Passou 1 ano desde que se falou deste assunto e ...
- A válvula S.A.S. e o EPC podem ser desactivados/activados por software.
Com as panelas originais, a SAS deve/tem de estar activa para que não sejam danificados catalisadores das panelas.
Quando se instala panelas de rendimento (Akrapovic, Wings, LeoVince, etc) deve-se carregar o mapa de injecção da Akrapovic (mapa com mistura mais "rica"), em todas as motas KTM com o motor 990.
Nos mapa de injecção da Akrapovic, a SAS está activada (uma vez que se pode instalar estas panelas com catalisadores) e o EPC está desactivo (para dar mais potencia em 2ª e 3ª velocidade).
A SAS pode ser desactivada se pretender retirar a valvula e respectivos tubos da mota e colocar as chapas metálicas nos cilindros.
O EPC é um disfarçado "controlo de tração" que a KTM instalou para reduzir as emissões de gases. Este dispositivo limita a
80% a potência máxima disponibilizada pelo motor quando este é está em 2ª e 3ª velocidade.
Minha experiência (idêntica à do Jorge Morais):
- EPC desactivado = melhor resposta em 2ª e 3ª velocidade, pois a potência máxima é nos disponibilizada. Este pode ser activo/desactivo por software (mas no mapa da Akrapovic já está desactivado), não é necessário cortar/desligar qualquer fio do sensor.
- panelas de rendimento + SAS Activa = motor mais "sereno", mas alguns rateres (mais do que com panelas originais em desaceleração);
- panelas de rendimento + SAS Desactiva por software = motor mais "sereno", mas demasiados rateres (uma vez que a valvula SAS ao ser desactivada por software fica sempre aberta e a passagem de ar normal da caixa do filtro para coletores é continua), torna-se quase impossível andar com a mota nesta situação.
Aconselho o seguinte se instalarem panelas de rendimento (com rateres):
solução 1: -
Testada (simples, rápido e barato)
- bloquear a passagem de ar com um taco no tubo que liga da caixa de filtro à válvula SAS
Desta forma fica bloqueada a passagem de ar fresco para os colectores e acabam-se os rateres. Não é preciso retirar nada da mota.
Não é necessário solicitar deslocar-se a um agente KTM para desactivar o SAS via software.
solução 2: -
Testada (barato)
- desactivar a valvula SAS por software
- bloquear a passagem de ar com um taco no tubo que liga da caixa de Desta forma fica bloqueada a passagem de ar fresco para os colectores e acabam-se os rateres. Não é preciso retirar nada da mota.
É necessário solicitar a agente KTM para desactivar o SAS via software.
Outras soluções que implicam mais mão de obra:
solução 3:Fazer como o Jorge Morais fez
solução 4:-Fazer como o Jorge Morais fez
-Retirar os tubos dos cilindros e instalar as chapas metálicas nos cilindros (como fez o José Morais e Serôdio, por exemplo)
solução 5:-Fazer como o Jorge Morais, excepto a parte da resistência (não é necessária);
-Retirar os tubos dos cilindros e instalar as chapas metálicas nos cilindros (como fez o José Morais e Serôdio, por exemplo)
Na solução 3, 4 e 5 (implica retirar a válvula SAS), se desactivar a SAS por software não é necessário instalar a resistência. Uma vez que a resistência é usada para enganar a ECU (fazer com que a ECU "pense" que a valvula está instalada).
Fonte:
viewtopic.php?f=83&t=14504viewtopic.php?f=83&t=14340ADVRider.com
viewtopic.php?f=83&t=16052&st=0&sk=t&sd=a&start=15