Nos últimos passeios de aventura que o grupo tem efectuado pelo paraíso São Miguel, a KTM 950 Adventure do Miranda não se tem portado bem e tem feito algumas birras que têm condicionado um pouco os passeios do Miranda.
As birras são muito simples, após alguns kms, a KTM cala-se e deixa de dar sinal de vida , levando-nos, inicialmente, a pensar que se trata de falta de bateria, quando na realidade, é a gasolina que deixa de chegar ao motor.
No último passeio, foram quase 3 horas parados no meio de um pasto a tentar diagnosticar a falha que, com a ajuda de 2 membros dos Nomads via telefone, nomeadamente o Carlos Martins e Nuno César, lá se chegou à conclusão que se tratava de uma falha muito conhecida nas KTM Adventure de carburadores, a bomba de gasolina da Mitsubishi
Nesse dia, lá conseguimos desenrascar-nos efectuando uma ligação directa ao carburador, de um dos depósitos de gasolina, mas estava mais que visto que este era um problema que necessitava de uma rápida intervenção e, de preferência, eficaz.
Contudo, já algum tempo que o Miranda pretendia substituir a bomba de gasolina da Mitsubishi, de forma a não ter que passar por este tipo de falhas e de forma a tornar a alimentação da KTM eficaz e certinha.
Inclusivé, já possuia relatos de vários proprietários e membros de fóruns (ADVRIDER/Nomads/
Trail Aventura/etc) que já tinham contornado esta situação, substituindo a bomba de série por uma de origem aeronáutica, a FACET 40171, que, segundo a experiência de vários proprietários de Adventure de carburadores, eliminava o problema/falhas e trabalhava às mil maravilhas.
Assim sendo, procedi imediatamente à encomenda da nova bomba de gasolina da FACET, modelo 40171, no site da empresa PARTS FOR AIRCRAFT do Paul Sistern (
http://www.partsforaircraft.co.uk/), o qual foi de um grande profissionalismo e rapidez e, em apenas uma semana, já tinha a nova bomba de gasolina em casa, bem como as restantes peças necessárias para o trabalho.
Só para os curiosos e proprietários das KTM Adventure, as peças necessárias para a substituição da bomba de gasolina da Mitsubishi são:
-Facet Fuel Filter
-Facet 40171 fuel pump
-1/8 NPT Brass Hosetail Fittings 6mm
-1/8″ NPT Brass Elbow
-Brass 1/8″ NPT 45 degree elbow
Todas estas peças mais o transporte custaram à volta de 100 euros e estão disponíveis no site acima referido, na secção “shop on line”, mais concretamente em:
http://shop1.actinicexpress.co.uk/shops ... s__FiltersPassando à montagem, começamos por desmontar a bomba de gasolina da Mitsubishi, que tantas dores de cabeça nos causou, bem como passeios interrompidos ao Miranda:
De seguida, preparamos a nova bomba de gasolina da FACET, a qual possui um aspecto bem mais robusto e duradouro em relação à bomba da Mitsubishi:
E montamos o filtro de gasolina na bomba, que é a peça em forma de “garrafa” que se encontra na extremidade:
Também preparamos devidamente as ligações eléctricas, juntanto uma tomada que se encaixava na perfeição na parte eléctrica da KTM.
A velha e a nova, que diferença…
Como se trata de uma adaptação de uma peça destinada a outro tipo de veículo, seguimos os procedimentos de outros proprietários e forramos a zona do filtro de gasolina com esponja térmica, que normalmente é usada na montagem de ar condicionado e afins. Até melhoramos este procedimento adicionando uma fita especial, de forma a isolar eficazmente esta parte do calor proveniente do motor e de forma a que o suporte que segura a bomba de gasolina fique mais justo.
Trata-se apenas de uma medida de precuação.
Depois foi começar a preparar o terreno para a montagem da FACET
Antes da montagem final, incluindo o tubo de gasolina, testamos váras formas de montagem, de forma a verificar qual a melhor posição para a nova bomba de gasolina:
Contudo, depressa verificamos que o posicionamento acima não era o mais correcto, dado que não facilitava a união do tubo de gasolina à bomba e deparamo-nos com mais um pequeno problema, o tubo que transporta a gasolina não tinha comprimento suficiente para chegar ao posicionamento da nova bomba de gasolina.
Mas o Miranda já tinha previsto esta situação e já tinha comprado um novo tubo para o efeito.
Para esta a montagem do novo tubo, tivemos que desmontar o depósito de gasolina do lado esquerdo:
Tivemos que ter mais este trabalho para substituir o tubo que aparece na imagem abaixo:
Este tubo não é um tubo único, são 2 tubos que são unidos através de uma união plástica.
O nosso trabalho ficou mais facilitado e exigiu menos tubo do que inicialmente previsto.
Colocando o novo tubo no seu devido lugar:
O aspecto do novo tubo, com um revestimento especial:
Depois deu-se ínicio à montagem definitiva da bomba de gasolina, colocando-a na posição aconselhada e usada por outros proprietários:
Tão linda que ela fica:
Fica logo abaixo da zona da bateria:
Os tubos dourados que vêm na foto são necessários à montagem da FACET e fazem parte do kit necessário para esta montragem. Material com aparente boa qualidade e que farão toda a diferença.
Montando as restantes peças:
O Miranda estava super empenhado na montagem deste novo componente
E era chegado o momento da verdade, colocar a KTM em funcionamento com a nova bomba de gasolina da FACET.
Quando se rodou a chave, ouvimos de imediato um ruído proveniente da bomba de gasolina, que indica que a mesma etá entrando em funcionamento.
O ruído é característico, dura, sei lá, 2/3 segundos e é do tipo “tic tic tic tic tic…”, como se estivesse a fazer um “check up” como nas motas de injecção electrónica. Nada de assustador e considerado normal.
Após este ruído, pressionamos o “start” e… NADA...
A KTM não reagiu e estava com sérias dificuldades em entrar em funcionamento, parecendo que não estava a chegar gasolina ao motor
Foi uma grande decepção para todos, especialmente para o Miranda...
No entanto não desistmos!
Efectuamos uma revisão a todo o procedimento e, inclusivé, voltamos a consultar na net os relatos de intervenções semelhantes, de forma a verificar se, realmente, estava tudo montado correctamente e se não havia nenhum pormenor que nos tivesse escapado.
Concluímos que estava tudo devidamente montado, o que nos deixou ainda mais perplexos, pois não havia razões para esta falha, especialmente quando todos os relatos indicavam que após a montagem da FACET, a KTM não teria dificuldades em entrar em funcionamento. Mas no nosso caso, tal não aconteceu…
Mas continuamos a insisitir no “start” e com um ligeiro rodar do acelerador, a KTM entrava em funcionamento e trabalha super certinha. Mas assim que a desligavamos e voltavamos a tentar ligar, a KTM voltava a ter dificuldades em entrar em funcionamento e só voltava à vida com o tal ligeiro rodar de acelerador.
Bem, desilusão total e só nos restava ir à oficina da KTM obter uma ajuda mais especializada.
Não obstante a isto, no dia seguinto o Miranda voltou a tentar colocar a KTM em funcionamento, conseguindo-o com o tal truque do acelerador e foi dar uma voltinha.
Durante a sua volta, a KTM portou-se super bem, sem falhas na alimentação e após estar com o motor bem quente, foi possível desligá-la pressionar o “start” vezes sem conta, sem que a KTM se negasse a esta operação, contrariando as falhas da noite passada.
No mínimo estranho…
Dois dias após estes acontecimentos, o Miranda voltou a confirmar que a KTM estava a entrar em funcionamento sem quaisquer difculdades, bastando um ligeiro pressionar do “start”
Espectáculo, mas o que terá levado aquela falha na noite da montagem?
Ar no circuito da alimentação?
A FACET necessitava que a KTM fizesse alguns kms com ela?
Simplesmente azar?
Seja lá o que for, o que interessa é que tudo terminou bem e o problema da bomba de gasolina ficou solucionado e o Miranda voltou a ficar com um grande sorriso
A FACET 40171 recomenda-se, quer pelo solucionamento do problema das KTM de carburadores, quer pela qualidade do material e quer pela forma profissional que a PARTS FOR AIRCRAFT do Paul Sistern nos trata.
Mais um trabalho com sucesso, que promoveu uma excelente noite de convívio, onde também houve tempo para o Gregório colocar a corrente da sua mota em condições, ou seja, necessitava de a encurtar, dado que estava a ficar com muita folga facilmente:
O Gregório procedeu à desmontagem da corrente e teve que retirar alguns centímetros de corrente:
Após efectuado o corte, montagem da corrente no seu devido lugar:
De referir que a folga que surgia na corrente já lhe tinha causado uma surpresa desagradável, levando a que em plena estrada e em andamento, a corrente saísse da cremalheira e ficasse bloqueada entre a cremalheira e braço oscilante,
Foi cá um susto…
Agora o problema fica resolvido, com a corrente devidamente esticadinha.
Este homem domina a mecânica da sua Dominator!
Uma noite em cheio e que nos levou uma vez mais a ficar a conhecer melhor as nossas máquinas, melhorando-as e tornando-as mais aptas a aguentar os abusos das verdascas.
Boas Curvas!