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 Bomba Gasolina 
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
E na práctica até dá jeito , pois vais consumindo a gasolina da frente ( aliviando peso ) e só mandas pra lá novamente a gasolina quando for estritamente necessário , mantendo desta forma o peso na traseira .
Em caso de possível avaria na bomba , sacas a bomba , unes os tubos metes a mota numa descida e deixas a gravidade tratar do resto :D

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"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 dez 2011 10:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu:
É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ?


Vê na foto acima que já ficas com uma ideia.
A saida de gasolina no depósito traseiro teria de ser num ponto inferior do mesmo

gustavo.ramos Escreveu:
Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior.


Poderá ser uma possibilidade.

Mas ainda faltará a solução para retornar a gasolina ao depósito da frente (lá vai mais um buraco no depósito para receber gasolina)

Existe ainda a possibilidade de a gasolina dos depósitos (frente trás, laterais, etc) sair pelo modo tradicional (gravidade) tudo canalizado por "Y" de união mais respectivas torneiras, e imaginar um pequeno contentor estanque com tamanho suficiente para ter uma bomba de gasolina submersa lá dentro e a partir deste é que seria alimentados os injectores

Tenho ( ou temos :unibrow: ) de explorar esta solução.


22 dez 2011 10:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
Lança Escreveu:
É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ?


Vê na foto acima que já ficas com uma ideia.
A saida de gasolina no depósito traseiro teria de ser num ponto inferior do mesmo

gustavo.ramos Escreveu:
Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior.


Poderá ser uma possibilidade.

Mas ainda faltará a solução para retornar a gasolina ao depósito da frente (lá vai mais um buraco no depósito para receber gasolina)

Existe ainda a possibilidade de a gasolina dos depósitos (frente trás, laterais, etc) sair pelo modo tradicional (gravidade) tudo canalizado por "Y" de união mais respectivas torneiras, e imaginar um pequeno contentor estanque com tamanho suficiente para ter uma bomba de gasolina submersa lá dentro e a partir deste é que seria alimentados os injectores

Tenho ( ou temos :unibrow: ) de explorar esta solução.


Esta parece-me bem, com jeito até se usa a bomba de origem :thumbsup:

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Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


22 dez 2011 10:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Cum caneco , ó Rui , vai tomar um chazinho de tília [bigsmile]

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22 dez 2011 11:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
Lança Escreveu:
É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ?


Vê na foto acima que já ficas com uma ideia.
A saida de gasolina no depósito traseiro teria de ser num ponto inferior do mesmo

gustavo.ramos Escreveu:
Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior.


Poderá ser uma possibilidade.

Mas ainda faltará a solução para retornar a gasolina ao depósito da frente (lá vai mais um buraco no depósito para receber gasolina)

Existe ainda a possibilidade de a gasolina dos depósitos (frente trás, laterais, etc) sair pelo modo tradicional (gravidade) tudo canalizado por "Y" de união mais respectivas torneiras, e imaginar um pequeno contentor estanque com tamanho suficiente para ter uma bomba de gasolina submersa lá dentro e a partir deste é que seria alimentados os injectores

Tenho ( ou temos :unibrow: ) de explorar esta solução.


Agora fiquei baralhado. Essa mota tem um deposito à frente, com bomba interna, supostamente de funcionamento continuo e tubagem de retorno.

Queres adicionar um depósito extra na traseira da mota, mas que está num ponto intferior, logo a transfega entre depositos não pode ser por gravidade.

Assumindo que o deposito original é um circuito fechado, terás de acrescentar um ponto de entrada de gasolina proveniente do deposito inferior.

Adicionas uma bomba de gasolina que liga o inferior ao superior para transportar a gasolina para o deposito que tem a bomba de alimentação.

Aqui ha um problema. É expectavel que o deposito inferior fique sem gasolina antes do superior, logo mesmo com interruptor, a bomba secundaria de transfega pode ficar a funcionar "em seco".

Consegue-se adicionar uma bomba de gasolina semelhante no deposito traseiro? O ideal é esta estar no ponto mais baixo possivel. Assim faz-se a alimentação da injecção a partir do deposito inferior e baixa-se o centro de gravidade ao mesmo tempo que o deposito trasieor vai sendo alimentado pelo dianteiro.

Se não der para adaptar uma bomba ao deposito traseiro, a tua ideia do contentor estanque independente é boa, mas tem os seguintes constrangimentos:

- formato e dimensão?
- onde será colocada? Terá de ser num sitio bem seguro, nessa mota é escasso e não podes correr o risco de cair e estragar o arranjinho.

Esta solução pode funcionar!

Só tens de garantir
a) que o deposito da bomba é suficientemente grande para a bomba b) que a tubagem de transfega entre depositos (3) é larga o suficiente para que o caudal seja suficiente e a bomba em situações de grande aceleração não fique parcialmente submersa quando terá de estar totalmente submersa.

O retorno provavelmente é efectuado directamente à bomba. Se não for, ou se acrescenta uma entrada no tal deposito da bomba, ou faz-se uma peça no deposito principal no lugar da bomba original, uma tampa, com 2 saidas:

1 para gasolina para os depositos inferiores (ou Y)
1 (neste caso uma entrada) para o caudal de retorno do corpo injector que por gravidade irá passar para as tubagens inferiores.

Prefiro a possibilidade das tubagens da bomba estarem ligadas ao mesmo deposito.

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Gustavo Ramos


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#108


22 dez 2011 11:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui já falaste com o Miguel da Migtec? Como é que ele solucionou esta questão na mota do Herder Rodrigues? Tem destes depositos atrás.

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22 dez 2011 14:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu:
Cum caneco , ó Rui , vai tomar um chazinho de tília [bigsmile]


Tilia nã gosto que fico nervoso, pode ser de camomila :unibrow:


22 dez 2011 15:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu:
Agora fiquei baralhado. Essa mota tem um deposito à frente, com bomba interna, supostamente de funcionamento continuo e tubagem de retorno.
Queres adicionar um depósito extra na traseira da mota, mas que está num ponto inferior, logo a transfega entre depósitos não pode ser por gravidade.


Gustavo,
Eu vou-te explicar como se tu fosses muito burro :D

A mota tem um depósito à frente, com bomba interna, de funcionamento continuo com retorno directo à bomba. Este depósito é pequeno leva 9 Lt.

Hipóteses

1 - Acrescentar um depósito traseiro de +- 10 lt
Não me parece viável pois seria um monstro

2 - Trocar o depósito existente por um de outra marca com capacidade de 18 a 20 Lt.
Seria o ideal mas existe a questão que os depósitos que existem não estão preparados para bombas internas, logo adaptação no depósito ou uma bomba externa (o que temos estado a discutir anteriormente)

3 - Trocar o depósito por um OEM de 12 Lt, próprio para levar a bomba interna, e juntar um traseiro de +- 5 Lt.
É uma possibilidade pois o depósito da frente unicamente teria de ser adaptado para receber o caudal do traseiro que teria uma bomba externa.

gustavo.ramos Escreveu:
Assumindo que o deposito original é um circuito fechado, terás de acrescentar um ponto de entrada de gasolina proveniente do deposito inferior.
Adicionas uma bomba de gasolina que liga o inferior ao superior para transportar a gasolina para o deposito que tem a bomba de alimentação.
Aqui há um problema. É expectável que o deposito inferior fique sem gasolina antes do superior, logo mesmo com interruptor, a bomba secundaria de transfega pode ficar a funcionar "em seco".


Exacto, os problemas serão a estanquicidade do ponto de entrada que se irá adicionar, e a bomba que liga os dois depósitos trabalhar em seco, se bem que se esta não for de platinados penso que por curtos períodos não haverá problemas.

gustavo.ramos Escreveu:
Consegue-se adicionar uma bomba de gasolina semelhante no deposito traseiro? O ideal é esta estar no ponto mais baixo possível. Assim faz-se a alimentação da injecção a partir do deposito inferior e baixa-se o centro de gravidade ao mesmo tempo que o deposito traseiro vai sendo alimentado pelo dianteiro.


Não tenho a certeza, pois o problema é o mesmo que adicionar uma bomba a um depósito dianteiro não preparado, mas percebi a tua ideia.
Se arranjar um depósito traseiro de alumínio, que dê para furar, soldar, martelar, etc., julgo que não haverá dificuldade.

gustavo.ramos Escreveu:
Se não der para adaptar uma bomba ao deposito traseiro, a tua ideia do contentor estanque independente é boa, mas tem os seguintes constrangimentos:

- formato e dimensão?
- onde será colocada? Terá de ser num sitio bem seguro, nessa mota é escasso e não podes correr o risco de cair e estragar o arranjinho.

Esta solução pode funcionar!

Só tens de garantir
a) que o deposito da bomba é suficientemente grande para a bomba
b) que a tubagem de transfega entre depósitos (3) é larga o suficiente para que o caudal seja suficiente e a bomba em situações de grande aceleração não fique parcialmente submersa quando terá de estar totalmente submersa.


Tomo nota destes pontos quando começar a procura o contentor

gustavo.ramos Escreveu:
O retorno provavelmente é efectuado directamente à bomba. Se não for, ou se acrescenta uma entrada no tal deposito da bomba, ou faz-se uma peça no deposito principal no lugar da bomba original, uma tampa, com 2 saídas:
1 para gasolina para os depósitos inferiores (ou Y) 1 (neste caso uma entrada) para o caudal de retorno do corpo injector que por gravidade irá passar para as tubagens inferiores.
Prefiro a possibilidade das tubagens da bomba estarem ligadas ao mesmo depósito


Depende tudo da bomba que for. O ideal seria que o retorno fosse directamente à bomba, caso não exista essa possibilidade então de preferência que seja feito ao contentor que vai ter a bomba.

Obrigado pelas ideias


22 dez 2011 15:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui , para além dos depósitos/depósito traseiro , a intenção não é aplicar o de 13 litros na frente também ?

Penso que isso simplificava bastante o esquema . E até porque depois de Raids e companhias , sacavas os traseiros e mantinhas uma boa autonomia para as passeatas .

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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Diogo Lima Escreveu:
Rui já falaste com o Miguel da Migtec? Como é que ele solucionou esta questão na mota do Herder Rodrigues? Tem destes depositos atrás.


Olá Diogo,
eu acho que a mota do Helder, é de carburadores, logo não tem as exigencias da injecção neste campo das bombas e do caudal de alimentação.

Alguém sabe se as KTM 450 RR são de carburadores ou injecção ?


22 dez 2011 15:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Ok , postámos quase ao mesmo tempo e não tinha lido :thumbsup:

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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu:
Rui , para além dos depósitos/depósito traseiro , a intenção não é aplicar o de 13 litros na frente também ?

Penso que isso simplificava bastante o esquema . E até porque depois de Raids e companhias , sacavas os traseiros e mantinhas uma boa autonomia para as passeatas .


Eu para as passeatas, gosto de levar a LC8 :zum: ok excepto para o Grandola single track, mas para isso o origianl de 9 Lt. é suficiente


22 dez 2011 15:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
ok excepto para o Grandola single track, mas para isso o origianl de 9 Lt. é suficiente


Um dia vais me dizer "epá , afinal estava enganado !" :unibrow: :zum:

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22 dez 2011 15:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
Diogo Lima Escreveu:
Rui já falaste com o Miguel da Migtec? Como é que ele solucionou esta questão na mota do Herder Rodrigues? Tem destes depositos atrás.


Olá Diogo,
eu acho que a mota do Helder, é de carburadores, logo não tem as exigencias da injecção neste campo das bombas e do caudal de alimentação.

Alguém sabe se as KTM 450 RR são de carburadores ou injecção ?


As KTM 450 RR são de carburadores, pelos menos eram, está uma no ADVrider que dá bem para ver

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Abraço
JaimeX

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22 dez 2011 15:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Mas a mota do Helder é uma Yamaha.

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22 dez 2011 18:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Viva Rui,
há uns tempos andei a investigar a possível instalação de bomba de gasolina externa na LC8.
Consegui apurar o seguinte, que espero que te ajude nalguma coisa.

Na LC8 990, é utilizado bomba+regulador interno (facilita o retorno de combustível, quando ocorre).
A bomba debita cerca de 3.5 bar e o regulador pressão funciona a 3.5 bar, ou seja todo o circuito externo funciona a um máximo de 3,5 bar de pressão.

Descobri estes tópicos sobre o assunto no ADVRider:
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=422042
Na pagina 6, no post 82, referem que uma 450 EFI com deposito de lc4 640 foi ao dakar, e que tinha bomba externa.
Neste tópico tem muita info sobre bombas, reguladores e filtros externos.

Resumindo:
1º precisas de saber qual a pressão (maxima) do circuito/sistema de injecção dessa mota;
2º encontrar uma bomba externa com esse debito
3º um regulador externo.
Há reguladores de pressão fixos (já são vendidos calibrados para determinada pressão) e uns outros que permitem que se regule para a pressão desejada.

Tendo a bomba e regulador, podes interligar os depósitos que tens instalados na mota e depois ligar o tubo à bomba, depois ligar a bomba ao regulador (calibrado) e depois deste ligar um tubo de retorno a um dos depósitos e outro tubo ao corpo de injecção.

site com muita info sobre sistemas de combustível
http://www.fuelsystem.co.uk/

Neste alem das bombas e reguladores externos, tem filtros externos
http://aeromotiveinc.com/

Reguladores de pressão:
http://www.eurospecsport.com/products/c ... lators.htm
http://www.webcon.co.uk/shop/shopexd.asp?id=12880

Bombas de combustível EFI
facet-purolator.com/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=5&id=43&Itemid=65
http://www.webcon.co.uk/shop/shopDispla ... Fuel+Pumps
http://www.acdelco.com.au/fuel_pumps.html


Na LC8 fizeram uma peça metálica que se coloca no mesmo local da bomba de gasolina e através dela sai e entra o combustível.
Imagem

Espero ter contribuído para algo.

Abraço

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Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


22 dez 2011 20:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Registado: 07 set 2010 11:26
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Agostinho Gomes Escreveu:
Espero ter contribuído para algo.


Boas Agostinho,

Contribuiste e MUITO :clapp:

Tenho estado a :study: e parece que tenho o meu problema solucionado

Abraço


23 dez 2011 20:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Bomba Gasolina
Ainda bem que serviu para alguma coisa as horas que passei a procura na Net de soluções.
Já não dou como perdidas essas horas!

Assim que tiveres plano concreto das coisas, depois diz algo, pois também ando ainda a pensar nalgumas alterações.

Abraço

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Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


24 dez 2011 00:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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