KTM 640 LC4 Adv - Ausência de Ignição
Como já tinha dito
noutro tópico aqui no fórum o esparguete da minha ktm 640 ficou passado demais.
(foto a incluir)
Aproveitei a deixa para refazer toda a parte eléctrica, a queimada e a não queimada.
Para tal usei:
- Cabos multicolores oriundos de um carro (com várias secções como é desejável)
- Conectores molex.
- Terminais macho/femea DRG serie ouro
- Manga termoretractil
- Manual de Oficina KTM
- Um multímetro decente
- 3 noites na garagem
- 1 grade e meia de minis e uma garrafa de ginja espinheira
(fotos a incluir)
Com o esquema eléctrico do manual de oficina, foi um puzzle interessante.
Acontece que tenho tudo a funcionar excepto faísca na vela.
Primeiro revi as ligações todas uma a uma, verifiquei continuidades, e fiz trace back do circuito de ignição: Vela, Cachimbo, cabo, bobine, massa, cabo cdi, alimentação CDI, massa CDI. tudo ok .
Falta-me testar o sinal do pickup para o CDI e o próprio CDI.
O sinal do pickup é fácil de testar. Agora o CDI é que é um problema.
Contrariamente ao habitual o CDI da minha mota é de corrente continua (alimentado pela bateria). Igualmente não está ligado ao condensador como é habito noutras motas. (CDI = Capacitor (condensador) Discharge Ignition)
Testar o correto funcionamento do CDI requer um banco de ignição que eu tenho muitas duvidas que haja em Portugal.
Vou fazer um teste, usando o meu CDI numa mota igual (de um membro aqui do fórum que a troco de lubrificante de cevada, ofereceu a sua mota para servir de banco de ignição) a ver se tem ignição.
Se não tiver, tá encontrado o problema. Se tiver já não sei que mais fazer.
Alguém se lembra de outra coisa que poderá estar a causar a ausência de ignição?