 400 versus a DRZ?


A resposta do Gamito resume bem a coisa:

Gamito Escreveu:
A DRZ é uma boa mota de TT que se desenrrasca muito bem em enduro, sendo a sua maior qualidade a versatilidade.

A KTM 400 é uma boa mota de enduro, com ciclistica peso e suspensões a condizer.


E reforço que a DRZ é uma excelente mota, uma espécie de faz tudo no fora de estrada, com as limitações inerentes ao conceito.
Mas muito fiável, disso não tenham dúvidas :okkk:

A KTM joga noutra liga, mas também torna-se mais exigente.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


18 dez 2013 12:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
Diabinho Escreveu:
Qualquer coisa de brutal, parecia que estavas na Jamaica entre as plantações de maconha lol :rlx: :rlx:


[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] :D

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


18 dez 2013 12:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: 1º Passeio com a KTM EXC 400
é de uma polivalência abrangente :shi:

Imagem

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


18 dez 2013 22:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.