Alguns dias atrás realizei o 1º passeio com a minha nova mota de Enduro, a KTM EXC 400 :-)
Havia uma natural e grande curiosidade em testar a nova mota no seu verdadeiro ambiente, o fora de estrada. No entanto, uma simples passeio não seria suficiente, teria de ser algo mais orientado para o Enduro puro, de forma a conhecer uma pouco mais a máquina e verificar o real potencial da mesma.
A minha sorte é que todas as semanas a malta do Enduro realiza um passeio, e, aproveitando uma dessas oportunidades, lá fui eu de sorriso de orelha a orelha com a minha laranjinha.
No ponto de encontro surgiram 15 motas para este passeio, sinal claro que o Enduro/TT está a gozar novamente de grande popularidade na ilha:
Este passeio seria orientado pelo Cabral, antevendo-se de imediato um passeio verdadeiramente endurista, um pouco físico e para suar bastante.
Já lá iam uns bons meses desde o meu último passeio deste tipo, pelo que havia alguma ferrugem para tirar. Além disso, o facto de ter uma mota que conhecia pouco era motivo para não estar 100% à vontade e com o ritmo desejado.
Partimos em direcção às Sete Cidades, a um ritmo acessível a todos e por trilhos já conhecidos e simples, ideias para aquecerem-
Todavia, o ritmo foi aumentando, assim como as dificuldades, mas nada de transcendente. O único problema era mesmo eu, que não estava muito à vontade com a nova mota.
Contudo, admito que a KTM transmitiu desde logo uma enorme confiança e facilidade na sua condução, com uma ciclística intuitiva, na qual as suspensões passam por tudo sem qualquer problema.
Já o motor revelou-se mais exigente que a minha anterior DR, ou seja, mais possante e com uma grande capacidade de tracção. Exige mais atenção, porque ganhamos mais velocidade, que em conjunto com a ciclística faz-nos andar bem mais rápido. Fiquei agradavelmente impressionado.
Em suma, preciso de me habituar e fazer mais umas flexões.
Chegada às Sete Cidades, à Vista do Rei:
Aqui está ela, uma grande máquina:
E quando pensavamos que a pausa na Vista do Rei seria um pouco maior, o Cabral em pouco tempo arrancou e lá fomos nós. O homem não pára para respirar!
Pequeno engarrafamento:
Algumas zonas com algumas dificuldades interessantes:
E a dada altura deixamos de ver o caminho a seguir, a vegetação era tão intensa que tínhamos de confiar que estávamos no caminho certo:
A partir daqui passamos por trilhos um pouco mais técnicos, com muitos buracos, valas, depressões, lama e muita vegetação. Mas por esta altura já estava a acusar um pouco de cansaço, pelo que o meu andamento já era substancialmente mais lento.
Mas foi aqui que senti os benefícios de ter uma mota mais leve e com uma ciclística eficaz, porque tornou tudo mais fácil e o cansaço foi garantidamente menor do que se fosse de DR.
As comparações são inevitáveis…
A malta a recuperar fôlego:
Continuando…
Mais alguns trilhos “picantes”, mas com a malta já a acusar algum cansaço.
Mas com o Cabral é assim, é mesmo para a malta ficar com a língua de fora.
Por falar em cansaço, é nestas alturas que vale a pena parar, descansar 10 ou 15 minutos, tirar a mota do buraco, voltar a descansar e depois continuar.
A minha sorte foi que surgiu ajuda, mas confesso que a EXC é bem mais leve de tirar destas situações, quando comparada com a DR (lá estão as comparações…).
E após mais alguns kms, era tempo de regressar a casa, já exausto, mas muito satisfeito com a nova máquina.
O passeio foi muito bom, mesmo como gosto, mas estava um pouco em baixo e forma neste tipo de passeios.
Mas o regresso como nova mota renovou a minha motivação nestas andanças e já só penso no próximo passeio.
A KTM EXC 400 é uma mota fantástica, faz tudo bem e revelou ser aquilo que realmente procurava.
Um motor forte, uma ciclística eficiente e baixo peso foram de encontro aos meus objectivos.
Estou super satisfeito!!!
Boas Curvas!