Data/Hora: 01 mai 2024 05:03




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Bomba Gasolina 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Bomba Gasolina
Duvidas antes de fazer disparate

Motas a injecção => bombas de gasolina interiores

Seja "off ou on" road, alguém me pode dar um exemplo de uma mota "FI" que tenha bomba de gasolina externa ?

Porquê esta incompatibilidade ?

As bombas têm de ter um caudal adaptado ao carburador/motor ?
Isto é, claro que com uma bomba com fraco caudal o motor vai sofrer de falta de alimentação, mas se a bomba debitar mais do que o carburador/motor são capazes de absorver o que acontece ?
(para além de deitar por fora :D )

O sensor do Mapa em conjunto com o "TPS" é capaz de estancar o excesso de combustível ?


21 dez 2011 15:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Quanto à localização não sei, mas o sistema de injecção de combustivel exige maior precisão no volume e caudal de combustivel para se manter a pressão correcta nos injectores.

enquanto que os carburadores na maioria funcionam por vácuo que puxa a gasolina e mistura com o oxigenio, os injectores esguicham (isto escreve-se assim!?) gasolina para o coletor de admissão que transporta também o ar proveniente do filtro de ar.

Os carburadores funcionam com boia de nivel de combustivel na cuba que quando atinge determinada altura a boia fecha a valvula de entrada evitando o excesso de combustivel (overflow). A bomba de gasolina pode ser electrica ou de vacuo sendo esta ultima directamente relacionada com a rotação do motor enquanto que a electrica tem sensor de pressão e manda mais gasolina quando nota que a pressão está a baixar.

Vais alterar/adaptar um deposito diferente, numa mota ja com injecção? :D

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 dez 2011 16:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu:
Vais alterar/adaptar um deposito diferente, numa mota ja com injecção? :D


É essa mesmo a ideia, mas ...... nada como esclarecer as duvidas primeiro.

Falamos unicamente de bombas de gasolina eléctricas.

O ECU tem os mapas de injecção, (para mim aquilo é tipo base de dados)
Recebe informação do "TPS" (sensor da posição do acelerador) e do sensor de temperatura hambiente, e devolve "aonde" a quantidade de gasolina que deve injectar ?

O injector não tem esses controle, existe outro sensor que corta o power à bomba de gasolina se necessário ?


21 dez 2011 16:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
O injector não tem esses controle, existe outro sensor que corta o power à bomba de gasolina se necessário ?


A bomba de gasolina electrica está equipada com um sensor de pressão

gustavo.ramos Escreveu:
A bomba de gasolina pode ser electrica ou de vacuo sendo esta ultima directamente relacionada com a rotação do motor enquanto que a electrica tem sensor de pressão e manda mais gasolina quando nota que a pressão está a baixar.


_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 dez 2011 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu:
A bomba de gasolina electrica está equipada com um sensor de pressão


Pois, parece-me que não vai ser fácil, não acredito que os sensores de pressão das bombas falem todos a mesma linguagem, ou que os Ecus sejam poliglotas. :D

É que não me estava nada a apetecer andar a escavacar um depósito de gasolina para conseguir meter lá dentro uma bomba idêntica à original.

Vou voltar ao estirador para analizar melhor o projecto :nod:


21 dez 2011 16:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
MacGyver
Avatar do Utilizador

Registado: 01 out 2010 07:48
Mensagens: 1018
Mensagem Re: Bomba Gasolina
mete lhe antes um turbo ó rui :mutley: o gustavo tens a lição muito bem estudada :D

_________________
KTMzinha
biciclete a pedais
UMM ALTER ado

TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...


21 dez 2011 16:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
PauloBig Escreveu:
mete lhe antes um turbo ó rui :mutley: o gustavo tens a lição muito bem estudada :D


Por favor não avacalhar (muito) antes de eu chegar a uma conclusão

Depois até podes cá pôr o boneco de um gajo com uma ligação(tubagem) que permita que os gases interirores vão criar pressão no depósito para aquilo nã precisar de bomba de gasolina


21 dez 2011 16:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu:
A bomba de gasolina electrica está equipada com um sensor de pressão

A bomba de gasolina pode ser electrica ou de vacuo sendo esta ultima directamente relacionada com a rotação do motor enquanto que a electrica tem sensor de pressão e manda mais gasolina quando nota que a pressão está a baixar.


Voltando a esta ideia, admito até que esse sensor depois funcione tipo potênciometro e que aumente ou reduza o débito da bomba, de modo a manter uma pressão ideal à saida, mas é ele que limita o débito do injector ?

Não existirá outro sensor que analise se o combustível foi todo consumido na explosão e caso contrário diminua a pressão da bomba ?

Não é essa a função daqueles sensores "lambda" nos colectores de escape ?, ou esses são só para controlo dos gases de saida por causa das mariquices do Euro 3 ?


21 dez 2011 16:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Viva Rui

pelo esquema abaixo de uma Bergie de 2009, dá para ver que o sistema é identico ao dos carros.

Nos carros, tem um sistema de retorno da gasolina, a bomba debita sempre o mesmo caudal para que a pressão no sistema de injecção seja sempre a mesma, existe uma valvula de pressão que abre quando a pressão aumenta no sistema,


Imagem

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


21 dez 2011 17:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
A bomba de gasolina electrica está equipada com um sensor de pressão


Pois, parece-me que não vai ser fácil, não acredito que os sensores de pressão das bombas falem todos a mesma linguagem, ou que os Ecus sejam poliglotas. :D

É que não me estava nada a apetecer andar a escavacar um depósito de gasolina para conseguir meter lá dentro uma bomba idêntica à original.

Vou voltar ao estirador para analizar melhor o projecto :nod:


Claro que a bombas não são todas iguais, mas por exemplo, a facet que é geralmente aplicada na 950 tem uma série de aplicações noutros modelos/sistemas. Aliás, se a mesma é derivada da aviação (será, ou fui eu que inventei isso!?) é porque tem uma grande aplicabilidade. A 950 é um abião, mas não no sentido literal, a menos que alguém instale um RR RB211 :D :D

A bomba de gasolina apenas vai manter um reservatorio do corpo injector com gasolina, quase que uma cuba de carburador, a um determinado nivel que depois liga aos injectores. O importante é a bomba manter esse reservatorio com caudal suficiente para alimentar os injectores e evitar situações em que fiquem sem gasolina por falta de pressão.

Mas se for para escavacar, why not!? :D

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 dez 2011 17:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
A bomba de gasolina electrica está equipada com um sensor de pressão

A bomba de gasolina pode ser electrica ou de vacuo sendo esta ultima directamente relacionada com a rotação do motor enquanto que a electrica tem sensor de pressão e manda mais gasolina quando nota que a pressão está a baixar.


Voltando a esta ideia, admito até que esse sensor depois funcione tipo potênciometro e que aumente ou reduza o débito da bomba, de modo a manter uma pressão ideal à saida, mas é ele que limita o débito do injector ?

Não existirá outro sensor que analise se o combustível foi todo consumido na explosão e caso contrário diminua a pressão da bomba ?

Não é essa a função daqueles sensores "lambda" nos colectores de escape ?, ou esses são só para controlo dos gases de saida por causa das mariquices do Euro 3 ?


Atenção que há varios sistemas, um deles a bomba alimenta um reservatorio e controla o caudal desde o deposito até esse reservatorio. Depois ha ligação desse reservatorio para os injectores. Há varios tipos de injectores, antes do reinado common rail, dominava o injector bomba. Quem nao se lembra daqueles Ibiza TDI com 110 cavalos que andavam que se desunhavam e tinham sempre uma nuvem negra a persegui-los?

Actualmente o sistema de debito continuo ao injector e retorno consoante o caudal necessario está amplamente generalisado (tal como o Jaime indicou),

A sonda lambda é como indicas, monitoriza os gases de escape e ajusta a mistura.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


21 dez 2011 18:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Se é na mota que estou a pensar , a bomba de gasolina tem sensor ?
Eu acho que não ( acho ) . A pressão supostamente é constante . Ou varia conforme a voltagem que a ECU lhe manda ?

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 dez 2011 19:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
JaimeX Escreveu:
pelo esquema abaixo de uma Bergie de 2009, dá para ver que o sistema é identico ao dos carros.

Nos carros, tem um sistema de retorno da gasolina, a bomba debita sempre o mesmo caudal para que a pressão no sistema de injecção seja sempre a mesma, existe uma válvula de pressão que abre quando a pressão aumenta no sistema


No esquema que publicaste também me parece que é isso que se passa, ou seja não existem "conversas" entre o ECU e a bomba, nem com a dita válvula de pressão, funcionam como um sistema independente, e a única coisa que fazem é manter um caudal com pressão constante.

É talvez por causa desse sistema de retorno que as bombas são todas interiores.


Lança Escreveu:
Se é na mota que estou a pensar , a bomba de gasolina tem sensor ?
Eu acho que não ( acho ) . A pressão supostamente é constante . Ou varia conforme a voltagem que a ECU lhe manda ?


A Mota é a 500 EXC, e a bomba de gasolina é igual a essa que o Jaime colocou. As bombas das Husas são iguais às da KTM.

O problema é o Amitié e a autonomia, que com um depósito de 9 lt. não vou longe.

Por enquanto não existem depósitos KTM, Acerbis, Safari, IMS, etc que sirvam para os modelos de 2012, como tal se não quiser levar um bidon à pendura atrás de mim, tenho que inventar algo que funcione.

Já tenho o problema da aranha, para os suportes de navegação, e da respectiva protecção aerodinâmica resolvido, agora ando à cabeçadas com a autonomia.

Vamos a ver, que ainda faltam 4 meses.


21 dez 2011 20:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu:
...esguicham (isto escreve-se assim!?)...


Escreve-se pois! :okkk: Uma palavra bonita e em desuso (isto escreve-se assim??), na já tão alterada língua portuguesa... :cry:

Rui Sanches Escreveu:
Por favor não avacalhar (muito) antes de eu chegar a uma conclusão


Sorry Rui, está aqui mais um excelente tópico! :okkk:
:pop)


21 dez 2011 20:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Essa bomba é igual à da minha 690 .
Um dos aspectos contra , é ser alimentada por dentro do depósito , que no caso das 990 a corrente eléctrica chega lá pelo exterior , facilitando as engenhocas e invenções , bastando tapar o buraco da bomba com uma placa de metal com a saída para ligar um tubo de gasolina . ( que era exactamente o que iria fazer na minha caso me desse novamente problemas na bomba original .
No ADV rider já vi algures que o pessoal arranjou uma alternativa a estas bombas das 690 , mas para substituir no interior ( penso que é uma bomba de marca Mitsubishi ) .

Rui , os depósitos Clark das 505 americanas de 2010 não dão na tua ?


A minha bomba é esta :


Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 dez 2011 21:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Com isto não te safas ?

http://www.ktm-parts.com/7810791304404.html

KTM 13L Fuel Tank (Orange) 450/500 EXC/XC-W
Imagem

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 dez 2011 21:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Bomba Gasolina
A unica razão que vejo para a bomba ser interior, além de poupar espaço, é porque sendo interior torna-se mais simples para manter o caudal pois é a bomba que faz a sucção directa.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


22 dez 2011 09:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu:
Rui , os depósitos Clark das 505 americanas de 2010 não dão na tua ?


Não, o formato do quadro é completamente diferente, nos modelos de 2012, para além de que os maiores só levam +-13Lt

Como modificaram a posição do PDS no braço oscilante, de modo a deitarem mais o amortecedor, a trave superior do quadro passou a ter um formato completamente diferente.


Imagem

Para além da bomba ainda vai ser necessário inventar o apoio do depósito.

Possivelmente com algo deste tipo, que aperta ao quadro em baixo e imitará na parte de cima o braço do quadro antigo

Imagem

Mas foi ao ver esta fotografia que tem colocado um depósito no outro lado da mota, que comecei a pensar na hipótese de colocar dois depósitos laterais em vez de um único por cima do quadro (tipo os depósitos da LC8)

Vai daí as duvidas sobre a bomba de gasolina, e se uma exterior funcionaria, etc., etc. ...


Lança Escreveu:
Com isto não te safas ?

KTM 13L Fuel Tank (Orange) 450/500 EXC/XC-W
Imagem


Já os tinha visto, são os primeiros que aparecem para os modelos de 2012, mas acho que não fico satisfeito só com 13 Lt.

O Luis Lourenço usa um desses na 525, e nas etapas mais longas tem de andar sempre a dosear o acelerador com muito cuidado. Se apanha 200 km de areia não chega.

Poderia ser uma solução mas teria de ser complementado com um traseiro de 4 a 5 Lt. para ficar tranquilo, e voltamos ao mesmo problema, a bomba de gasolina dentro do depósito traseiro.


Editado pela última vez por Rui Sanches em 22 dez 2011 10:47, num total de 1 vez.



22 dez 2011 09:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
JaimeX Escreveu:
A unica razão que vejo para a bomba ser interior, além de poupar espaço, é porque sendo interior torna-se mais simples para manter o caudal pois é a bomba que faz a sucção directa.


Mas numa bomba exterior como é que resolves o problema do retorno ?


22 dez 2011 09:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
JaimeX Escreveu:
A unica razão que vejo para a bomba ser interior, além de poupar espaço, é porque sendo interior torna-se mais simples para manter o caudal pois é a bomba que faz a sucção directa.


Mas numa bomba exterior como é que resolves o problema do retorno ?


Esqueci-me desse pormenor :stupid:

e arranjando um deposito lateral na traseira como na foto, com uma pequena bomba electrica apenas para enviar a gasolina para o deposito.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


22 dez 2011 09:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
e voltamos ao mesmo problema, a bomba de gasolina dentro do depósito traseiro.

Não necessariamente . Quanto menos fiarada , interruptores , etc , melhor .
Utilizando o depósito de 13 lts , podes apenas fazer uma ligação de um ao outro nos pontos mais baixos e a gasolina por gravidade passa do traseiro para o da frente .
Mesmo que não passe tudo e que fique 0,5lt ou 1lt no traseiro , era uma questão de levantar a traseira da mota , deixá-la passar para a frente e fechar a torneira do traseiro .
Eu quando tinha os RR na 690 , andavam sempre vazios , fechava a torneira e metia a gasolina só atrás , quando abria a torneira , a gasolina passava de um para o outro por gravidade até igualar o nível nos dois e depois ia consumindo dos 2 .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 dez 2011 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2010 11:26
Mensagens: 204
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu:
Rui Sanches Escreveu:
e voltamos ao mesmo problema, a bomba de gasolina dentro do depósito traseiro.

Não necessariamente . Quanto menos fiarada , interruptores , etc , melhor .
Utilizando o depósito de 13 lts , podes apenas fazer uma ligação de um ao outro nos pontos mais baixos e a gasolina por gravidade passa do traseiro para o da frente .
Mesmo que não passe tudo e que fique 0,5lt ou 1lt no traseiro , era uma questão de levantar a traseira da mota , deixá-la passar para a frente e fechar a torneira do traseiro .
Eu quando tinha os RR na 690 , andavam sempre vazios , fechava a torneira e metia a gasolina só atrás , quando abria a torneira , a gasolina passava de um para o outro por gravidade até igualar o nível nos dois e depois ia consumindo dos 2 .


Estou de acordo que quanto menos invenções de fios, tubos , etc. melhor, mas o problema é que na EXC os depósitos traseiros ficam a uma altura inferior ao da frente, de modo que o sistema de alimentar o da frente com o traseiro não vai dar. A menos que use o método de fazer uma "burra" de vez em quando :D


22 dez 2011 10:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
EXC os depósitos traseiros ficam a uma altura inferior ao da frente


É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ?

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 dez 2011 10:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu:
Lança Escreveu:
Rui Sanches Escreveu:
e voltamos ao mesmo problema, a bomba de gasolina dentro do depósito traseiro.

Não necessariamente . Quanto menos fiarada , interruptores , etc , melhor .
Utilizando o depósito de 13 lts , podes apenas fazer uma ligação de um ao outro nos pontos mais baixos e a gasolina por gravidade passa do traseiro para o da frente .
Mesmo que não passe tudo e que fique 0,5lt ou 1lt no traseiro , era uma questão de levantar a traseira da mota , deixá-la passar para a frente e fechar a torneira do traseiro .
Eu quando tinha os RR na 690 , andavam sempre vazios , fechava a torneira e metia a gasolina só atrás , quando abria a torneira , a gasolina passava de um para o outro por gravidade até igualar o nível nos dois e depois ia consumindo dos 2 .


Estou de acordo que quanto menos invenções de fios, tubos , etc. melhor, mas o problema é que na EXC os depósitos traseiros ficam a uma altura inferior ao da frente, de modo que o sistema de alimentar o da frente com o traseiro não vai dar. A menos que use o método de fazer uma "burra" de vez em quando :D


Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior.

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


22 dez 2011 10:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu:

Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior.



Eu optaria por esta solução . Pois parece-me a mais fiável e não se mexe nas partes OEM da mota .
Botão on/off com bomba exterior ( não necessariamente uma facet ) até porque não é assim tão pequena como parece .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


22 dez 2011 10:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.