Data/Hora: 30 abr 2024 23:20




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor 
Autor Mensagem
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Andei a ler umas coisas sobre modificações na KTM adv e descobri que anda muita gente lá fora a tirar uma data de coisas que vêm de fabrica.

Ando mesmo a pensar em tirar 3 sistemas que a mota tem que só estão lá (na minha opinião) a estrovar.

O "evaporative canister", o SAS e o EPC.

Passando a explicar:

1. O "evaporative canister" é um sistema que não deixa que os vapores do deposito se soltem para a atmosfera, é tipo um filtro que está ligado aos depositos e carburadores e que "capta" os ditos vapores. Tudo muito bem, se não entupisse de vez em quando provocando pressão e diferença de nivel nos depositos causando mau funcionamento do motor, derrame de gasolina com todos os perigos inerentes, principalmente quando fazemos TT e em tempo quente e outras coisas. Acho que este sistema causa mais estragos que beneficios. - VAI SAIR

2. O SAS ("Supplemental Air System") é um sistema que coloca ar fresco (com mais oxigenio) na saida de gazes de modo a que o catalizador funcione melhor e dure mais tempo, tirando este sistema numa moto com escapes com catalizador é "mata-los" mais cedo, quando de tem escapes sem catalizadores, tipo os Akrapovic e outros que tais não faz nada. Estou a considerar tirar isto para simplificar o acesso ao motor, já que tenho uns Akra instalados, mas ainda não me decidi. :stupid:

3. O EPC ("Electronic Power Control") é uma coisa que ainda não entendi porque raio a KTM meteu isto, talvez fosse para tornar a mota mais domável, acho mesmo que a KTM fez uma mota tão BRUTA e depois teve que refrea-la para não ser TÃO "Ready to Race". Consiste em umas valvulas que, simplificando, não deixam o carburador abrir o diafragma á velocidade que nós mandamos com o acelarador, só na 2ª e 3ª velocidade. Por causa disto é que quando metemos uma segunda sentimos que a partir das 5000rpm o motor parece que não responde, há um hiato até ele começar a puxar. Eu desliguei este sistema, que consiste em desligar dois conectores eléctricos e parece que tenho outra mota, o raio do bicho levanta a roda da frente em 2ª MUITO facilmente... até me arrepiei. :eek:

O EPC desliga-se muito facilmente, têm aqui umas fotos para mostar onde ficam as fichas

A da frente
Imagem

A de trás
ImagemImagem

Inté

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


25 ago 2009 23:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Boas dicas, especialmente a ultima! :unibrow:

Isso na 990 e igual? Onde viste isso no AdvRider?

Abraço


25 ago 2009 23:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Taddy Barrosiak
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:47
Mensagens: 2138
Localização: Oeiras
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Epá eu ando com esse problema (1) nos depositos desde que comprei a mota.
Se resultar pago um copo. Ou dois. :nod:


25 ago 2009 23:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
vamos ter que nos juntar lá na garagem para tratar disso...
Sabado lá estou! :clapp:
Morais, sabado que fazes?? eheheh

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


25 ago 2009 23:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
excelente! excelente! :D

Ontem à noite fartei-me de ler sobre isto e o que tu aqui escreves vai ser o que vou fazer no sábado [clap] [clap]

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


26 ago 2009 08:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 abr 2009 22:47
Mensagens: 264
Localização: Barcelos
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
morais Escreveu:
excelente! excelente! :D

Ontem à noite fartei-me de ler sobre isto e o que tu aqui escreves vai ser o que vou fazer no sábado [clap] [clap]

Avisem que eu se poder tambem apareço para ver o vosso sistem de lubrificar as correntes.
E claro beber umas minis :okkk:

_________________
"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"


Editado pela última vez por cou em 26 ago 2009 19:50, num total de 1 vez.



26 ago 2009 12:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
cou Escreveu:
morais Escreveu:
excelente! excelente! :D

Ontem à noite fartei-me de ler sobre isto e o que tu aqui escreves vai ser o que vou fazer no sábado [clap] [clap]

Avisem que eu se poder tambem apareço para ver o vosso sistem de lubrificar as correntes.
E claro beber umas minas


Cou, eu e o Pedro vamos estar por famalicao e o morais por vila verde, ja que a mulher nao o deixa sair! eheheh
É só decidires onde queres estar, vamos todos fazer isso.
Para o sistema de lubrificar a corrente é melhor falar com o Morais, ele é que é o entendido na matéria! eheheh :yesss:

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


26 ago 2009 13:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 mai 2009 20:41
Mensagens: 327
Localização: Oliveira São Mateus
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Careca Escreveu:
cou Escreveu:
morais Escreveu:
excelente! excelente! :D

Ontem à noite fartei-me de ler sobre isto e o que tu aqui escreves vai ser o que vou fazer no sábado [clap] [clap]

Avisem que eu se poder tambem apareço para ver o vosso sistem de lubrificar as correntes.
E claro beber umas minas


Cou, eu e o Pedro vamos estar por famalicao e o morais por vila verde, ja que a mulher nao o deixa sair! eheheh
É só decidires onde queres estar, vamos todos fazer isso.
Para o sistema de lubrificar a corrente é melhor falar com o Morais, ele é que é o entendido na matéria! eheheh :yesss:



Onde, a que horas, é para eu aparecer e levar umas mini's e algumas coca-cola.

Acho que essas alterações só terão efeito na 950 pois a principal na 990 é controlada pela injecção.

Cumprimentos,
Mário Augusto


26 ago 2009 13:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
mffsa Escreveu:

Onde, a que horas, é para eu aparecer e levar umas mini's e algumas coca-cola.


Cumprimentos,
Mário Augusto


Vamos estar, em principio, no cmx, delegacao norte! eheheh
O centro de operaçoes do Pedro serôdio.
Horas ainda nao sei, está dependente das horas que eu chegar de lisboa!
Mas depois eu digo-te algo.

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


26 ago 2009 14:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Serôdio Escreveu:
3. O EPC ("Electronic Power Control") é uma coisa que ainda não entendi porque raio a KTM meteu isto, talvez fosse para tornar a mota mais domável, acho mesmo que a KTM fez uma mota tão BRUTA e depois teve que refrea-la para não ser TÃO "Ready to Race".


Os gajos aqui em UK têm a mania que a LC8 tem power a mais e metem-lhe no punho de acelerador uns G2 Throttle que a tornam mais suave... a minha vinha com isso no mais suave (o 400) sendo o de origem o 100 (acelera mais bruscamente), eu nunca notei diferença, quando meti os punhos aquecidos troquei do 400 para o 200 e sinceramente não noto diferença nenhuma... serei só eu que sou pouco sensivel ?! :D

(só não meti o de origem 100 pois estava estragado)

Tirem fotos dessas alterações e depois coloquem aqui fotos e testemunhos se notarem diferença.

Se as motas deixarem de funcionar e precisarem de uma para peças têm a do Caetano! [}:)] [:p]


26 ago 2009 16:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 mai 2009 20:41
Mensagens: 327
Localização: Oliveira São Mateus
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Pedro Cabral Correia Escreveu:
Serôdio Escreveu:
3. O EPC ("Electronic Power Control") é uma coisa que ainda não entendi porque raio a KTM meteu isto, talvez fosse para tornar a mota mais domável, acho mesmo que a KTM fez uma mota tão BRUTA e depois teve que refrea-la para não ser TÃO "Ready to Race".


Os gajos aqui em UK têm a mania que a LC8 tem power a mais e metem-lhe no punho de acelerador uns G2 Throttle que a tornam mais suave... a minha vinha com isso no mais suave (o 400) sendo o de origem o 100 (acelera mais bruscamente), eu nunca notei diferença, quando meti os punhos aquecidos troquei do 400 para o 200 e sinceramente não noto diferença nenhuma... serei só eu que sou pouco sensivel ?! :D

(só não meti o de origem 100 pois estava estragado)

Tirem fotos dessas alterações e depois coloquem aqui fotos e testemunhos se notarem diferença.

Se as motas deixarem de funcionar e precisarem de uma para peças têm a do Caetano! [}:)] [:p]



As 990 são mais bravas ques as 950 quem sabe não será por isso
Sei de quem já teve as duas e gostou muito mais da 950 pela resposta não ser tão bruta, eu na minha meti-lh o trotle cam sistem com o mais suave porque em mau piso (paralelo) com duas pessoas torna-se dificil dosear o GAS.

Cumprimentos,
Mário Augusto


26 ago 2009 20:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
mffsa Escreveu:
As 990 são mais bravas ques as 950 quem sabe não será por isso
Sei de quem já teve as duas e gostou muito mais da 950 pela resposta não ser tão bruta, eu na minha meti-lh o trotle cam sistem com o mais suave porque em mau piso (paralelo) com duas pessoas torna-se dificil dosear o GAS.

Cumprimentos,
Mário Augusto



Olha que não mário, a resposta da 950 por ter carburadores além de mais imediata é brusca, ao passo que a injecção e centralina da 990 a amanciam muito.

Se quiseres dás depois uma volta na minha e já ficas com uma ideia. Eu já andei nas duas no monte e vi bem a diferença na resposta, principalmente em baixas!

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


26 ago 2009 20:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 mai 2009 20:41
Mensagens: 327
Localização: Oliveira São Mateus
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
morais Escreveu:
mffsa Escreveu:
As 990 são mais bravas ques as 950 quem sabe não será por isso
Sei de quem já teve as duas e gostou muito mais da 950 pela resposta não ser tão bruta, eu na minha meti-lh o trotle cam sistem com o mais suave porque em mau piso (paralelo) com duas pessoas torna-se dificil dosear o GAS.

Cumprimentos,
Mário Augusto



Olha que não mário, a resposta da 950 por ter carburadores além de mais imediata é brusca, ao passo que a injecção e centralina da 990 a amanciam muito.

Se quiseres dás depois uma volta na minha e já ficas com uma ideia. Eu já andei nas duas no monte e vi bem a diferença na resposta, principalmente em baixas!


Boas,

Eu tb já andei nas duas e são muito diferentes, tem mais baixas mas é linear enquanto a 990 é imprevisivel e quando se quer que seja docil ela não o é

Cumprimentos,
Mário Augusto


26 ago 2009 20:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
mário, carburadores e previsibilidade não combinam....

previsivel e moderada é a 990. porque é que vocês colocam os powercomander e essas cenas maradas? [wink]

dás uma voltinha na minha e depois dizes alguma coisa.

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


26 ago 2009 22:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
pah eu testo as vossas duas e dou o meu veredicto! :unibrow:

(falando a serio tb tenho a sensação que a 950 é mais bruta, mas isto vindo de um gajo insensivel como eu que nem nota diferença entre G2 100 e 400, não conta para nada [:p] )


26 ago 2009 22:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
mffsa Escreveu:
Boas,

Eu tb já andei nas duas e são muito diferentes, tem mais baixas mas é linear enquanto a 990 é imprevisivel e quando se quer que seja docil ela não o é

Cumprimentos,
Mário Augusto


Vou discordar de ti, Mário.
Mas como estar aqui a argumentar é o mesmo que nada, no sabado deixo-te andar na minha para tirares as tuas proprias conclusoes.
Um abraço.

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


26 ago 2009 23:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Código:
Acho que essas alterações só terão efeito na 950 pois a principal na 990 é controlada pela injecção.


Na 990 pelo que li também tem as mesmas restrições na 2ª e 3ª velocidade que a 950, não sendo de carburadores este amaciamento é controlado electronicamente pelo EFI. Só há uma certa confusão se os mapas de injecção para os akrapovic tiram esse efeito ou não. Uma coisa é certa existe da mesma um sensor para "ver" se a 2ª ou 3ª está engrenada, existe mesmo um sensor á venda para ela deixar de ver e assim enganar o sistema. Tenho que ver onde vi isso.

Se a 990 é mais bruta que a 950 não sei, mas acho que é conforme a afinação da mota, não vejo porque uma deva ser muito diferente da outra. Se a 990 pode-se colocar mapas diferentes a 950 pode-se afinar os carburadores, não vejo diferença porque o motor é basicamente igual, tirando uma coisa ou outra essencialmente por causa da fiabilidade. A electronica pode tirar um certo tempo de resposta entre acelarar e o motor responder mas não vejo que note grande diferença.

Hoje estive a desmontar um pouco a mota, e ainda não encontrei o tal "evaporative canister" e começei a duvidar se realmente isso existe nas nossas motas. Lembrei-me também que no manual tecnico da honda transalp que tive existia uma coisa dessas mas só para o mercado dos "States", pode ser que seja a mesma coisa. Na sexta vou desmontar tudo para ver melhor ... vou tirar fotos para documentar melhor a coisa.

Citar:
Onde viste isso no AdvRider?



Advrider, Hall of wisdom, foruns da KTM e não só, Manuais técnicos e outras coisas que fui apanhando.

PS: No sabado ainda não sei se estou cá só vos confirmo na sexta.

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


26 ago 2009 23:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Ai, ai, um dia destes ainda perco a cabeça e apareço em casa (de fininho...) com uma 900, seja ela qual for! :stupid: :stupid: :unibrow:

Ps-da experiência que tive das minhas 2 Varaderos, a de carburadores era mais rápida a disponibilizar cavalos :confused:

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


27 ago 2009 10:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Pessoal amanhã ando por Famalicão e vou operar a minha menina, pelo menos vou começar a estripa-la, quem quiser aparecer para ver como é a coisa por dentro está á vontade.

Tragam é minis porque tenho poucas, as férias estão no fim e o stock desceu muito.

O meu télélé é o nove1novenove7seis0um3

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


28 ago 2009 18:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 05 mai 2009 13:06
Mensagens: 34
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
PF colocam muitas fotos com tudo explicado para tambem fazer o mesmo :nod: :thumbsup:

_________________
KTM 950 ADV


28 ago 2009 18:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Serôdio Escreveu:
Pessoal amanhã ando por Famalicão e vou operar a minha menina, pelo menos vou começar a estripa-la, quem quiser aparecer para ver como é a coisa por dentro está á vontade.

Tragam é minis porque tenho poucas, as férias estão no fim e o stock desceu muito.

O meu télélé é o nove1novenove7seis0um3


Gostava mesmo muito de aparecer, mas tenho que compensar este FDS para no proximo a "patroa" deixar ir ter convosco! :D

Divirtam-se lá com os puzles, e depois digam se vale a pena [wink]


28 ago 2009 18:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
See you tomorrow!! At 14 o'clock... :friends:

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


28 ago 2009 20:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 mai 2009 20:41
Mensagens: 327
Localização: Oliveira São Mateus
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Careca Escreveu:
See you tomorrow!! At 14 o'clock... :friends:


Boas,
se eu poder apareço

Cumprimentos,
Mário Augusto


28 ago 2009 20:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
E como ficou a coisa ? Não passaram das minis :D

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


31 ago 2009 14:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: KTM 950 a andar "ainda" mais e melhor
Paulo Lança Escreveu:
E como ficou a coisa ? Não passaram das minis

Mais ou menos, além de desligar ao Careca o sistema EPC (10min) foi mais conversa que outra coisa.

Eu já tinha desmontado a mota e vi que para fazer o que queria teria de desmontar mais do que previa. Vou esperar por uma mudança de óleo para tirar os tais sistemas SAS e EPC, que são ilustrados nas fotos seguintes:

Imagem
Imagem
Imagem

Estive também a facilitar o respirar dos depositos, dizem que minimiza aquele problema da pressão dos depositos, vamos ver. Aqui estão as fotos:

Esta foto é para mostrar os respiros que têm, há um, localizado na parte de dentro do deposito, que é para a gasolina a mais ao encher ou agua que eventualmente tenha entrado, sair da boca de enchimento, e o outro (aquele que tem o tubo nas carenagens laterais e saida pela frente do deposito) é o respiro do deposito propriamente dito, todo o ar a mais (pressão) entra pela tampa, faz um labirinto dentro dela e sai pelo tal tubo, o que fiz foi tirar umas borrachinhas nesse labirinto para facilitar a passagem do ar:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quando fizer o resto mando noticias.

Inté

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


31 ago 2009 16:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.