Data/Hora: 27 abr 2024 18:02




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ] 
 Preparando a época “adventure” 2009/2010 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Preparando a época “adventure” 2009/2010
Após alguns meses de calor, de praia e de alguns passeios no asfalto, eis que chega a altura de preparar a próxima época de passeios aventura
Ainda não existem passeios marcados, mas já reina no ar alguma inquietação :yesss: e vontade de voltar aos passeios “off-road“, bem como ao convívio e camaradagem que se tem verificado nestes passeios.
Por isso, está na altura de preparar as “meninas” para a época que se avizinha, dado que as mesmas já necessitavam de alguns cuidados, de forma a corrigir alguns pormenores que se encontravam menos bem.
O Miranda e o Gregório também já estão em trabalhos de manutenção da sua KTM ADV e Dominator e, da minha parte, houve a necessidade de colocar a V-Strom na oficina, dado que a mesma precisava de alguma atenção mais especializada e específica, ou seja, além de todos os aspectos que rodeiam uma revisão, como a mudança de óleo, limpeza do filtro, etc, etc, tive que desmontar as 2 jantes, de forma a corrigir 1 mossa/amolgadela que se encontrava em ambas as jantes.
A par disto, as jantes já precisavam de uma pintura, visto que a cor preta das jantes, especialmente na jante traseira, já se encontrava muito gasta e, em algumas partes, já se começava a ver a cor base.
Outro aspecto quer aproveitei para melhorar, foi a pintura das “crash-bars” e suportes de malas laterais. Contudo, em vez de pintar os mesmos, vou proceder a uma lacagem, bem como ao descanso central.
Digamos que são materiais que têm a tendência a levar ao surgimento de alguma ferrugem, especialmente o material da GIVI e, necessitam de alguma manutenção lá de vez em quando.
Após alguns dias, fui à oficina dar uma vista de olhos no trabalho em curso e o cenário encontrado foi este:

Imagem

Nunca vi a minha mota tão “despida” :D

Imagem

Está tudo à vista, incluindo toda a estrutura que segura a carenagem dianteira:

Imagem

Estas revisões mais profundas são muito úteis, dado que assim é possível detectar alguma situação que esteja mal ou que pudesse, de futuro, vir a causar problemas.
Por acaso, detectou-se no depósito de gasolina uma zona que estava danificada e com a tinta a descascar. Nada melhor que corrigir agora, porque mais tarde…
Vai ser tudo revisto, afinação do motor, velas, filtros, suspensão, óleos, pneus, entre outros pormenores.

Imagem

Por falar em pneus, eis o estado dos meus Metzeler Karoo T antes de deixar a mota na oficina.
Pneu dianteiro, ainda fazia mais alguns passeios, mas a segurança já estava um pouco comprometida:

Imagem

Pneu traseiro, além do desgaste típico dos passeios fora de estrada, acabei de o derreter nos passeios de asfalto que realizei este Verão:

Imagem

Visto de lado, percebe-se melhor o seu estado :ups:

Imagem

O desgaste pode assustar alguns, mas quero realçar a excelente qualidade da borracha dos Karoo T, a qual mesmo gasta desta forma, continuou a proporcionar-me níveis de aderência muito bons nos passeios de asfalto. Foram vários os passeios no asfalto com eles assim e nunca me causaram sustos. Uma maravilha! [clap]
Os mesmos vão ser substituídos por outro par igual :nod:
Até a V-Strom ficar pronta, resta-me esperar pacientemente pelo fim desta revisão e começar a projectar os próximos passeios TT.
Por fim, saliento o excelente trabalho que está a ser realizado pela oficina Suzuki de Carreiro & Comp., Lda (http://www.carreiro.pt/), nomeadamente pelas mãos do Filipe e Tóni :okkk: .
Dois mecânicos incansáveis e com muita paciência para as minhas ideias “malucas” [wink]

Boas Curvas! :yesss:

PS: Espero conseguir tirar umas fotos aos trabalhos de manutenção do Miranda e Gregório, dado que parece que estão a ser interessantes :unibrow:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


14 set 2009 20:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Sim senhor , e assim é que elas duram . Aproveita para dar uma limpeza geral à máquina , nomeadamente às partes que não estão acessíveis quando ela está montada .

Saca aí umas pics ao xaruto do Greg :D

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


14 set 2009 20:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Paulo Lança Escreveu:
Saca aí umas pics ao xaruto do Greg :D


Olá Paulo,
Mais logo coloco umas fotos do xaruto do Greg [bigsmile]
Ontem estive na garagem com eles na manutenção da Dominator e da KTM e tirei algumas fotos.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


15 set 2009 08:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Continuando na preparação das “bikes” para a próxima época de passeios aventura, chegou a vez de ver os progressos que o Miranda e o Gregório conseguiram nas suas KTM 950 Adventure e Honda Dominator 650.
Quando cheguei à garagem do Miranda, fiquei surpreso com o cenário que encontrei, ou seja, ferramenta espalhada por todo o lado, peças das motas aqui e acolá e 2 “engenheiros” agarrados com grande dedicação às suas motas.
Sim senhor, fiquei impressionado
Começando pelo Gregório, a sua Dominator já carecia de alguma atenção, especialmente no campo da transmissão, a qual já precisava de ser substituída, apesar deste não ser um factor que tivesse feito o Gregório abandonar os passeios.

Imagem

Desta vez, o Gregório quase que desmontava a mota por completo, mas ainda faltou o quase :D

Imagem

Na montagem dos plásticos, o Gregório usou fitas desenvolvidas pela NASA [bigsmile]

Imagem

Voltando à transmissão, o Gregório substituiu o pinhão de ataque, cremalheira e corrente.

Imagem

Vejam lá o estado em que se encontrava a cremalheira e pinhão de ataque da Dominator:

Imagem

Não encontraram nada de estranho? :unibrow:
Reparem melhor no pinhão de ataque :rolleyes: :

Imagem

Bem, sem comentários…, aliás, um comentário, Gregório, tens que começar a prestar mais atenção à manutenção da tua mota :leiam:
Acho que isto ainda é o pinhão de ataque de série :rolleyes:
Quanto à KTM do Miranda, esta estava com quase todos os plásticos desmontados, incluindo os depósitos de gasolina.

Imagem

Imagem

Nem o motor escapou, tendo o Miranda desmontado a tampa lateral direita do mesmo, para proceder à reparação da bomba de água, dado que a mesma já precisava de ser substituída, devido a algumas fugas de água.

Imagem

A refrigeração do motor é um aspecto muito importante e que não pode ser descuidado. Por isso, há que ter todos os cuidados exigidos pela marca, de modo a não haverem sustos…
Fiquei impressionado com o trabalho do Miranda, dado que está a proceder a esta manutenção seguindo o manual de instrucções e relatos de outros possuidores de KTM Adventure que se aventuraram no campo da mecânica.

Imagem

Após breves minutos, eis que a tampa do motor sai:

Imagem

E ficamos com estes mecanismos expostos, que não deixam de ser curiosos e interessantes:

Imagem

Agora é só proceder à substituição das peças, de forma atenta, calma, paciente e, mais importante, não tomar nenhuma acção duvidosa, porque pode ter consequências negativas.
Devagarinho lá chegamos :sabe:
Também aproveitamos para retirar o óleo do motor e respectivos filtros.

Imagem

Imagem

O bujão do óleo estava mesmo a precisar de ser limpo:

Imagem

O Miranda não tá para brincadeiras, reservatório de óleo fora. Espero que não se esqueça de o montar novamente [wink]

Imagem

Filtro de óleo do motor:

Imagem

Desmontagem do sistema hidráulico da embraiagem:

Imagem

Eu fico todo “arrepiado” :ups: só de pensar que o Miranda vai ter que montar tudo de novo.
No entanto, este tipo de “aventuras” não deixam de ser muito motivadoras e grandes oportunidades de aprendizagem e aprofundamento dos nossos conhecimentos na área da manutenção das nossas motas.

Imagem

Na mesa, não faltam peças KTM :unibrow:

Imagem

Já que estavam todos numa onda de manutenção, aproveitei para efectuar alguma manutenção à mota de treinos do Miranda, uma KTM Adventure, edição Barbie :lotlol: :unibrow:

Imagem

Por agora é tudo, mas os trabalhos de preparação da própxima época “adventure” vão continuar, até que as “meninas” estejam no ponto.
Da minha parte, fico muito satisfeito por ver o Miranda e o Gregório a efectuarem intervenções mais profundas nas suas motas [clap] .
Temos mecânicos!

Boas Curvas! :yesss:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


15 set 2009 19:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Alguns dias atrás, voltamo-nos a reunir na garagem do Miranda, para mais alguns trabalhos de manutenção, os quais visaram apenas a KTM 950 Adventure do Miranda.
Desta vez, a nossa atenção centrou-se na montagem dos novos componentes que constituem todo o sistema mecânico da bomba de água, como os rolamentos, freios, entre outros, bem como a montagem final da tampa do motor, onde se inclui a montagem de uma nova junta.
Operações que antecedem, naturalmente, a colocação de todos os líquidos essenciais ao funcionamento da “laranjinha”.
Mas vamos por partes! :)
Quanto à bomba de água, o Miranda após ter lido atentamente o manual de mecânica e todos os relatos referentes a esta operação, feitos por outros utilizadores, ganhou coragem e passou à fase de montagem, sempre com a minha ajuda e do Gregório, dado que 3 cabeças pensam melhor que uma
Para esta operação, os rolamentos forma colocados uns dias antes do frigorífico , e a tampa do motor foi aquecida no fogão, de forma a facilitar o encaixe dos rolamentos.
Uma operação que mais parece retirada de um livro de culinária, mas que resulta na perfeição [}:)]

Imagem

Depois de alguns minutos ao lume, passamos à montagem dos novos rolamentos, com o devido cuidado e ajuda de um martelo e de uma ferramenta oriunda das chaves de roquete, com a mesma largura dos rolamentos. As pancadas do martelo tinham que ser dadas com calma, descontracção, mas de forma firme.

Imagem

Havia algum nervosismo nesta operação, dado que haviam alguns receios de danificar os rolamentos, mas no fim, tudo correu da melhor forma e com a ajuda de alguma massa consistente à base de lítio, os rolamentos escorregaram para a sua posição correcta.

Imagem

A colocação deste freio, que fica entre os 2 rolamentos que constituem este mecanismo da bomba de água, não ofereceu qualquer problema de montagem

Imagem

O Miranda lá de vez em quando ficava um pouco nervoso e começava a ser um pouco mais “precipitado” na montagem. Mas após alguns segundos de relaxamento e de respirar fundo 3 vezes [wink] , as coisas aconteciam de forma mais natural e calma.
É o nervosismo típico de quem se aventura na mecância pela 1ª vez
Eu também estava um pouco nervoso… :ups:

Imagem

Após finalizada a operação da montagem dos rolamentos, colocamos uma espécie de vedante em borracha, mas um pequeno veio que travessa este vedante e rolamentos.

Imagem

Como se tratava de uma peça em borracha, as pancadas do martelo foram mais cuidadosas, de forma a não deformar/danificar esta peça em borracha.

Imagem

Mais uma operação bem sucedida! [clap]
Seguidamente, pssou-se à limpeza da zona onde a tampa da bomba de água vai ser montada, bem como à limpeza da zona onde a tampa do motor vai encaixar.

Imagem

É importante limpar esta zona, de forma a que a nova junta fique fixa de forma uniforme, sem altos ou baixos causados por resíduos da junta antiga.

Imagem


Enquanto um limpa, o outro aperta os parafusos que seguram a ventoínha do radiador, “team work” :nod:

Imagem

Outro mecanismo que o Miranda aproveitou para fazer manutenção, foi o sistema hidráulico da embraiagem.

Imagem

A desmontagem do parafuso interior deste sistema hidráulico revelou-se manhosa, ou seja, o parafuso interior era fácil de desapertar, mas retirá-lo foi mais complicado :ups:

Imagem

Com uma ferramenta especial, entenda-se, um bocadinho de madeira , conseguiu-se retirar o parafuso pretendido. Com um pouco de pressão, a madeira encaixou na ranhura do parafuso, permitindo puxar o mesmo para o exterior e proceder-se à manutenção.

Imagem

O hidráulico da KTM do Miranda estava em boas condições, não havendo muito mais a fazer.
Outra alteração muito útil, foi a colocação de umas válvulas na suspensão dianteira, as quais vazam o ar em excesso do interior da suspensão com apenas um pouco de pressão no topo da válvula. Uma operação que originalmente é feita através de um parafuso e de uma chave.
Agora é mais rápido e eficaz! :cool:

Imagem

Para a montagem da tampa do motor, bem como de outros componentes, havia necessidade de recorrer a uma ferramenta específica e da qual não dispúnhamos, uma chave dinamométrica.
Apenas com esta chave é que conseguimos garantir que determinadas peças ficam com o aperto certo, de forma a que as vibrações não façam com que estas se soltem.
No entanto e sem que nada o fizesse prever, o Miranda comprou esta chave mágica para estas operações:

Imagem

Uma chave com boa qualidade de construcção e com capacidade para a maior parte dos apertos necessários a estas intervenções mecânicas, com indicação em Nm e Libras.

Imagem

Antes de passarmos à montagem da tampa do motor e da bomba de água, verificação dos parafusos necessários a esta operação, dado que consoante as zonas, o tamanhos dos parafusos mudam.

Imagem

Antes de usarmos a chave dinamométrica na tampa do motor, testamos a mesma na montagem do bujão do reservatório de óleo, o qual, segundo o livro de manutenção, requer um aperto com este tipo de chave.

Imagem

Uma chave simples de operar e que, quando atinge a força de aperto desejada, dá um “clic” a indicar que já atingimos o aperto certo.
E toca a preparar a montagem da pampa do motor:

Imagem

Não esquecer de colocar a nova junta e certificar que a mesma fica colocada correctamente, porque basta um decuido para no fim haverem derrames de óleo pela junta.

Imagem

Respira-se fundo uma vez e bora lá:

Imagem

E já está! :clapp:

Imagem

Uma operação um pouco delicada, mas que correu bem.
Não obstante a este sucesso, o Miranda e o Gregório fizeram algumas verificações de segurança, seguindo o manual.
Rapazes cuidadosos :D

Imagem

E a chave dinamométrica entra novamente em cena, onde se dá o aperto com os Nm indicados pelo manual :nod:

Imagem

Montagem da tampa de um filtro que se encontra na parte inferior do motor:

Imagem

Depois pasamos à montagem dos restantes componentes da bomba de água, onde se inclui uma pequena ventoínha:

Imagem

Na montagem da bomba de água, utilizamos um pouco de cola LOCTITE 243 nos parafusos, de forma a reforçar a fixação dos mesmos. Uma operação indicada no manual de medcânica da KTM.

Imagem

2 cabeças pensam sempre melhor que 1 :lotlol:

Imagem

Antes da montagem da tampa da bomba de água, procedemos a uma limpeza de todo o circuito deste mecanismo, com uma simples mangueira de água e injectar água para o interior.
Entra por um lado e sai pelo outro :unibrow:

Imagem

Uma operação simples, mas que me deixou um pouco apreensivo.
Mas se é assim, então não vale a pena ter mais dúvidas :ups:
A partir daqui, montou-se a tampa da bomba de água e todos os restantes componentes necessários para se colocar a mota em funcionamento e testar a validade da nossa intervenção mecânica.

Imagem

O Gregório ocupou-se do bujão de óleo do motor:

Imagem

E substituiu o filtro de ar, o qual já não estava em condições:

Imagem

Imagem

Montagem do hidráulico da embraiagem, simples e rápido de efectuar:

Imagem

Não esquecer de montar o colector de escape do cilindro dianteiro, o qual revelou-se muito simples de montar, ao contrário de algumas motas…

Imagem

Os depósitos laterais é que são um pouco mais incómodos de montar, mas nada que com um pouco de paciência não se faça [wink]

Imagem

Montagem da bateria:

Imagem

E hora de colocar todos os líquidos necessários ao funcionamento da KTM, começando pelo líquido refrigerante:

Imagem

Atestou-se até que o mesmo transbordou, transparecendo uma cor algo “nuclear” :D

Imagem

E colocação do precioso óleo:

Imagem

Antes de colocar a KTM em funcionamento, últimas verificações no manual de mecânica, de forma a verificarmos se não faltou fazer nada e se tudo o que é necessário ao seu funcionamento está devidamente montado.

Imagem

E chegou à hora do momento da verdade, ligar a mota:

Imagem

A KTM não se negou e entrou em funcionamento [clap]
Durante os minutos em que a deixamos em funcionamento, ela desligou-se algumas vezes, fruto (julgamos nós) do óleo ainda não estar a circular por completo no motor.
Mas depois de ultrapassada esta fase, nunca mais se desligou e os ruídos mecânicos emitidos pelo motor e escape pareceram-nos normais e saudáveis. A Adventure está, de novo, “viva” e pronta para acção! :dance:
Agora fica a faltar o teste de estrada, de forma a confirmar se tudo está a trabalhar bem e se não existem derrames de líquido refrigerante ou óleo.
No fim, a celebração foi inevitável :yesss:

Imagem

E uma foto das peças velhas que foram substituídas por novas:

Imagem

Os dias que passamos na manutenção da KTM 950 Adventure do Miranda foram muito positivos para nós todos, mas principalmente para o Miranda, dado que tivemos um contacto mais directo e intímo com o mundo da mecânica, onde nos foi possível acabar com alguns tabus e incertezas típicas de quem nunca se aventurou neste mundo.
Com calma, descontracção, ferramentas certas e com os manuais, tudo se faz.
Também saliento o papél do Miranda nesta intervenção, dado que as operações mais importantes e de risco foram feitas por ele, contribuindo para alargar os seus conhecimentos pessoais da sua mota.
Agora ninguém o pára :D
O ínicio da época “adventure” está cada vez mais próximo :nod:

Boas Curvas! :yesss:

PS: Ontem ao final do dia, o Miranda efectuou um primeiro teste de estrada e, tudo parece estar a funcionar dentro da normalidade. Espectáculo! [clap]

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


21 set 2009 14:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Grande Manual que aqui fica , obrigado aos intervenientes !
E ao Bruno pela paciência de partilhar :thumbsup:

PS: Purgaram bem o ar do sistema de refrigeração da KTM ? Roda da frente no ar e tal ?

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 set 2009 15:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
E eu a pensar que era um grande herói por ter montado a protecção de carter sozinho e ter tido a garagem desarrumada por meia hora!!!! :D

Grande trabalho rapazes!!!


21 set 2009 16:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Paulo Lança Escreveu:
Grande Manual que aqui fica , obrigado aos intervenientes !
E ao Bruno pela paciência de partilhar


Não custa nada e é um prazer :okkk:

Paulo Lança Escreveu:
PS: Purgaram bem o ar do sistema de refrigeração da KTM ? Roda da frente no ar e tal ?


Dado que não tinhamos meios para elevar a KTM na altura indicada pelo manual, o Miranda levou-a até uma zona com a inclinação desejada e purgou e referido sistema.

NunoBarbosa Escreveu:
E eu a pensar que era um grande herói por ter montado a protecção de carter sozinho e ter tido a garagem desarrumada por meia hora!!!!


Também começamos com coisas simples :ups: e depois ganhamos coragem para estes trabalhos mais especializados :unibrow:
Nenhum de nós trabalha em mecânica, apenas começamos a ganhar o gostinho por estas coisas com os relatos que outros companheiros deste e de outros fóruns.

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


21 set 2009 16:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Muito bem, nada melhor do que sermos nós a fazer estas manutenções, além do gozo que dá, temos a possiblidade de perceber um pouco mais dos segredos ocultos da mecânica e ainda ficamos com a garantia que o serviço foi bem feito, porque nós a apertar um parafuso fazemo-lo com amor e num concessionario é o mais rápido possivel para não atrasar o serviço. :thumbsup:

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


21 set 2009 16:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 set 2009 15:48
Mensagens: 574
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Muito bom!, Muito bom!
Gostei de verificar que a intrevenção de manutenção desta moto é muito fácil e intuitiva! :D
Quero mais! :sabe:

_________________
"Viajar é atravessar!....................."


21 set 2009 18:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Serôdio Escreveu:
porque nós a apertar um parafuso fazemo-lo com amor e num concessionario é o mais rápido possivel para não atrasar o serviço.


Muito bem dito! :okkk:

Miguel Pedro Escreveu:
Gostei de verificar que a intrevenção de manutenção desta moto é muito fácil e intuitiva!


Mais do que inicialmente pensávamos :nod:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


21 set 2009 18:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
também gosto dessas aventuras, mas nunca fui tão longe...

Também não me posso dar ao luxo de ficar com a mota apeada vários dias, pois já só tenho os FDS para andar nela... quando falho algum ando a semana toda fulo da vida!!! :grrr:

Excelente a descrição Bruno, continuem! :okkk:


22 set 2009 15:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Hoje estive a ver melhor este tópico e achei esta foto uma maravilha:
Imagem

Nunca vi nada assim, espetaculo :lotlol:

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


22 set 2009 18:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 05 mai 2009 13:06
Mensagens: 34
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
É uma grande aventura andar com pinhão "desdentado" :D

_________________
KTM 950 ADV


22 set 2009 18:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Com os dentes assim , nem o Cabral dava conta do recado .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 set 2009 21:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Paulo Lança Escreveu:
Com os dentes assim , nem o Cabral dava conta do recado .


:D para essa nem com prótese


22 set 2009 23:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Pedro Cabral Correia Escreveu:
para essa nem com prótese


:lotlol:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


23 set 2009 09:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Preparando a época “adventure” 2009/2010
Após a minunciosa manutenção ao “coração” da KTM 950 Adventure do Miranda, faltava apenas efectuar manutenção à suspensão WP dianteira, ou seja, fazer uma mudança de óleo, de forma a manter a mesma com um funcionamento eficaz e desejado.
Para esta parte e devido a um conjunto de factores, o Miranda decidiu que seria melhor colocar este componente nas mãos do técnico da KTM, neste caso o Mestre Ernesto da SRMOTO, de forma a garantir uma mantenção correcta. Mas numa próxima vez, este poderá ser outro componente alvo de mais uma manutenção caseira
Feita a intervenção na suspensão, fui auxiliar o Miranda a trazer a mota para casa, o qual me incubiu da missão de a conduzir até a casa. Fixe!
Contudo, o Miranda tinha uma surpresa guardada para mim, isto é, pediu-me para efectuar um teste dinâmico à sua KTM, no asfalto e no fora de estrada, de forma a testar a validade da manutenção por nós efectuada, bem como a manutenção feita à suspensão dianteira.
Fiquei radiante, mas ao mesmo tempo com um grande sentido de responsabilidade, pois era o 1º passeio a “sério” que esta “menina” ia efectuar deste a sua paragem.
Haviam algumas preocupações que tentei ter sempre em mente, ou seja, ir verificando o nível do líquido refrigerante, verificar se a bomba de água estava a funcionar dentro da normalidade, verificar se não haviam derrames de óleo na tampa do motor, e, finalmente, verificar se a suspensão dianteira estava a trabalhar de forma correcta.
Parecem poucas coisas, mas para testar convenientemente, são situações que assumem alguma responsabilidade, especialmente quando feitas por um “outsider”
Inicialmente, não pretendia fazer o teste no fora de estrada, dado que não estava devidamente equipado. Mas assim que arranquei da oficina, a rebeldia e a irreverência tomou conta de mim e já começava a pensar qual era o 1ª trilho a tomar.
Estas KTM Adventure são o “diabo”, levam-nos à perdição, não há hipótese
Assim sendo, parti dos Arrifes em direcção à Relva, onde de imediato tomei um pequeno atalho para entrar no meu primeiro percurso fora de estrada, o trlho da Vigia das Feteiras.
Um trilho ideal para este teste, dado que possui alguma variedade de piso e, dado que já é um velho conhecido meu.
Feitos os primeiros kms, nada a apontar, com a KTM a responder dentro da normalidade, isto é, com uma resposta cheia e limpa, com a ventoínha a trabalhar nas situações mais “quentes” e, mais importante, nenhuma luz avisadora a acender no painél.

Imagem

No capítulo da suspensão dianteira, nada a apontar, a não ser elogios ao trabalho efectuado pelo Mestre Ernesto. As WP estavam a absorver as irregularidades de forma muito eficaz, com a alguma suavidade à mistura, tornando o domínio da KTM num exercício de prazer e diversão.
Estavam um espectáculo e a KTM evoluía no terreno de forma muito natural :-).
Estava a adorar!
Quando cheguei ao fim deste trilho, achei que ainda era muito cedo para terminar este teste e tomei a estrada de asfalto que me iria levar até ao miradouro da Vista do Rei.
No asfalto, apenas uma situação a apontar, a partir de uma certa velocidade, a direcção começava a abanar de forma algo assustadora.
No entanto, esta situação poderá estar relacionada com o facto de a KTM ter um pneu cardado montado, por não ter todas as carenagens montadas e por, recentemente, o Miranda ter montado uma nova jante dianteira, a qual ainda não foi devidamente calibrada, devido à falta de “pesos” para as jantes raiadas.
Neste capítulo, teremos que aguardar pela resolução de todos os factores acima enunciados.
Mas não foi por causa destes contras que deixei de me divertir com a Adventure no asfalto, pelo contrário, ela portou-se à altura dos desafios, devorando as curvas e proporcionando-me sensações motorizes fantásticas, como o seu “cantar” forte e profundo e acelerações muito entusiasmantes.
Que mota viciante!!!
E paragem na Vista do Rei, com a foto obrigatória da magnífica vista sob as lagoas.

Imagem

Esta paragem foi aproveitada não só para relaxar um pouco com a vista, mas também para verificar novamente se a KTM estava em ordem, ou seja, ne os níveis dos líquidos estavam correctos e se não haviam derrames.
Uma vez mais, tudo em ordem, confirmando a boa manutenção que o Miranda planeou e efectuou, deixando-me mais descansado e pronto para mais alguns kms.
Como ainda estava com o “diabo” no corpo, decidi verdascar mais um pouco e entrei no trilho das Cumeeiras, onde o seu traçado rápido e divertido iria me proporcionar bons momentos de condução “off-road“.
Neste trilho, as vistas sob as lagoas são de cortar a respiração :unibrow:

Imagem

Ainda sem alguns plásticos e protecções, a KTM estava algo descaracterizada, mas não menos eficaz :sabe:

Imagem

A travessia das Cumeeiras deu-se num ápice, com a KTM a revelar-se um “brinquedo” e de uma facilidade desconcertante, quando comparada ao meu “mamute” V-Strom… :rolleyes:
A suspensão dianteira estava a trabalhar às “mil maravilhas”, não causando cansaço significativo aos braços, tornando a condução ainda mais divertida.
No final das Cumeeiras, decidi fazer o mesmo trilho de regresso :D

Imagem

Feito no sentido Sete Cidades-Vista do Rei, as Cumeeiras tornam-se num trilho ainda mais divertido, na minha opinião, claro
Pelo caminho, alguns cuidados, dado que por vezes encontramos Agricultores nas suas mudanças de pastagens.
Mas a KTM estava toda afinadinha, não havia motivos para receios [clap]

Imagem

A partir deste ponto, praticamente me concentrei na condução da mota, dado que tudo estava a trabalhar dentro da normalidade desejada, não havendo razão para mais paragens intermédias de verificações técnicas.

Imagem

Imagem

Depois das Cumeeiras, regressei ao asfalto e à bonita estrada sinuosa, onde a KTM bailou nas curvas que nem uma bailarina profissional.
Esta estrada levou-me, novamente, até ao trilho da Vigia das Feteiras, o qual foi feito em sentido contrário :dance: .

Imagem

Ao longo deste trilho, a Adventure continou a maravilhar-me com o seu comportamento e a demonstrar que tudo estava bom.
É caso para se dizer “dam, we’re good” :yesss:

Imagem

Imagem

No final, regresso ao asfalto e regresso a casa, para montagem dos restantes componentes plásticos e respectivas protecções.
Em jeito de conclusão, verificou-se que a intervenção mecânica foi positiva e acertada, dado que a KTM não transmitiu nenhum sintoma de anomalia mecânica, funcionando da forma que melhor sabe, ou seja, “Ready To Race“.
De salientar também, a excelente manutenção da suspensão dianteira efectuada pelo Mestre Ernesto da SRMOTO, o qual conseguiu um bom equilíbrio de funcionamento entre suavidade e eficácia. Uma maravilha!
Por fim, o meu MUITO OBRIGADO ao Miranda pela honra concedida de ser o 1º a testar a KTM após esta manutenção de grande importância :okkk: [clap] :clapp: .
Um sinal de grande confiança, mas mais importante, um sinal de amizade e camaradagem que já existe algum tempo entre nós. Bem haja!!! [clap] [wink]

Boas Curvas! :yesss:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


23 set 2009 22:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.