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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Bomba Gasolina
E na práctica até dá jeito , pois vais consumindo a gasolina da frente ( aliviando peso ) e só mandas pra lá novamente a gasolina quando for estritamente necessário , mantendo desta forma o peso na traseira . Em caso de possível avaria na bomba , sacas a bomba , unes os tubos metes a mota numa descida e deixas a gravidade tratar do resto
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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22 dez 2011 10:28 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu: É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ? Vê na foto acima que já ficas com uma ideia. A saida de gasolina no depósito traseiro teria de ser num ponto inferior do mesmo gustavo.ramos Escreveu: Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior. Poderá ser uma possibilidade. Mas ainda faltará a solução para retornar a gasolina ao depósito da frente (lá vai mais um buraco no depósito para receber gasolina) Existe ainda a possibilidade de a gasolina dos depósitos (frente trás, laterais, etc) sair pelo modo tradicional (gravidade) tudo canalizado por "Y" de união mais respectivas torneiras, e imaginar um pequeno contentor estanque com tamanho suficiente para ter uma bomba de gasolina submersa lá dentro e a partir deste é que seria alimentados os injectores Tenho ( ou temos ) de explorar esta solução.
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22 dez 2011 10:45 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu: Lança Escreveu: É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ? Vê na foto acima que já ficas com uma ideia. A saida de gasolina no depósito traseiro teria de ser num ponto inferior do mesmo gustavo.ramos Escreveu: Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior. Poderá ser uma possibilidade. Mas ainda faltará a solução para retornar a gasolina ao depósito da frente (lá vai mais um buraco no depósito para receber gasolina) Existe ainda a possibilidade de a gasolina dos depósitos (frente trás, laterais, etc) sair pelo modo tradicional (gravidade) tudo canalizado por "Y" de união mais respectivas torneiras, e imaginar um pequeno contentor estanque com tamanho suficiente para ter uma bomba de gasolina submersa lá dentro e a partir deste é que seria alimentados os injectores Tenho ( ou temos ) de explorar esta solução. Esta parece-me bem, com jeito até se usa a bomba de origem
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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22 dez 2011 10:56 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Bomba Gasolina
Cum caneco , ó Rui , vai tomar um chazinho de tília
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22 dez 2011 11:03 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu: Lança Escreveu: É assim tanta a diferença de altura de um para o outro ? Do ponto mais baixo do depósito frontal para o traseiro ? Vê na foto acima que já ficas com uma ideia. A saida de gasolina no depósito traseiro teria de ser num ponto inferior do mesmo gustavo.ramos Escreveu: Ou então acrescentas uma bomba adicional de caudal continuo que transfira do deposito inferior para o superior. Poderá ser uma possibilidade. Mas ainda faltará a solução para retornar a gasolina ao depósito da frente (lá vai mais um buraco no depósito para receber gasolina) Existe ainda a possibilidade de a gasolina dos depósitos (frente trás, laterais, etc) sair pelo modo tradicional (gravidade) tudo canalizado por "Y" de união mais respectivas torneiras, e imaginar um pequeno contentor estanque com tamanho suficiente para ter uma bomba de gasolina submersa lá dentro e a partir deste é que seria alimentados os injectores Tenho ( ou temos ) de explorar esta solução. Agora fiquei baralhado. Essa mota tem um deposito à frente, com bomba interna, supostamente de funcionamento continuo e tubagem de retorno. Queres adicionar um depósito extra na traseira da mota, mas que está num ponto intferior, logo a transfega entre depositos não pode ser por gravidade. Assumindo que o deposito original é um circuito fechado, terás de acrescentar um ponto de entrada de gasolina proveniente do deposito inferior. Adicionas uma bomba de gasolina que liga o inferior ao superior para transportar a gasolina para o deposito que tem a bomba de alimentação. Aqui ha um problema. É expectavel que o deposito inferior fique sem gasolina antes do superior, logo mesmo com interruptor, a bomba secundaria de transfega pode ficar a funcionar "em seco". Consegue-se adicionar uma bomba de gasolina semelhante no deposito traseiro? O ideal é esta estar no ponto mais baixo possivel. Assim faz-se a alimentação da injecção a partir do deposito inferior e baixa-se o centro de gravidade ao mesmo tempo que o deposito trasieor vai sendo alimentado pelo dianteiro. Se não der para adaptar uma bomba ao deposito traseiro, a tua ideia do contentor estanque independente é boa, mas tem os seguintes constrangimentos: - formato e dimensão? - onde será colocada? Terá de ser num sitio bem seguro, nessa mota é escasso e não podes correr o risco de cair e estragar o arranjinho. Esta solução pode funcionar! Só tens de garantir a) que o deposito da bomba é suficientemente grande para a bomba b) que a tubagem de transfega entre depositos (3) é larga o suficiente para que o caudal seja suficiente e a bomba em situações de grande aceleração não fique parcialmente submersa quando terá de estar totalmente submersa. O retorno provavelmente é efectuado directamente à bomba. Se não for, ou se acrescenta uma entrada no tal deposito da bomba, ou faz-se uma peça no deposito principal no lugar da bomba original, uma tampa, com 2 saidas: 1 para gasolina para os depositos inferiores (ou Y) 1 (neste caso uma entrada) para o caudal de retorno do corpo injector que por gravidade irá passar para as tubagens inferiores. Prefiro a possibilidade das tubagens da bomba estarem ligadas ao mesmo deposito.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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22 dez 2011 11:29 |
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Diogo Lima
Aventureiro
Registado: 17 nov 2010 16:27 Mensagens: 746
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Re: Bomba Gasolina
Rui já falaste com o Miguel da Migtec? Como é que ele solucionou esta questão na mota do Herder Rodrigues? Tem destes depositos atrás.
_________________ 690 sorrisos
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22 dez 2011 14:50 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu: Cum caneco , ó Rui , vai tomar um chazinho de tília Tilia nã gosto que fico nervoso, pode ser de camomila
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22 dez 2011 15:14 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: Bomba Gasolina
gustavo.ramos Escreveu: Agora fiquei baralhado. Essa mota tem um deposito à frente, com bomba interna, supostamente de funcionamento continuo e tubagem de retorno. Queres adicionar um depósito extra na traseira da mota, mas que está num ponto inferior, logo a transfega entre depósitos não pode ser por gravidade.
Gustavo, Eu vou-te explicar como se tu fosses muito burro A mota tem um depósito à frente, com bomba interna, de funcionamento continuo com retorno directo à bomba. Este depósito é pequeno leva 9 Lt. Hipóteses 1 - Acrescentar um depósito traseiro de +- 10 lt Não me parece viável pois seria um monstro 2 - Trocar o depósito existente por um de outra marca com capacidade de 18 a 20 Lt. Seria o ideal mas existe a questão que os depósitos que existem não estão preparados para bombas internas, logo adaptação no depósito ou uma bomba externa (o que temos estado a discutir anteriormente) 3 - Trocar o depósito por um OEM de 12 Lt, próprio para levar a bomba interna, e juntar um traseiro de +- 5 Lt. É uma possibilidade pois o depósito da frente unicamente teria de ser adaptado para receber o caudal do traseiro que teria uma bomba externa. gustavo.ramos Escreveu: Assumindo que o deposito original é um circuito fechado, terás de acrescentar um ponto de entrada de gasolina proveniente do deposito inferior. Adicionas uma bomba de gasolina que liga o inferior ao superior para transportar a gasolina para o deposito que tem a bomba de alimentação. Aqui há um problema. É expectável que o deposito inferior fique sem gasolina antes do superior, logo mesmo com interruptor, a bomba secundaria de transfega pode ficar a funcionar "em seco".
Exacto, os problemas serão a estanquicidade do ponto de entrada que se irá adicionar, e a bomba que liga os dois depósitos trabalhar em seco, se bem que se esta não for de platinados penso que por curtos períodos não haverá problemas. gustavo.ramos Escreveu: Consegue-se adicionar uma bomba de gasolina semelhante no deposito traseiro? O ideal é esta estar no ponto mais baixo possível. Assim faz-se a alimentação da injecção a partir do deposito inferior e baixa-se o centro de gravidade ao mesmo tempo que o deposito traseiro vai sendo alimentado pelo dianteiro.
Não tenho a certeza, pois o problema é o mesmo que adicionar uma bomba a um depósito dianteiro não preparado, mas percebi a tua ideia. Se arranjar um depósito traseiro de alumínio, que dê para furar, soldar, martelar, etc., julgo que não haverá dificuldade. gustavo.ramos Escreveu: Se não der para adaptar uma bomba ao deposito traseiro, a tua ideia do contentor estanque independente é boa, mas tem os seguintes constrangimentos:
- formato e dimensão? - onde será colocada? Terá de ser num sitio bem seguro, nessa mota é escasso e não podes correr o risco de cair e estragar o arranjinho.
Esta solução pode funcionar!
Só tens de garantir a) que o deposito da bomba é suficientemente grande para a bomba b) que a tubagem de transfega entre depósitos (3) é larga o suficiente para que o caudal seja suficiente e a bomba em situações de grande aceleração não fique parcialmente submersa quando terá de estar totalmente submersa.
Tomo nota destes pontos quando começar a procura o contentor gustavo.ramos Escreveu: O retorno provavelmente é efectuado directamente à bomba. Se não for, ou se acrescenta uma entrada no tal deposito da bomba, ou faz-se uma peça no deposito principal no lugar da bomba original, uma tampa, com 2 saídas: 1 para gasolina para os depósitos inferiores (ou Y) 1 (neste caso uma entrada) para o caudal de retorno do corpo injector que por gravidade irá passar para as tubagens inferiores. Prefiro a possibilidade das tubagens da bomba estarem ligadas ao mesmo depósito Depende tudo da bomba que for. O ideal seria que o retorno fosse directamente à bomba, caso não exista essa possibilidade então de preferência que seja feito ao contentor que vai ter a bomba. Obrigado pelas ideias
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22 dez 2011 15:15 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Bomba Gasolina
Rui , para além dos depósitos/depósito traseiro , a intenção não é aplicar o de 13 litros na frente também ?
Penso que isso simplificava bastante o esquema . E até porque depois de Raids e companhias , sacavas os traseiros e mantinhas uma boa autonomia para as passeatas .
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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22 dez 2011 15:17 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: Bomba Gasolina
Diogo Lima Escreveu: Rui já falaste com o Miguel da Migtec? Como é que ele solucionou esta questão na mota do Herder Rodrigues? Tem destes depositos atrás. Olá Diogo, eu acho que a mota do Helder, é de carburadores, logo não tem as exigencias da injecção neste campo das bombas e do caudal de alimentação. Alguém sabe se as KTM 450 RR são de carburadores ou injecção ?
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22 dez 2011 15:17 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Bomba Gasolina
Ok , postámos quase ao mesmo tempo e não tinha lido
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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22 dez 2011 15:18 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: Bomba Gasolina
Lança Escreveu: Rui , para além dos depósitos/depósito traseiro , a intenção não é aplicar o de 13 litros na frente também ?
Penso que isso simplificava bastante o esquema . E até porque depois de Raids e companhias , sacavas os traseiros e mantinhas uma boa autonomia para as passeatas . Eu para as passeatas, gosto de levar a LC8 ok excepto para o Grandola single track, mas para isso o origianl de 9 Lt. é suficiente
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22 dez 2011 15:23 |
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Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
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Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu: ok excepto para o Grandola single track, mas para isso o origianl de 9 Lt. é suficiente Um dia vais me dizer "epá , afinal estava enganado !"
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
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22 dez 2011 15:35 |
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JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
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Re: Bomba Gasolina
Rui Sanches Escreveu: Diogo Lima Escreveu: Rui já falaste com o Miguel da Migtec? Como é que ele solucionou esta questão na mota do Herder Rodrigues? Tem destes depositos atrás. Olá Diogo, eu acho que a mota do Helder, é de carburadores, logo não tem as exigencias da injecção neste campo das bombas e do caudal de alimentação. Alguém sabe se as KTM 450 RR são de carburadores ou injecção ? As KTM 450 RR são de carburadores, pelos menos eram, está uma no ADVrider que dá bem para ver
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
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22 dez 2011 15:45 |
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Diogo Lima
Aventureiro
Registado: 17 nov 2010 16:27 Mensagens: 746
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Re: Bomba Gasolina
Mas a mota do Helder é uma Yamaha.
_________________ 690 sorrisos
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22 dez 2011 18:26 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Bomba Gasolina
Viva Rui, há uns tempos andei a investigar a possível instalação de bomba de gasolina externa na LC8. Consegui apurar o seguinte, que espero que te ajude nalguma coisa. Na LC8 990, é utilizado bomba+regulador interno (facilita o retorno de combustível, quando ocorre). A bomba debita cerca de 3.5 bar e o regulador pressão funciona a 3.5 bar, ou seja todo o circuito externo funciona a um máximo de 3,5 bar de pressão. Descobri estes tópicos sobre o assunto no ADVRider: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=422042Na pagina 6, no post 82, referem que uma 450 EFI com deposito de lc4 640 foi ao dakar, e que tinha bomba externa. Neste tópico tem muita info sobre bombas, reguladores e filtros externos. Resumindo: 1º precisas de saber qual a pressão (maxima) do circuito/sistema de injecção dessa mota; 2º encontrar uma bomba externa com esse debito 3º um regulador externo. Há reguladores de pressão fixos (já são vendidos calibrados para determinada pressão) e uns outros que permitem que se regule para a pressão desejada. Tendo a bomba e regulador, podes interligar os depósitos que tens instalados na mota e depois ligar o tubo à bomba, depois ligar a bomba ao regulador (calibrado) e depois deste ligar um tubo de retorno a um dos depósitos e outro tubo ao corpo de injecção. site com muita info sobre sistemas de combustível http://www.fuelsystem.co.uk/Neste alem das bombas e reguladores externos, tem filtros externos http://aeromotiveinc.com/Reguladores de pressão: http://www.eurospecsport.com/products/c ... lators.htmhttp://www.webcon.co.uk/shop/shopexd.asp?id=12880Bombas de combustível EFI facet-purolator.com/index.php?option=com_content&task=category§ionid=5&id=43&Itemid=65 http://www.webcon.co.uk/shop/shopDispla ... Fuel+Pumpshttp://www.acdelco.com.au/fuel_pumps.htmlNa LC8 fizeram uma peça metálica que se coloca no mesmo local da bomba de gasolina e através dela sai e entra o combustível. Espero ter contribuído para algo. Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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22 dez 2011 20:26 |
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Rui Sanches
Aventureiro
Registado: 07 set 2010 11:26 Mensagens: 204
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Re: Bomba Gasolina
Agostinho Gomes Escreveu: Espero ter contribuído para algo.
Boas Agostinho, Contribuiste e MUITO Tenho estado a e parece que tenho o meu problema solucionado Abraço
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23 dez 2011 20:40 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Bomba Gasolina
Ainda bem que serviu para alguma coisa as horas que passei a procura na Net de soluções. Já não dou como perdidas essas horas!
Assim que tiveres plano concreto das coisas, depois diz algo, pois também ando ainda a pensar nalgumas alterações.
Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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24 dez 2011 00:44 |
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