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 Pneu 120/90 Versus 130/80 
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Aventureiro
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Mensagem Pneu 120/90 Versus 130/80
Boas... :hello:

Sempre usei pneus 120/90/17 na minha mota...
um das razões de usar o 120 ... é porque é a medida recomendada pelo fabricante do Mota

mas deram-me um pneu 130/80/17 :yupi:
velhinho, mas dentro da validade e pronto a fazer uns 3000 kms


Então tive a oportunidade de comparar os pneus...
Sempre ouvi dizer... :baa: ahh e tal eu uso 130 em vez do 120, porque é mais largo e tal :music: ..
e isto e aquilo... e tal...



Mas que acontece quando pomos um pneu mais largo numa jante 2,50 ?? :rolleyes:

Dizem as regras que para pneus convencionais, com perfil entre 80 e 100,
e para jantes superiores a 13", devemos seguir esta pequena tabela


Pneu - Largura da jante
110 = 2.15" até 3.00"
120 = 2.50" até 3.00"
130 = 2.50" até 3.50"
140 = 3.00" até 3.50"
150 = 3.50" até 4.50"
160 = 3.75" até 5.00"

Atenção: que estes valores não são validos para pneus radiais usados nas SM e algumas Maxi Trails

A minha XT600 tem uma jante de 2,50...
e se esta tabela estiver correcta podemos usar pneus de 110 até 130.


Pela teoria... colocar um pneu 130 numa jante 2,50 vai fazer com que o pneu fique igual ao 120...
ou seja o 130 na realidade é 130/80/17... e o 120 é 120/90/17
teoricamente a jante vai transferir os mais 10mm da largura para o perfil do pneu (que é o valor que esta a amarelo)


fiz uma pequena ferramenta para medir as larguras dos pneus... :unibrow:

Bridgestone TW42 120/90/17 = 124mm
Imagem


Michelin Sirac 130/80/17 = 127mm
Imagem


e também medi um Bridgestone TW42 130/80/17 (da mota dum amigo meu)
que me deu a mesma medida do Michelin Sirac 130
Imagem


A maior parte da pessoal... deve estar a pensar :rolleyes:
a paciência deste gajo :confused:
mas a verdade é que a gasolina está cara... e então estou a dedicar-me a minha 2ª paixão... mexer na mota :unibrow:
mas pronto...

Uma diferença real de 3mm ou na casa dos 3mm
e pensarmos que ao montarmos um pneu de medida acima vai aumentar a largura da roda de trás...
é um erro... pois a jante vai transferir parte dessa medida para a altura do pneu...

Então por 3mm... comprar um pneu que é ligeiramente mais caro, e que tem uma medida diferente da recomendada pelo fabricante, e alem disso é uma medida diferente do que temos nos documentos da mota... Sobre isso nem sei o que diga...!!!
Pneu 130 em jante 2,50 Eu acho que não é bom !! nem é mau !!
é um pneu!!

A diferença entre o 120 e o 130 não deve ser significativa no consumo de gasolina... :rolleyes:
e também não acredito que vá dar outro desempenho em curva ou off road... ou que vá melhorar uma travagem de emergência...
Talvez o pneu ideal seja o 125/85/17 :mutley:
mas quando comprar um pneu novo... vou optar pela recomendação do fabricante. :rlx:


PS 1: um agradecimento especial ao meu Grande Amigo Rui B.
que gentilmente me ofereceu este pneu Sirac semi usado, que tem ainda muitos kms pela frente...
PS 2: o pneu Sirac é feio... e parece não ter "alma" de pneu Vadio... mas no final conto como foi... ou o desgosto que tive...

Fonte deste Post : ( VER AQUI ) e tem um videozeco...

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02 mai 2012 13:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Pneu 120/90 Versus 130/80
a minha XT quando a comprei tinha 130/80
Depois meti o MT21 120/90, a Seguir experimentei o TKC 130/80 e agora tenho um 120/90 de novo.
As únicas diferenças que noto, são no curvar, sinto que com o 120/90 a mota curva melhor, inclina-se com mais facilidade,o que me facilita a condução em curva.
Talvez um pouco mais gastadeira com o 130, mas nada de muito acentuado.
De resto, é como dizes Edgar, e um pneu, o que iteressa e ter bom piso [wink]

Bom tópico :thumbsup:

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02 mai 2012 21:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Pneu 120/90 Versus 130/80
Edgar Escreveu:
A maior parte da pessoal... deve estar a pensar :rolleyes:
a paciência deste gajo :confused:



:shi: :D

Para além da largura vs um pouco de mais atrito , logo um pouco mais de consumo , há ainda que considerar o peso do pneu .
Mais largura equivale a mais borracha , mais telas , etc . Logo um pouco de mais peso .
Mas tudo isto depende da marca e modelo de pneu , pois há pneus 120 que pesam mais que 130´s .
São pormenores que por vezes contabilizam-se por um maior consumo mesmo que minúsculo , no entanto outras vezes nem por isso . E dependendo do tipo de piso em que se anda , por vezes é mais útil alguma largura com menos pressão , mais base de contacto no solo = mais tracção , especialmente nas trialeiras e pisos mais irregulares .
No enduro , usam-se os 140 nas cabritas , no MX usam-se os 100 ou 110 .

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03 mai 2012 09:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Pneu 120/90 Versus 130/80
Boas...

O próximo pneu vai à balança :nod:


as rodas da minha mota pesam muito...
e segundo ouvi dizer para efeitos de consumo e rendimento...
cada 1 Kg que se tira nas partes moveis (não sei se é este o termo correcto)... é o equivalente a tirar 4kg

e estou a pensar seriamente em trocar as minhas DID de ferro por umas
de alumínio
e já estou a pensar como fazer o suporte para enraiar a roda :rolleyes:

ABR

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05 mai 2012 00:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Pneu 120/90 Versus 130/80
:mutley: :lol:
Edgar Escreveu:
Boas...

O próximo pneu vai à balança :nod:


as rodas da minha mota pesam muito...
e segundo ouvi dizer para efeitos de consumo e rendimento...
cada 1 Kg que se tira nas partes moveis (não sei se é este o termo correcto)... é o equivalente a tirar 4kg

e estou a pensar seriamente em trocar as minhas DID de ferro por umas
de alumínio
e já estou a pensar como fazer o suporte para enraiar a roda :rolleyes:

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