Data/Hora: 27 abr 2024 18:03




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
 Limpeza da zona do pinhão de ataque da V-Strom 650 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Limpeza da zona do pinhão de ataque da V-Strom 650
Ter a mota a circular em condições não significa ter apenas as revisões em dia, também é preciso dispensar alguma atenção na sua limpeza e lubrificação.
Uma das zonas que acumula muita sujidade e que normalmente nos esquecemos, é a zona do pinhão de ataque, a qual está, normalmente, fechada/coberta por uma tampa, que se encontra lá por razões de segurança e evita que fiquemos sujos de óleo de corrente e outro tipo de sujidade.

Imagem

Esta é uma zona que merece a nossa atenção em termos de limpeza e passados algumas semanas, ou mesmo meses sem limpeza, acumula detritos vindos do óleo de corrente e outras impurezas que se colam ao óleo de corrente, como a terra.
Por conseguinte, decidi colocar mãos à obra e relatar esta experiência, a qual poderá ser muito útil a todos, em particular aos possuidores de uma Suzuki V-Strom 650.
Antes de começar a desmontagem da tampa, é importante reunir o material necessário. Para a V-Strom 650, reuni um desengordurante poderoso e, caso não possuam (como foi o meu caso), o WD40 ou semelhante, dá perfeitamente para o serviço, um roquete e papél de limpeza. Em alternativa podem usar um pano, mas como o tipo de sujidade está essencialmente relacionado com óleo, mais vale a pena usar papél de limpeza descartável.

Imagem

No caso da V-Strom 650, podem usar o roquete associado a uma chave de caixa número 8, ou podem usar um acessório que normalmente vem nas caixas de roquete, que faz um formato em “T”, o qual acho muito mais prático para esta situação.

Imagem

Após ter a ferramenta necessária reunida, inicei a desmontagem da tampa, a qual encontra-se segura por 3 parafusos, os quais estão acessíveis.
Retirando o primeiro parafuso:

Imagem

Os próximos 2 parafusos encontram-se na zona inferior da tampa:

Imagem

O 3º parafuso possui uma localização mais incómoda, dado que para o retirarmos temos o pousa-pé a dificultar a operação de rotação da ferramenta :rolleyes:

Imagem

Mas não há nada que não se resolva! :unibrow:
Arranja-se uma corda ou qualquer coisa do género, para puxar o pusa-pé para trás e assim facilitar esta operação. A mola que o pousa-pé possui possibilita este movimento:

Imagem

Assim já é mais fácil retirar o último parafuso :D

Imagem

Com a tampa desmontada, o cenário que encontramos numa V-Strom 650 é este:

Imagem

Vemos o pinhão de ataque, a corrente, o mecanismo da embraiagem e, aparentemente, está tudo limpo. Mas as aparências enganam:

Imagem

A sujidade está lá, a qual está sob a forma de uma massa formada pela acumulação de óleo de corrente e terra:

Imagem

E o interior da tampa? Também não está em melhor estado :eek: :

Imagem

Agora começa a parte menos divertida, limpar esta sujidade :grrr:
Tal como referi acima, é necessário ter um desengordurante poderoso, mas como não tinha mais nada além do WD40, o mesmo serviu na perfeição. Aliás, o WD40 limpa muito bem qualquer superfície com sujidade de óleo.

Imagem

Não é preciso esfregar muito ou perder muito tempo para que o papél revele toda a sujidade que se encontra nesta zona. E ainda ia no ínicio… :grrr:

Imagem

Após uns bons minutos de limpeza e de uns quantos papéis de limpeza gastos, a sujidade começou a desaparecer aos poucos e esta zona começou a ficar com um ar mais cuidado. É uma tarefa um pouco aborrecida e que requer alguma paciência, mas com uma musiquinha de fundo o tempo passa mais rápido :D
Vejam a diferença, antes:

Imagem

Depois:

Imagem

E a tampa? Ficou um espectáculo! :nod:

Imagem

A zona do pinhão de ataque ficou com melhor aspecto:

Imagem

Se repararem, em frente ao pinhão de ataque está o mecanismo da embraiagem, o qual possui uma mola, um mecanismo que faz uma rotação quando se aperta a embraiagem e vê-se parte do cabo da embraiagem.
Quem desejar, pode lubrificar estas partes com WD40 (ou outro) ou mesmo optar por colocar um pouco de massa consistente, a qual creio que terá um efeito mais prolongado e eficaz, pois esta é uma zona que apanha de tudo.

Imagem

Claro que a massa consistente poderá ajudar a acumular mais sujidade, mas voltamos à história do ínicio, esta é uma zona que deverá ser limpa lá de vez em quando :mrgreen:
Então toca a besuntar estas zonas [:p]

Imagem

Imagem

E após esta lubrificação, terminamos a limpeza desta zona, ficando com um aspecto impecável.

Imagem

Contudo, no caso das V-Strom com alguns anos, existem partes que acabam por ficar com nódoas escuras, provocadas pela acumulação de sujidade. Estas nódoas saem, mas exige um produto de limpar metais e muita força nos dedos para esfregar.
No meu caso e como esta é uma zona que não está exposta, mas sim coberta, optei por terminar esta tarefa com a montagem da tampa :D

Imagem

Não se esqueçam de apertar bem os parafusos :ups:

Imagem

Ter atenção ao parafuso inferior esquerdo, o qual deverá apertar, também, o mecanismo que prende o cabo do sensor do descanso lateral:

Imagem

E termina assim a limpeza da tampa e zona circundante do pinhão de ataque.

Imagem

No caso da minha mota, esta zona não se encontrava muito suja, porque tinha-a limpo à pouco tempo. Mas se deixar-mos passar algumas semanas ou meses sem limpar e, se neste período de tempo, incluirmos alguns passeios fora de estrada, dias de chuva e lubrificações da corrente, esta zona fica um caos de sujidade. Acreditem, já a encontrei assim e o cenário não é nada agradável e fácil de limpar.
Esta não é só uma questão de limpeza, porque se juntar-mos à limpeza a lubrificação do mecanismo da embraiagem, já estamos a prolongar a vida destes componentes.
Divirtam-se com esta tarefa, tal como eu me diverti :nod: [wink]

Boas Curvas! :yesss:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


21 mai 2009 22:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Limpeza da zona do pinhão de ataque da V-Strom 650
:nod: Boa dica! :thumbsup:


22 mai 2009 07:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Limpeza da zona do pinhão de ataque da V-Strom 650
Very nice !

Eu uso um super desengordurante "agerul" (acho) , pulverizo a zona toda , deixo actuar uns minutos , e depois é com a máquina de pressão , vai tudo por água abaixo :thumbsup:
O meu não tem tampa , está à vista .

Mais um bom DIY do Bruno :thumbsup: :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 mai 2009 21:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2009 18:45
Mensagens: 262
Localização: Faro
Mensagem Re: Limpeza da zona do pinhão de ataque da V-Strom 650
E eu que tive que mudar essa treta toda e não me dei ao trabalho de limpar :stupid: .


23 mai 2009 10:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Limpeza da zona do pinhão de ataque da V-Strom 650
Obrigada pessoal! :lotlol:

adalgur Escreveu:
E eu que tive que mudar essa treta toda e não me dei ao trabalho de limpar .


Isso deve ter sido lixado...

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


24 mai 2009 14:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.