Data/Hora: 28 mar 2024 08:43




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
 Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Costuma dizer-se que há gostos para tudo, e eu concordo. Para andar de mota também e eu gosto é de passeios como o que vos vou contar de seguida. Foi daqueles dias em que correu tudo bem, e chegámos a casa de alma cheia :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

Antes de mais aqui fica o link para todas as fotos. Todas têm história! Se quiserem a história de alguma é só trazerem-na para aqui!
https://picasaweb.google.com/114579276095599005549/PortoABobalPaisagensEPetiscos#

Ora bem, as 9:30 lá estávamos eu e o Spratley na Bomba de Francos. Desta vez, parece mentira, tirei uma mota de casa sem haver stress :rlx: :rlx: :rlx: Já era tempo, e agora sei o vocês sentem, chegar à mota, já toda preparada, dar à chave, a mota pega, gps funciona, sair da garagem, tudo sem problemas...

"Fod"#$ tenho de fazer isto mais vezes!" :cachaço: :cachaço: :cachaço:

Arrancámos em direção a Amarante e nem tenho fotos. Tudo sem história, auto-estrada, e saímos na saída da A4 para a Régua. Fomos até uma bomba de gasolina que há aí perto acertar o ar nos pneus.

Tudo preparado que comece a festa!!!! :zum: :zum: :zum:

Imagem

Pusémos as rodas à estrada e demorámos menos de um minuto a sair para a terra. Já estávamos como queríamos :rlx:

Imagem

Não tardou muito começámos a ser presenteados, não há outra palavra, com uma série de paisagens de deixar cair o queixo. Este ia ser um bom dia de certeza [hum] [hum]
Imagem

Entre estradões e double tracks estávamos a cobrir terreno em sítios bem bonitos, convinha de vez em quando olhar para o chão :flush: e ver as pedras mas lá que o cenário era fantástico era

Imagem

As vistas são de km e km...
Imagem

Aqui primeira paragem para uma fotos com os telemóveis
Imagem

Bem... se há coisa que podem ler esperar sempre de relatos comigo é que hajam "problemas técnicos" e "partes um bocadinho mais difíceis" :unibrow: :unibrow: :unibrow: Faz parte!

Ora bem, esta foi uma estreia, e a estrela foi o GPS.

GPS: pst...pssst...psssssst...olhá lá ó "artista"... estive aqui a pensar enquanto foste aí tirar as fotos... e não tou ir aqui a seguir este track... esta me#$% é grande pa caraças e eu já não tenho memória para tanta coisa...
JPN: Tás a falar a sério??? Fod"#$ estamos no meio do nada!! No car"#$ a sete, e tu começas com amoques? Estás à procura de novo dono??
GPS: Se estou à procura? Já não sei... tás a ver... falta de memória...
JPN: Vai-te mas é FOD$"#%"%"#%"!!!!


Esta conversa toda o Rui só ouviu mesmo o meu ultimo grito... então a besta do GPS deixou de carregar o track todo porque "não tinha memória" e carregava só a primeira metade, o problema é que nós estávamos a fazer o rack ao contrário, ou seja, a segunda parte... Lá perdi uns minutos a tentar dar a volta "à besta"!!

Imagem

Não conseguimos, e o Rui é Enginheiiiiro Informático, portanto estava bem acompanhado, mas consegui uma batota... o grandessissimo cab#$% no preview mostrava o track todo e ainda me ia mostrando a minha posição, não era ideal, mas durante um bocado lá experimentei uma vertende nova de navegação com GPS, mas a cada 30 seg tiha de passar com o dedo no ecrã para recentrar o gajo...
Imagem

Não havia hipótese, assim não ia dar, ainda malhava por causa disso e isso não era aceitável. Hoje o Rui ia ser navegador sem direito a substituto. Também verdade seja dita assim aparece nas fotos quase todas, e algumas são fantásticas :okkk:
Imagem

O passeio continuava a bom ritmo o que não faltava era vontade de enrolar punho, mas nestas coisas também é preciso saber que nas sombra também à pedras... mas enfim, tudo a correr pelo melhor
Imagem

Lá ao fundo já aparecia a Sra da Graça, estavamos a fazer caminho!
Imagem

De vez em quando lá aparecia um corta-fogo para aquecer as hostes!
Imagem

Imagem

As paisagens desta zona são de facto qualquer coisa...
Imagem

Ainda dá para ver o Rui lá ao fundo
Imagem

Verdade seja dita, estávamos a deixar de lado tudo que fossem coisas que desse para ver que eram para suar mais... Já era quase uma da tarde e estávamos focados em fazer kilómetros, hoje não era dia para fazer subidas e descidas só porque sim... mas elas lá apareceiam de vez em quando
Imagem

Esta foi a ultima foto da parte da manhã. A bateria da GoPro foi de vela... e depois aqui o je teve uma ideia brilhante... :cachaço: :cachaço: :cachaço:

Aqui há uns anos uma vez que tinha vindo ás Fisgas tinha feito um caminho que vai do cruzamento da estrada ao pé da estrada do miradouro, sempre a direito até lá acima à estrada que leva ás piscinas. Lembrava-me que tinha muitas pedras mas fazível...

Hoje aprendi uma coisa: caminhos com pedras não são como o vinho do Porto... A idade não ajuda!

Começamos a subir e era com cada predegulho... degraus... tudo em pedra, tudo, tudo, tudo, dava para acreditar que não havia ali terra... Não é nada de impossível mas estava-nos a custar... a manhã já ia longa, os petiscos ali tão perto e nós agora a "partir pedra" numa porra sem interesse nenhum... Fazia lembrar aqueles jogadores que se lesionam sozinhos, nos ligamentos cruzados, a evitar que uma bola sai no meio campo... Um puto dum desperdício... no nosso caso de tempo. Já só pensava nas alheiras...

Oh Rui... esquece esta mer** arranca para essa saída aí à esquerda e vamos para a estrada!

Entre alternativas falhadas... perdeu-se meia hora a brincar... E as porras das alheiras ali tão perto!!!!!

Mas pronto! Não há mal que dure para sempre nem bem que não acabe!
Imagem

E agora, para não ser só eu, chamo o Sr. Spratley à recepção e ele que vos conte também como foi a manhã!

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


26 set 2015 20:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Eheheh
Muito bom mesmo

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


26 set 2015 21:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Bem João, elevaste a fasquia e com isso torna-se dificl.

Do que estava previsto faltaram os tombos mas posso dizer que tive cerca de 20.... "estive para", talvez todos juntos dê para contabilizar como tombos, além disso na ultima subida antes do almoço (o nosso ponto de glória que temos em todos os passeios), em mais um dos "estive para" consegui não cair de depois o grande João :hello: levou-me a mota no resto da subida.

Começando por aí tomamos a sábia decisão de ir comer. A minha mota estava numa saida uns 10 m acima da do João e combinamos ambos seguir por esse caminho em direcção à estrada, até aí tudo bem mas a diferença é que o meu subia e o dele descia. Fui andando até ver se consegui encontrar a estrada e sempre a subir e o trilho a ficar cada vez mais incirculável. Ouvia o João lá em baixo e liguei-lhe, dizendo que ia dar meia volta. E agora? Como dou a volta aqui? Tenho de me desenrascar pois o João não chega aqui. Com a subtileza de um camião tir lá consegui regressar e ir ter com ele que estava em modo alentejano por baixo de uma árvore.

Tenho de fazer um grande elogio ao meu companheiro de passeio pois além de estar sempre disponivel para ajudar fez tudo com pneus de ir ao morango.

Fotos poucas tenho e já continuo o relato.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


27 set 2015 08:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Estive agora a rever as fotos e a reviver o passeio.

O objectivo inicial era fazer um track amarante - Tasca da alice, depois outro até amarante e no fim um marco - valongo. Talvez fosse muito ambicioso mas não custa tentar.

Do primeiro fizemos uma boa parte, dos restantes nem por isso.

No fim do almoço o João lembrou-se de um percurso que ia até à Sra da Graça e lá fomos, umas vistas de ficar a :humm:

Chegados lá decidimos fazer o resto do track no sentido inverso, la fomos procurando chegar ao track, umas ajudas pelo meio e lá chegamos.

Fomos rodando bem e pelas 4:30/5:00 rolamos por nacional de curva contra curva. Que maravilha!!!

Pela zona de Guimarães toca a apanhar seca (e frio que de repente ligaram o ar condicionado) de regresso a casa pela AE e a lavagem habitual.

Mais um dia bem passado, venha o próximo.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


27 set 2015 09:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Grande Rui!!! Olha que eu estava em "modo alentejano" debaixo daquele "chaparro", mas era por necessidade :zzz: :zzz: :zzz: eu estava de rastos!

A parte da tarde foi como o Rui disse, estavamos indecisos de como voltar ao Porto. Tinhamos alguns tracks e eu lembrava-me de um estradão que tiha feito com o Agostinho uma vez que fomos às fisgas (salvo erro seguindo um track do Merêncio, o Staquit Bobal Marco que estava no Wikiloc). O estradão começava na Senhora da Graça (já quase lá em cima a estrada tem uma zona onde alarga muito e saem dois estradões, um para Este e outro apra Oeste) e vinha ter, já por estrada no final, a Bilhó. Foi isso que fizemos, mas em sentido contrário, saímos de Bilhó e fomos à descoberta, na aldeia seguinte... lá estava ele. Voltámos meter a roda à terra!!!

Imagem

Este estradão passa por uma mata de pinheiros "alpinos" (será este o nome?) e anda sempre no topo das serranias, as vistas são incríveis e o caminho é fácil, mas ha sempre umas pedras escondidas, sobretudo nas folhas, às quais convem estar atento... de vez em quando lá vem um pinote valente!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A determinada altura num descampado à direita encontrámos uns cavalos selvagens que andavam lá cima, bem bonitos! Já de manhã tinhamos visto um cervo num caminho mais protegido por onde passámos. É bom ver que a natureza está bem viva pelo menos por estes lados.

Continuámos o caminho e antes de chegarmos à Senhora da Graça encontrámos um sitio giro para fazer umas fotos :humm: :humm: :humm:

Imagem

Imagem

Imagem

A pandilha toda junta
Imagem

O Rui e a sua grande máquina. Ele e aquela mota vão a todo o lado!
Imagem

A X-Challenge no seu melhor. Marrocos no início do próximo ano vai ser uma curtição do caraças!
Imagem

Depois chegámos até Mondim e começámos a olhar para o GPS e ver se estávamos muito longe do track por onde tínhamos vindo... e não estávamos longe, uns 8 kms... e assim fomos andando na direção do track. A determinada altura chegámos a uma aldeia em que demos com um sinal de estrada sem saída, com os caminhos na aldeia a afunilar cada vez mais e a descerem à séria... parámos as motas... olhámos um para o outro... Isto é capaz de azedar... É melhor perguntar a alguém...

E aí tivemos mais um simpático episódio. De dentro de uma das casas aparece o "Tom Sawyer". Juro que o puto era igual. Cara de reguila, mas lá nos respondeu às perguntas e nos orientou.

Tom Sawyer: Isso aí no capacete. Tás a filmar?
JPN: Tou a tirar fotos. Acena que vais aparecer!


Imagem

Lá fomos seguindo, encontrámos a ponte e seguimos em direção ao track da manhã, toca a dar gás!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como já estava ficar tarde e ainda estavamos bem longe. Quando chegámos à estrada decidimos ficar por aqui, e arrancar de volta ao Porto para ainda lavarmos as motas e chegarmos a horas decentes. Fomos por estradas nacionais até Guimarães e foi um fartote de curvas, o que também soube muito bem para acabar o dia! :lotlol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em Guimarães entrámos na AE em direção ao Porto. Chato. Mas é vida, era preciso ganhar tempo, quando chegámos ao Porto uma porra de frio... Nevoeiro e o raio. Para quem ficou no Porto... deve ter sido um dia meio chato...

Imagem

Imagem

No final, já com as motas bem lavadas, dois sorrisos bem cheios. Foi um bom dia!

Imagem

Imagem

Uma última nota. Esta volta fiz com "pneus de ir ao morango", mais concretamente uns Metzeler Enduro Sahara. Confesso que não fazia puto de ideia se iam funcionar mas fiquei muito satisfeito. Sou esquisito sobretudo com a frente e andámos nalgumas partes com ritmos mais vivo, e sempre sem stress. O de trás... é preciso ter calma à saída das curvas, tirando isso tranquilo também e com muito boa tracção mesmo nas pedras.

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço a todos!

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


27 set 2015 19:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 18:14
Mensagens: 226
Localização: Porto
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Que maravilla, se ja estaba com pena de año tercer ido agora fiquei bem pior
:humm: :humm: :humm:

_________________
DR-Z 400RR
بيدرو ماركيز


27 set 2015 20:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Boa volta João. De facto esteve um tempo de merd@ no litoral.
Obrigado pela partilha

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


27 set 2015 21:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2012 09:22
Mensagens: 115
Localização: V. N. de Famalicão
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Belo passeio. Paisagens fantásticas. :okkk:

_________________
Maçarico... mas com vontade


27 set 2015 21:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 jun 2010 00:45
Mensagens: 1597
Localização: Braga
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
:ave: Muito Bom, Parabens :clapp: :clapp:
Parece ter sido um dia fantástico :study:
A única coisa que sinceramente, não sou nada adepto nisso tudo, é a Tasca da Alice

_________________
doidospornatureza.blogspot.pt/
Yamaha Virago 525 (Bober) ex
Yamaha XT 600 E ex
Honda AT RD04 ex
Honda XR 650 R


27 set 2015 21:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 nov 2011 23:17
Mensagens: 613
Localização: Água Longa - Santo Tirso
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Belo Passeio. Muito bonita essa zona.

Obrigado pela partilha.

Cumprimenttos.

_________________
Carpe Diem!
ttrilhosdoxisto


27 set 2015 22:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Vasco PM Escreveu:
Belo passeio. Paisagens fantásticas. :okkk:


Já vi que o amigo nao sossegou enquanto não comprou a montada. Fizeste boa escolha. Muitas alegrias. Tens de aparecer. Já não te vejo desde a guerra de catorze .

cumps

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


27 set 2015 22:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2012 09:22
Mensagens: 115
Localização: V. N. de Famalicão
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Gamito Escreveu:
Vasco PM Escreveu:
Belo passeio. Paisagens fantásticas. :okkk:


Já vi que o amigo nao sossegou enquanto não comprou a montada. Fizeste boa escolha. Muitas alegrias. Tens de aparecer. Já não te vejo desde a guerra de catorze .

cumps


Já tem calçado apropriado, agora falta uma protecção de motor e está pronta para uns abusos.
:ave:

_________________
Maçarico... mas com vontade


28 set 2015 21:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Grande João e Rui,
Essa zona é fenomenal!
Excelente relato.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


02 out 2015 09:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Do Porto a Bobal - Petiscos e Paisagens
Bom, muito bom! :okkk:

_________________
Two Big for me...


06 out 2015 08:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.