Data/Hora: 05 mai 2024 01:40




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ] 
 Lubrificação automática da transmissão 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2010 19:08
Mensagens: 638
Mensagem Lubrificação automática da transmissão
Boas, já alguém experimentou isto, ou já viram algum tuga com isso ?

http://www.chainoiler.co.uk/

Recomenda-se ?

Cumps.

_________________
Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


20 abr 2012 02:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Eu tenho a versão antiga na minha mota (embora neste momento tenha tirado para limpar). Funciona bem quando andas na estrada, precisa sempre de 10 a 15km depois de mandares o óleo para o tubo para espalhar bem.
Quando usas em fora de estrada acumula muito lixo na peça que encosta à cremalheira e já não funciona tão bem, ou pelo menos, necessita de ser limpo mais vezes. Como funciona por força centrifuga tira mesmo o lixo mais entranhado da corrente e por isso notava na traseira da mota bocados de óleo e terra.

Estava a tentar engendrar um forma de o ligar ao pinhão em vez de ser à cremalheira para ver se estando menos exposto ganha menos lixo.

Resumindo acho que vale a pena e se conseguires um compra em grupo, acho que a partir de 3 unidades oferecem uma e por isso fica mais em conta.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


20 abr 2012 07:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Se for só para estrada . Caso contrário é uma boa coisa para te lixar o conjunto de transmissão num instante .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


20 abr 2012 07:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 mar 2011 09:16
Mensagens: 599
Localização: Azeitão
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Isto é uma coisa tipo scottoiler
Na estrada muito eficaz, fora de estrada inutil. :dance:

_________________
1999 - KTM LC4 Adv R

Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!


20 abr 2012 08:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Lança Escreveu:
Se for só para estrada . Caso contrário é uma boa coisa para te lixar o conjunto de transmissão num instante .

Lança, acho que não porque são dias pontas de fita serrilhada que tocam no meio da cremalheira e por isso vão ficando com lixo mas esse lixo fica no suporte que deita o óleo e não na cremalheira em si, não toca nos dentes.
Apenas se meteres o suporte mesmo em cima da cremalheira e não com 1cm de espaço é que pode ser isso ou se deixares tanto lixo que acabe por tocar.

Não sei se naqueles casos em que tens tanta lama que a mota nem anda estraga mas aí também já leva com a lama de qualquer forma.

mendti Escreveu:
Isto é uma coisa tipo scottoiler
Na estrada muito eficaz, fora de estrada inutil. :dance:

Sinceramente acho que mesmo fora de estrada no regresso de um passeio pode ajudar a limpar a corrente.

A diferença é que o scotoiler funciona sempre desde que ligues a mota e este é manual ... e claro, o preço.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


20 abr 2012 08:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Refiro-me a pó e terra agarrado à corrente por esta estar sempre húmida com óleo . Que vai fazer efeito de lixa e causar um desgaste prematura nos dentes da transmissão , assim como na própria corrente .

Acho que isto é mesmo bom para estrada e fazer kms sem grandes preocupações , se a corrente já está seca ou não .

Se há TT pelo meio , acho preferível desligar o sistema e voltar a ligá-lo quando chegar à estrada .

Se for areia nem se fala , convém mesmo a corrente andar seca , como mandão as boas regras . ( já agora o filtro de ar se for de esponja , também seco , levando um pré-filtro apenas ) .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


20 abr 2012 09:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Já tive isso, o principio é muito simples, tem uma especie de "garra" com pontas de abraçadeira (zip tie) por onde o oleo escorre e estas estao a tocar na lateral da cremalheira. Aperta-se a garrafinha, o oleo vai para a tubagem de borracha e vai descendo lentamente devido à viscosidade até à cremalheira. Há um mecanismo muito simples de forma a evitar que faça vacuo. Por acção centrifuga o oleo vai depositar-se na corrente. O problema é que em utilização fora de estrada com detritos e lama as peças em contacto por vezes ficam bloqueadas e deixa de fazer efeito.

Mal não faz.

Por acaso, tive isso na ZX12 e na DR650. Na primeira volta de teste acho que abusei da velocidade e quando chego à garagem tinha apenas um tubo pendurado, tudo o resto que fixa ao braço oscilante e toca na cremalheira... voou! Como a paciencia ainda me assiste, fiz o trajecto todo a passo de caracol e encontrei as "missing in action parts".

:okkk:

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


20 abr 2012 09:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
gustavo.ramos Escreveu:
volta de teste acho que abusei da velocidade e quando chego à garagem tinha apenas um tubo pendurado


Ganda machine :lol:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


20 abr 2012 10:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
:hello:

Podemos sempre fazer um...
este foi o que me pareceu melhor :okkk:

parece ser facil :nod:



_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


20 abr 2012 13:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2010 19:08
Mensagens: 638
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Obrigado amigos pela partilha de informação.

Edgar, realmente ao ver esse video parece muito fácil engendrar isso... :thumbsup:

Vou tentar fazer algo parecido, o Agostinho tb andava e talvez ainda ande com uma engenhoca do tipo saco de soro e agulhas, mas muitas vezes se esquece de fechar a torneira e a mota deixa uma pocita de oleo no chão :unibrow:
Penso que para evitar isso só com uma electro-válvula que fecha sem ignição on... :)

Na experiência das nossas passeatas, sinto que os sprays dão-me muito trabalho á posterior, para a limpeza da transmissão, gasto muitos e são caros, ainda assim por vezes sinto a transmissão a fazer muito atrito devido á dificuldade de penetração do spray nos o-rings, penso que o óleo de transmissão penetrará mais facilmente... :confused: no entanto nos roletos o spray funciona bem,

Durante o TT deve andar seca, mas com as passagens na água, tende a gripar alguns elos e se andar muito tempo seca, por isso mesmo por vezes a meio do TT tenho que lubrificar a transmissão porque a mota queixa-se, mas obviamente que a porcaria agarra-se ao lubrificante exterior e desgasta mais a transmissão :nod: ... talvez com o oleo não se agarre tanta porcaria :confused:

_________________
Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


21 abr 2012 01:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 abr 2009 22:47
Mensagens: 264
Localização: Barcelos
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Boas
Eu uso óleo sae140 meto umas pingas quando chego a casa não suja a jante e a corrente fica bem lubrificada e não faz barulho.
Testei vários sprays mas a corrente parecia seca e fazia barulho, óleo fino tipo sae90 sujava a jante depois testei óleo sae140 usado nos eixos de camião :D
e fiquei satisfeito pois a corrente fica lubrificada nao faz barulho de seca e não suja a jante :lol:

_________________
"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"


21 abr 2012 12:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
boas... :hello:

Honestamente nem sei se é melhor ou pior usar isto em off road
Rendi-me ao spray seja em que circunstâncias for...


@Rui Marques
penso que fazer isto com uma electroválvula... pode ser numa fase inicial um erro...
talvez usar aquelas pequenas válvulas doseadoras de ar dos aquários seja mais pratico...
e há umas em latão ou cobre

Imagem


e há outras de plástico :nod:

Imagem


se resultar... passava ao passo seguinte... de lhe montar uma pequena electrovalvula... :nod:

Há um pormenor que falta no video :rolleyes:
um respiro do deposito que pode ser feito com uma pequena válvula anti retorno... também dos aquários

Imagem


ABR

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


23 abr 2012 19:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Ainda se lembram quando pusemos as motas a soro? :D

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


24 abr 2012 09:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 set 2010 19:08
Mensagens: 638
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão


Fiz uma coisa semelhante, e estou a gostar do comportamento da transmissão, com a valvoline, está sempre bem lubrificada, que faz com que a caixa de velocidades funcione muito bem, já fiz mais de 600kms de TT nos montes do Marão, Alvão, Pedorido, Fafe.

É mais fácil de limpar a transmissão após os passeios, o oleo/valvoline não seca e não deixa o lixo agarrar... :thumbsup:

Só me falta testar na areia :confused: acho que não vai resultar, mas nos montes nortenhos está aprovado!!! :)

_________________
Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


17 mai 2012 00:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Na areia é uma cena marada!
Conselho: enxuga e limpa bem o oleo da transmissão que se agarre o menos possível!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


18 mai 2012 00:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Um estudo sobre quais os produtos deterioram mais ou menos os O-rings

Parte I
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=345397

Parte II
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=350310

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


21 fev 2013 11:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Agostinho Gomes Escreveu:
Um estudo sobre quais os produtos deterioram mais ou menos os O-rings

Parte I
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=345397" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Parte II
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=350310" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;


Nice! :okkk:

Apesar de saber que existe produtos melhores que o WD40, vou continuar a limpar com WD40, até á data nunca tive problemas, até porque acho, que antes de ter problemas já está a levar uma corrente nova!

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


21 fev 2013 17:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Paulo Li Escreveu:
Apesar de saber que existe produtos melhores que o WD40, vou continuar a limpar com WD40, até á data nunca tive problemas, até porque acho, que antes de ter problemas já está a levar uma corrente nova!



it appears WD-40 reduced and had a detrimental effect on the the strength of the O-ring (20% reduction after 15x days)

:cachaço:

Já tinha visto o primeiro teste faz uns tempos , mas não tinha visto o segundo .

Thanks Agostinho :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 fev 2013 23:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 13 jan 2012 17:14
Mensagens: 51
Localização: Viana do Castelo
Mensagem Re: Lubrificação automática da transmissão
Já alguém experimentou o lubrificante sólido de grafite?http://www.ingenieurparadies.de/en/ipar/31886

A grafite é dos melhores lubrificantes que existem e então houve alguém que se lembrou de fazer a lubrificação da corrente com grafite. É sólido por isso não causa qualquer problema com poeiras aderirem ao líquido da lubrificação, logo dá para estrada e fora dela. Eu acho estranho é isto não ter "explodido" logo pois tem tudo para ser um "ovo de Colombo", simples e eficaz. Daí que gostaria de saber se já alguém experimentou este sistema ou sabe de alguém que tenha experimentado. Isto não deve ser muito complicado de desenvolver em casa pelo que qualquer dia acho que me vou por a desenhar uma peça para aplicar isto na mota.

_________________
KTM 640 Adventure 2007 - What else? :)
Ex-KTM EXC 400 2001


18 jun 2013 11:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.