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 Alteração Suspensão XT660R 
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Mensagem Alteração Suspensão XT660R
Boa tarde Caros amigos!

Como já tinha referido num outro tópico, Estou com intenção de montar uma protecção de motor na minha XT660R para a protecção de motor/cárter, colectores e principalmente a bomba de água.

Acontece que a mota já não é muito alta e o espaço entre o solo e o motor é relativamente reduzido, principalmente quando uma pessoa anda em off-road, sendo que com a protecção de motor, essa distância vai perder mais uns cm.

Por essa razão, e de forma a colmatar os cm perdidos com a protecção de motor, e já que sou bastante alto e não tenho dificuldade nenhuma em chegar ao chão, pensei em alterar a minha suspensão, para ganhar aí uns 5 cm, tanto à frente como a trás, sem no entanto ter de alterar as molas da suspensão.

É neste aspecto que venho pedir as vossas experientes opiniões, qual será a melhor forma de ganhar uns +- 5 cm e maior dureza na suspensão da frente e trás, sem gastar já uma pipa de massa???

Agradeço opiniões!!!

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03 dez 2010 01:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Existem algumas marcas que vendem os ferros de ligação de baixo da suspensão (não sei o nome técnico) e que permitem subir e descer a altura sem grande custo. Atenção que isso não te vai alterar o curso, só a altura.

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03 dez 2010 08:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Oliveira Escreveu:
qual será a melhor forma de ganhar uns +- 5 cm e maior dureza na suspensão da frente e trás, sem gastar já uma pipa de massa???



Não vejo opções ...... Liga para uma casa da especialidade e pergunta se é possível e se o fazem .

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03 dez 2010 08:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Lança Escreveu:
Oliveira Escreveu:
qual será a melhor forma de ganhar uns +- 5 cm e maior dureza na suspensão da frente e trás, sem gastar já uma pipa de massa???



Não vejo opções ...... Liga para uma casa da especialidade e pergunta se é possível e se o fazem .


Ou em alternativa compras uma KTM... [wink]

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03 dez 2010 09:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Nuno_Dias Escreveu:
Ou em alternativa compras uma KTM... [wink]


eheheh

Agora a sério, nao sei se dá para isso mas quando estiver no norte vens comigo a um sitio, ele te dirá!
Mas será que compensa fazer isso?
Já que queres investir na mota com protecçoes e suspensoes mais altas... nao será mais viavel trocar de mota? Nao digo ktm mas por exemplo uma Teneré! o que pensas investir na mota, nao dará para adquirir uma Teneré? Será um compromisso para tt melhor que a xt.... digo eu assim com os nervos...

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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
A protecção de carter, que nessa mota é mais uma protecção de colectores é muito mais importante! Viu-se no ultimo passeio. :)

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Gustavo Ramos


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#108


03 dez 2010 10:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Careca Escreveu:
Nuno_Dias Escreveu:
Ou em alternativa compras uma KTM... [wink]


eheheh

Agora a sério, nao sei se dá para isso mas quando estiver no norte vens comigo a um sitio, ele te dirá!
Mas será que compensa fazer isso?
Já que queres investir na mota com protecçoes e suspensoes mais altas... nao será mais viavel trocar de mota? Nao digo ktm mas por exemplo uma Teneré! o que pensas investir na mota, nao dará para adquirir uma Teneré? Será um compromisso para tt melhor que a xt.... digo eu assim com os nervos...


Lá isso é verdade :sabe: :leiam:

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Li Mene.


03 dez 2010 11:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Paulo Li Escreveu:
Careca Escreveu:
Nuno_Dias Escreveu:
Ou em alternativa compras uma KTM... [wink]


eheheh

Agora a sério, nao sei se dá para isso mas quando estiver no norte vens comigo a um sitio, ele te dirá!
Mas será que compensa fazer isso?
Já que queres investir na mota com protecçoes e suspensoes mais altas... nao será mais viavel trocar de mota? Nao digo ktm mas por exemplo uma Teneré! o que pensas investir na mota, nao dará para adquirir uma Teneré? Será um compromisso para tt melhor que a xt.... digo eu assim com os nervos...


Lá isso é verdade :sabe: :leiam:


Será????
Passo a explicar, não pretendo investir muito na mota, apenas a protecção de motor, que vou mandar fazer à semelhança de uma da Touratech e que me vai ficar a custo bastante reduzido, e queria ver se conseguia mais um pouco de espaço entre o solo e a protecção, para maior liberdade, sendo que estou convencido, das tiradas em off que já fiz aqui com o pessoal, que consigo aqui um bom compromisso.

A mota não é especialista em nada nem se compara às grandes máquinas que por aqui andam, mas até ver consigo acompanhar para qualquer lado e têm dado para divertir um pouco em e fora de estrada.

Não digo que não gostava de ter uma Laranjinha ou até um Téneré, e num futuro próximo não descarto, mas neste momento não há t€€€mpo para isso!!! :lotlol: :lotlol: :lotlol:

Fui com o Bruno cá do fórum ao mecânico dele e o mesmo informou-me que é possível, mediante uma espécie de calços (mandados fazer num torneiro) e se acrescentar um pouco ao óleo das suspensões, consigo uma suspensão maior uns cm e mais rija um pouco, sem no entanto alterar o curso das mesmas e que será o suficiente para o efeito. Não percebi muito bem ainda a ideia para vos poder exprimir de forma exacta, mas vou tentar passar lá de novo com a mota a ver se me explica como se "fosse muito burro"! :shi: :shi: :shi:

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03 dez 2010 15:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Viva

essa alteração que falas, o que vai fazer é:

com os calços nas molas, vai comprimir as molas e obrigar a suspensão a ficar totalmente distendida, o SAG* irá ser nulo, o que não convém pois a frente vai perder aderencia muito mais facilmente,

ex. hoje em dia quando aceleras a frente levanta ligeiramente mas mantem a roda no ar, ao teres a suspensão totalmente distendida a roda terá tendencia a descolar do chão.

Além disso vais perder curso da suspensão porque à partida já tens a molas comprimidas. Para mais com as molas actuais que são de força linear, esta alteração não terá grande efeito.

Aumentar o volume do óleo pode provocar mais pressão dentro das suspensões e diminuir o tempo de vida dos retentores.
Podes colocar um óleo de espessura superior, aqui vais notar a frente mais dura.

A melhor opção é ver se dá para subir as bainhas nas mesas, e colocar umas bielas atrás que aumentem a altura da traseira

Cumps.
Jaime

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Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


03 dez 2010 16:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
JaimeX Escreveu:
A melhor opção é ver se dá para subir as bainhas nas mesas, e colocar umas bielas atrás que aumentem a altura da traseira

Cumps.
Jaime


É isso mesmo Jaime [clap] [clap] [clap] , passei agora pelo mecânico com a bicha e ele esteve a explicar-me o que pretendia fazer e passa mesmo por subir as bainhas, colocando umas bielas "maiores" atrás. Isto na suspensão da frente, na traseira é possível subir a mesma um pouco unicamente através da afinação uma vez que a minha neste momento se encontra no mínimo e ainda têm mais 5 posições possíveis!

Segundo o que o mecânico me informou, esta solução é completamente viável e satisfaz plenamente o propósito, mas se alguém for de outra opinião que a expresse que eu gosto de apreender! [clap] [clap] [clap]

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03 dez 2010 17:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Oliveira Escreveu:
que eu gosto de apreender! [clap] [clap] [clap]




eheheh, estás no sitio certo entao! :zum:

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03 dez 2010 17:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
gustavo.ramos Escreveu:
A protecção de carter, que nessa mota é mais uma protecção de colectores é muito mais importante! Viu-se no ultimo passeio. :)



Reforço o que o Gustavo disse...

O meu amigo amolgou um dos colectores a cerca de metade do diametro no ultimo passeio de domingo aqui pela margem sul.

Protecção de carter ( colectores ) + bomba de água é mesmo fundamental nessa mota.

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XT600E Azulinha


03 dez 2010 18:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Já encomendei a protecção da Touratech! :unibrow: :unibrow: :unibrow:

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03 dez 2010 18:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
biela para XT é qq coisa como isto

Imagem

na foto a biela na vertical é a original. mais curta é suposto elevar a moto.

De facto n se percebe porque é que a yamaha não passou o escape de lado, como todos os outros fabricantes que usam o 660, Aprilia, Derbi Mulhacen.. .até a MT3 tem os tubos protegidos !


PS: Quanto à frente os Bifes do xt660.com parecem favorecer o uso de um óleo mais espesso 15w para tornar a suspensão mais dura, independentemente de a subirem.
Na minha sentia a frente em travagem brusca um pouco mole, e se não a tivesse trocado ia fazer esta alteração na revisão dos 5k.


03 dez 2010 18:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Logo que terminar aqui a alteração coloco umas fotos de que como ficou!!! :unibrow: :unibrow: :unibrow:

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03 dez 2010 18:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Uma opinião de alguem que tem uma mota muito parecida com a tua.. Não gastes dinheiro nisso. Alterar a geometria da mota (seja para cima ou para baixo) nunca é boa ideia. Com o dinheiro que vais gastar esperas um pouco, juntas mais e compras outra mota, mais alta e com mais protecção.. Muito li antes de comprar a tenere se valia a pena comprar a 660R e com a diferença equipar a mota com o mesmo género de extras para que ficasse parecida com a tenere, e a resposta é nao. É menos altura, menos protecção a nivel de motor (lateral e frontal), menos aerodinamica, etc.. Não vale a pena!

Ah e essas posições no amortecedor trazeiro nao te vao alterar altura nenhuma. Isso apenas altera a rigidez do mesmo..

É só uma opinião.. :) :)

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03 dez 2010 21:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Agradeço a tua opinião Miguel e acredita que adorava poder comprar uma igual à tua (ou mesmo a tua se ainda a tiveres à venda :stupid: ), mas a verdade é que as contas que faço levam-me a pensar de outra forma.

Para comprar mota agora teria de vender a minha, o que nesta altura do ano, acrescido do factor"CRISE", não é tarefa fácil, e depois ainda tinha de investir pelo menos mais uns 2000 Aereos.

Na minha, com protecção de motor/carter da Touratech, umas protecções de punho, uns poisa-pés TT e um vidro ligeiramente mais alto (melhorar aerodinâmica para as viagens mais longas) e na alteração da suspensão, não conto em gastar mais do que uns 400 Euros e acho que consigo um compromisso jeitoso no final.

Sendo que para me iniciar no mundo Trail, que é o que estou a fazer, sendo que esta é a minha primeira mota do segmento, acho que fico bem servido. Para com o tempo juntar umas coroas e num futuro próximo comprar um bicho a sério :clapp: :clapp: :clapp:

Que me dizem?????

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03 dez 2010 21:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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AquAmAn
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Registado: 21 abr 2009 14:37
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Olha eu sou da opinião do Miguel...


04 dez 2010 10:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Registado: 26 jun 2011 13:44
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Bem,andava a procura de alterações de suspenção pra 660R e dei com este topico antigo.
Resolvi opinar acerca,hehe =:) .
Ora bem,a 600R na minha opinião é boa no dito Dual Sport ou quase (Kit unhas necessário),digo isto por experiencia propria.
Pronto,tenho uma e vejo que há alguns "problemas" porque a moto não foi construida para ser tão dura assim,é mais estradista,mas,passado algum tempo as necessidades (gosto) alteram,para alguns,claro.
O gosto de andar no mato é eterno,uma vez lá não se quer outra coisa.
É como andar pela primeira vez de moto.
Voltando ao assunto,eu tenho me dado bem com a XT660R no mato e... por onde ela anda.... :nod: .
Tudo depende do material que se tem montado,bons pneus cardados é obrigatorio,a altura do motor ao chão +altura do banco e a rigidez de suspenção conjugado com o peso é a unica coisa que peca.
Desculpem,mas,os dois escapes são...LINDOS ,e sem eles não é a mesma coisa,não sei se me percebem.
De fabrica,já tive a estudar o caso,é muito dificil passar pelos lados da moto em vez de por baixo,questão de espaço,mas não é impossivel.Só tem de se comprometer o calor nas pernas,isto com dois escapes porque só com um já existe opção e feita de origem,ou quase :D .
Eu ando na companhia de malucos de 250cc e de 400cc que gostam de trialeiras e gosto XT NÃO DÁ,ou quase.É pesada claro,sofro muito mas no pain no game. :unibrow:
Entretanto se alguem souber de opções de poder levantar a moto á frente (barato) digam.
Atrás é facil,compram-se umas peças chamadas BONES,mais curtas e fica mais alta,as molas metem-se mais duras.
Já agora para lançar veneno....
O homem tem duas alegrias na vida
1ª Quando compra uma KTM.
2ª Quando a vende.
[:p] :D :D :D :D SORRY

FELIZ ANO NOVO seus malucos
e muitas voltinhas,fora de estrada claro :clapp:

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03 jan 2012 15:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Rummi Escreveu:
Já agora para lançar veneno....
O homem tem duas alegrias na vida
1ª Quando compra uma KTM.
2ª Quando a vende.
[:p] :D :D :D :D SORRY

FELIZ ANO NOVO seus malucos
e muitas voltinhas,fora de estrada claro :clapp:


UIIII o que tu foste dizer.... :zum:

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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Já agora ainda acrescento que poucas trail estão preparadas para ir ao tapete :zum:

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01 fev 2012 13:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Oliveira!
Acredita que fiz 135.000 Km com minha XT e ainda não coloquei protetor de cárter?
:flush:

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01 fev 2012 13:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Boas,
Já que se fala da XT660R vou dar a minha opinião, porque tenho uma e é uma excelente moto, no que diz respeito ao off-road é possível fazer muitas gracinhas.
Oliveira se tu queres com que a moto fique um pouco mais alta é difícil, embora haja algumas opções assim como podes aumentar a altura que o motor fica do solo, alterando os colectores em vez de passar pela parte de baixo da moto, passa de lado no motor e são logo para ai 5 cms que a motor fica mais distante do solo. Podes ver aqui a solução http://www.off-the-road.de/XT-660/Exhausts/OTR-2in1-headpipe-system-XT-660.html

No que diz respeito ás suspensões, na suspensão dianteira podes meter umas molas progressivas, mas existe uma solução mais económica que são os calços que se mete e comprime mais as molas e faz o mesmo trabalho das molas progressivas.

Com estas pequenas alterações como uns bons pneus para off-road a mota fica excelente, é uma moto extremamente fiável com uma manutenção fácil e barata, eu participo num forum brasileiro e á lá motos destas com mais de 100000 kms sem nunca ter dado um único problema, sem nunca mexer no motor, apenas as manutenções básicas.
Nunca penses em trocar de moto porque tens uma bela moto, não é como as KTM que as 30000 kms desmancham-se todas.

Cumprimentos


28 mar 2012 21:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
antonio_cardoso9 Escreveu:
Nunca penses em trocar de moto porque tens uma bela moto, não é como as KTM que as 30000 kms desmancham-se todas.

Cumprimentos


Comentários devidamente fundamentados... precisam-se.... :baa: :baa: :baa: :baa:

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Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


29 mar 2012 22:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Alteração Suspensão XT660R
Citar:
não é como as KTM que as 30000 kms desmancham-se todas.



:lol:

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30 mar 2012 08:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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